Ir para conteúdo

Café faz mal? Após anos tomando café, hoje em dia me deixa com tontura e fraqueza


Postagens recomendadas

Olá amigos do forum, comecei a beber café quando iniciei minha faculdade de Direito em 2008, bebia café quase que diariamente, principalmente devido a momentos de estudo que precisava ficar mais alerta, chegando a beber algumas canecas em 1 dia, porém era o famoso coadão de mercado.

 

Tempo foi passando e comecei a me interessar mais por qualidade, até que descobri a Aeropress em 2013, e adquirir cafés torrados em grãos, tudo isso bebendo muito café todo dia.

 

Até que ano passado comecei a sentir efeitos diferentes em meu corpo, em vez daquela animação e despertar, sentia fraqueza e tontura. Fui fazendo diversos testes, ficando alguns dias sem beber, e depois voltando a beber, chegando até a pensar que poderia ser o açucar ou alguma outra coisa que eu tivesse ingerido (minha familia teve histprico de diabetes e sinto que doces não me fazem muito bem), mas é batata : quando tomo um café principalmente se for forte, fico me sentindo mal, vontade de ficar deitado repousando, minha mulher tirando da minha cara dizendo que tenho muita preguiça.

 

Resultado, ja estou quase 1 mes sem tomar o bendito café, e não senti esses efeitos colaterais.

 

Um dia desses lendo em um site sobre saude natural, li algo que o café altera o metabolismo algo a ver com a glândula tireóide, e que pode fazer mal.

 

Alguem sabe ou ja teve algo assim?? Sempre leio falando dos benefícios do café, mas dos malefícios é dificil de achar.

 

Grato a todos que puderem contribuir em algo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que dizem (hoje, ou ao menos ultimamente) o cafe não provocaria nenhuma doença, porém poderá desencadear uma reação quando há uma Pré-existente . Por ex : não deve provocar uma ulcera, porém pode provocar azia em quem está com ulcera.

 

Se assim for, o que tampouco esta comprovado, voce poderia estar com um problema gástrico ou ter algum outro órgão afetado que, quando agredido, desencadeie um processo de tontura. Acho que valeria a pena fazer um checkup, para evitar surpresas.

 

Quando não estou bem do estômago não bebo cafe (nem ingiro nada que possa "ofender") até desaparecerem todos os sintomas por algum tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe, aqui mesmo no CdC, textos e links tratando do tema, dê uma pesquisada, há por aí links de pesquisas mais profundas, com dezenas de pacientes, grupos placebo etc. Parece que o café aumenta a pressão arterial, veja se sua tontura pode ter algo a ver com isso, se estiver muito alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve um tempo que senti tonturas, mas nunca descobri ao certo se eram de fato culpa dos cafés. De uns 6  meses pra cá tenho lutado contra uma gastrite leve difusa. Eu sinto que quando tomo espresso, mais do que  2 xícaras começa a mudar o tempo no meu estômago...leve queimação, parece que tem algo se mexendo lá dentro, é bem estranho. Coados não me fazem nada. Minha gastrite agora depois de todo esse tempo está melhorando. Depois que fiz tudo o que o médico mandou (menos parar de tomar café), tratamento etc, senti necessidade de fazer algo por mim mesmo. Foi ai que pesquisando descobri o chá da erva espinheira Santa. Fiquei algumas semana tomando, melhorou bem. Agora também estou tomando suco de couve batida com alguma fruta, e tem ajudando muito. Estou 90% já...Mas os cafés. ah... esses eu não parei nem por 1 dia sequer... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, experimenta vinagre de maçã a 10%, grosseiramente uma colher de chá para 200ml de água, meia hora antes das refeições. Embora ácido ele se transforma em alcalino no estômago. Faz o gênero bicarbonato de sódio: é um bombril com mil e uma utilidades, externas, internas, e até limpeza de casa e utensílios domésticos! É receita dos "antigos", aqui na roça toda vovó fazia seu vinagre de maçã caseiro e funcionava... ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa valeu demais a dica Lisboa. Aqui na cidade de Botucatu, perto da minha e onde minha namorada trabalha, um dos  patrões dela tem uma plantação de maças orgânicas e produz vinagre de maça...Vou providenciar! muito obrigado  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho queimação no estômago, mas isso devido a má alimentação mesmo, quando emagreço melhora... posso até ficar sem tomar alcool sem nenhum problema, mas o café faria uma falta danada, espero nunca poder restringir totalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heh....

