Ir para conteúdo

[DÚVIDA] Oster Prima Latte Touch


GuiVini

Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal,

Estou tentando entrar nesse mundo de café e quanto mais eu cavo mais coisa eu descubro (kk). Mas tem umas coisas que eu não estou sabendo procurar e queria a ajuda de vocês.
Ganhei uma Prima Latte Touch (nova versão da 2) recentemente, Com isso quis investir em bons equipamentos, comprei um Timemore C3 e por enquanto tem me atendido.

O meu maior problema tá sendo repetitividade e pelas minhas pesquisas posso começar a ter melhores extrações utilizando um tamper, distribuidor e WDT.

Ai vem a primeira pergunta: Pelo manual da máquina, diz que o tamanho do porta filtro é 45mm. Existe acessórios pra esse tamanho de porta filtro? Não acho com tanta facilidade.

Outra pergunta: Se a primeira for negativa, eu posso comprar de 51mm pra essa máquina? Ela aceita?

Pergunta bônus: Se eu estudei certinho, os porta filtros da máquina são pressurizados. Existe uma grande vantagem de pegar filtros não pressurizados? Essa máquina também pode trabalhar com esses filtros?

 

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Pelo que vi realmente são 45mm. Então, sem chance para acessórios de 51mm. De todo modo, vá com calma nesta questão de equipamentos, busque entender mais o café, a máquina, com o que tem, e a lógica de extração, o fórum é um ótima ferramenta, por meio da ferramenta de busca. Há muitos vídeos bons e didáticos também no YouTube, como os vídeos antigos do Não Sou Barrista (tem uma playlist sobre espresso em casa). Não encontrei nada no Aliexpress, mas a Amazon americana tem acessórios 45mm. No caso do wdt é indiferente, por ser totalmente adaptável. 

O despressurizado é uma forma de ir na contramão da, digamos, concepção básica desse tipo de máquina, forjando outro tipo de extração. Originalmente foram desenhadas para entregar x, mas se busca y, a partir de modificações no porta filtro, uso de acessórios adicionais e, sobretudo, controle das variáveis. A um só tempo é um cenário de maior desafio (complexidade e chance de dar errado) e potencialidade no sabor, e o moedor passa, neste novo cenário, a ser um fator de fundamental papel, bem como perfil e frescura do grão usado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Octávio disse:

Olá!

Pelo que vi realmente são 45mm. Então, sem chance para acessórios de 51mm. De todo modo, vá com calma nesta questão de equipamentos, busque entender mais o café, a máquina, com o que tem, e a lógica de extração, o fórum é um ótima ferramenta, por meio da ferramenta de busca. Há muitos vídeos bons e didáticos também no YouTube, como os vídeos antigos do Não Sou Barrista (tem uma playlist sobre espresso em casa). Não encontrei nada no Aliexpress, mas a Amazon americana tem acessórios 45mm. No caso do wdt é indiferente, por ser totalmente adaptável. 

O despressurizado é uma forma de ir na contramão da, digamos, concepção básica desse tipo de máquina, forjando outro tipo de extração. Originalmente foram desenhadas para entregar x, mas se busca y, a partir de modificações no porta filtro, uso de acessórios adicionais e, sobretudo, controle das variáveis. A um só tempo é um cenário de maior desafio (complexidade e chance de dar errado) e potencialidade no sabor, e o moedor passa, neste novo cenário, a ser um fator de fundamental papel, bem como perfil e frescura do grão usado. 

Olá Octávio, muito obrigado pelas dicas e pela resposta. Já estou vendo alguns vídeos e aprendi bastante.

 

Sobre o tamanho do porta filtro, trago algumas informações pra debate. Peguei pra ver o manual da Prima Latte e da Prima Latte 2, e pelo que entendi lá os porta filtros das versões anteriores também diz ser de 45mm. Aonde quero chegar: reparei aqui mesmo no forum alguns usuários vendendo seus kits de 51mm que utilizavam com alguma prima latte, seja a primeira ou a segunda. 

 

Inclusive, cheguei a trocar mensagens com um vendedor do mercado livre sobre um porta filtro naked de 51mm, e o mesmo disse que funciona na minha máquina. Então meu ponto aqui era saber de alguém que tenha uma dessas máquinas e puder dar essa garantia pra mim sobre o tamanho dos filtros, sendo positivo, eu já faria a migração (até pq acho meus filtros muito pequenos).

 

Obrigado pela ajuda. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

oi @GuiVini, pelo o que olhei o manual dessa máquina cita inúmeras vezes 45mm, porém todas elas como um parênteses para os pods de E.S.E., então não é necessariamente o diâmetro do filtro.

Eu duvido que não seja 51 dado que todas as outras Prima Latte são 51. O manual da nova prima latte que eu tenho certeza que é 51, faz as mesmas citações ao ESE de 45.

