Ir para conteúdo

Sugestão de tópico


tpv-rs

Postagens recomendadas

Eita, calma pessoal.

 

Não sei se estão se referindo a mim, mas eu nao estou falando que o moinho nao é essencial, inclusive falei que estou procurando um.

 

O que estou tentando falar é para fazerem um tópico simples, isso economizaria bastante o tempo do pessoal que fará a manutenção dele, e da mesma forma teria um outro tópico falando sobre moinhos.

 

Mas se quiserem fazer um tópico bastante avançado logo de cara, por mim não tem problema, e ajudarei no que estiver ao meu alcance.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua idéia original é boa...

 

Pequeno resumo de opções de compra, com link, faixa de preço, e características principais da máquina (tem ou não 3-vias, OPV regulável ou não, tamanho do filtro).

 

No começo do tópico pode-se colocar o link para o tópico semelhante dos moedores, com a mensagem bem chamativa "COMPRE O MOEDOR PRIMEIRO"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, Carneiro.

 

Vou tentar escrever algo sobre a minha, e tirar alguma foto. Não saberei escrever nada muito avançado, mas aí o pessoal completa.

 

Pergunta: o diâmetro do filtro é a parte externa (medindo até as bordas)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tpv,

 

Não me referi a ninguém especifico, mas sim à profusão de idéias diferentes que apareceram. O excesso de opções às vezes pode ser tão nocivo quanto a falta...

 

Faça a descrição da sua maquina como você imagina e poste aqui, pode ser o pontapé inicial que precisamos.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí vai o mini review da minha =D, se estiver faltando algo, é só avisar.

 

 

Semi-Automática Expresso Oster - Mod. BVSTEM7701

 

111310925G1.jpg

 

Preço: Em torno de R$300,00 (paguei 266,00)

 

- Filtro de 52mm (se eu medi certo) pressurizado.

- Filtro simples e duplo.

- Semi-automatica com 4 opções: Curto, curto duplo, longo, longo duplo.

- Saída de vapor: com um pouco de treino, é possível deixar o leite cremoso.

- Saída de água quente.

- Bandeja para aquecer xícaras - não esquenta de fato, mas serve para manter aquecida.

- Filtro para saches de 45mm.

- Potência: 1200W de acordo com o adesivo original e o manual, porém, tem um segundo adesivo na máquina indicando 900W.

 

Prós:

- Facilidade para tirar espressos na dosagem correta.

- Design em aço escovado.

- Facilidade em vaporizar o leite.

 

Contras:

- Filtros com diâmetros fora do padrão, o que dificulta a compra de filtros não-pressurizados.

- Não possui um modo manual para controlar a quantidade de café extraido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela quantidade exponencial de iniciantes com as mesmas dúvidas, e tendo em vista a discussão de disponibilizar um guia básico de compras para os novatos, vale dizer que talvez nem todos pretendam fazer do espresso um hobby gastronômico e tampouco gastar tempo e dinheiro com os rituais do café, apenas tomar um cafezinho razoável de vez em quando.

 

Assim, só a título de ilustração, o que seria um kit de iniciante no espresso de acordo com os possíveis perfis de usuários e suas possibilidades financeiras?

 

Orçamento baixo a médio, quer café fácil e rápido: Nespresso e similares.

Orçamento médio a alto, quer café rápido e fácil, porém quer poder escolher seus grãos: superautomáticas

 

Orçamento baixo, interessado em aprender sobre barismo: moedor manual + cafeteira espresso de entrada.

Orçamento médio, interessado em aprender sobre barismo: moedor elétrico (para espresso) de entrada + cafeteira espresso de entrada

Orçamento alto, interessado em aprender sobre barismo: bons moedores elétricos + máquinas de espresso mais capazes.

 

Os três últimos entram no perfil dos hobbistas.

Editado por Rodrigoks
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fórum está crescendo pra cacete e acho que um tópico de compras explicativo para os iniciantes se faz absolutamente necessário. Acho sacanagem (ainda que involuntária) dizer: "pesquise no tópico moedores, máquinas de espresso e leitura obrigatória", isso mais atrapalha que ajuda, pois a base de dados já está bem grande. ;)

 

Acho que uma dos primeiras chamadas da primeira página (com exceção dos ilustres patrocinadores :)), bem destacada, deveria ser: "Iniciante, clique aqui". Dentro desse tópico uns dez subtópicos, inclusive aqueles do leitura obrigatória (que acho que fica escondido lá embaixo), e esse novo de guia de compras.

