Ir para conteúdo

Mahlkonig x54 vs Eureka Mignon Zero (vs Eureka Oro Single Dose?)


thiagod

Postagens recomendadas

Pessoal, alguém tem algum dos moedores do título, ou tem algum ponto de vista sobre eles?

No fds dei uma olhada nesses moedores e no site da EspressoCoffeeShop eles estão com preço semelhante (x54 a 460EUR, Mignon Zero a 330EUR e o Oro mais caro, 550EUR acho)

Estou tentado a pegar o Mignon Zero, mas talvez o x54 tenha um desempenho superior e tenha maior liquidez la na frente, se for o caso de vender (vejo muito mais coisa sobre ele do que sobre o mignon zero, por isso tenho esse pressentimento)

Outras perguntinhas :)

1. Hopper vs Single Dose - alguém tem alguma opinião muito forte? O Single Dose me parece mais trabalhoso, mas mais interessante pelos grãos estarem mais frescos

2. É possível fazer o x54 ser single dose e ter um desempenho bom?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Principalmente espresso - imagino que para todos eu vou me estressar com a troca frequente.

Eu tenho um Bravito e um Kmax, devo ficar com um dos dois para coados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem boas referências para importar?

Apenas achei no df64.com, e vi várias reviews negativas dele.. fiquei meio com pé atrás.

Também gostei da ECS pq conseguimos isentar o VAT europeu (e pagar maravilhosos 100% de impostos brasileiros)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Tive essa mesma dúvida no começo do anoe fui de Mignon Zero. Se quiser alternar entre modos recomendo o mahlkonig, se n eureka. Todo review que vi mostra que o mahlkonig tem muita retenção, mesmo com hopper single dose ou blower. Esse desperdício de café a cada moagem me fez decidir pelo eureka, e não tenho nenhuma reclamação quanto a ele. Robusto, durável, e uma comunidade muito grande de usuário com muito material online. Sobre a versão zero específica, de fato nao fizeram um marketing muito bom, mas é exatamente o specialita porém voltado pra single dose, ent sem a interface digital e operação direta no botao liga e desliga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, thiagod disse:

Apenas achei no df64.com, e vi

 

eu comprei no df64 e chegou em 7 dias. A maioria das reclamações são pq eles não são revendedores oficiais apenas gray market, mas aqui não tive problemas.

 

senão compra no revendedor oficial americano. turingrinder.com 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, José do Café 013 said:

Boa noite! O Mignon parece um brinquedinho, faz rotações em excesso. Mahlkonig não precisa de referências...Vá de Mahlkonig. É como comparar um dobermann com um pinscher. Bons cafés

obrigado! e contra o oro single dose, voce também iria de mahlkonig?

 

7 hours ago, Rafael Simas said:

 Tive essa mesma dúvida no começo do anoe fui de Mignon Zero. Se quiser alternar entre modos recomendo o mahlkonig, se n eureka. Todo review que vi mostra que o mahlkonig tem muita retenção, mesmo com hopper single dose ou blower. Esse desperdício de café a cada moagem me fez decidir pelo eureka, e não tenho nenhuma reclamação quanto a ele. Robusto, durável, e uma comunidade muito grande de usuário com muito material online. Sobre a versão zero específica, de fato nao fizeram um marketing muito bom, mas é exatamente o specialita porém voltado pra single dose, ent sem a interface digital e operação direta no botao liga e desliga.

obrigado! você chegou a fazer alguma modificação nele? vi que algumas pessoas fizeram uma base em 3d inclinada para diminuir ainda mais a retenção

2 hours ago, mericlis said:

 

eu comprei no df64 e chegou em 7 dias. A maioria das reclamações são pq eles não são revendedores oficiais apenas gray market, mas aqui não tive problemas.

