Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
albanezzi

Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601

Recommended Posts

EduardoAlemao    129

Tive duas grandes alegrias com essa maquina. A primeira no final de setembro que foi a euforia de ter uma cafeteira nova. A segunda foi semana passada com o valor do reembolso entrando na conta.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Flaze    90

Eu gosto da cafeteira. Questão da pressão, se for isso, é Sanável. 

Oi pessoal, boa tarde. Sou novo aqui e sempre procuro dicas valiosas com vocês, obrigado.

Estou com problemas com minha Prima Latte. Está saindo pouca água, bem pouca. Acredito que seja entupimento. Alguém sabe se o que vemos no centro da caldeira onde sai o café é um parafuso que possa ser tirado para limpeza? Já tentei com esvovas e tal, melhora mas volta a entupir segundos depois. Se alguém tiver essa experiência pra compartilhar agradeço.  

Bons cafés a todos.

CJ-CALDEIRA-127V-PRIMA-LATTE--300x136.jpg.dac0c0f98a2a17c884d03f7a084e8d33.jpg

André

tencelcal    94

@Flaze, você conseguiu algum tipo de análise mais aprofundada quanto a questão da pressão da Oster Prima Latte BVSTEM6601?

Cara, eu tenho uma e praticamente desisti por chegar na mesma conclusão que você chegou, porém não consegui realmente avaliar a pressão na cabeça do grupo. Minha análise foi que quando uso o filtro despressurizado tenho que afinar muito o grão e compactar com muito mais força, pois senão vai cachoeirar. Vi os vídeos aqui do @Rafael Andriotti Sevaio e percebi essa questão da vazão exagerada (por conta da pressão, provavelmente).

Se alguém tiver coragem de iniciar algum projeto pra dar uma tunada nessa máquina eu acho interessante, os pontos seriam:

Ajuste de pressão no grupo de forma manual

Instalação de PID

Alguma ideia pessoal?

Em 29/11/2017 at 12:47, André King Andrade disse:

Oi pessoal, boa tarde. Sou novo aqui e sempre procuro dicas valiosas com vocês, obrigado.

Estou com problemas com minha Prima Latte. Está saindo pouca água, bem pouca. Acredito que seja entupimento. Alguém sabe se o que vemos no centro da caldeira onde sai o café é um parafuso que possa ser tirado para limpeza? Já tentei com esvovas e tal, melhora mas volta a entupir segundos depois. Se alguém tiver essa experiência pra compartilhar agradeço.  

Bons cafés a todos.

CJ-CALDEIRA-127V-PRIMA-LATTE--300x136.jpg.dac0c0f98a2a17c884d03f7a084e8d33.jpg

André

Você fala no centro dessa imagem (grupo)? Se for isso é sim um parafuso, você pode tirar com alguma moeda, para fazer a limpeza, agora na caldeira eu nunca abri a minha.

Hagel    24

Concordo com o comentário acima do uso de filtro despressurizado. O café sai mais ácido do que comparado a outras máquinas.

Mas tem como contornar usando outros graos/moagem.

Sobre o leite: esqueça! Compre um aeroccino ou uma prensa francesa e seja feliz. Kkkkkk velocidade e praticidade. Aquele espumador da Oster é um verdadeiro espuma-a-dor. Limpar aquilo é um saco!

Eu uso um filtro despressurizado que abri (cortei o pressurizado), mas acho que o diâmetro e quantidade de furos dele fazem diferença sim. Precisa ter um filtro adequado à característica da pressão da máquina (sem desconsiderar os demais fatores).

Em resumo parei de me aventurar em achar a combinação ideal: estou apenas tomando o café... E fim! Kkkkkk

Flaze    90

Bom, passei um ano com a Primalatte com filtro despressurizado e agora estou com uma Aram e com uma Quickmill Andreja Premium. O que eu percebi foi o seguinte: para fazer um espresso na Primalatte, no meu moedor (Bravo Debut) eu utilizava, em média, a regulagem 0 voltas + 44 para um espresso com 50% de BR extraído em 30s. Era um café ácido, ao ponto de ficar intragável com cafés naturalmente ácidos (ex: Seleção do Mário Irmãos Briosque). Utilizando a mesma regulagem na Aram e na Quickmill, o café sai parecendo uma cachoeira. Sério, eu consigo a BR de 50% em menos de 15 segundos nessa regulagem. Isso utilizando o tamper Bravo, que possui regulagem de pressão (utilizo a regulagem padrão de 15 kg). Na Quickmill e na Aram eu utilizo em média a regulagem 0 voltas + 38 no moedor. Me parece que a Oster não tem pressão suficiente, o que te obriga a moer mais grosso e fazendo com que você tenha um café ácido. Contornei a situação assim: moí com a regulagem igual da Aram e da Quickmill e diminui a pressão do tamper (ficou com aproximadamente 9kg, utilizando uma balança de banheiro digital como uma porca referência). Consegui extrair o expresso com BR de 50% em 30s e sem ficar ácido. Então fica a dica. 

• Like 3

Paulo Gomes    51

@Flaze, concordo com o ajustes na pressão de compactação. 

Eu regulou o meu bravo mini em  0V + 33. (bem fino), e com filtro despressurizado, passei um bom tempo testando várias pressões de compactação do tamper, até acertar fazer aproximadamente 60 ml de com 20 gr de pó em 30 segundos.

O resultado do treino é Feeling no pulso, e precisa ser reajustado se mudo o café.