filipe_gomesc Postado 7 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2023 Fala pessoal, adquiri recentemente uma philco 15 bar semi-nova (minha 1ª máquina de espresso), e o antigo dono já havia comprado um tamper daqueles com mola no Aliexpress. Surgiu uma dúvida por ser minha 1ª vez entrando no hobby, vocês apertam o tamper (nesse caso desse modelo que tem mola) até o final ou param antes? Digo isto pois vi que é cerca de 15kg a força necessária para ele chegar ao final, e não sei se esse parâmetro é muito, pouco ou normal. Como vocês regulam a força aplicada no tamper? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel R. Stützel Postado 7 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2023 Muito boa essa duvida!!!Tem duas formas, uma totalmente ligada com a outra, e inicia-se uma curva de aprendizagem.Primeira - Ter um ponto de partida. Moagem (comece com uma moagem 1 a 3, parecendo um açúcar refinado). Pressão (com este tamper fica ainda mais fácil, um leve aperto, sem o peso do corpo, somente com o descer das mãos). Tempo de extração (controle as duas variáveis acima até chegar entre 20/24 segundos o tempo de extração, com o filtro saindo um filete de café parecendo um "caramelo", e emulsificado.Lembre-se, quanto mais fina a moagem, menor a compactação, controle de fluxo.A segunda é treino, atrás de treino, já tem o ponto de partida, agora é achar a sua pressão e força pessoal, cada um tem a sua, não existe pressão correta, esse lance de 15/20, é ponto de partida, a percepção sensorial, junto ao que você está vendo sair do grupo da máquina, tem uns profissionais que sentem até pelo cheiro, (se eu não sentir cheiro de café queimando com a bomba berrando já está bom, brincadeira).Forte abraço!!! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
filipe_gomesc Postado 7 Setembro 2023 Autor Denunciar Share Postado 7 Setembro 2023 3 horas atrás, Daniel R. Stützel disse: Muito boa essa duvida!!! Tem duas formas, uma totalmente ligada com a outra, e inicia-se uma curva de aprendizagem. Primeira - Ter um ponto de partida . Moagem (comece com uma moagem 1 a 3, parecendo um açúcar refinado) . Pressão (com este tamper fica ainda mais fácil, um leve aperto, sem o peso do corpo, somente com o descer das mãos) . Tempo de extração (controle as duas variáveis acima até chegar entre 20/24 segundos o tempo de extração, com o filtro saindo um filete de café parecendo um "caramelo", e emulsificado. Lembre-se, quanto mais fina a moagem, menor a compactação, controle de fluxo. A segunda é treino, atrás de treino, já tem o ponto de partida, agora é achar a sua pressão e força pessoal, cada um tem a sua, não existe pressão correta, esse lance de 15/20, é ponto de partida, a percepção sensorial, junto ao que você está vendo sair do grupo da máquina, tem uns profissionais que sentem até pelo cheiro, (se eu não sentir cheiro de café queimando com a bomba berrando já está bom, brincadeira). Forte abraço!!! Valeu pelas dicas Daniel! Vou tentando aqui pra ir ajustando, mas estou achando também que não estou com o café correto pra extração por ter uma acidez média, mas também pode ser erro de execução tb. Enfim, sigo no aprendizado , abraço! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas