caros colegas do Clube do Café,
sou imenso novato na arte dos pães. Neste exato momento estou tentando fazer crescer um levain, e estou testando algumas receitas de paes com fermento comum, para praticar. Não q nunca tinha feito, mas...
Sei que há muito escrito aqui pelo tópico, mas me perderia no meio de tanta informação. Tentei. Acho válido portanto reavivar alguns conceitos.
Primeiramente, vejo que há muitas receitas diferentes para fabricar a massa, considerando fermento biológico ainda. Fico confuso. Como vocês recomendam começar a massa? Fiz uma ontem que ficou muito boa. Farinha aberta, agua no meio, fermento e sal dissolvidos juntos. 7 min de sova. 50 min de descanso. 40min de forno, pre aquecendo em 270 graus e assando em 210 graus. Ficou bom o resultado.
Em segundo lugar, o levain.
Estou criando um. Misturei no 1o dia 50g de farinha branca com 50g de integral e uns 70ml de agua. Cresceu muito no primeiro dia. O cheiro ficou forte. Tipo fermentação do estômago (desculpa a expressão). Mas nas alimentações (ou refrescas), nao cresceu tanto assim. E o cheiro mudou muito. Na primeira alimentação, ele cresceu rápido, transbordou, mas murchou, em 1 dia. Na segunda alimentação (estou nela), ele não cresceu mais. Estou no segundo dia da segunda alimentação, e a única coisa que ocorreu foi saltar umas pequenas bolhas.
Deu errado será?