Ir para conteúdo

Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial


Gustavo_bl

Postagens recomendadas

Comprei a cafeteira, li o manual porém a cafeteira não sai água. li vários relatos no reclame aqui do mesmo problema, ou não estou sabendo usar ou ela já vem com defeito de fábrica.
 

 

É nessas horas que o arrependimento bate, estava em dúvida entre a a Nespresso em cápsula e essa Mondial....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei exatamente como é essa máquina mas faça o seguinte:

Tire o reservatório de água, encha bem e encaixe com força de uma vez na máquina. Ligue e acione a bomba, aguarde um pouco e veja se sai água. Máquinas novas às vezes acumulam ar no circuito de água e precisa de um kickstart pra chegar água na bomba.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Luke S disse:

Não sei exatamente como é essa máquina mas faça o seguinte:

Tire o reservatório de água, encha bem e encaixe com força de uma vez na máquina. Ligue e acione a bomba, aguarde um pouco e veja se sai água. Máquinas novas às vezes acumulam ar no circuito de água e precisa de um kickstart pra chegar água na bomba.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
 

Então, pensei justamente isso depois de um tempo só resolveu depois de assoprar e puxar o ar com canudo, de qualquer forma obrigado pelo help 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
Consegui achar o Orfeu por aqui na minha cidade. Só que minha c08 não conseguiu extrair o café! Que azar.

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando o Tapatalk

Deve estar muito fino mesmo.
O que vc pode fazer é somente colocar o café no filtro, sem compactar.
Apenas deixe nivelado.
Outra tentativa é misturar esse café com outro mais "grosso".

O Piselli que comprei deles moído também estava entupindo e consegui usar fazendo esse método acima.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

Bom dia, comprei uma cafeteira dessas alguns dias atrás no extra, porém quando chegou e fui ler o manual eu vi que tinha que remover a peneira...
Não consegui, tentei de todas as formas possíveis porém parece que aquilo está grudado no recipiente, liguei para a mondial e me mandaram ir na assistência aqui da cidade, fui lá e não resolveram, alguém aqui poderia me ajudar se existe alguma forma de remover ou irei ter que devolver o produto?
Não recomendo remover a tampa do filtro.
Não há necessidade.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/08/2019 at 06:25, lippaum disse:

Bom dia, comprei uma cafeteira dessas alguns dias atrás no extra, porém quando chegou e fui ler o manual eu vi que tinha que remover a peneira...

Não consegui, tentei de todas as formas possíveis porém parece que aquilo está grudado no recipiente, liguei para a mondial e me mandaram ir na assistência aqui da cidade, fui lá e não resolveram, alguém aqui poderia me ajudar se existe alguma forma de remover ou irei ter que devolver o produto?

Tb nunca consegui tirar, acabou que desisti e nunca senti falta kkkk

 

Semana passada fiz a despressurização do filtro e estou agora na luta pra conseguir tirar bons espressos com uma crema descente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá pessoal

eu sou um novato no mundo do café, sou Bartender profissional, mas sou muito interessado no mundo dos baristas. Tenho uma cafeteria expresso Mondial C08 a 1 ano e 8 meses e estou bem satisfeito, até olhar este clube kkkkk. Aí percebi que estou um pouco longe de chegar a perfeição desta cafeteira!

bom, vamos lá!

resumindo pelo que percebi nas perguntas e respostas, minha cafeteira tem as seguintes especificações 

fluxo de água no chuveiro, sem cachimbo é de 60ml em 13 segundos (parafuso do chuveiro está no mais apertado possível)

Com cachimbo mais o filtro, mas SEM CAFÉ, 60ml em 14 segundos 

com café, 50ml em 10 segundos 

informando isso, quero saber se cafeteira está em boas condições 

o que me incomoda um pouco é a imprecisão, uma hora tenho café duplo de 120ml em 20 segundos com uma crema muito grande e bonita 

outra hora tenho o mesmo café duplo 120ml em 20 segundos com a crema muito menor e bem ralinha, sendo que sempre faço o mesmo processo 