Sobre o filtro despressurizado, acho que é o primeiro e principal upgrade que se faz com espresso, e todos os outros são consequência. É completamente outro café. O próprio Timemore C3 vai começar a dever quando você fizer essa troca: a sugestão de moagem pra espresso nele é 7-8, ou seja, só dois ajustes possíveis, e a diferença de um pro outro é enorme. Para manter esse moedor, no mínimo tem que comprar uma plate de 30 posições, vulga "silver clicks", pois aí cada 12 clicks viram 30, eu usei muito o "7 e meio".

Pode usar nessa máquina, sim! Deve :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2024 at 00:17, m.gbt disse:

oi @GuiVini, pelo o que olhei o manual dessa máquina cita inúmeras vezes 45mm, porém todas elas como um parênteses para os pods de E.S.E., então não é necessariamente o diâmetro do filtro.

Eu duvido que não seja 51 dado que todas as outras Prima Latte são 51. O manual da nova prima latte que eu tenho certeza que é 51, faz as mesmas citações ao ESE de 45.

Sobre o filtro despressurizado, acho que é o primeiro e principal upgrade que se faz com espresso, e todos os outros são consequência. É completamente outro café. O próprio Timemore C3 vai começar a dever quando você fizer essa troca: a sugestão de moagem pra espresso nele é 7-8, ou seja, só dois ajustes possíveis, e a diferença de um pro outro é enorme. Para manter esse moedor, no mínimo tem que comprar uma plate de 30 posições, vulga "silver clicks", pois aí cada 12 clicks viram 30, eu usei muito o "7 e meio".

Pode usar nessa máquina, sim! Deve :)

Brilhante as dicas @m.gbt. Por coincidência, decidi acreditar na intuição em conjunto com algumas pesquisas e fiz EXATAMENTE essas compras que você comentou agora. Há duas semanas estou utilizando o silverclix para o timemore C3. Além disso, comprei todos os equipamentos de 51mm (filtro despressurizado, tamper, distribuidor), e todos deram perfeitamente. Chegou há 2 dias e agora estou estudando as extrações, já senti muita diferença. Muito obrigado pela ajuda!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Tenho uma Prima Latte Touch e um Timemore C3
Comprei os acessórios mandatórios:

* Filtro não pressurizado
* Tamper
* WDT
* Silver Click para o TimemoreC3
* Puck Screen

Ainda assim, meu café sai muito ácido, mesmo comprando cafés de boa qualidade, com torra mais escura e notas de chocolate, saí muito ácido, me parece que o café não sai tão quente quanto deveria. 

O Tempo de extração está na casa de 30s -> 30ML - entendo que a moagem está ok, estou usando 17 cliques no C3 + SilverClick

Estou escaldando o porta filtro e fazendo o flush.

Não sei mais o que posso ajustar

Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

complicado @JonyRezende, você já isolou a variável cafeteira pra saber se esses cafés atendem o seu paladar quando extraídos em outra máquina? Se realmente for a máquina, temperatura é meu palpite também, mas não sei o que vc pode fazer sem modificar a máquina com um PID. Mas não estou sugerindo que vc faça isso, só se realmente tiver essa vontade e achar mais vantajoso do que trocar de máquina, por exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/05/2024 at 08:58, JonyRezende disse:

Tenho uma Prima Latte Touch e um Timemore C3
Comprei os acessórios mandatórios:

* Filtro não pressurizado
* Tamper
* WDT
* Silver Click para o TimemoreC3
* Puck Screen

Ainda assim, meu café sai muito ácido, mesmo comprando cafés de boa qualidade, com torra mais escura e notas de chocolate, saí muito ácido, me parece que o café não sai tão quente quanto deveria. 

O Tempo de extração está na casa de 30s -> 30ML - entendo que a moagem está ok, estou usando 17 cliques no C3 + SilverClick

Estou escaldando o porta filtro e fazendo o flush.

Não sei mais o que posso ajustar

Alguma dica?

não tenho esta máquina, mas uma Dedica. Nessas máquinas mais simples uma boa prática geralmente é a de ligar o modo de vaporização por poucos segundos, retornar e, logo em seguida, fazer a extração normalmente, para puxar mais temperatura. Sugiro pesquisar sobre a prática de surfar a temperatura, se isso pode dar certo neste caso. 

Para contornar a questão da temperatura, ligo a máquina uns 20 minutos antes, com o porta-filtro vazio faço passar água umas três vezes, enquanto vou preparando a moagem.

Aqui consegui contornar a acidez, com a Dedica, com tempos maiores de extração, a partir de 40 segundos. E sentia que trabalhar com 15g favorecia canalização. Então partia para inserir mais café, com moagem não tão fina. Os melhores resultados foram com tempo maior. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...