Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Alexandre, cheguei nesse conclusão depois de um tempo malhando o braço no Porlex e mandando cafés pra pia. Hehehe... Mas cheguei na conclusão por um motivo diferente. Quando se erra com uma extração que resulte em pouco líquido, o sabor é bem melhor que uma extração muito rápida. Dá pra ir tomando alguns ristrettos até se acertar a moagem e a dose!!! Ao invés de ir pra pia, vai pra pança! ;)

 

Miyamoto, eu acho que o café fica ácido porque a extração foi muito rápida, independentemente da dosagem ou granulometria. Depois que você acertar a velocidade da extração com a dose e granulometria, você deve ajustar essas duas últimas variáveis pelo paladar. A dica é o artigo do Jim Schulman que o Márcio traduziu:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/718-espresso-101-como-ajustar-dose-e-moagem-pelo-sabor/

 

A respeito do ajuste do moedor, o resultado da moagem para espresso deve ser mais grosso que talco e igual ou mais fino que sal de cozinha. Confere, produção? ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. Obrigado pelas dicas.. Daqui a pouco vou começar meus testes.

 

Santiago acho que para espresso é mais grosso grosso que isto que você falou. Esta granulometria está mais pra coado.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. Obrigado pelas dicas.. Daqui a pouco vou começar meus testes.

 

Santiago acho que para espresso é mais grosso grosso que isto que você falou. Esta granulometria está mais pra coado.

 

Abraços

 

Não, Miyamoto. Pra espresso é bem mais fino que pra coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiiiii.. Tá tudo errado aqui.. kkkkkkkkk

 

Qual a ordem de granulometria? Do fino pra grosso?

 

1. Turco

2. Espresso

3. Aeropress

4. Coado

5. French Press

6. Moka

 

Isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei Moka a sério (tinha uma muito vagabunda, que acho que minha mulher colocou fora escondido), mas penso que a moagem deve ficar entre espresso e coado, talvez uma moagem próxima que se use com máquinas que usam filtro pressurizador. Alguém que utilize com frequencia pode responder melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rô.. Só para lembrar que no meu caso eu retirei o aparato pressurizador. Ou seja, estou com o pf despressurizado. Mói o café mais fino aqui agora. Vamos ver no que dá. Daqui a pouco eu posto alguns resultados..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Aí vai um video com a apresentação da Philips Saeco Poemia Focus. A mais barata máquina da família Poemia e que tem o acabamento mais simples, em ABS preto, porém com desempenho igual.

 

A Seatlle Coffee Gear já oferece porta-filtros de 53 mm simples ou sem fundo que podem ser utilizados em vários modelos da Saeco. Veja neste

.

 

É uma boa opção de máquina de entrada e que pode, com a aquisição de algum dos porta-filtros citados, tornar-se um equipamento ainda melhor.

 

 

Alexandre,

 

Vi que tanto a sua extração na Poemia quanto a do R.Lima foi de uns 15 segundos usando o porta filtro duplo que já vem com ela. Já vi outro vídeo e outros posts e que existem orientações de fazer a extração em 25 segundos. Qual a diferença na utilização da Poemia? Quantos ml vc extraiu neste vídeo? A minha Poemia está a caminho e estou me preparando...

 

Obrigado e desculpe pela pergunta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

Endosso as palavras da Ana. A ideia do forum é colaboração, portanto sua pergunta é totalmente cabível e a resposta servirá a tantos outros que a mesma dúvida tiverem.

 

De fato, o porta-filtros original da Poemia é dotado de um aparato que pressuriza o líquido, Para tanto, a máquina é projetada para trabalhar com pressão de linha em torno de 11 a 11,5 BAR. Assim o tempo da extração é mais rápida em torno de 30 a 40 %.

A extração do vídeo que fiz resultou em volume de aproximadamente 25 a 30 ml e foi executada entre 16 a 17 segundos.

 

Nestas máquinas, pode-se prever aproximadamente 35 ml em 20 segundos usando o filtro de 2 doses com 15 gramas de pó. Notando que todos os valores são apenas aproximados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardosa.

 

Aumentar a quantidade de pó é relativo ao quanto já utilizas. E como não sei qual é esta quantidade, não poderei dizer se deves ou não aumentá-la. Mas para o filtro de 2 doses da Poemia use entre 15 e 18 gramas de pó moído um pouco mais fino do que seria para filtros de papel e mais grosso do que seria para espresso em filtros simples (sem pressurização).

No filtro de 1 dose, use metade da quantidade acima indicada.

Como regra geral, tanto para 1 dose como para 2 doses, a granulometria do pó, a preparação do café no filtro e o tempo de ação da bomba deverão ser mantidos. As alterações serão quanto à quantidade de pó e de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal,

 

Se eu remover o aparato pressurizador da máquina, aquele giro que existe no PF fica como?

No aparato existe uma mola que faz o giro do PF ser "automático".

Outra coisa, com o PF sem pressurizador é necessário usar tamper para calcar o pó? O de plástico que vem com a máquina serve?

Ultima pergunta, aquele filtro menor só serve para sachê ou também pode ser usado como filtro para single?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, vamos por partes.

 

O giro do PF fica bambo digamos. A mola é responsável para o retorno do PF à posição inicial. Sem o aparato, não há retorno automático. Mas nada que atrapalhe.

 

Continuando... Quanto ao tamper de plástico, caso retire o aparato ele não irá servir. O tamper de plástico serve apenas para uma leve aplainada. Portanto, utilizar um tamper mais pesado e com melhor encaixe é fundamental.