 

senão compra no revendedor oficial americano. turingrinder.com 

você tem o df64 titanium? vi que muitas pessoas fazem o upgrade dos burrs, mas dai aumentaria bastante o investimento hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente Thiago, pro meu gosto pessoal não me agrada moedor pequeno e nem acho que retenção de 2g é o fim do mundo. Essa é minha percepção. Eu tenho um Eureka, talvez o melhor deles porque é o top de linha, mas é um moedor comercial. É um modelo fabricado por outras marcas e eu acho que em termos de qualidade dos materiais, eles pouparam mais que a Victoria Arduino e a Nuova Simonelli que são mais robustos. A versão da Eureka é mais bonita e também menos robusta do que das outras marcas. O mignon definitivamente não é meu tipo de moedor, com os parâmetros de comparação que eu tenho no dia a dia fica complicado ter satisfação com ele porque ele parece o filhote recém nascido do meu moedor ou uma miniatura pra colocar na minha estante. É um bom moedor, não me entenda mal, só não acho legal pro meu gosto pessoal.

Independentemente da versão do Mignon, o nome diz exatamente o que ele é, Mignon. Faz jus ao nome....Pelo menos essa versão Oro é inclinada, então eu já acho isso um plus.

Você já procurou a nova versão do Fiorenzato F64E? Aquilo pra mim é um moedor de café...A nova versão me agrada bastante porque você pode escolher por tempo ou peso, é um moedor que pesa 16 quilos, mói rápido e com extrema consistência, pode ser usado pra single dosing...É algo que dá satisfação de usar. A moagem cai com as partículas espalhadas, as lâminas são grandes...O ajuste poderia ser mais preciso, porém não é algo que vá atrapalhar ninguém...Tremendo equipamento e talvez um pouco mais barato que o Mahlkonig e relativamente fácil de encontrar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José do Café 013, saberia indicar algum site da Europa com esse moedor - F64e?

Vi alguns sites do Brasil mas os de fora vi apenas por mais de mil euros..

@danilotoda, ja tem alguma opiniao formada? estou inclinado para o mahlkonig hehe..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiagod Estava mais inclinado a comprar https://www.espressocoffeeshop.com/en/single-dose-grinders/379-109574-0-eureka-mignon-single-dose-espresso-grinder.html#/1-color-black/47-voltage-220_v

fazendo as contas por cima dá uns 6mil com os impostos, estava aguardando uma promoção do site ou pedir um desconto deu certo na minha ECM.

Mas agora o José me deixou uma duvida o que vale mais a pena .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, danilotoda said:

@thiagod Estava mais inclinado a comprar https://www.espressocoffeeshop.com/en/single-dose-grinders/379-109574-0-eureka-mignon-single-dose-espresso-grinder.html#/1-color-black/47-voltage-220_v

fazendo as contas por cima dá uns 6mil com os impostos, estava aguardando uma promoção do site ou pedir um desconto deu certo na minha ECM.

Mas agora o José me deixou uma duvida o que vale mais a pena .

Rola muita promoção no site? O cara me passou um cupom de 5% de desconto no X54 e nesse, e 10% no Mignon Zero

Quanto mais eu vejo, mais dúvida eu fico.. Complicado hahaha

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, thiagod said:

Rola muita promoção no site? O cara me passou um cupom de 5% de desconto no X54 e nesse, e 10% no Mignon Zero

Quanto mais eu vejo, mais dúvida eu fico.. Complicado hahaha

Comprei o meu eureka durante minha viagem pela Itália, recomendo entrar em contato e negociar o valor, acredito que o site tenha whatsapp. Lembro que consegui uma % adicional de desconto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, danilotoda disse:

Também estou na mesma dúvida sobre esses moedores.  @José do Café 013 você sabe se esse Fiorenzato F64E é capaz moer para coados também?

Boa noite Danilo. Digamos que seja capaz, mas o mais indicado pra quem quer transitar entre dois métodos ou mais métodos é ter no mínimo dois moedores. 

Cada café tem sua própria densidade e tamanho do grão, portanto se toda vez que você tiver que voltar pro espresso a cada coado que quiser, vai queimar muito café até encontrar o ponto ideal pra cada método, sendo portanto mais aconselhável você ter um moedor pra métodos diversos e outro especificamente pra espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, thiagod disse:

@José do Café 013, saberia indicar algum site da Europa com esse moedor - F64e?

Vi alguns sites do Brasil mas os de fora vi apenas por mais de mil euros..

@danilotoda, ja tem alguma opiniao formada? estou inclinado para o mahlkonig hehe..

Infelizmente não sei nada sobre importação, apenas um básico. Mas se a dúvida é um Mignon ou um Fiorenzato nova versão, tenha em mente que o Mignon é um moedor levíssimo. Toda vez que você aciona o gatilho com o portafiltro, se você não colocar pés de borracha ou usar numa superfície aderente, ele anda na bancada porque ele pesa quase o mesmo que uma coca dois litros. Já o Fiorenzato é um moedor que você vai comprar apenas um e usar por 30 anos. Não vai necessitar upgrade nenhum por décadas. Ele é maior, ocupa um pouco mais de espaço principalmente na vertical, mas o custo-benefício não se compara...

Estou falando com base na minha experiência, tem gente que tem Mignon e adora, mas eu não consigo imaginar uma dúvida entre um Mignon contra um Mahlkonig ou um Fiorenzato...Ele não está nessa faixa de benefício. Não deviam ser encarados como concorrentes porque são moedores diferentes demais. Se você tem uma bancada muito pequena, um espaço limitado e não tem problema em pagar isso e pensar num upgrade num futuro não tão distante assim, o Mignon pode atendê-lo, mas dificilmente será visto como o equipamento definitivo, aquele moedor pra sempre...

Já os outros dois, mesmo o Mahlkonig sendo uma versão, digamos, doméstica, será um equipamento que você jamais vai precisar dar upgrade ou procurar algo que te atenda melhor e isso serve igualmente e eu diria mais ainda pro Fiorenzato que é um top de linha, um moedor fantástico e talvez um pouco mais barato.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um F64e, comprado a 2 meses e posso compartilhar com voces que é um moinho muito robusto e rápido, porém estou apanhando pra caramba pra acertar a moagem no espresso, a meu ver conforme a cupula vai esvaziando, a moagem também varia bastante !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Joao Ricardo disse:

Tenho um F64e, comprado a 2 meses e posso compartilhar com voces que é um moinho muito robusto e rápido, porém estou apanhando pra caramba pra acertar a moagem no espresso, a meu ver conforme a cupula vai esvaziando, a moagem também varia bastante !

João, você deve considerar que os grãos de café exercem um peso X nas lâminas, portanto o melhor jeito de usar ele é pesando sempre a mesma quantidade, ou como eu faço, crio uma linha visual e sempre preencho na mesma linha, no meu caso como quase sempre faço single dosing mesmo com o hopper, eu sempre preencho até o início da curva embaixo do hopper, assim você mantém a consistência. Qualquer moedor elétrico vai ter essa variação. Evite colocar medidas diferentes porque pela física será impossível ter o mesmo resultado uma vez que pesos diferentes nas lâminas vão resultar em diferentes granulometrias, ou seja, se você preencher o hopper com 1 quilo de café, vai ter uma interação diferente de você colocar 20 gramas e moer. E não precisa ser uma discrepância tão grande assim, mesmo com 100g contra 20g você já ter resultados diferentes, por isso se for single dosing, pese antes de colocar no moedor ou crie a linha visual e procure não deixar passar dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, José do Café 013 said:

João, você deve considerar que os grãos de café exercem um peso X nas lâminas, portanto o melhor jeito de usar ele é pesando sempre a mesma quantidade, ou como eu faço, crio uma linha visual e sempre preencho na mesma linha, no meu caso como quase sempre faço single dosing mesmo com o hopper, eu sempre preencho até o início da curva embaixo do hopper, assim você mantém a consistência. Qualquer moedor elétrico vai ter essa variação. Evite colocar medidas diferentes porque pela física será impossível ter o mesmo resultado uma vez que pesos diferentes nas lâminas vão resultar em diferentes granulometrias, ou seja, se você preencher o hopper com 1 quilo de café, vai ter uma interação diferente de você colocar 20 gramas e moer. E não precisa ser uma discrepância tão grande assim, mesmo com 100g contra 20g você já ter resultados diferentes, por isso se for single dosing, pese antes de colocar no moedor ou crie a linha visual e procure não deixar passar dela.

