Ir para conteúdo

Mahlkonig x54 vs Eureka Mignon Zero (vs Eureka Oro Single Dose?)


thiagod

Postagens recomendadas

Concordo com colega Rafael, tenho uma eureka e posso confirmar que o próprio pesa 7,640kg, pois pesei o moedor antes de colocar na minha mala, que foi despachado no avião. Estou usando o moedor desde 11/2022 e posso afirmar que o moedor nunca deslizou ou tremeu, ele é um tremendo moedor, robusto e muito bem construído, você sente o peso e a estabilidade do moedor. Eu também recomendo vídeos de review do próprio Lance Hendrick, comparando os moedores da Eureka ao lado de outros moedores do mercado e também tem o grupo do Reddit que é muito bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiagod como eu havia dito anteriormente, são moedores tão diferentes que não são concorrentes. O vídeo é bastante elucidativo e vai te ajudar a encontrar a versão que mencionei caso seja de seu interesse. Como disse e repeti várias vezes, meu parâmetro são moedores profissionais top de linha. Meu moedor pesa 23 quilos e tem o tamanho de aproximadamente 8 Mignon em altura, largura e profundidade, o que dificulta muito ver determinadas qualidades neste equipamento, mas ressaltei que trata-se de um bom moedor algumas vezes também, porém numa determinada faixa de preço há de se considerar qual o benefício que você leva. Espero ter ajudado

 

 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Eureka Manuale, que é o modelo mais simples, com mós para espresso. Hoje a Eureka tem mós para espresso e outra para coados. 

 

Quando vi o x54 pensei na possibilidade de trocar, já que minha irmã mora em Portugal e poderia trazer de lá. Fui procurar informações e achei uma discussão no reddit em que alguns usuários compararam ele com o Eureka Specialita, que tem mós maior que o meu. 

 

A conclusão geral é de que se o foco for só espresso, melhor ficar no eureka mesmo. O x54 seria melhor se for ficar alterando o método, pq a principal crítica aos Eureka Mignon é que o ajuste dele é um pouco chato para precisão, mas funciona. 

 

Estou totalmente satisfeito com o meu. Hoje eu não teria um df64, um ek43 ou algo parecido, porque acho muito grandes para o meu espaço, perfil de uso, etc. Com o hoper e below, fiz a alteração pra single dose e a retenção é praticamente zero. O que pra mim é um ponto forte, porque sempre faço dose única e não tiro vários espressos no dia. 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim aqui o importante é a crítica e expor realmente as impressões ruim de cada produto "meter o pau". Para falar bem basta abrir o youtube que está cheio de propaganda feita pelos youtubers. obrigado @José do Café 013 e @Rafael Simas por suas opiniões.

  • Curtir 1
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, thiagod said:

@Coffentusiasta, obrigado pela contribuição!

Poderia fazer um comparativo entre ele e o DF64? Entendi no seu perfil que vc tinha um também.

E qual você usa mais no dia a dia?

Um abraço, Thiago

Não vejo muita diferença entre os dois moedores, o Df64 tem uma lâmina maior e sinto que o café sai mais fofinho e no eureka preciso passar um wdt extra. Não sou muito experiente a ponto de citar detalhes no sensorial, mas na minha humilde opinião, consigo sentir as notas mais frutadas quando uso o df64. Tenho a intenção de futuramente trocar as lâminas do meu df64 para ssp mp porque gosto de cafés citricos frutados com torra clara.

Eu estou usando muito mais o df64, ele é mais prático de limpar (limpo 1x por semana) e tem praticamente 0 retenção. Mas ambos entregam um espresso muito bom e são muito bem construídos com um peso legal e estável.

Vale também levar em consideração o que o colega citou, qual é a intenção de uso do moedor sabe? Se for uso pessoal tirando eu acredito que um df ou um eureka te atenda muito bem. Agora se for uso em café ou até em casa com um fluxo alto, acredito que seja válido levar em consideração a compra de um moedor profissional. Aqui em casa tiro no máximo 4 espressos por dia e ambos moedores tem me atendimento muito bem.

 

1 hour ago, danilotoda said:

Para mim aqui o importante é a crítica e expor realmente as impressões ruim de cada produto "meter o pau". Para falar bem basta abrir o youtube que está cheio de propaganda feita pelos youtubers. obrigado @José do Café 013 e @Rafael Simas por suas opiniões.

Concordo com você, antes de comprar meus moedores sempre busquei por críticas e o que o moedor deixa a desejar. Mas só quis deixar claro que os moedores da eureka não são leves e ja usei diversos modelos da eureka e nunca vi deslizar, são bastante estáveis e bem construídos.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Coffentusiasta disse:

Não vejo muita diferença entre os dois moedores, o Df64 tem uma lâmina maior e sinto que o café sai mais fofinho e no eureka preciso passar um wdt extra. Não sou muito experiente a ponto de citar detalhes no sensorial, mas na minha humilde opinião, consigo sentir as notas mais frutadas quando uso o df64. Tenho a intenção de futuramente trocar as lâminas do meu df64 para ssp mp porque gosto de cafés citricos frutados com torra clara.

Eu estou usando muito mais o df64, ele é mais prático de limpar (limpo 1x por semana) e tem praticamente 0 retenção. Mas ambos entregam um espresso muito bom e são muito bem construídos com um peso legal e estável.

