Ir para conteúdo

Philco Rotisserie modificado para torrar cafes e realizar assados com precisão de temperatura


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Guest Anita

Meus parabéns também, Guilherme. Tenho curtido o projeto desde o início.

 

Ruston me disse que também achou muito legal o modelo final.

 

Abraços

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da forma como está não tem ainda a conveniência do Behmor (bandeja de película, ciclo de resfriamento, redutor de fumaça, etc) mas na parte de perfis oferece uma versatilidade que o Behmor não tem, pois a liberdade é total.

 

Para o torrefador que está no nível intermediário ou avançado essa versatilidade do GTCR é um fator importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, bandeja de película tem.... fica no chão e é removível ( sai com todas as películas agrupadas ).... o resto não tem :)

 

Pessoal,

 

Comprem sem medo... desde que adquiri o meu, minhas torras estão praticamente profissionais.

 

Torro do jeito que quero e não perco uma se quer....

 

abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo,

 

Plano eu até tenho e sei como fazer de forma fácil. O problema é que o forno já sai mais caro do que eu gostaria. Imagine com um PID com conexão com computador.

 

Estou com um PID desses em mãos, bem como com o cabo a caminho, vindo da China desde abril (deve chegar em breve). Quando instalar, te dou um feedback.

 

Tenho, também outros projetos em mente. Me falta tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

Certamente o custo do forno subirá com essa modificação. Em contrapartida um grande leque de mercado poderá se abrir para seu produto no segmento dos "power users".

 

Se pensarmos que com essa modificação seria possível concorrer na faixa de Quest, Gene, Hottop, etc, eu acho que seria uma opção competitiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida. Parece-me que seria bem interessante o forno poder ser entregue com e sem esse opcional. Com ele, o forno sobe de categoria.

 

Estive lendo sobre a questão da ventilação no Quest, e não sei até que ponto os mesmos princípios se aplicam, pois algumas coisas são um pouco diferentes nesse aspecto, como a câmara de torra (cilíndrica no Quest, de paralelepípedo no Philco), fora a questão de manejo de película.

 

De toda sorte, o uso da ventilação forçada acelera (1) a absorção de calor pelos grãos e notadamente (2) a troca de calor entre a massa do forno e os grãos. Neste segundo aspecto é que acho que a ventilação se torna interessante, especialmente na entrada do primeiro estalo, quando for o caso de acelerá-lo, e também no freio controlado da torra entre o primeiro e o segundo estalo (ou aceleração mais eficiente), sendo o caso. Enfim, é uma maneira de poder tirar proveito da massa térmica do forno como recurso adicional de torra.

 

Uma dúvida que eu tenho no uso desse Philco é o seguinte. Salvo engano, o Guilherme fez independente o acionamento das três resistências do forno. Isso poderia funcionar como uma modulação de potência do forno que, aliada ao PID, regula a transição entre os patamares de temperatura, é isso? Acho um recurso bem útil se for assim.

 

PS: Feliz Aniversário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, o controle independente dos três jogos de resistências possibilitam alterar a velocidade das rampas crescentes (desde que estejam ligados dois jogos ao mesmo tempo - cima baixo; traseiro superior - uma vez que só um jogo não permite temperatura duficiente para o forno mudar de um estagio para outro da torra). Há, inclusive, diferença de potência entre as resistências, de forma que utilizando-as em conjuntos diferentes, da para traçar perfis diferentes de rampas crescentes. Acionando apenas um jogo (preferencialmente o inferior), da para retardar a decrescente, que ja costuma ser mais lenta do que as crescentes.

 

A adição da convecção sempre foi uma meta. Inclusive, disponho de todo o equipamento necessário. Fico, ainda, na duvida se vou fazê-lo no Philco ou em um futuro torrador dedicado apenas para café (o Philco é polivalente, o que enseja vantagem por um lado e desvantagem, por outro; por exemplo, potência necessária para aquecê-lo adequadamente para torrar café, que deve ser maior)

 

Ainda tenho dúvida, quanto à convecção, se instalarei controlador a parte só para ela (controle da temperatura do ar quente independente do controle de temperatura das resistências, cuja resposta é bem mais lenta). O que ja tenho projetado quanto a isso ficaria muito legal (controle de velocidade do ar quente e da temperatura de sua saída no forno). Mas, por outro lado, se se considerar que o ar esquenta e resfria o forno com maior velocidade do que a condução, talvez não seja o caso de acrescer mais um controlador (aumento maior de preço), já que, em princípio, o emissor de ar quente/frio seria preponderante sobre as resistências, que, nesse caso, serviriam principalmente para manter estável o calor dentro do forno. De qualquer forma, só testando e, como não é algo que influencia as ligações internas, é de fácil adaptação de uma forma para outra. Como tenho, atualmente, três PIDs à disposição, isso não será problema. Não sai barato, de qualquer forma, acrescer a convecção, por incrível que pareça.

 

Uma coisa posso afirmar, do jeito que está e, com a experiência crescente que venho adquirindo após cada torra realizada no PHILCO (já perdi a conta de quantas fiz), estou conseguindo deixar o café do jeito que eu quiser, inclusive, fazendo torras mais claras (Rodrigo, a última que fiz, do Paraíso da Nascente, ficou da cor da torra do blend da Grenat e bem saborosa), mesmo deixando a torra avançar dois minutos após o primeiro crack, tudo isso sem travar a torra (com três minutos, o máximo que consigo até agora é um city+, 15% de perda de massa). Claro que ainda tenho que retirar o tambor quente do forno no final da torra e despejar o café no meu "Resfriator Tabajarator", coisa que, talvez, não tivesse que fazer se a convecção já estivesse instalada no forno (liberação apenas de ar frio no final da torra).

 

Estou conseguindo, também, repetições que não acreditava serem possíveis sem programação de rampas via computador. Veja o exemplo de duas torras que fiz, de cafés diferentes, na última semana:

 

 

 

Ps1: ontem chegaram duas peças cruciais para meu futuro projeto. Falta ainda encontrar um lugar em Brasília que venda chapas de aço a um preço acessível.

 

Ps2: obrigado Rodrigo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Guilherme, sou dos sem-torra, mas acompanhando desde sempre o projeto do forno. Já cumprimentei pelo belo projeto, mas não custa repetir.

 

E feliz aniversário!

 

Um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Aqui no anúncio, dá para ver os fornos como atualmente estão sendo customizados.

Esses dias dei uma cara nova ao protótipo (onde tudo começou), uma vez que ele já sofreu bastante para chegar ao produto final.

Afinal, ele merece e continua sendo usado umas três vezes por semana para torrar café e quase diariamente para outras funções.

Certo que agora ele está sendo controlado via computador, totalmente automatizado, mas, como disse, ele merece.

Bons cafés a todos!

 

Philco Rotisseriw Customizado - trato no protótipo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Rapaz, muito bacana este projeto, atiçou minhas lumbrigas, rsrsrsrsrs.

 

Sendo de Brasília aí que o negócio ficou ainda mais legal para mim.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...