 

Muitíssimo interessante, hein?

 

Repararam que, na quase totalidade das postagens sobre assuntos já discutidos, principalmente de usuários recém-chegados,  logo de cara alguém dá boas-vindas e sugere tanto a leitura das regras quanto o uso da ferramenta de busca? ...exceto quando são certos temas "universais", a exemplo do atual. Parece que o raport e a necessidade de compartilhar suplantam a percepção da conduta sugerida pelo próprio ambiente.

 

Já que ninguém mesclou este tópico com os muitos outros já começados sob a mesma égide, então que seja!

 

Já sofri com gastrite e já tive úlcera quando era bem jovem. Naquela época, café me provocava azia. Mas eu colocava tanto açúcar que o cafezinho era praticamente uma "garapa aromatizada"... Uma pessoa com quem trabalhei tinha gastrite nervosa mas tomava café o dia todo, e alegava não ter azia oriunda do café por não utilizar açúcar. Não botei fé, mas quando "migrei" do açúcar para adoçantes a base de aspartame, e depois sucralose, anos atrás, parei de ter azia com café.

 

Faz alguns anos (desde que comecei a fazer café "direito"  ;) ) que abandonei até mesmo os adoçantes e só tomo café puro ou com leite.

 

Hoje bebo de 3 a 8 espressos por dia, além de pelo menos 1 cappuccino e eventualmente uma prensa (Impress/Pressi) e um coado, e não tenho nenhum problema estomacal. Café não afeta meu sono nem minha capacidade de relaxar, não impede meu pensamento, nem nada. De manhã, sinto que o "cappo" clareia minha percepção.

 

Se passo alguns dias tomando muito café seguidamente, e de repente não tomo café um dia todo, sinto dor de cabeça, acho que por "abstinência" de cafeína, pois não costumo beber refrigerantes e, nessas "oportunidades" sem café, também não tomo chá, que poderia ser de uma variedade que suprisse a falta cafeína.

 

Cabe citar que sou ovo-lacto-vegetariano faz quase 30 anos... e foi essa "mudança" de carnívoro a não-carnívoro que curou minha gastrite, sem necessitar de nenhuma medicação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nosso corpo  é uma "máquina" perfeita, com uma química muito complexa que nem a ciencia sabe todas as combinações. http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=161&sid=81

 

Quem sabe uma, somente uma, que esteja em sua composição, possa causar um efeito indigesto no organismo.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato a todos pela contribuição.

 

No meu caso não é nada de azia, gastrite, ulcera, etc, ou seja, não é na região abdominal/"barrigal" rsrs

Eu sinto estritamente na cabeça, e é sempre após tomar café. Se bem que resolvi colocar uma força e estou sem beber café faz mais de 1 semana já, e  em nenhum momento senti os sintomas que sentia. Tenho certeza que é do café.

 

Agora, estou procurando cuidar mais de mim mesmo, estou fazendo mais exercícios, buscando me alimentar com mais frutas/verduras durante o dia, etc.

Em breve beberei novamente para ver.

 

Ja tinha até feito um estoque de café "do bom" comprado pela internet, e está ficando velho.... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...
Em 12/09/2020 at 10:06, Mabel Amorim disse:

Rafael, navegando, achei essa sua postagem de 2016. Descreve exatamente os meus sintomas pós café, surgidos no segundo trimestre desse ano. Hoje, após 2 meses sem café, tomei uma xícara e estou aqui deitada, tonta, prostrada. Caramba! Você melhorou, voltou a tomar café ou continua sem? Um abraço!