Colocar água no reservatório até o máximo, extrair uma xícara de água frita mesmo para encher a caldeira, esperar cerca de 5 a 10 minutos para a cafeteira esquentar, coloco o cachimbo com o filtro sem café na máquina e encho uma xícara de 120ml de água quente, separo a xícara, tiro o cachimbo e coloco o café no filtro, sempre 2 medidas do medidor que já acompanha, tomando o cuidado sempre de manter nivelado, prenso com um força até que razoável, não me mato de fazer força, dando um exemplo bem tosco, mas seria tipo a força de arrochar um parafuso na parede, volto com o café e o cachimbo na cafeteira, jogo a água quente da xícara fora, e tiro o café - 120ml em 20-22 segundos... após tudo isso é café pronto na xícara, eu imediatamente tiro a birra do café, que na maioria das vezes sai inteira parcelemos uma bolacha, com uma escova de dente, limpo o filtro, cachimbo e o chuveiro soltando água simultaneamente, tiro o reservatório de água e esvazio, e dreno a água de todo o sistema, aí sim vou tomar meu café!

postei uma foto do café quando ele quer sair bom, infelizmente não tirei foto do café quando está ralo, com pouca crema. Mas as vezes acontece da crema sair bem pouco, só uma camada leve por cima do café 

sobre o tipo de café, sempre usei café em pó Mellita, por não ter moedor ainda 

14713D5D-AAA6-40AB-981D-94DBC39D27C4.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bruno

A crema está intimamente ligada à data de torra do café.... Quanto mais velho vai ficando, menos crema.

O ideal é tentar tirar o espresso em 30 segundos 50 ml

Se for mais rápido que isso, seu café está com moagem grossa.... Precisa afinar.

Se tiver moedor, afine.... Se não tiver, sugiro comprar um.

Sua bomba impulsiona 15 bar, mas seu filtro é pressurizado, então a equação fica boa..... Basta acertar a moagem do café.

Agora se quiser resultados melhores aos que já tem e até melhor que muita cafeteria por aí, será necessário trocar máquina e moedor para equipamentos mais profissionais.

Abraços e boa sorte

 

Ricardo Gobbi da Silveira (Fogoruivo)

Embaixador e moderador do clube do café

Venda de máquinas, moedores e torradores de café.

Contatos:

Whatsapp - 34-99937-1222

E-mail: rgs1409@hotmail.com

Instagram: @gobbidasilveira

Uberlândia/MG

" Dedicação e respeito ao mundo do café "

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Bruno De Lima Silva, primeiramente parabéns, nunca consegui um resultado tão bonito quanto o que postou na foto acima, quando tinha a minha Mondial!

Basicamente é o que o Ricardo já falou acima, antes dos equipamentos o básico é a matéria prima, café com torra mais recente e preferencialmente moído na hora... o restante vai ajustando para os padrões do seu equipamento...

Está questão de consistência volume final do café, somente irá consegui moendo o café e ajustando a moagem para mais fina ou mais grossa e atingir o sabor que te agrada.

Legal também usar uma balança,  ter ideia de quantos gramas de café está usando para produzir x ml de bebida final, etc...

Paralelamente ao uso da máquina de espresso, vá desenvolvendo seu mundo dos cafés pelos coados.... Melita, Hario, Pano.... o que for melhor para você... comprando cafés diferentes, diferentes regiões, inicialmente já moídos... até ter seu moedor.... acho que ajuda e muito a percebermos detalhes de sabor, de cada bebida! Bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Salve Bruno

A crema está intimamente ligada à data de torra do café.... Quanto mais velho vai ficando, menos crema.

O ideal é tentar tirar o espresso em 30 segundos 50 ml

Se for mais rápido que isso, seu café está com moagem grossa.... Precisa afinar.

Se tiver moedor, afine.... Se não tiver, sugiro comprar um.

Sua bomba impulsiona 15 bar, mas seu filtro é pressurizado, então a equação fica boa..... Basta acertar a moagem do café.

Agora se quiser resultados melhores aos que já tem e até melhor que muita cafeteria por aí, será necessário trocar máquina e moedor para equipamentos mais profissionais.

Abraços e boa sorte

 

Ricardo Gobbi da Silveira (Fogoruivo)

Embaixador e moderador do clube do café

Venda de máquinas, moedores e torradores de café.

Contatos:

Whatsapp - 34-99937-1222

E-mail: rgs1409@hotmail.com

Instagram: @gobbidasilveira

Uberlândia/MG

" Dedicação e respeito ao mundo do café "

Hummmmm, faz sentido, meu café sempre vai perdendo a quantidade de crema conforme o café está acabando, então deve ser por que o pó já está perdendo suas propriedades.

hoje eu fiz um café moído na hora em um moedor que temos no serviço, que por sinal é bem ruim, não tem ajuste preciso, é só liga e desliga e tudo depende do tempo que deixa... mas tentei, não sei se a granulometria está certa, acredito que se fosse mais fino, o cafe sairia melhor. Café é o América 100% Arábica 

tirei algumas fotos e vou colocar aqui 

70ml de café em 20 segundos, compactação forte

CA654C5B-C854-49D6-AFA7-CB19C229E078.jpeg

54EB671A-0B2C-4553-B341-B5E8090A29A7.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ronaldom1 disse:

Olá @Bruno De Lima Silva, primeiramente parabéns, nunca consegui um resultado tão bonito quanto o que postou na foto acima, quando tinha a minha Mondial!