 

E por último, mas não menos importante.. Até onde sei o filtro menor é para saches. Para extrair um single terá que fazer no filtro duplo com metade do pó.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para extrair um single terá que fazer no filtro duplo com metade do pó.

 

Acho que o filtro duplo não vai funcionar sem o dispositivo pressurizador com metade do pó. Teria que moer fino demais. Acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não cheguei a fazer o teste. Mas no manual, a descrição quanto aos filtros é clara: um para sache e outro para single e duplo. MAS, não cita cita a parte do aparato rsrsrs... Só testando mesmo. Ou mói fino demais ou calca usando uma prensa hidráulica kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que qual é a principal diferença de um filtro duplo para um simples? O volume? Não, a área de furação, proporcional, de regra, à capacidade nominal. A combinação de volume+granulometra+furação dá a vazão desejada. É difícil fugir demais de certos limites físicos sem prejudicar o resultado do espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve,

 

Quero deixar aqui uma dica sobre os porta-filtros pressurizadores das Saeco.

Como já informei antes, a pressurização no porta-filtros é um projeto exclusivo deste fabricante.

O interessante é que ele é projetado em sua concepção original para permitir pre infusão da extração. Basta levar o cabo até o final do curso e mantê-lo nesta posição pelos primeiros 5 segundos ou até pouco mais, depois permitir que volte à posição normal e aguardar a realização da extração.

Mas só é possível com o aparato pressurizador instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve,

 

Quero deixar aqui uma dica sobre os porta-filtros pressurizadores das Saeco.

Como já informei antes, a pressurização no porta-filtros é um projeto exclusivo deste fabricante.

O interessante é que ele é projetado em sua concepção original para permitir pre infusão da extração. Basta levar o cabo até o final do curso e mantê-lo nesta posição pelos primeiros 5 segundos ou até pouco mais, depois permitir que volte à posição normal e aguardar a realização da extração.

Mas só é possível com o aparato pressurizador instalado.

 

Alexandre,

 

Qual a finalidade desta pré infusão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns dias atrás voltei a usar a moka, por conta de um café que ia dar de presente. Testei diversas moagens e a que mais me agradou foi uma moagem um pouquinho mais grossa que p/ coado. Mais grosso e o café ficou mais ácido, desbalanceado. Mais fino não mudou muito o perfil de sabor, mas ficou mais concentrado, e tendeu a apresentar o problema abaixo:

 

Uma dificuldade que eu tive inicialmente é que o café saia espirrando, "cuspindo", muito diferente do fluxo lento e bem comportado que é o que deveria ser. Depois de quebrar um pouco a cabeça, concluí que o que estava acontecendo é que imediatamente após passar pela tela superior, a pressão caía e o café re-fervia.

Resolvi o problema com duas medidas:

 

- Deixar um fundinho de água fria (ambiente) no compartimento superior, de forma a manter a temperatura mais baixa naquela região, evitando a re-fervura.

- Não compactar de forma nenhuma o pó, nem mesmo dando batidinhas na bancada, seja só com o funil ou com a cafeteira já montada.

 

Além disso é sempre bom lembrar da dica de cortar a última parte do café, aquela que sai mais diluída e às vezes cuspindo, p/ melhorar o sabor da bebida final. Quando estiver chegando perto do fim, colocar a moka em cima de uma pedra fria, e de preferência umedecida.

 

Outra coisa importante é que a chama não deve passar do fundo plano. Se mesmo em fogo baixo o fogão for muito forte, tente usar um forma de mini-pizza

 

Nunca usei Moka a sério (tinha uma muito vagabunda, que acho que minha mulher colocou fora escondido), mas penso que a moagem deve ficar entre espresso e coado, talvez uma moagem próxima que se use com máquinas que usam filtro pressurizador. Alguém que utilize com frequencia pode responder melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje me deparei com um problema na Poemia:

 

Usei o Hario para moer, 12,6g no filtro duplo. Na primeira vez saíram 50ml em 23s e na segunda a mesma quantidade em 16s.

Desde que comprei a máquina, percebo que algumas vezes há alguma alteração na pressão do líquido que sai, seja com o filtro preenchido com café ou até mesmo com o filtro vazio, apenas para aquecer o sistema.

Algumas vezes a pressão da água parece ser menor, hoje constatei.

Tem alguma coisa a ver com a pressurização do PF ou até mesmo o tempo em que a máquina fica ligada ou até mesmo leva para se recuperar entre uma extração e outra? O tempo entre uma extração e outra foi de aproximadamente 5min.

 

Agradeço sem alguém puder ajudar,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retire o pf do grupo, despeje água em uma vasilha e verifique a vazão da máquina. Meça o volume e veja em quanto tempo foi extraído e anote. Repita o procedimento quantas vezes for necessário para verificar se realmente há diferença de vazão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá, Pessoal, tudo bem?

A minha máquina chegou hoje e já veio com problemas. Encaixei o reservatório de água corretamente, mas ela não está puxando água! Puxou uma vez e parou, e quando puxou, saiu só por um bico (isso que eu nem pus o pó). Será que isso é problema mesmo?

O filtro, depois de encaixado, fica no máximo, na direção de uma das quinas da máquina. Achei muito torto. Nos vídeos, ele chega a ficar quase reto. Tentei ir mais, mas dá impressão de que vai quebrar.

Muito estranho. Fiz a solicitação de troca, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez todos os procedimentos iniciais citados no manual? Carregar o sistema e tal? Abre a válvula de vapor e aciona para o lado da extração...

 

De qualquer forma nem adianta mais né. Vai trocar mesmo.. Nem da pra fazer testes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...