Vale também levar em consideração o que o colega citou, qual é a intenção de uso do moedor sabe? Se for uso pessoal tirando eu acredito que um df ou um eureka te atenda muito bem. Agora se for uso em café ou até em casa com um fluxo alto, acredito que seja válido levar em consideração a compra de um moedor profissional. Aqui em casa tiro no máximo 4 espressos por dia e ambos moedores tem me atendimento muito bem.

 

Concordo com você, antes de comprar meus moedores sempre busquei por críticas e o que o moedor deixa a desejar. Mas só quis deixar claro que os moedores da eureka não são leves e ja usei diversos modelos da eureka e nunca vi deslizar, são bastante estáveis e bem construídos.

 

Prezado, só um ponto que é importante ressaltar, obviamente que o direcionamento de cada moedor é importantíssimo pra que cada um leve em consideração o que pode melhor atender, entretanto eu aconselho esses moedores titãs por conta de outros motivos amplamente discutidos em outros tópicos. 

Os moedores domésticos têm lâminas menores. Lâminas menores geram energia estática e calor. Se a pessoa liga pra todas aquelas variáveis x, y e z e investe dinheiro em grãos caros e é entusiasta de todas aquelas modificações que vira e mexe eu vejo por aqui, bastante engenhosas e tudo mais, um fator que quase sempre passa despercebido é essa combinação de energia estática com fricção que altera as características (não somente mas principalmente) de torras mais claras. 

Aí cada um prioriza o que quer, mas o Fiorenzato pode ser usado muito bem pra single dosing, tem lâminas grandes, mói 18g em 3 segundos e isso não tem a ver necessariamente com o fluxo em si pra uso em casa. 

Eu indico esse tipo de moedor porque as lâminas não têm interação suficiente com o pó a ponto da fricção alterar as características, ademais várias versões mais recentes do Fiorenzato (e outros titãs) já levam em consideração essas variáveis e vêm com cooler justamente pra que a oscilação de temperatura durante o uso não altere a característica do grão. Esse é um assunto de alta complexidade e é uma percepção que vem com anos de contato com pó de café moído.

Cada um desses equipamentos têm um direcionamento específico, claro, e sua observação está perfeita. Porém como o colega @thiagoddisse que os moedores que ele está considerando estão na faixa entre 6000 e 8000 reais, os benefícios que o Fiorenzato agrega são maiores, na minha opinião, que ambos equipamentos citados inicialmente no tópico. Por diversas razões já citadas, como opções de dosagem distintas, inclinação, baixa retenção, moagem extremamente rápida que não gera alteração das características dos grãos, é um equipamento que durará com pouquíssima manutenção 3 décadas tranquilamente, que tem ampla rede de manutenção no Brasil, diversos comandos num display eletrônico dos mais complexos que já vi, informações como temperatura e umidade, o peso de 16 quilos e um tamanho não muito superior ao do Mignon, e o valor abaixo do Mahlkonig. E há outros benefícios que estou esquecendo de listar como altura do garfo do portafiltro ajustável, fácil remoção das mós para limpeza..Você ter tudo isso não significa que obrigatoriamente um moedor desses fica restrito a um alto fluxo. Isso vai depender muito da intenção de cada um como você colocou e os moedores citados podem sim atender alguém com determinadas expectativas tranquilamente, até porque são equipamentos de marcas conceituadas e com valor elevado. O meu moedor de uso pessoal é da Eureka, portanto posso falar a respeito dos contras da marca com bastante propriedade, já tive alguns modelos de Mignon e Mahlkonig dispensa comentários... Infelizmente quanto ao DF64 realmente não posso opinar a respeito porque tudo que eu disser será na base do achismo, nunca tive um e sequer li a respeito desse moedor então a respeito desse prefiro nem falar nada. 

Cada projeto terá vantagens e desvantagens, respectivos custos e respectivos benefícios e aplicabilidade distinta pra cada bancada levando sim o tamanho em consideração, mas o Fiorenzato é um dos menores modelos de moedores eletrônicos, sem o hopper ele fica poucos centímetros maior que o Mignon com o hopper, colocando um bellow o moedor fica mais compacto e com a usabilidade bastante aplicável pra uso doméstico. Fora o prazer de usar um moedor tão maravilhoso que a pessoa terá todos os dias por anos e anos. 

Bons cafés

 

 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José do Café 013, obrigado mais uma vez pela contribuição!

Apenas uma leve correção: estou buscando moedores mais baratos (o x54 é o mais caro entre ele mesmo, o df64 e o mignon zero - 5k com a importação). 

Dessa forma, o F64e estaria um pouco acima do budget hehe

Obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, thiagod disse:

@José do Café 013, obrigado mais uma vez pela contribuição!

Apenas uma leve correção: estou buscando moedores mais baratos (o x54 é o mais caro entre ele mesmo, o df64 e o mignon zero - 5k com a importação). 

Dessa forma, o F64e estaria um pouco acima do budget hehe

Obrigado :)

Ahh então eu havia compreendido tudo errado a respeito do orçamento @thiagod desculpe, deste Fiorenzato você vai encontrar na faixa entre 5k e 8k mas como eu não conheço os vendedores, não posso indicá-los

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...