Basicamente é o que o Ricardo já falou acima, antes dos equipamentos o básico é a matéria prima, café com torra mais recente e preferencialmente moído na hora... o restante vai ajustando para os padrões do seu equipamento...

Está questão de consistência volume final do café, somente irá consegui moendo o café e ajustando a moagem para mais fina ou mais grossa e atingir o sabor que te agrada.

Legal também usar uma balança,  ter ideia de quantos gramas de café está usando para produzir x ml de bebida final, etc...

Paralelamente ao uso da máquina de espresso, vá desenvolvendo seu mundo dos cafés pelos coados.... Melita, Hario, Pano.... o que for melhor para você... comprando cafés diferentes, diferentes regiões, inicialmente já moídos... até ter seu moedor.... acho que ajuda e muito a percebermos detalhes de sabor, de cada bebida! Bons cafés!

Obrigado amigo pelas dicas, vou providenciar aos poucos 

agradeço pela ajuda e atenção! 
conforme eu for fazendo os testes, vou postando aqui para tirar dúvidas e ter parâmetros, como não sou conhecedor de cafés e de equipamentos, gramas ou ml. É sempre bom saber das experiências de quem já sabe 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 03/05/2020 at 06:09, alefmm disse:

Deve estar muito fino mesmo.
O que vc pode fazer é somente colocar o café no filtro, sem compactar.
Apenas deixe nivelado.
Outra tentativa é misturar esse café com outro mais "grosso".

O Piselli que comprei deles moído também estava entupindo e consegui usar fazendo esse método acima.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

Não recomendo remover a tampa do filtro.
Não há necessidade.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 

Nunca acho esse ORfeu por aqui.

Mas recentemente o mercado no qual costumo ir passou a vender o Santa Clara Reserva da Família, que tem uma moagem grossa o suficiente pra não entupir o filtro. Pelo menos aqui já uso faz uns 6 meses e não percebi diminuição no fluxo da extração do café. O sabor é muito bom também, bem melhor que o Melitta Regiões Brasileiras (sul de minas, mogiana e serrado) e um pouco melhor que o 3 Corações Rituais (mogiana, sul de minas, cerrado), que são os cafés com moagem boa para a Mondial que encontro por aqui. E o preço é bem razoável, compro entre 8 e 10 reais o pacote (exceto o microlote que chega ao dobro disso), mesmo preço do Melitta Regiões Brasileiras

 

santa clara.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Olá pessoal, tenho uma mondial C08 e gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência que tive com ela.

Faz uns 4 anos que tenho a minha e nunca tive problemas técnicos. Porém, nos primeiros anos usei muito pouco ela. Além disso, tive a sorte de comprar por R$ 184,00 numa promoção das lojas americanas.

Com paciência e persistência é possível tirar bons expressos nela (para a maioria das pessoas). Com um bom café e torra recente consigo tirar expressos melhores que algumas cafeterias que já visitei.

O "problema" dela é a repetibilidade dos expressos. Como é uma máquina simples algumas variáveis são difíceis de controlar nela. A chave pra conseguir tirar bons expressos nela, além de um bom café, é um bom moedor e de preferência elétrico. Ficar moendo o café em um moedor manual para um máquina que é difícil manter uma boa repetibilidade é bem cansativo e desmotivante as vezes. No início eu usava uma moedor manual de baixa qualidade e era bem cansativo hahah. Principalmente quando você compra outro café e precisa reajustar a moagem.

Pesquisando no fórum optei por comprar o moedor elétrico da Tramontina by Breville, comprei por R$ 998,00 numa promoção também. Eu defini o ajuste interno para o número 10 e com isso consigo usar a moagem mais grossa até uma moagem fina (o suficiente para o espresso). 

Pra mondial costumo utilizar 14g de café no filtro mas para alguns opto por utilizar 16g e deixar a moagem um pouco mais grossa.

Outra questão muito importante é despressurizar o filtro. Comprei um kit por R$ 50,00 de um usuário aqui do fórum com um filtro despressurizado e um porta filtro naked.

