Ir para conteúdo

Como padronizar a força aplicada no tamper?


filipe_gomesc

Postagens recomendadas

Fala pessoal, adquiri recentemente uma philco 15 bar semi-nova (minha 1ª máquina de espresso), e o antigo dono já havia comprado um tamper daqueles com mola no Aliexpress.

Surgiu uma dúvida por ser minha 1ª vez entrando no hobby, vocês apertam o tamper (nesse caso desse modelo que tem mola) até o final ou param antes? Digo isto pois vi que é cerca de 15kg a força necessária para ele chegar ao final, e não sei se esse parâmetro é muito, pouco ou normal. Como vocês regulam a força aplicada no tamper? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa essa duvida!!!

Tem duas formas, uma totalmente ligada com a outra, e inicia-se uma curva de aprendizagem.

Primeira - Ter um ponto de partida

. Moagem (comece com uma moagem 1 a 3, parecendo um açúcar refinado)

. Pressão (com este tamper fica ainda mais fácil, um leve aperto, sem o peso do corpo, somente com o descer das mãos)

. Tempo de extração (controle as duas variáveis acima até chegar entre 20/24 segundos o tempo de extração, com o filtro saindo um filete de café parecendo um "caramelo", e emulsificado.

Lembre-se, quanto mais fina a moagem, menor a compactação, controle de fluxo.

A segunda é treino, atrás de treino, já tem o ponto de partida, agora é achar a sua pressão e força pessoal, cada um tem a sua, não existe pressão correta, esse lance de 15/20, é ponto de partida, a percepção sensorial, junto ao que você está vendo sair do grupo da máquina, tem uns profissionais que sentem até pelo cheiro, (se eu não sentir cheiro de café queimando com a bomba berrando já está bom, brincadeira).

Forte abraço!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Daniel R. Stützel disse:

Muito boa essa duvida!!!

Tem duas formas, uma totalmente ligada com a outra, e inicia-se uma curva de aprendizagem.

Primeira - Ter um ponto de partida

. Moagem (comece com uma moagem 1 a 3, parecendo um açúcar refinado)

. Pressão (com este tamper fica ainda mais fácil, um leve aperto, sem o peso do corpo, somente com o descer das mãos)

. Tempo de extração (controle as duas variáveis acima até chegar entre 20/24 segundos o tempo de extração, com o filtro saindo um filete de café parecendo um "caramelo", e emulsificado.

Lembre-se, quanto mais fina a moagem, menor a compactação, controle de fluxo.

A segunda é treino, atrás de treino, já tem o ponto de partida, agora é achar a sua pressão e força pessoal, cada um tem a sua, não existe pressão correta, esse lance de 15/20, é ponto de partida, a percepção sensorial, junto ao que você está vendo sair do grupo da máquina, tem uns profissionais que sentem até pelo cheiro, (se eu não sentir cheiro de café queimando com a bomba berrando já está bom, brincadeira).

Forte abraço!!!

Valeu pelas dicas Daniel! Vou tentando aqui pra ir ajustando, mas estou achando também que não estou com o café correto pra extração por ter uma acidez média, mas também pode ser erro de execução tb. Enfim, sigo no aprendizado , abraço! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...