Ir para conteúdo

Anatomia e funcionamento do Grupo E61


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Videozinho interessante da SCG em que o Bill Crossland explica o funcionamento de um grupo E61 que foi cortado longitudinalmente para visualização do mecanismo interno. Muito, mas muito legal! Interessante ver como é simples e funcional o design do grupo de extração que é uma referência de mercado e se tornou um sinônimo de bons espressos:

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso seria, Márcio, com todas as reservas do termo, atuaria como uma espécie de pré-infusão no grupo?

Até onde eu sei, o grande avanço do grupo E61, o próprio motivo de sua criação, foi exatamente a pré-infusão de cerca de 3 segundos. Segue abaixo o perfil de pressão do e61 com alavanca.

pressure-profiles-vibe-rotary.jpg

O da esquerda é bomba vibratória, o da direita, volumétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja como for, é notável como o sistema é relativamente simples e uma solução barata e eficaz para o problema da temperatura do grupo. Não é a toa que está a mais de 50 anos por aí. Se bem que moedores e máquinas de espresso são coisas que não tem mudado muito ao longo do tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o texto que dizem ser tradução do original da patente do E61:

 

"In practice, during some moments, there is no pressure. Then, the pressure begins to be formed. When the pressure in the chamber 14 reaches (in the case in question) 1.5 atmospheres, this pressure overcomes the power of spring 8 and the sealing device 7 becomes detached from the seat. But in the supposition in question, the sealing device 10 remains in the off position. As the hot water still arrives in 14, this water, little by little, fills the cavity 9. After this filling, the pressure in 14 and above the coffee powder contain in the filter, rapidly increases under the action of the pressure in 3, and then the infusion is distributed. After this distribution, by operating the handle 14 in the opposite manner, the starting conditions are reestablished.

 

It is evident that, by regulating the opening 2, the spring 8, and the volume of chamber 9, it is possible to obtain the desired period of the phase of infusion with the desired pressure of infusion."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este texto tirado do Home Barista:

"The term "E61 group" is frequently misused. Some attribute the term to the saucer shaped grouphead, some attribute it to the thermosyphon design, others attribute it to the automated preinfusion. While the first two attributions are common embodiments of the implementation, only the latter attribute is part of the patent claim"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este texto tirado do Home Barista:

"The term "E61 group" is frequently misused. Some attribute the term to the saucer shaped grouphead, some attribute it to the thermosyphon design, others attribute it to the automated preinfusion. While the first two attributions are common embodiments of the implementation, only the latter attribute is part of the patent claim"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Solução barata não sei, robusta sim. As 3-vias não dependem de energia, a grande massa de metal ajuda na estabilidade térmica.

 

Um grupo desses na Nuova Ricambi, não sei exatamente o fabricante, custa na faixa de 200 euros. Grupos mais simples, provavelmente chegam a 100 euros, mas requerem a válvula solenóide de 3-vias.

 

Se o grupo da Simonelli na Musica ficou bem estável e quase não requer expurgo, esse também deve dar para configurar assim, acertando o fluxo do termosifão com restritores. Não é o restritor (giclê) que é mostrado no grupo, na parte de cima, esse restringe o fluxo na hora de encher a câmara e o bolo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li em algum lugar que em muitas máquinas o grupo é configurado pra trabalhar "frio". É possível, em tese, achar um melhor equilíbrio alterando o fluxo do termosifão? Porque o fabricante já não faz isso? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que sem restritores em geral ele estará "quente" e com a máquina parada precisará de um expurgo. Mas acho que extrações em sequência não precisarão. Ao mesmo tempo, restringindo o termosifão o grupo estará mais frio e não precisará de expurgo, mas provavelmente precisará de um tempo maior entre as extrações para recuperar a temperatura. Para uso doméstico, é o ideal.

 

Não sei qual fabricante faz e porque não... Acho que a Rocket, por exemplo, usa 3mm na parte de cima (máquina com trocador, não caldeiras separadas), já deve ajudar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Navegando a toa na net olha a cafeteira que eu achei : http://www.aliexpress.com/item/High-end-1L-Italian-Espresso-Semi-automatic-Aluminium-Electric-Coffee-Maker-for-Coffee-Powder-Free-Shipping/602584999.html

Uma cafeteira com grupo e61 por 602 dólares com o frete grátis (4 pecas). Se alguém animasse em pedir heim...

Nao sei se presta, mas bonita ela é....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o grupo custa 200 euros na Itália, não dá para na China fazerem uma máquina de 300 dólares... Se um dia alguém lá fizer a fundição de um grupo igual, pode ser que consigam baratear, mas...