Para concluir, hoje vejo que essa cafeteira é muito boa para quem está querendo iniciar no mundo dos expressos mas não sabe muito bem se realmente quer seguir investindo tempo e dinheiro. O moedor é um investimento excelente pra quem realmente gosta de café. Em relação a mondial c08, sugiro não pagarem valores altos nessa máquina, talvez uma usada ou uma promoção vale a pena pois ela é bem limitada. Hoje eu vejo que quero investir mais tempo e mais dinheiro nesse hobby e com a experiência que tive nela consigo ter uma ideia melhor da minha próxima máquina.

Aos donos de uma mondial e com orçamento apertado fica meu incentivo de não desistirem do hobby pois com calma é possível chegar em expressos excelentes :D

Claro que só consegui aprender tudo isso graças a ajuda do pessoal aqui do fórum e dos tutoriais. Muito obrigado!

 

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que sua iniciativa é muito boa, não pense nisso, porque é uma boa opção para os amantes de café. Claro, você precisa aceitar o cartão Mastercard Pré-pago para poder pagar porque eu o uso muito. Aqui deixo um link para você saber mais sobre o assunto e aplicar o cartão Pré-pago como forma de pagamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 30/10/2019 at 19:42, Dalton disse:

Então, pensei justamente isso depois de um tempo só resolveu depois de assoprar e puxar o ar com canudo, de qualquer forma obrigado pelo help 

Olá, 

Estou com o mesmo problema que você estava. Onde você colocou o canudo para solucionar o problema? Na entrada de água ou na saída de vapor?

Alguém mais tem noção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, beleza ? a minha chegou hoje..
demorou a bessa (mais de 1 minuto.. tive q desligar e ligar) para começar a sair a água.. fique com receio ai comecei a colocar e tirar o reservatório para entrar mais água..e ai deu certo..

Tirei com um café torrado há 6 dias, moído hj pela loja para expresso..

Só estou com uma dúvida.. vi alguns vídeos do chuveirinho jorrando jatos finos com força... aqui isso não acontece... ele apenas pinga bastante chegando a escorrer direto em vários pontos...
o que seria correto ??.. no teste saiu um tanto bom de água em 13 segundos..(esqueci de anotar.. mas algo entre 80 e 140 ml)

E na tiragem de 30s com 15g.. deu 80ml... msm sendo bastante.. ficou bem encorpado e gostoso.. 

teria algum vídeo ou descrição do fluxo ideal do chuveirinho ??
se não estiver bom fiquei na dúvida se tento mexer nele com a moeda como o pessoal fez...pois ainda está no prazo de devolução... não sei se daria problemas na devolução caso mexesse no chuveiro...se alguém puder me dar um norte sobre o que é melhor fazer..

 

Obrigado !

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 09/07/2015 at 07:36, Alexandre:Cafeteiro Novato disse:

A ansiedade de tomar um café nela me fez ler todo o tópico da C08, fez-me conhecer o Alexandre Velosso, fez me ver os proprietários da C8 comprarem moedores, novos filtros, pesquisas no ML, no eBay, na Austrália, conhecerem vários fornecedores, congelarem grãos e etc............

Também descobri que não poderia utilizar cafés moidos de supermercados.

Teria que ser grãos de fornecedores de confiança e também comprar um moedor para estes grãos.

PRONTO ! ARREPENDIDO DE NOVO ! O que farei agora com 2 cafeteiras com garantia estendidas ?

Algo me despertou  ! Fui-me até o Youtube ver o funcionamento da C8, não havia nem tirado a minha da caixa ainda, encontrei vídeos de leigos mostrando o seu funcionamento.
Basicamente cafés de supermercados, com xícaras de 100 a 120 ml e com a tal crema (espuminha). Voi lá !

Tomei coragem, coloquei pó de supermercado na máquina, peguei minha xícara de 100 ml e fiz o meu primeiro café na minha C08.

PER-FEI-TO !!!!!

Crema maravilhosa, café encorpado, gostoso, rápido e sem trabalho.
Não precisei de moedor, não precisei de pós ou grãos diferenciados, não precisei tirar parafusos ou reajustá-la, não precisei de novo filtro, não precisei de nada extra!

Portanto, diante do exposto, eu me considero um apreciador de Café Pilsen ( analogia as cervejas Pilsen x Premium ) e um feliz proprietário de uma Mondiial

 

uhahuauahuahua,,, rolando de rir aqui,,, pena que esse relato ja é tao antigo ! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2020 at 18:48, pak disse:

Nunca acho esse ORfeu por aqui.

