Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Marcos Sampaio

Compra de café em Salvador

Recommended Posts

Marcos Sampaio    105

Pessoal,

Sou novato aqui no fórum e no mundo dos cafés. Gostaria de saber de lojas físicas onde se pode comprar cafés especiais em grão com torra recente em Salvador. Conheço os locais listados abaixo, mas as torras mais recentes geralmente têm mais de 30 dias. Tenho olhado diversos sites que vendem online, mas na maioria dos casos a entrega pode levar 15 dias úteis. O normal é isso mesmo e eu vou ter que aprender a torrar meu café?  :(

1. Latitude 13 (Mercado do Rio Vermelho - Ceasinha)
  2. Feito a grão (Itaigara e Salvador Shopping)
  3. Luca cafés especiais (Salvador Shopping)
  4. Perini (Pituba, Vasco da Gama, Graça)

Coloquei as lojas em ordem crescente de tempo de torra. Na Perini é fácil encontrar café com 6 meses de torra.

@Flaze, como você faz?

helderbarreto    305

Marcos, morei em Salvador por uns anos. Atualmente moro em minha terra natal, Sergipe.

Realmente não temos outras opções. Pelo menos eu desconheço. O latitude 13 do ceasinha deixa bastante a desejar , pois as funcionárias não tem a menor ideia da data da torra daqueles cafés que ficam nos tubos expostos. Eles tem um torrador Átila parado no estabelecimento.

No Lucca café e no Feito a Grão (Salvador Shopping, Shopping da Bahia e Barra) você tem que dar sorte, mas não é incomum achar torras de 15 dias. Eu iria nesses 2.

• Like 1

tencelcal    88

Um bizu que fazia antes de torrar era conseguir na amizade em cafeterias, conversava se eles estavam com alguma torra fresca e comprava. Lembro que comprei uma vez na Bahia um Latitude 13 com menos de 1 mês de torra, mas realmente é bem complicado. Aqui em Maceió eu desisti porque não tinha nem a "data de fabricação" ou quando tinha já tinha mais de 3 ou 4 meses.

• Like 1

Flaze    73
2 horas atrás, Marcos Sampaio disse:

Pessoal,

Sou novato aqui no fórum e no mundo dos cafés. Gostaria de saber de lojas físicas onde se pode comprar cafés especiais em grão com torra recente em Salvador. Conheço os locais listados abaixo, mas as torras mais recentes geralmente têm mais de 30 dias. Tenho olhado diversos sites que vendem online, mas na maioria dos casos a entrega pode levar 15 dias úteis. O normal é isso mesmo e eu vou ter que aprender a torrar meu café?  :(

1. Latitude 13 (Mercado do Rio Vermelho - Ceasinha)
  2. Feito a grão (Itaigara e Salvador Shopping)
  3. Luca cafés especiais (Salvador Shopping)
  4. Perini (Pituba, Vasco da Gama, Graça)

Coloquei as lojas em ordem crescente de tempo de torra. Na Perini é fácil encontrar café com 6 meses de torra.

@Flaze, como você faz?

Fala meu caro! 

Os grãos do Feito a Grão são ótimos e lá na loja da Pituba eles torram de 15 em 15 dias. Lá eu sempre encontro torra nova. Na Latitude 13 eu consigo encontrar grãos novos de maneira relativamente comum. O que ultimamente a Latitude 13 vem deixando a desejar é a torra inconsistente: um lote vem torra média correta e em outro lote vem torra passada do ponto. Mas no geral os grãos da embalagem rosa e da embalagem verde servem bons espressos. 

No Lucca eu nunca encontrei grão novo, infelizmente, pois tem colegas daqui do fórum que já compraram grãos deles em outras filiais do Brasil e foram bem falados. 

Na perini também nunca encontrei grão novo. 

• Like 2

Flaze    73

Outra coisa que tenho feito: comprar grãos em quantidade com torrefadores de outros estados e congelar. Eu percebi que as características sensoriais são preservadas por até 3 a 4 meses. A última vez que eu comprei foi o Seleção do Mario, o grão Irmãos Briosque. Comprei 4 quilos. Rsrsrsrsrsrsrs

• Like 1

Marcos Sampaio    105

@Flaze, eu estava desconfiado dessa torra inconsistente do Latitude 13, sentindo o sabor diferente nas variedades "Ibicoara" e "Moka", que ficam nos tubos, mas pensei que poderia ser barbeiragem minha ao fazer o café. Sobre o tempo de torra, às vezes encontro de uma semana, outras vezes de 5 semanas.

Sobre a loja Feito a Grão da Pituba, você se refere àquela no Itaigara? (vide mapa)

Quanto ao congelamento, preciso estudar esse assunto. Já vi opiniões bem divergentes a respeito.

@tencelcal, eu sempre pergunto a data da torra, mas várias vezes os funcionários nem sabem do que estou falando .

@helderbarreto, aparentemente a situação permanece igual.

Obrigado pelas dicas, pessoal

Edited by Marcos Sampaio
Mensagem truncada
  • Like 1

Flaze    73

Cheguei a fazer experimentações com grãos congelados depois de 10 dias de torrados, retirados do congelador 1 mês e meio depois do congelamento, comparando com o grão semelhante com 10 dias de torra e que nunca foi congelado. Na real, não consegui perceber diferença. Testei no espresso e no coado, inclusive ainda era capaz de ver o Bloom no coado usando o grão congelado. Tem uns vídeos interessantes sobre isso no YouTube. Para mim o segredo é não deixar o grão fora do congelador depois de congelado. Mas voltemos ao tópico, vou observar melhor ele.

Abraços! 

• Like 2

Jano    33
Fala meu caro! 
Os grãos do Feito a Grão são ótimos e lá na loja da Pituba eles torram de 15 em 15 dias. Lá eu sempre encontro torra nova. Na Latitude 13 eu consigo encontrar grãos novos de maneira relativamente comum. O que ultimamente a Latitude 13 vem deixando a desejar é a torra inconsistente: um lote vem torra média correta e em outro lote vem torra passada do ponto. Mas no geral os grãos da embalagem rosa e da embalagem verde servem bons espressos. 
No Lucca eu nunca encontrei grão novo, infelizmente, pois tem colegas daqui do fórum que já compraram grãos deles em outras filiais do Brasil e foram bem falados. 
Na perini também nunca encontrei grão novo. 

E vocês têm recomendação de cafeteria em salvador pra que tá só de passagem?

Marcos Sampaio    105

Olá, @Jano. Eu recomendo a Feito a grão que fica dentro da Livraria Saraiva do Salvador Shopping. Eles usam um blend para espresso e outras variedades de café para coados na prensa, V60 e Aeropress, como "Santo Antônio do Prado" e "Cordilheira do Caparaó". Tem um "Vista Alegre", mas ainda não dei a sorte de encontrar lá disponível. Prefiro essa loja específica por causa dos baristas, que sempre me indicam qual o café mais novo e com quem sempre converso sobre receitas, quando o movimento na loja não está grande.

Não indico outras porque, depois de frequentar o clube aqui e iniciar minha jornada no mundo dos cafés, passei a preferir tomar o café que eu mesmo faço. Só vou a uma cafeteria quando tenho certeza de que a chance de tomar um bom café é alta.

• Like 2

Flaze    73
10 horas atrás, Jano disse:

E vocês têm recomendação de cafeteria em salvador pra que tá só de passagem?

Fala meu caro! 

Eu gosto da cafeteira Feito a Grão na Pituba, Latitude 13 no mercado do Rio Vermelho, e atualmente a minha favorita é Cafeteria Lucca no Shopping Salvador. 

Abraços! 

• Like 2