Olá Felipe, bem-vindo! Você já fez diversas investigações com algumas conclusões que me parecem corretas. Sim, primeiro de tudo, parece que a combinação do seu paladar com a temperatura baixa dessa máquina não estão gerando um resultado que lhe agrade. Eu acho que o Orfeu era uma boa tentativa, mas a torra antiga atrapalha, eu só não esperaria o relato de ainda estar azedo. De toda forma, o café que eu usei pra começar, com perfil bem tradicional e ainda acho ótimo em bebidas com leite foi o Lontrinha, porém, ele custa hoje O DOBRO de 1 ano atrás, nesse valor eu não recomendo mais https://loja.cafelontrinha.com.br/produtos/cafe-lontrinha-em-graos-1kg/ mas também não vou recomendar cafés que eu mesmo não provei.
Na verdade, é o filtro que possui uma capacidade de café, enquanto o porta filtro possui uma capacidade de tamanho de filtro. Então, é o seu filtro que é um pouco pequeno. No PF original da máquina, eu sempre consegui usar 18g com o filtro que eu tenho. Depois, eu comprei um filtro ainda maior, onde cabe uns 25g, mas esse não cabe no PF original, precisa ser naked.
A pré-infusão dela não é um problema, exceto talvez por essa confusão na busca por um valor mágico em segundos. O tempo é só uma noção bem grosseira, "rápido demais" ou "devagar demais", mas o que importa é o que você está achando do café. Não interessa se alguém disse pra não passar de 30 segundos, se pra você um determinado café nessa máquina extraído em 30 segundos está azedo: extraia mais.
Na minha opinião, como essa máquina tem manômetro, você pode esquecer a regra dos segundos, o próprio manômetro vai te dizer se está fino demais ou grosso demais.
Então, antes de você trocar de café, só pra experiência com o seu próprio paladar, tente afinar mais e/ou passar mais água. Dá pra configurar o botão do duplo para passar até 120ml, e você pode apertar para interromper antes, assim fazendo vários testes com diferentes quantidades.