Mas recentemente o mercado no qual costumo ir passou a vender o Santa Clara Reserva da Família, que tem uma moagem grossa o suficiente pra não entupir o filtro. Pelo menos aqui já uso faz uns 6 meses e não percebi diminuição no fluxo da extração do café. O sabor é muito bom também, bem melhor que o Melitta Regiões Brasileiras (sul de minas, mogiana e serrado) e um pouco melhor que o 3 Corações Rituais (mogiana, sul de minas, cerrado), que são os cafés com moagem boa para a Mondial que encontro por aqui.

Ainda nao estou com maquina expresso, mas experimentei essas linhas "gourmet" que voce citou...  Pra mim, por enquanto coado no paninho, Mogiana Paulista e Cerrado Mineiro da 3 Corações são produtos realmente agradaveis ao paladar... Continuarei a comprar !! Os melitas por outro lado (mogiana e sul de minas) são bem ruins. Não tem cheiro de cafe puro... eu abro o pacote e sinto aroma de pão de forma/farinha. O mogiana é menos "pior", enquanto o sul de minas desce pesado e "redondo" num sentido ruim,,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

A minha C08 chegou a alguns dias, e tive os mesmissimos problemas que os colegas relataram aqui,, e que preenchem dezenas e dezenas de reclamações la no "reclame aqui"...  Nada de sair água!!! Vi varios videos, fiz de tudo pra tentar "tirar ar do sistema", e nada...  Liguei pro SAC, pegaram numero e email pra entrar em contato comigo,,, e ate hoje nada....

MASSSSS...... Depois de 2 ou 3 dias encostada, liguei, começou a funcionar, e não parou mais ate hoje !!!

dai pergunto:   que porra de "bug" ou vicio oculto é esse, que a "mondial" (fabricante) nao ta sabendo administrar ??   Deve ser ar que tem que sair,, alguma coisa simples....    mas nem eles entendem com o produto funciona...   olha o prejuizo que eles tomam com devoluções e acionamento de garantia por nao saberem administrar uma questao simples...

Notei que no manual antigo, mandavam deixar a maquina ligada por 10  minutos antes de acionar parapassar agua. Ja no manual que vem com ela, essa informação foi omitida, apenas pedem pra vc esvaziar o reservatorio com ciclos de 60"x 60" (ligado X desligado).

O sabor do café esta otimo. Desencanei com a "extração técnica" de 25 a 30 segundos, e estou usando 17" a  20" que enche uma pequena xícara. O filtro é o original, e cabem 18 gramas pesados na balança e bem compactados (caso eu queira). Mas 15 gramas ja estao adequados. Acredito que sinceramente nao valha a pena tentar operar o sistema de filtro pressurizado tendo parametros de tempo de maquinas e filtro profissionais...   Quando meu filtro despressurizado chegar, eu volto a me aborrecer com isso,,,,  Por enquanto os café estao saborosos. Mogiana Paulista 3 corações que ja vem numa moagem boa; salada de frutas seleções do mario ( que consegui moer mais fino que o mogiana, sem qualquer problema, no meu botini de manivela heavy duty)  e sim, sai com "crespuma"...

thats it,, bons cafés... e obrigado aos colegas que deram dicas sobre os "bugs de fabrica" desta maquina ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
On 10/30/2019 at 1:12 PM, Dalton said:

Comprei a cafeteira, li o manual porém a cafeteira não sai água. li vários relatos no reclame aqui do mesmo problema, ou não estou sabendo usar ou ela já vem com defeito de fábrica.
 

 

É nessas horas que o arrependimento bate, estava em dúvida entre a a Nespresso em cápsula e essa Mondial....

cara isso aconteceu comigo! descobri que o problema era a tomada, aparecentemente ela precisa de mais corrente(potencia) e a extensão que eu a ligava não estava atendendo, liguei direto na tomada e funcionou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Sou um novo adepto da C-08 desde semana passada. Fiz espressos bem interessantes com um pré-moído Orfeu (sou contra mas comprei junto com a máquina na Amazon porque minha família não tem paciência de moer no Hario manual, hehe) mas os melhores sem-dúvidas são com os grãos recém-moídos. Tinha comprado um quilo de "catuaí" no Shopee por R$ 20 e se ele não rendeu na prensa, ficou delicioso como espresso. O mesmo pra qualquer grão que eu tenha do Mario Zardo aqui. 

Recentemente, tive o problema da água não sair ou sair insuficiente. Foi só seguir a dica do tópico de encher até o talo o reservatório e pronto: a máquina voltou a funcionar. O que seria de mim sem o Clube do Café?

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que ponto da pra chegar na Mondial ?

