Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Hoje é o último dia pra completar os 7 e comprei pela internet, então fica mais complicado.

 

Pensei bastante sobre o que poderia estar errado e percebi que poderia ser a energia aqui, que já é baixa, por ser 110V e ainda oscila bastante. Fui testar pela manhã e saiu 200ml/min. Acho que está normal então correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nuss! Oscila taaaaaaaaaaaaaanto assim?!  :o

 

Na dúvida, hoje é seu último dia para entrar com o pedido de devolução. Acho que a data de manifestação são 7 dias. Pode ser por e-mail, carta ou outro meio rastreável. Amanhã você devolve ou eles recolhem..

 

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa. Pela manhã ela funciona direitinho. Saí 220ml/min. Vou evitar trabalho e ficar com ela por enquanto, se der problema futuramente, levo na assistência. Até liguei lá e falei do problema, me falaram que as peças da Philips estão demorando séculos para chegar.

 

De qualquer maneira, ontem despressurizei o PF e vou tentar fazer um café agora. Ainda estou usando café de supermercado, o que acho que não é recomendado para está máquina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode-se até usar o café de supermercado contanto que use o pf pressurizado.

 

Provavelmente como pf despressurizado, sairá uma enxurrada..

 

E sinceramente? Acho que você evitou trabalho agora.. Se a máquina der problemas no futuro, terá muito mais dor de cabeça na assistência (que inclusive já comentou da demora para conseguir as peças) do que se tivesse devolvido a máquina e pegado o dinheiro de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para melhor entendimento, não é a mesma energia que chega na casa de vocês que chega aqui. É o linhão rural. :D

 

Pressurizei o PF novamente, ainda tenho um pacote de meio quilo do café do ponto pra fazer e não quero jogar fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez bem.. Com o pf despressurizado, possivelmente não sairia coisa boa...  :P

 

Quando tiver com um bom moinho em mãos, aí sim aconselho a retirar o aparato pressurizador para já ir acostumando..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é complicado usar o PF despressurizado sem ter um café um pouco melhor, a pressurização corrige muitos problemas ou falhas de um café que não tenha uma qualidade legal ou que seja velho como muitos são, estou muito interessado em comprar uma poemia...estou querendo ver certinho como ela se comporta...pressurizada e despressurizada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca um regulador de voltagem na sua casa ou quem sabe se tiver disponível 220 volts um conversor de voltagem para 110 volts deve fornecer uma voltagem mais estável, isso claro se sua maquina for 110 volts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos! Tenho uma saeco poemia. Ainda está original de fábrica. Tenho visto no fórum relatos de troca de pressurizador, aparelhos para medir pressão etc. Gostaria de receber uma lista de modificações indispensáveis e aparelhos para melhorar o desempenho da minha máquina. Desde já agradeço.

att

Leonardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode até ser que tenha mods legais para a máquina, pode ter não.... TEM ! Mas o valor acredito que ultrapasse o valor de um equipamento profissional, porque todas as máquinas pode ser alteradas, despressurizando, colocando controles de temperatura, etc agora o custo da brincadeira é outro detalhe...

 

Eu estou com uma dúvida em relação ao funcionamento dessa máquina como fica o leite vaporizado nele tem uma consistência legal ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson , eu gosto muito de lattes , desde minha primeira maquina eu venho tentando sempre vaporizar com elas e é uma perda de tempo , essas maquinas na faixa de 400 reais tem uma caldeirinha de inox com uma resistência de 1000w , delongui ec200 , poemia e etc , são muito parecidas , não vaporizam , elas fazem espuma , fica bonito , gostoso , mas , vaporização que permita latte art , não , para vaporizar dessa forma vc vai precisar de no mínimo uma gaggia baby twin , que possui um termobloco exclusivo para vaporizar.

Quando eu usava a delongui , eu tinha um cappuccinador ou cremeira para vaporizar, resolvia bem o problema.

 

Existem muitas marcas e modelos no mercado , a minha era espressione.

 

http://www.cafefacil.com.br/acessorios/latte-cappuccino-espressione

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Permita-me corrigí-lo..

 

Cappucinadores e cremeiras não vaporizam leite. Apenas o deixam mais cremoso uma vez que estes aparelhos não produzem vapor. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não são os 1000W. A Gaggia Color tem caldeira simples (sem termobloco para vapor) e 1100W e vaporiza razoavelmente bem. 

Pode acontecer do termostato de vapor ter ajuste de fábrica em uma temperatura baixa, ou ainda o braço de vapor (ou a pannarello acoplada) ser ruim (o que é mais provável). Mas falta de potência, não. A Elektra, por exemplo, tem 800W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas quem falou que é só potência , usei os 1000w para demonstrar que elas sao iguais , o volume das duas caldeiras é minusculo , qual é o volume da elektra , cento e poucos ml ? Claro que nao , achei que não seria necessario explicar depois que eu chamei elas de caldeirinhas.

 

Quando os engenheiros da gaggia sentiram a necessidade de incluir um termobloco no seu modelo ou quando Crossland chega a mesma solução não foi porque bastaria regular melhor um termostato ou melhorar um panarello , claro que não é isso .

Esse é um problema de engenharia que não será resolvido fazendo gambiarra em termostato .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Rodrigo, que a Color ou outra de caldeira "pequena" faça mais vapor que a Twin. Termobloco transforma água fria em vapor. Single boiler transforma a água que já está quente em vapor e isso precisa de menos energia.

 

Em compensação a twin tem mais potência na resistência, então precisaria fazer umas continhas para confimar o palpite.

 

Pelo que vejo, a vantagem da twin é poder extrair e vaporizar ao mesmo tempo, não ter mais vapor.

 

Mas se o termobloco pegar água já quente da caldeira de extração, aí não tem dúvida que a twin faz mais vapor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na twin a água que vai para o vapor provém da caldeira, portanto água quente, a bomba envia minimos. Olumes de água que ao passar pelo thermobloco viram vapor, não diria que é uma potência, mas já se pode vaporizar em seguida da extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que a caldeira da Twin comporta pouquíssima água, menos de 100ml. Em compensação, a caldeira é massuda e tem as resistências embutidas no metal. É a caldeira "proprietária" da Gaggia. Na Color e Dose, Caldeira de aço estampado da Saeco e resistência imersa. São caldeiras muito distintas. Certamente que esta é a que mais se assemelha as máquinas de entrada que funcionam com caldeira.

 

Temos que voltar à Poemia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Gaggia Color tem uma caldeira de 200ml. E digo mais: aposto que faz mais vapor que o termobloco da twin.

De novo Rodrigo é potencia e volume , a color tem uma caldeira muito parecida com as caldeiras da poemia e delongui , resistência de 900/1000 w inserida dentro de uma caldeira de inox de pequeno volume, 120/180 ml nas mais baratas.

 

https://www.coffeeco.com.au/articles/OpenSSboiler.jpg

 

Claro que os fabricantes não se dão ao trabalho de informar se esse volume é com ou sem a resistência , se for sem , o volume real é bem menor.

 

As baby tem uma caldeira diferente , em aluminio sem resistencia interna , mas , com duas resistencias que somam1370W engastadas no bloco de aluminio , tem 125 ml reais.

Na twin a agua esquenta na caldeira ate a temperatura de extração e em seguida vai para o termobloco para ser vaporizada.

O termobloco acrescenta a energia necessaria para manter um fluxo constante de vapor.

Esse é um projeto bem mais eficiente que vaporizar usando uma caldeira pequena.

 

Não adianta apostar em quem vaporiza mais Rodrigo , isso não esclarece nada nem tira as dúvidas de muitos aqui no fórum , eu sugiro nós medirmos qual a capacidade de vaporização de nossas maquinas , claro que estabelecer em btu seria complicado , mas , podemos estabelecer uma tabela comparativa entre as máquinas .

Seria necessário apenas 3 acessórios , 1 pitcher de aco inoxidável de 350ml que creio ser o mais comum.

1 termometro de barista e 1 cronômetro.

Quem quisesse participar colocaria X ml de água no pitcher e começaria a vaporizar a agua , quando a temperatura chegar aos 100 F , inicia o cronômetro , quando a temperatura chegar aos 140 F , mede o tempo decorrido.

Eu acredito que esse simples experimento , que quase todo mundo pode fazer , estabeleceria uma graduação entre o universo de maquinas do cdc (que vai das mais baratas ate ECM , GS3 e profissionais) quais modelos colocam mais energia (vapor) no menor espaço de tempo na faixa critica de temperatura de vaporização (100F a 150F)

Antes que alguém pergunte porque farenhait ? Facilita a leitura e evita erros de paralaxe na leitura do termometro.

 

Pelo o que eu sei de termodinâmica , muitas surpresas poderão surgir , fatores como pressão , liga da caldeira , isolamento e termostatos podem influenciar o resultado. :)

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia é interessante. Porém, como se sabe, o design do braço de vapor - leia-se furação - é determinante pra vaporizar direito. Daí pode acontecer que a máquina que produz mais vapor não ser a que texturiza leite a contento. A prova disso é a ineficiência do pannarello pra tanto.

 

O que quis dizer desde o início, Carlos, é que não é só potência e volume de caldeira. Isso é importante, evidente, mas de nada adianta potência sem controle (já ouvi isso antes?)  :lol:

 

Quanto à inclusão do termobloco, penso que não é pra melhorar a eficiência da vaporização, mas sim manter a estabilidade de temperatura da caldeira e do grupo, além de evitar o procedimento xarope de surfar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...