Jose, nesse caso a reteção nao fica muito alta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Thiago, o Fiorenzato é um moedor inclinado como o Mignon Oro que você perguntou. Ele tem uma espécie de rampa que faz com que a gravidade aja pra expulsar o máximo possível. Moedores eletrônicos em geral têm baixa retenção porque quase todos têm uma inclinação e a gravidade ajuda a expulsar e mesmo o pouco que fica retido, fica tão aglutinado próximo da lâmina que se você usar no mesmo dia, não faz muita diferença em termos de frescor. Você consegue retenção zero com um bellow e ajuda a não dar diferença na consistência devido a pesos diferentes no hopper porque o bellow vai limitar a quantidade de café que você mói.

Isso não se aplica aos moedores com dosador. Por exemplo, há Fiorenzatos com dosador, Macaps, Mazzers e etc. Os moedores com dosador não são inclinados, há uma câmara RETA com X centímetros cúbicos de volume que fica preenchida ANTES de cair no dosador. Algumas pessoas acham que o dosador ocasiona retenção e não é isso. É essa câmara que fica logo na saída da lâmina até a entrada no dosador que ocasiona a retenção. A depender do moedor, essa câmara é grande e retém até 40% do pó moído, bastante mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela explicação, @José do Café 013!

Na verdade, eu estava com o Mahlkonig na cabeça. Se eu fizer com ele a sua sugestão, eu acabaria tendo uma retenção grande né.

Meu dilema está sendo esse: entendo que o Mahlkonig seja um moedor melhor construído, mas como faço 2-3 espressos por dia, acredito que um single dose faça mais sentido.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, pelo que eu li, esse moedor x54 da Mahlkonig retém 2.5g. Não considero uma grande retenção. Considere que o Mignon ao moer espalha pó pra dentro do moedor o que exige uma limpeza periódica pelo menos com aspirador de pó.

Já o Mahlkonig, qualquer modelo, sempre será uma referência em moagem. Os moedores top de linha de qualquer marca sempre serão comparados aos Mahlkonig como referência. É uma compra tranquila.

Agora se você me perguntar a minha opinião pessoal, eu iria de Fiorenzato última versão que tem cooler pra evitar superaquecimento em decorrência de fricção, mói por peso ou tempo, as partículas caem espalhadas (importante!!!), é um moedor pesado (16 quilogramas) e pra uso comercial (melhor ainda), é um moedor que tolera entre 500 e 1000 doses diárias, ou seja, pra apresentar desgaste significativo das lâminas nesse ritmo de uso (2-3 espressos ao dia) vai demorar literalmente uma década ou mais. É um equipamento robusto de qualidade profissional. Além disso tem um painel eletrônico que dispõe de muitas opções de configuração, inclusive um display com temperatura e umidade.

O Mignon apesar de ser aço, não consigo considerar um equipamento robusto principalmente devido ao peso reduzido demais, aliás convenhamos que não tem como considerar nada que de chame "Mignon" robusto. É um bom moedor, mas não se compara em termos de benefícios, apenas de custo. 

Boa sorte e bons cafés

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, @José do Café 013!

Infelizmente não achei esse F64e em sites da italia, apenas alguns aqui no Brasil (que não sei se é a versao mais recente dele, como esse link)

Duas últimas perguntas, se possível:

1. Faz sentido colocar aquelas modificações pro x54 virar single dose?

2. Valeria pensar num DF64?

 

Muito obrigado

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, thiagod disse:

Obrigado, @José do Café 013!