Mabel, eu também estou com este problema, estou muito necessitado de voltar a tomar, gostaria de saber também se o colega conseguiu voltar a tomar café !! Muito necessitado quem vos fala, rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato cada organismo responde de uma forma diferente. Até fevereiro eu tomava espresso umas 3x na semana... E além disso tomava todo dia pelo menos 2 copos de uns 50ml de café passado no coador, no trabalho. Com a pandemia, acabei ficando direto no home office, e agora em casa praticamente não tomo outro tipo de café além de espresso. O padrão é 1 dose de 30ml por dia (com filtro duplo cheio - não sei quantas gramas tem). Algumas raras vezes tomo 2 doses ao longo do dia.

De toda forma, de uns 15 anos pra cá, esporadicamente tenho sensações de uma espécie de "ansiedade". O ritmo cardíaco aumenta e às vezes sinto até a pulsação forte do sangue pelo pescoço e cabeça. Mas como é esporádico, eu não sei dizer se tem alguma relação com os demais alimentos que como durante o dia também... Mas o que já notei, é que quando durmo muito mal na noite anterior, acabo passando o dia meio lento, e geralmente nessas condições se eu beber café vou ter essa ansiedade doida.

Uma tristeza isso, porque sempre gostei de café e atualmente tenho encarado o café como um hobby artístico... Tenho investido em equipamento e conhecimento. Até pra fazer os testes de dosagens, torra, moagem, etc, acaba ficando complicado se não puder tomar mais do que 1 ou 2 doses por dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tive problemas gástricos e o café não me fazia bem (os de mercado), sempre me causava dor no estomago.

Porem a uns 2-3 meses comecei a tomar so cafés especiais torrados aqui na minha cidade (bem frescos), e mudou da água para o vinho, Não sinto mais desconforto algum.
Pra mim valeu muito a pena, mesmo saindo do gasto de 15 reais no mes com café para mais de 100 reais.
Fora o prazer de parar durante o dia e fazer aquele cafézão top.



 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tive azia, coisa assim (não sei o que é). Com café, eu sinto que tenho uma "dose" diária, um limite, que funciona bem. 

Tomo de manhã, depois do almoço, e no lanche da tarde. Sempre com minha mulher, ou V60 ou Clever, e dividimos (uma dose de 400 ml, uns 200 pra cada um, mas no almoço eu tomo bem mais). Se fico nisso, tá tudo certo.

Se por acaso resolvo tomar mais um pouco (preparar mais) ou então se tomo uma quarta dose, aí fico com muito calor e meio acelerado. Então fico nas minhas 3 doses, que estão de bom tamanho, felizão.

Uns tempos atrás, acho que no começo dessa de café especial, me entusiasmei e tomava bem mais que isso. Se um café saía mais ou menos, ia lá, preparava outro, pra compensar, tomava. Nessa época meio que peguei um efeito que se eu tomasse café, passavam uns 30 min eu começava a suar paca, e não tinha jeito. Qualquer dose. Se fosse mais à noite, caramba, ficava suando a noite inteira, era muito ruim para dormir. Fiquei um tempo sem tomar café, passou. Nessa época aí eu passei a tomar descafeinado. Depois que vi que os cafeinados são muito mais saborosos e baratos, desencanei e passei a tomar "menos".

Desde então, tenho funcionado nessa lógica aí das três doses. De vez em quando me animo, tomo uma a mais, mas não vale a pena. Tenho minha dose. Acho que, para vários efeitos, cada um tem que encontrar o seu ponto de equilíbrio né.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, RafaelMagossi disse:

Eu sempre tive problemas gástricos e o café não me fazia bem (os de mercado), sempre me causava dor no estomago.

Porem a uns 2-3 meses comecei a tomar so cafés especiais torrados aqui na minha cidade (bem frescos), e mudou da água para o vinho, Não sinto mais desconforto algum.
Pra mim valeu muito a pena, mesmo saindo do gasto de 15 reais no mes com café para mais de 100 reais.
Fora o prazer de parar durante o dia e fazer aquele cafézão top.
 

Isso aí Rafael, além de muito mais justo o café especial (com os produtores) faz bem.

O 'ritual' do café é bom, fazer uma pausa e se dedicar aqui uns minutinhos para fazer e depois para tomar um bom café é demais! Faz bem!

Bons cafés!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...