Ir para conteúdo

Hario V60


lasanchez

Postagens recomendadas

Gostei desse artigo. Legal essa parte:

 

When training baristas how to pour v60s, I used to say “make sure the brew takes between 2:30 and 3:00”. For every barista I train from here on out, I will say “make sure the brew takes at least 2:30. Don’t worry if it takes substantially longer. Overextraction is damn near impossible at this grind setting/brew device”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado que prepsrando V60 com o Bunn G5, que acho que deve pertencer a uma classe inferior, já tive a sensação que é não é fácil sobrextrair. Mesmo com moagens que parecem entupir o filtro no final acaba ficando algo bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pedro, em suma, só o preço! Há quem diga que o de cerâmica segure a temperatura por mais tempo, mas na realidade o resultado na xícara é indiferente. Tem uma discussão sobre esse tema nesse tópico, tipo ums 10 meses para trás, da uma olhada em todas as páginas que vc encontra. Na xícara é a mesma coisa, já durabilidade, estilo, etc, vai do gosto do freguês.

 

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre elas é quanto à higiene, caso em que as de cerâmica e vidro ganham por serem mais higiênicas; e na estabilidade térmica durante a extração, caso em que a de cerâmica fica em primeiro lugar, a de vidro em segundo e as de acrílico na lanterna. A estabilidade térmica favorece uma extração mais homogênea e a obtenção de um percentual de extração mais elevado. Mas é algo tão sutil que dificilmente afeta a percepção gustativa da bebida.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho as 3. Gosto mais da de vidro e acrílico . As que eu mais uso são a de vidro e a de acrílico . A de cerâmica é dificil de esquentar,melhor esquentar no micro-ondas,se for usar a de cerâmica. Se vc está em dúvida compre a de acrílico. Em questão de higiene,acredito que a de acrílico possa ser tão higiênica quanto as outras, diferentemente daquele genéricos de melitta q a gente vê por ai. Terminou de extrair, retire o filtro e faça a higiene(enxague e lave com água) normalmente que você não terá problemas de higiene ou de resíduo com a V60 de acrílico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Rafa. Uso a de acrílico direto e faço a higiene assim que termina a extração. Ela continua cristalina como quando comprei. Acredito que do ponto de vista de higiene não haja grandes diferenças. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o da acrílico e o branco. O branco ficou levemente encardido com o tempo e não sai nem com Cafiza. Felizmente não interfere no sabor da bebida.

 

Quanto à estabilidade térmica,não acredito em muita diferença entre as três citadas,com a diferença que o de cerâmica precisa estar muito bem aquecido para funcionar da mesma forma que os demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefiro deixar encardido a correr o risco de ficar cheirando a água sanitária. O encardido não muda nada pra mim. Talvez cause repulsa em algum desavisado. Fora isso, nada de mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Amigos,

 

Estarei em São Paulo na próxima semana, podem me indicar um lugar para comprar filtros Hario (e, de quebra, Aeropress) num preço bom?

 

(Talvez isso tenha em algum lugar do tópico, mas são 25 páginas, tenham piedade...)

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Simone, em São Paulo eu já vi pra vender na cafeteria da Isabela Raposeiras "Coffee Lab" e no "Octavio Café", mas isso eu vi em novembro, não sei se tem ainda. Achei artefatos interessantes pra baristas no Sindicafé, pode ser que ache lá também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite!
Acompanho o fórum há tempos mas acho que nunca postei.

Gostaria de tirar uma dúvida, fui outro dia pela primeira vez no Coffee Lab, aproveitando que estava em Sampa e pedi um grão X no v60.

 

A garçonete veio, explicou um monte de coisas pro pessoal que estava comigo e não conhecia os métodos de lá, e na hora de fazer, despejou a água toda de uma vez só no V60, mexeu com uma colher. Achei estranho pois o café passou nuns 40s no máximo, e as técnicas que já li sugerem sempre um tempo total de pelo menos uns 3 minutos. Não teve pré-infusão nem nada... O que aconteceu? Uma técnica diferente ou foi migué?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando estive lá no CL (Ago/2015) tomei 5 cafés diferentes no V60 (primeira vez pra mim), tinha uma pré-infusão de uns 20 seg, depois a barista (não são garçonetes, dizem lá), despejou três vezes, após cada despejo uma leve agitação com a colher, e deixava filtrar, não medi o tempo mas foi uns 2min, 2:30min no máximo até quase parar de pingar, daí ela vinha e tirava o V60. Por acaso, Pedro, estava lotado, ou era fim de atendimento? Eu tive alguns problemas por ter chegado lá num sabado já perto de fechar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Lisboa, sim, estava lotado, aguardamos cerca de 15 minutos para entrar no CL, mas acredito que não estava fechando, ñ recordo que horas eram mas era Domingo de tarde, senti uma irritação em outra barista também ao responder uma dúvida que tive em relação a um café lá na estante da lojinha.

Se esse modo que foi feito o V60 não é muito adequado, acredito que tenha sido influenciado por pelo menos 2 coisas:

 

1-Pressa pela casa cheia, como você parece que sugeriu

2-O restante da mesa não conhecia os métodos, portanto quando a barista perguntou se conhecíamos fiquei na minha pra não interferir na explicação dela pro pessoal, ela pode ter suposto que ninguém notaria o migué.

 

Enfim, me pareceu chato, mas eu perguntei mais pra saber se isso é alguma outra técnica que não conhecia.

 

Esse lance de agitar com a colher após cada despejo é desejável? Também é diferente das técnicas que já vi...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...

E quanto a não ter feito a pré-infusão, ela não é unanimidade tb?


Disso não me segurei na hora e perguntei, ela respondeu que no V60 não dava pra fazer a pré-infusão e sim no Clever...

 

Sei lá, gostei muito do local, comprei um Caturra que adorei, mas não senti firmeza na técnica da barista, embora eu seja semi-leigo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Agora ficou bem estranho... sim, dá pra fazer a pré-infusão no V60. Se funciona bem ou não é outra história. Estou achando que eles lá, no CL, estão modificando o processo e a barista, talvez novata, não teve habilidade de explicar corretamente e foi infeliz nos termos utilizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja parei de pedir coados nas cafeterias quase sempre é subextraido. Ja aconteceu comigo na raposeiras, santo grao, e vários outros locais. Pedi uma única vez, fez merda na extração não peço nunca mais. Ja havia comentado com alguns colegas que reclamaram de extrações de V60, é um método que é muito fácil de errar,muito dependente do barista,melhor não pedir na rua.Quando vou em cafeterias prefiro métodos mais confiáveis como aero,fp e clever.Mais difícil do barista errar.Ano passado fui na los baristas, tinha um bourbon amarelo da pereira villella,perguntei pro barista que método ele recomendava,ele disse V60,vi que tinha uma opçao de 400ml. Nesse caso,o café pedia um V60, e além dele ter indicado o método, muito difícil ele errar uma extraçao de 400ml. Dito e feito, tava excelente.La na los baristas,na opção de 400 ml eu arrisco um V60.Engraçado que tem locais que oferecem opções de 100ml! Dá vontade de pedir esse de 100ml e ficar na frente do barista,olhando pra ele , e falar quero ver você extrair esses 100ml...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, para ter total certeza de que está recebendo o melhor coado de sua vida, basta ir numa Barista de Curitiba.

 

:P

 

Quando fui na Coffee Lab, a extração deve ter durado uns 2:30

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...