Amigos, relembrando, recebi essa maquina como troca por uma air fryer que derreteu... Dispensei da mondial me dar uma air fyer nova porque perdi a confiança no produto.. (enquanto funcionava, a air fryer era maravilhosa). Não tinha grandes ambições com a mondial, apenas adquirir um produto que me desse menos problema ( mas ja chegou dando, nao saia agua,, kkkk ).

Nesse meio tempo consegui "amaciar" (raspando mó contra mó mesmo) meu moedor Botini a ponto de moer tão fino pro espresso que entupi a maquina, mas antes de conseguir essa proeza, encomendei um JX-Pro...  

O ponto de moagem que acertei no Botini, faz com que após ligada a saida do café, haja uma "pré-infusão" de 3 a 5 " até a saida efetiva do liguido,,,   Os melhores resultados são extrações entre 20 a 24 segundos, produzindo alguma coisa entre 56-60ml de bebida...   SABOR ?   O Sabor é "ok",,, legalzinho...   mas pode ficar um pouco acido, as vezes um pouco pungente,,,   as vezes deixando o corpo um pokim a desejar,, (depende do grão).

Hoje pela primeira vez usei o Jx-Pro a 17 clicks (tecnicamente foram 17 NUMEROS, ja que entre cada numero, existem 3 sub clicks). A moagem estava visivelmente mais fina que o Botini... a minha esperança era conseguir aumentar o tempo de extração pra 27-28" pra algo entre 45-55ml de bebida (18g de cafe no filtro despressurizado, tamper bem leeeeeve)..  RESULTS?

>> ENTUPI A MAQUINA DE NOVO , em 20 " após ligada, nao saia nada,, igual o Botini....

O Jx Pro vai me permitir fazer uma sintonia muito mais fina e controlada com o recurso visual dos numeros e subclicks,,,,

>> ,,,, mas gostaria de saber de quem tem a mondial, se de fato ja conseguiu extrair um boa bebida nessa relação de 26-28" pra uns 55ml de bebida <<< 

... 
ou se ela sempre vai ficar nessa media ae de entupir X sub extração (?)

A proposito, joguei o filtro entupido com cafe encharcado dentro duma penelinha,, aqueci  77° e depois taquei num coador de pano...   O resultado foi uns 220ml de uma bebida oleosa, densa e achocolatada... KKKKK  muito bom,,, adoro meu coador de paninho 

10 cm gimp apos corte jx pro 17 clicks.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UPDATE:

mais 1/8 de aperto no Botini e extrai 28g de liguido pra 14,45g de pó...   35" de extração....  Ok

O parametro de 14,45 testados agora veio do colega  @André Santos Savini , entre as paginas 46-47 neste mesmo tópico....

Mas por que não usei o JX Pro ?   Porque o Botini tritura qualquer coisa como manteiga, kkkk,, e espresso é "fines" mesmo, ou to errado?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 10/06/2020 at 18:48, pak disse:

Nunca acho esse ORfeu por aqui.

Mas recentemente o mercado no qual costumo ir passou a vender o Santa Clara Reserva da Família, que tem uma moagem grossa o suficiente pra não entupir o filtro. Pelo menos aqui já uso faz uns 6 meses e não percebi diminuição no fluxo da extração do café. O sabor é muito bom também, bem melhor que o Melitta Regiões Brasileiras (sul de minas, mogiana e serrado) e um pouco melhor que o 3 Corações Rituais (mogiana, sul de minas, cerrado), que são os cafés com moagem boa para a Mondial que encontro por aqui. E o preço é bem razoável, compro entre 8 e 10 reais o pacote (exceto o microlote que chega ao dobro disso), mesmo preço do Melitta Regiões Brasileiras

 

santa clara.jpeg

Bom preço. Gostei muito do Café Floresta 100% arábica.
Tem moagem boa para essa cafeteira e custa por volta de 7-8 reais 250g.

Quero encontrá-lo em grãos pois adquiri um moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor de grãos ajustável Cerâmico
Ebay ($20 - 5 de um cupom)
Valor: R$ 105 (com IOF, taxa dos Correios de R$ 15)
Comprado em 13/09/2020 chegou 30/12/2020 (quase 4 meses, frete começo U)

Link (exemplo): https://pt.aliexpress.com/item/4001287293930.html
Link (exemplo): https://pt.aliexpress.com/item/1005001906912481.html

IMG-20210201-105402.jpg

 

IMG-20201230-002631.jpg
IMG-20201230-002642.jpg
IMG-20201230-002648.jpg
IMG-20201230-002658.jpg
IMG-20201230-002747.jpg
IMG-20201230-002757.jpg
IMG-20201230-002954.jpg

Produto, compra e frete

 

Sobre o moedor

Sim, é de qualidade, plásticos bem rígidos, firmes, bons encaixes e manivela firme. Não parece descartável, pelo contrário. Tem 2 reservatórios, o menor de 20g. O maior não sei responder mas para usar o menor precisa estarem ambos encaixados. O grande deve caber por volta de 80g de café moído, somente pesando pra dizer corretamente.

