Ir para conteúdo

Filtros VST


Carneiro

Postagens recomendadas

Mas até onde eu sei o Vario não é tão mansinho pra acertar o ajuste. E o SJ é uma referência de qualidade em moagem com mós planas.

Se a idéia é deixar a vida mais fácil em termos de não precisar fazer tantos ajustes, o negócio é investir em um moedor de mós cônicas, e não planas.

 

Tenho tomado vários cafés diferentes moídos pelo Bezzera nos últimos dias, e muito pouco tenho que fazer qualquer ajuste. Se erro um shot (veja que eu não perco o shot, o que pode eventualmente acontecer é o grão de café ser muito diferente do que estava usando anteriormente e a extração sair na faixa do ristretto ou do lungo, mas não foge muito disso), no próximo já acerto na mosca. E repito um shot depois do outro, sempre da mesma maneira. Mais fácil, impossível.

 

É tão fácil que o moinho não tem mostrador pra fazer a regulagem. Você sabe mais ou menos como está pela posição relativa entre dois rebites, ficando um no corpo do moedor e o outro no gargalo do funil que conduz os grãos até as mós. É a única indicação visual da regulagem, pasmem.

Tipo qual?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu recomendasse o Bezzera, ficaria estranho! :lol: Mas é o moedor cônico que eu conheço. Até onde sei, os cônicos em geral tem um comportamento parecido por causa da produção de particulado e são fáceis de regular. Fora que pra ti seria uma opção mais interessante em termos de sabor de expresso, já que os shots produzidos pelos cônicos costumam ter perfis de aroma e sabor um pouco diferentes dos produzidos pelos moedores de mós planas.

 

Outras opções que me ocorrem são os Baratza Preciso e Virtuoso, Nemox e Pasquini Lux, Ascaso, etc. todos estes com mós de 38mm. O Bezzera BB005 tem 48mm nominais. Depois tem os grandes cônicos, que são tidos como os melhores em perfil de sabor, mas são caros: Compak K10, Mazzers Kony e Robur, Macaps M7K e MXK (talvez os melhores custo/benefício), etc. Mas há muitos outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava até pensando em trocar um Mazzer por um Vario, pelo menos dá para anotar o número. No Mazzer é mais chatinho, como ele não é indexado vc consegue acertar maiomeno...

 

Salve Vitor.

 

No Mazzer SJ coloquei uma fita aderente no disco de regulagem com as diversas marcações que precisava. Considerando que várias pessoas operavam o moinho com diferentes grãos, ficou fácil padronizar as regulagens. De tempos em tempos, após a limpeza do moinho, alguns ajustes eram feitos, mas nada de mudanças profundas.

Agora ele está guardado na caixa original, sem uso, pois como você bem deve saber, é grande demais. Gosto muito do SJ e considero um excelente moinho para uma cafeteria. Entretanto era sub utilizado, moendo somente cafés extra cardápio, poucas doses a cada dia, já que os 3 tipos principais são moídos em moinhos exclusivos. O SJ nunca apresentou qualquer problema.

Atualmente uso um MD50, para moer os diferentes cafés por dose. É (um pouco) menor e também dá conta perfeitamente da tarefa. Mas resolvi substituir ambos por um Baratza Vario, que já está no Brasil há mais de 1 mês, mas nada do Importa Fácil do Correios liberá-lo apesar dos impostos já estarem pagos.

Se aprová-lo no ambiente comercial, venderei 3 MD50 ou 3 MD40 e o SJ. Os MD40 são os mais recomendados para ambientes domésticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não consegue fazer umas marcações na escala do SJ, Victor, na linha do que o Alexandre falou? No Bezzera, que não tem marcação alguma, já pensei em adaptar um transferidor transparente, na linha desse mod do Pharos. Só não fiz ainda porque não há uma enorme necessidade. Mas em alguns casos ajuda, especialmente nos últimos dias, em que estou lidando com muitos cafés.

 

8081139774_db408ae9c6_z_d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A marcação é parecida como a do Macap M4.

Eu peguei um pedacinho de etiqueta e colei do lado do número 1 (para expresso) e marquei (com lápis) em mm a esquerda e a direita.

