Ir para conteúdo

Capuccino sem máquina de espresso


Postagens recomendadas

Olá pessoal!

 

Não tenho máquina de espresso, e ainda estou entendendo se esse é o tipo de café que funciona para mim. Rodando a cidade de São Paulo, ando em busca do espresso dos sonhos, e por mais que já tenha encontrado alguns ótimos, nenhum ainda chegou perto do prazer que tenho com uma xícara de V60.

Os capuccinos, porém, são outro assunto... já tomei alguns por aí que realmente foram incríveis. Por isso, nos últimos meses estou tentando desenvolver técnicas para conseguir fazer um bom capuccino sem ter em casa um bico vaporizador à disposição.

Já usei o bom e velho êmbolo da prensa francesa, mas para não danificar a malha de aço comprei recentemente um espumador elétrico, desses basiquinhos chineses sem marca. A grande dificuldade é acertar na textura do leite produzido... ou ele fica muito ralo, ou muito aerado. No segundo, o capuccino já sai agradável, mas quero conseguir chegar ao ponto da latte art, não como objetivo de fazer o desenho em si, mas por entender que ela é um indicativo de que a textura do leite está perfeita.

Dito isso, alguém teria dicas de como conseguir textura ideal usando um espumador elétrico? O que eu tento fazer é adaptar o raciocínio do vaporizador:

 

- Esquento o leite no fogo até atingir a temperatura de 68ºC - 70ºC

- Levo o leite quente para um recipiente que serve como pitcher

- Trabalho com o espumador em velocidade baixa, a ponta dele levemente aparecendo na superfície, procurando posiciona-la dentro de um quadrante

- Tento observar se todo o conteúdo se movimenta de forma homogênea, aumenta de tamanho, e começa a se assemelhar com a textura de tinta

- Desligo o espumador, passo o conteúdo para um segundo recipiente e sirvo na xícara de café

 

Seguindo esses passos, como falei, me parece que a textura ainda não fica como o ideal. Chego até a me questionar se realmente não há como atingir a textura perfeita sem um vaporizador, mas a ideia de comprar uma máquina de espresso só para vaporizar leite não me agrada, especialmente devido aos valores altos de máquinas que vão extrair espressos apenas "aceitáveis", segundo relatos.

Enfim, agradeço se alguém tiver experiências para compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá !
Vamos lá... quanto ao café voce utiliza qual para o cappuccino? Coado em V60?
Lembrando que um café coado terá uma densidade diferente de um café espresso (seja como for ele!) o que influenciará muito na textura da bebida final.

Eu particularmente acho mais pratico executar o leite na Prensa, mas acredito que com bastante treino esses aeradores portáteis prometem bastante qualidade sim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Sem gastar muito, acho que a melhor opção custo × benefício -- e mais portátil também -- é o mini mixer da marca... genérica! Não sai nem 30 reais e dá um resultado legal.

https://lista.mercadolivre.com.br/mini-mixer-western

Quanto à técnica de uso, o que faço de diferente do que você descreveu é a temperatura (entre 65 e 67°C) e o fato de já preparar no recipiente que vou usar para beber. Algo que você não mencionou mas que imagino que saiba é sobre o leite ser integral.

Gosto muito da espuma que a Bialetti oferece, mas pelo preço que ela sai (em torno de 350), não considero tão boa a textura da parte do leite que fica por baixo. Ou eu que não soube usar direito, vai saber!...

https://www.bialettishop.com.br/cafeteiras/cremeiras

Tenho usado com frequência praticamente diária o espumador (cremeira, se preferir) da Black & Decker. Custa entre 300 e 350 reais e foi uma das melhores aquisições que já fiz. Rápido, deixa o leite no ponto e basta apertar 2 botões. Ah, sim: ele esquenta e espuma ao mesmo tempo, dá a opção de com muita ou pouca espuma, somente esquentar e fazer espuma sem esquentar. 

  https://eletro.blackanddecker.com.br/espumador-de-leite-linha-gourmand-gris-el500/p?uam=true&mobile=4

Por fim, usar a prensa para aerar o leite nunca foi meu método predileto.

Quanto ao café, normalmente uso algum com perfil achocolatado e baixa acidez. Tenho me fixado principalmente no grão catuaí das matas de Minas. O queridinho do momento tem sido o Cotrim d'Alessandro que pego no Lucca Café. O preparo tem sido como espresso, mas já fiz na moka, na prensa e na V60 -- que, aliás, sendo seu método do coração, pode, sim, proporcionar a você um bom cappuccino.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pelas dicas, pessoal.

 

Ultimamente só faço café no V60, mesmo. Cheguei até a pensar que poderia ser algo relacionado ao café, pois é fato que nem todo grão no coado combina com capuccino. Talvez eu vá também em busca de uma moka para tentar me aproximar um pouco mais do expresso...

@valacomum muito obrigada pelas sugestões de equipamentos! Seu relato do espumador da Black & Decker foi bastante interessante. Vou estudar sobre o caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

Sem gastar muito, acho que a melhor opção custo × benefício -- e mais portátil também -- é o mini mixer da marca... genérica! Não sai nem 30 reais e dá um resultado legal.

https://lista.mercadolivre.com.br/mini-mixer-western

Quanto à técnica de uso, o que faço de diferente do que você descreveu é a temperatura (entre 65 e 67°C) e o fato de já preparar no recipiente que vou usar para beber. Algo que você não mencionou mas que imagino que saiba é sobre o leite ser integral.

Gosto muito da espuma que a Bialetti oferece, mas pelo preço que ela sai (em torno de 350), não considero tão boa a textura da parte do leite que fica por baixo. Ou eu que não soube usar direito, vai saber!...

https://www.bialettishop.com.br/cafeteiras/cremeiras

Tenho usado com frequência praticamente diária o espumador (cremeira, se preferir) da Black & Decker. Custa entre 300 e 350 reais e foi uma das melhores aquisições que já fiz. Rápido, deixa o leite no ponto e basta apertar 2 botões. Ah, sim: ele esquenta e espuma ao mesmo tempo, dá a opção de com muita ou pouca espuma, somente esquentar e fazer espuma sem esquentar. 

  https://eletro.blackanddecker.com.br/espumador-de-leite-linha-gourmand-gris-el500/p?uam=true&mobile=4

Por fim, usar a prensa para aerar o leite nunca foi meu método predileto.

Quanto ao café, normalmente uso algum com perfil achocolatado e baixa acidez. Tenho me fixado principalmente no grão catuaí das matas de Minas. O queridinho do momento tem sido o Cotrim d'Alessandro que pego no Lucca Café. O preparo tem sido como espresso, mas já fiz na moka, na prensa e na V60 -- que, aliás, sendo seu método do coração, pode, sim, proporcionar a você um bom cappuccino.

Saudações!

achei interessante essa cremeira, tu transfere depois para outro recipiente para fazer o latte art? ou só usa para criar a espuma?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Desta eu transfiro para outro recipiente, mas sem latte arte, que não aprendi a fazer. :( Para ser bem sincero, nunca me dediquei a tentar, apesar de achar bonito o resultado. De todo jeito, segue uma foto do que obtenho  em casa.

Saudações!

IMG_20230511_220634.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...