Frete

Todas as lojas estavam cobrando por volta de 10 dólares no frete. Comprei pelo Ebay pra usar o cupom e o frete grátis mas isso foi burrice (só pela demora). O frete foi daqueles sem rastreio, mais baratos que geralmente começam com U (caso deste) ou R. Se fosse hoje, escolheria Aliexpress Direct ou Shopee pois ambos trabalham com frete prime express rastreio começando em L. Este último sim é rápido para um internacional e todas as minhas últimas 20 compras chegaram entre 3 e 4 semanas corridas, as vezes até menos. Existe uma tabela no site dos correios que explica com detalhes estes prazo e porque uma modalidade é tão mais rápida que a outra:

https://www.correios.com.br/enviar-e-receber/importacao/precos-e-prazos

Após fiscalização, os R/U precisam ser pagos a taxa de despacho (não é cobrado em Prime) e só depois de 40 dias úteis são entregues (este foi entregue 46 dias úteis depois).
No caso dos Prime (L), a entrega ocorre em até 12 dias úteis (tabela) mas na prática (pelo menos comigo) sempre ocorre entre 3 e 5 dias úteis, as vezes antes. Basicamente: liberou a fiscalização na segunda então no máximo sexta já entrega.

Logo, pegar (independente do produto) em lojas que oferte este tipo de frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pouco da minha experiência com cafés e com este moedor


Faz tempo que procurava um moedor de café legal (com as características necessárias) para usar na Philco Coffee Express (desde 2018). Comprava o café já moído de varejo (Café do Centro, Orfeu, Santa Monica, Octávio, L'or, Nescafé dos novos, Café do Ponto, Café da Floresta, Três Corações Arábica) e perdi as contas de quantos já provei (sempre procuro versões arábica 100%).
Como estes cafés não possuem padrão de moagem, sofria para equilibrar compensando na quantidade, compactação e até blend entre eles (misturar o mais moído com o menos moído) para conseguir uma extração melhor.
Ao mesmo tempo uso Nespresso mas acho o custo das cápsulas alto então só consumo quando tem promoção e/ou preciso de agilidade (quando preciso sair de casa). Como estou o tempo todo em casa desde a pandemia voltei a usar muito a Philco e a Nespresso ficou uns 6 meses parada.

Dos cafés que já tomei (citados acima, entre outros) o melhor (devido ao equilíbrio geral e compatibilidade com essa cafeteira) foi o Café Floresta 100% arábica. Sabor bom, doce (tomo sem adição de açúcar a uns 10 anos), granulometria tudo correto para esta máquina e custa muito barato (250g por volta de 8 reais) e não, o famoso Orfeu pelo menos já moído não chega perto levando em consideração o que custa...

Pra reforçar: quem tem pouca experiência ou zero experiência pode achar Nespresso TOP ou até mesmo Dolce Gusto mas não são. Os cafés feitos nessa singela Philco (re-brand) são pelo menos 10x melhores (basta usar um bom café, de bons produtores) que os da boutique famosa: pouco corpo (aguados), sabor mínimo e crema inexistente. Quebra galho pela praticidade mas cobra caro para entregar apenas um benefício. A qualidade é bem aquém do que se paga.
Então sim, os cafés de varejo que citei (chamo de semi gourmet) estão acima das cápsulas mas existem grãos de melhor qualidade (torra, cultivo, seleção, etc.).

Para cobrir essa necessidade resolvi buscar logo uma solução garantindo melhor precisão na granulometria do café.

Considerei o essencial de um moedor básico: lâminas de cerâmica, compacto, priorizando o ajuste facilitado, rápido.

Essa escolha foi um tiro no escuro sem saber. A maioria dos moedores desse tipo possuem ajuste de aproximação da cerâmica (mais fechado = fino, mais aberto = grosso) porém são bem simples e só em modelos mais caros existe algum parâmetro "milimétrico" pra ajudar no dia dia.
Ao escolher este modelo de 4 ajustes "achei" que teria maior controle no resultado final e foi justamente o contrário: me limitou nas possibilidades de ajustes.
O lado bom é que esse modelo possui um parafuso (última imagem nas fotos) que prende a cerâmica permitindo um "gap" para mais ou menos aperto sem soltar a cerâmica. Isso foi o pulo do gato para "salvar" este moedor. Apertando um pouco ou soltando foi possível ir de 4 níveis pré-determinados para 16 opções pelo menos. Então no geral foi bom pois ampliei a escala de granulometria tornando o moedor competitivo novamente.