Infelizmente não achei esse F64e em sites da italia, apenas alguns aqui no Brasil (que não sei se é a versao mais recente dele, como esse link)

Duas últimas perguntas, se possível:

1. Faz sentido colocar aquelas modificações pro x54 virar single dose?

2. Valeria pensar num DF64?

 

Muito obrigado

Thiago

Procure pela tag 'Fiorenzato' no mercado livre. Não é essa versão que você linkou, é a mais nova. É um pouco confuso porque existem várias versões com o mesmo nome. Procure tirar suas dúvidas antes, eu não estou recomendando os vendedores porque não os conheço, apenas o produto em si. O display da nova versão é mais sóbrio e menos colorido, fácil de reconhecer, principalmente porque se não me engano, não há outras versões disponíveis por lá.

Quanto ao x54, se você for usar apenas single dosing talvez, mas eu mesmo nunca faço modificações desse tipo, apenas procuro moer sempre a mesma quantidade...Como meus moedores têm retenção muito pouco significativa, muito próxima de zero, eu não ligo muito pra essas alterações. Então se eu pegasse esse moedor, talvez deixaria ele assim mesmo sem essa obsessão da retenção zero.... Considerando, claro, que sou de Santos que é uma cidade úmida com clima constante. Se você for de alguma cidade do Centro-Oeste, por exemplo, é algo que você deve sim considerar devido à baixa umidade do ar alternando com a época de chuvas, digo isso porque a umidade afeta a moagem assim como a temperatura.

Quanto ao DF64, eu nunca tive experiência com esse moedor e tudo que eu afirmar será na base do achismo porque sequer li sobre esse moedor, mas na base do achismo, como comparar um moedor doméstico fabricado na China com um top de linha fabricado na Itália? Claro que cada equipamento tem vantagens e desvantagens e você mesmo já deve estar melhor informado que eu, mas com todo devido respeito aos equipamentos chineses, não consigo imaginar uma comparação honesta entre um moedor profissional italiano com display cheio de funções e opções distintas, com opções de dosagem, informações na tela, que mói por tempo e peso, que pesa 16 quilos e não passeia pela bancada, que tem discos de lâminas enormes, com baixa retenção, baixa estática, com cooler, inclinado e top da marca com um moedor doméstico chinês que tem suas qualidades também sem dúvidas. É uma análise bastante individual mesmo Thiago.

Espero ter ajudado, são impressões pessoais porém tenho certeza que algumas dicas foram valiosas. 

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara o mignon pesa 7kg, que coca de 2L é essa que vc ta arranjando? Ele nunca, nunca deslizou na minha bancada, e já usei em diferentes tipos de bancada (madeira, vidro, laminado...).

Sobre a inclinação, todo review que vi mostra que não faz diferença nos eurekas mignon, com o blower você ja tem zero retenção, que no malkhonig nao tem. Ambos tem mos do mesmo tamanho, eureka um pouco maior até. Ficaria longe do modelo single dose especificamente (o inclinado) ele tem mais reclamações que os demais e alguns comentam que vibra. Escolhi o zero por ter a qualidade do specialita com um funcionamento mais simples portanto menos coisa pra manutenção, e comprando em viagem vc ainda consegue o VAT refund na espresso coffee shop. O meu saiu por menos de 2 mil reais.

Vale a pena dar uma olhada no grupo no facebook de usuários do eureka mignon, e nos reviews que tem na internet comparando especificamente esses 2 modelos que você tem interesse.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Rafael Simas disse:

Cara o mignon pesa 7kg, que coca de 2L é essa que vc ta arranjando? Ele nunca, nunca deslizou na minha bancada, e já usei em diferentes tipos de bancada (madeira, vidro, laminado...).