 

O que o cara quis dizer ali é que usa o porta-filtro do E61 ("universal"), mesma posição e tamanho de abas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Navegando a toa na net olha a cafeteira que eu achei : http://www.aliexpres.../602584999.html

Uma cafeteira com grupo e61 por 602 dólares com o frete grátis (4 pecas). Se alguém animasse em pedir heim...

Nao sei se presta, mas bonita ela é....

 

Essa é a máquina que o Luiz Amorim comprou.... ainda está em testes com ele, mas parece ser boa. Apenas o pf é e61.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já sabe qual é atualmente a maquina mais barata com grupo E61 legitimo?

 

Não sei se são as mais baratas, mas a Isomac Zaffiro custa na faixa de 850 dólares, e a Bezzera Unica PID uns 990 dólares. Só que ambas são máquinas de uma caldeira, e não HX. Creio que procurando bem ache alguma HX com E61 na faixa de U$ 1000.

 

 

PS: Fiz uma correção no post. Falei sobre Quickmill Silvano, que não tem nada a ver com grupo E61. Queria citar a Isomac Zaffiro, o que já corrigi no texto.

Editado por Rodrigoks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Pessoal dos E61,

li muito sobre a necessidade de lubrificação do grupo E61 depois da retrolavagem. P.ex. esse texto:

 

http://coffeetime.wikidot.com/e61-lubrication

 

Algumas pessoas falam que não é necessário e que a gordura do café resolve isso depois de 1 a 2 shots. Outras pessoas alegam que partes da mecânica do grupo abrasam mais sem lubrificação e precisam assim ser trocados depois de 3 anos ou mais sem graxa ... então a minha pergunta. O que vcs recomendam?

 

1) Aplicar uma graxa depois da retrolavagem com detergente? Assim a mecânica do grupo dura mais tempo sem manutenção, mas a graxa afeta o sabor?

2) Não lubrificar. Arriscar que o grupo vai precisar de manutenção (troca dos pins etc.) mais sedo, mas não afetar o sabor do café e desmontar a alavanca tempo inteiro?

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente eu não sei o que fazer também  Burny, a minha nota-se que está um pouco seca, quando vc move a alavanca escuta um barulho, as vezes depois com retrolavagem com detergente da uma melhorada, o que estou fazendo é o seguinte, fazendo essa retrolavagem com detergente a cada 20 - 30 dias e o backflush sempre após cada extração.

O que notei na minha também é que as vezes quando usa o filtro cego para o backflush a pressão não atinge os 9 bar, mas sim em média de 7 ou 6 não me recordo, não sei se é algum problema na bomba ou é normal, lembrando que a bomba minha é a fluiy-o-tech rotatoria, mas nem sempre acontece isso e nas extrações a pressão sempre fica normal no 9 bars, tinha que ter perguntando isso ao Alexandre mas sempre acabo protelando.

Penso que se fizer o backflush a cada extração é exagero fazer retrolavagem 1 vez por semana, posso estar enganado, não sei...

Agora se tiver que engraxar também não sei o tipo de graxa que utilizaria, que não seria nociva a saúde e que não deixaria gosto, fora o fato de ter que desmontar a alavanca do grupo para engraxar?? ai seria muita função hein

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rogério, normalmente fazemos mais ou menos 10 espressi na Unica por dia e lavamos o grupo (incl. backflush) após cada extração. Mesmo assim o grupo fica bastante sujo após de 2 semanas, e observei que o gosto do café fica pior com intervalos de retrolavagem com detergente maiores que 2 semanas. Já desmontei a alavanca para engraxar, nada muuuuuuito complicado, mas demora um pouco sim. Tenho uma graxa especifica para grupos de maquinas de espresso (XAVAX, até 200 C e não toxico). A questão é realmente se afeta a vida útil do grupo, se afeta o sabor do café (ainda não reparei), se é saudável (fala não toxico no pacote, mas no fim das coisas é silicone), e se eu não estrago o grupo desmontando a alavanca tempo inteiro.

 

Sobre os problemas com a bomba, realmente sei nada sobre bombas rotatórias, mas não pode ter a ver com flutuações na pressão da água da rede? Li que algumas bombas rotatórias são bem sensíveis.

 

Abçs,

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em vez do flushback com Cafisa eu experimentaria somente tirar o screen e o gasket e lavar bem com detergente ou Cafisa, e pasar uma toalha de papel no grupo. É o que faço na Strega e funciona muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E verdade Rodrigo, mas acredito que a maior parte da "sujeira" fica no screen e na parte mais exterior do grupo, por isso a sugestão de experimentar, desde que resolvendo o problema de piorar o gosto, poderia reduzir muito a necessidade de backflushes com Cafisa ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...