A gambiarra resolveu em partes pois o café ainda estava grosso para essa cafeteira (porta filtro e demais acessórios originais), causando sub/super extração. Precisei fazer uns testes, moer 2x deixou mais fino que o necessário. Ainda estou testando pra ver a melhor forma de fazer nessa cafeteira/acessórios. Mas terei que comprar um porta filtro despressurizado e um tamper decente (itens que estou enrolando pra comprar).

Ah, não testei esse moedor com grão inteiro. Como expliquei acima compro café moído e atualmente estou com o Três Corações 100% arábica. Afinei 20g deste café (pois está grosso) levando por volta de 1 ou 2 minutos girando a manivela.

Achei que a gambiarra não estava boa suficiente, tive a necessidade de ir além no "jeitinho brasileiro". Não achei nada prático a ideia de ficar girando tanto tempo (cansativo). Alongou ainda mais o preparo de um café na manual (ponto para as cápsulas). Se fosse moer 100% um grão, tenho certeza que precisaria de 10-20 minutos para moer 20g de café! Se dá errado ou se tem mais gente pra beber, ferrou.
Comecei a pensar no que poderia fazer esse trabalho de girar pra mim. Não é possível que não desse pra encaixar algo, fazer um motorzinho, alguma coisa que girasse aquela manivela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bônus

 

Então reparei no encaixe do parafuso (Allen, 1/4") da manivela.

nazareconfusamatematica.gif

O resultado está no vídeo abaixo.
Sim, com essa solução "simples" fui do zero a um moedor compacto "elétrico" caseiro. Preguiça, trabalho e perda de tempo solucionado por completo. 
Ainda bem que tive esse insight na 3x que usei a maldita manivela.

https://www.youtube.com/watch?v=FuJl_aHy99Q&feature=youtu.be

Agora falta um tamper decente, filtros despressurizados e vou aproveitar para pegar o porta filtro "naked".
São todos 51mm por ~R$ 150,00. Espero que encaixem na Philco e melhore a experiência.

Se isso não resolver, então terei que buscar outro moedor (com ajuste mais fino que este).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Oi galeeerraaa!! Eu sou o mais novo e feliz proprietário da Mondial C08. Essa é minha primeira cafeteira de expresso espero muiitooo aprender com vocês. Eu ainda não adquiri o filtro despressurizado porque não tenho moedor e tal. Mas já me apaixonei. Até consegui vaporizar o leite maas não ficou top ainda por isso não filmei...
 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Galera, de uma maneira simplificada como eu compro o café ideal pra essa máquina?

 

Não estou falando de perfeição, só não quero estragar a máquina. Em um mercado comum eu consigo achar o café com moagem ideal? Existe alguma marca famosa ao menos mediana que eu consigo encontrar em qualquer lugar? (moro no interior).

 

Isso é indicado na embalagem dos cafés? Moagem média ou moagem para expresso?

 

O objetivo é não estragar a máquina e ter um café decente pra iniciantes, depois se eu quiser me especializar vou atrás de moedor, marcas gourmet, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, wing88 disse:

Galera, de uma maneira simplificada como eu compro o café ideal pra essa máquina?

 

Não estou falando de perfeição, só não quero estragar a máquina. Em um mercado comum eu consigo achar o café com moagem ideal? Existe alguma marca famosa ao menos mediana que eu consigo encontrar em qualquer lugar? (moro no interior).

 

Isso é indicado na embalagem dos cafés? Moagem média ou moagem para expresso?

 

O objetivo é não estragar a máquina e ter um café decente pra iniciantes, depois se eu quiser me especializar vou atrás de moedor, marcas gourmet, etc.

Moedor Inox

Melhor opção para começar, visto que o preço dele é bem acessível (60 reais). Em 3/4 extrações vc já encontra o melhor ajuste e pode usar qualquer grão, não limitar marcas ou tipos.

Quando usava café moído era muito difícil encontrar o ideal pois a cada lote mesmo que seja do mesmo fabricante apresentava diferença na moagem que geralmente é para coado, um pouco mais grosso que o ideal para espresso. Em alguns casos (Orfeu) era tão fino que entope a máquina.

Dos que testei e lembro que foram os mais próximos do adequado: Café Floresta e Café do Centro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...