Sobre a inclinação, todo review que vi mostra que não faz diferença nos eurekas mignon, com o blower você ja tem zero retenção, que no malkhonig nao tem. Ambos tem mos do mesmo tamanho, eureka um pouco maior até. Ficaria longe do modelo single dose especificamente (o inclinado) ele tem mais reclamações que os demais e alguns comentam que vibra. Escolhi o zero por ter a qualidade do specialita com um funcionamento mais simples portanto menos coisa pra manutenção, e comprando em viagem vc ainda consegue o VAT refund na espresso coffee shop. O meu saiu por menos de 2 mil reais.

Vale a pena dar uma olhada no grupo no facebook de usuários do eureka mignon, e nos reviews que tem na internet comparando especificamente esses 2 modelos que você tem interesse.

Rafael, boa noite. Segui o texto o tempo inteiro dizendo que são impressões minhas, opiniões minhas. Ninguém é obrigado a seguir, concordar ou endossar. Tenho experiência com praticamente todos os moedores elétricos que já ingressaram no mercado brasileiro e tenho liberdade pra expressar minha opinião. Espero que fique claro, não é uma guerra entre o que fulano compra versus beltrano compra. Você tem todo direito de não concordar, mas não tem direito de não respeitar a opinião dos outros. Assim como eu respeito a sua e está aqui pra pessoa que criou o tópico tomar as decisões que bem entender diante de tudo que foi exposto e todo material disponível na internet. Não tenho intenção ou interesse em influenciar ninguém, não tenho interesse comercial, não estou vendendo este equipamento, é pura e simplesmente minha opinião. 

Se você acha bom este equipamento, discorra sobre ele invés de focar na minha opinião, será muito mais proveitoso. 

Não é um tópico que cabe animosidade de forma alguma. Se eu considero leve, é minha opinião. Bons cafés

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutes ago, José do Café 013 said:

Rafael, boa noite. Segui o texto o tempo inteiro dizendo que são impressões minhas, opiniões minhas. Ninguém é obrigado a seguir, concordar ou endossar. Tenho experiência com praticamente todos os moedores elétricos que já ingressaram no mercado brasileiro e tenho liberdade pra expressar minha opinião. Espero que fique claro, não é uma guerra entre o que fulano compra versus beltrano compra. Você tem todo direito de não concordar, mas não tem direito de não respeitar a opinião dos outros. Assim como eu respeito a sua e está aqui pra pessoa que criou o tópico tomar as decisões que bem entender diante de tudo que foi exposto e todo material disponível na internet. Não tenho intenção ou interesse em influenciar ninguém, não tenho interesse comercial, não estou vendendo este equipamento, é pura e simplesmente minha opinião. 

Se você acha bom este equipamento, discorra sobre ele invés de focar na minha opinião, será muito mais proveitoso. 

Não é um tópico que cabe animosidade de forma alguma. Se eu considero leve, é minha opinião. Bons cafés

Cara não sei o que você entendeu, mas não te desrespeitei em nenhum momento. Somente o primeiro parágrafo do meu texto foi em relação ao seu comentário que considero impreciso e podendo levar alguém que não conhece o produto a ter uma visão equivocada do mesmo (sobre dizer que um produto de 6 - 7kg pesa o mesmo que uma coca de 2L, e defender o malkhonig que pesa 1kg a mais).

Todo restante da minha resposta foi compartilhando minha experiência com nosso amigo de forum que está em dúvida entre os modelos, e mostrando que para mim nunca tive problemas com deslizamento na bancada e por a minha experiência ser especificamente com o modelo que ele tinha em mente. Quando comprei o meu senti falta de poder ouvir ou encontrar algo na internet de alguém que já tivesse testado o modelo. Além disso sugeri outras fontes para que ele possa ter mais referências para decidir qual modelo é o ideal para ele, não sujeito às especificidades da minha experiência pessoal ou da sua experiência pessoal.

Continuarei dando minha opinião buscando ajudar todos no fórum com o que puder.

Bons cafés!

Editado por Rafael Simas
Ortografia
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...