No meu caso: 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 (o 12 fica no meio).

Praticamente todo café que tenho utilizado se ajusta nesse intervalo e, como a numeração aumenta ou diminui, não confundo mais o sentido ao ajustar.

Sobre as cônicas minha experiência com o Lido coincide com a de Rodrigo com o BB005, normalmente deixo fixo e só mudo a dosagem.

Mas o perfil de sabor muda ... Torras claras tem funcionado melhor na Macap e os moidos grossos na Lido.

Torras mais escuras (city + ou mais) tem sido equivalentes, e variam de café para café.

Mas acredito que dependa muito de cada modelo de moinho.

Estou utilizando um Gaggia MDF com uma Moka (casa de minha irmã), o ponto e consistência de moagem são bem bons, mas apesar de estar utilizando três cafés de origens muito diferentes o sabor dos três sai pouco diferenciado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentando aqui contigo, percebi que poderia estar moendo muito fino e botando a culpa na coitada da Gaggia :-)

Não é que aumentando um ponto ficou muito melhor ? Á tarde vou experimentar com um ponto mais grosso ainda.

É que concentrados nos aspectos técnicos e visuais acabamos esquecendo o principal: o sabor !

Dica: quando obtenhas o expresso "perfeito" tenta com um pontinho mais grosso. Aposto que quase sempre vai ficar ainda melhor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tirei o dia para fazer comparações entre o filtro original da Rocket e o VST, ambos aceitam aproximadamente 18g e, depois de alguns shots com os 2, cheguei à conclusão de que o VST me deu mais clareza na xícara, percebia bem melhor as características do café. Não que o café fique necessariamente melhor, acredito que depende muito do blend.

 

Hoje também aumentei a temperatura da R58 de 92,1 para 93°C (medidos no grupo) e gostei do resultado, cafés com mais crema e sabor mais acentuado.

 

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta foi outra. Se 18g nos dois e com a mesma moagem dá o tempo de extração semelhante, ou se no da Rocket não precisa moer um pouco mais grosso.

 

Consequentemente se for necessário moagem diferente essa é provavelmente a razão para a diferença percebida na xícara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta foi outra. Se 18g nos dois e com a mesma moagem dá o tempo de extração semelhante, ou se no da Rocket não precisa moer um pouco mais grosso.

A moagem do VST tem que ser mais fina e é exatamente por isso a diferença na xícara. Isso eu já sabia e é exatamente por isso ele é conhecido. A experiência era saber se era melhor, pior ou simplesmente diferente, se vale a pena compra-lo ou não.

 

É uma briga homérica na maioria dos fóruns e sem nenhuma conclusão.

 

Eu gostei, no blend que usei (70% Venda Nova e 30% Unique Cítrico), os sabores estavam bem mais definidos, coisa que com o da Rocket, apesar de mais redondo, os sabores estavam muito misturados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, gosto muito deste resumo dele:

"How many times do I need to say the same thing? If it tastes blah, grind coarser; if it tastes too sour/bitter, grind finer. Then do whatever you need to with baskets, doses and whatever to make it work."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí tá o pulo do gato.

 

Tente usar o filtro da Rocket com moagem mais fina e dose menor - é a dica do Jim naquele tópico que traduzi. Talvez 16 ou até 15g.

 

Márcio.

Tasted blah...Pouco corpo, crema mais ralo e mais claro (Unique Frutado com 3 dias de torra), gosto de café de padaria. :(

 

E eu testei 3x para ter certeza de que não houve canalização ou qualquer outro problema. Uma vez normal (3 batidinhas e tamp) outra nivelando com a tampa do dosador do moedor (por causa do volume baixo e a terceira com em "nutation" leve até espalhar bem e depois o tamp.

(esqueci como se fala "to tamp" em português, muito tempo lendo o HB.)

Editado por V.D.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau, o cara manda bem...

 

É difícil uma extração de single tão redonda assim. Além disso a textura do leite também está no ponto ótimo.

 

Mas voltando ao assunto, também gostei do produto. Onde vende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...