E antes das sugestões de compras acho que devia ter um alerta para os iniciantes pra eles se situarem no mundo do espresso. Entender brevemente o que envolve pra poder saber se é realmente isso que procura e não outra coisa, como uma superautomática ou nespresso.

 

Muitas intervenções recentes de iniciantes me faz acreditar que uma abordagem assim é necessária, pois fica bem claro que, a partir de premissas frequentemente contraditórias, os novatos querem um belo espresso com a ilusão de que isso é tão prático quanto uma Nespresso. Colocando-se os pingos nos "i" desde logo pode ajudar a evitar frustrações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com seu post Rodrigoks.

 

E em relação ao mini review que eu fiz, ele está bom ou falta algo?

 

Acho bom, mas pra mim até sobra algo. :) Veja:

-bomba ulka é normal, aquecedor de xícaras só deve ser citado quando for realmente efetivo, tamper de plástico vem na grande maioria das máquinas (inclusive nas boas), citar todas aquelas opções de dose é desnecessário (bastaria dizer que tem controle de dose).

 

Talvez uma informação tecnica interessante seria (pelo menos pra mim) saber o tamanho da caldeira e a potência da máquina.

 

Quanto a vaporizar o leite, aquela ponteira não faz bolhas muito grandes? Ou faz um leite cremoso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho bom, mas pra mim até sobra algo. :) Veja:

-bomba ulka é normal, aquecedor de xícaras só deve ser citado quando for realmente efetivo, tamper de plástico vem na grande maioria das máquinas (inclusive nas boas), citar todas aquelas opções de dose é desnecessário (bastaria dizer que tem controle de dose).

 

Talvez uma informação tecnica interessante seria (pelo menos pra mim) saber o tamanho da caldeira e a potência da máquina.

 

Quanto a vaporizar o leite, aquela ponteira não faz bolhas muito grandes? Ou faz um leite cremoso mesmo?

 

Sobre a bomba, escrevi que é ulka pq disseram ser uma das melhores, e não achei outras cafeteiras de entradas que tambem possuam ela (nao vi ninguem comentar isso). Mas não conheço nada de bombas, então só segui o que o pessoal mais experiente comentou haha

 

O que seria um aquecedor realmente efetivo? o dela, se deixar uns 20 min ligado a "chapa" fica bem quente, quase nao dá para pôr a mão, mas para aquecer toda a xícara de fato acho que só deixando muito tempo. Por isso falei que é melhor só para mantê-la quente.

 

Eu citei as doses pq ela nao tem uma opção manual, e isso pode ser um defeito dependendo a pessoa (eu acho)

 

Sobre a potencia, boa pergunta, pois cada lugar diz uma diferente. Na cafeteira tem um adesivo original dizendo 1200W e por cima dele tem outro dizendo 900W, no manual diz 1200W tb.

 

Ja consegui fazer o leite ficar bem cremoso, mas nem sempre isso acontece. A ponteira é removivel, mas sem ela nunca consegui fazer nada decente haha

 

Tamanho da caldeira: não tenho a menor idéia.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Meninos, definiram um modelo para preenchermos? Certamente há gente melhor que eu para falar da Silvia, mas posso começar e eles completam. Tem um perfil para completar?

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para as máquinas de entrada, creio que no molde que eu fiz seja suficiente (usando as correções do Rodrigoks), para máquinas intermediárias e "avançadas" seria bom acrescentar os ítens citados pelo Rodrigoks.

 

(Atualizei o meu review)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Desistiram do tópico? =/

 

Tpv,

 

Vou ser bem sincero.

 

Tá me faltando tempo para fazer um post bom e faltando coragem para fazer algo porco.

 

De modo que por enquanto vou ficar devendo...desculpem.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Pessoal, já que o tópico não saiu...

Pelo menos façam um resumão do que pode ou não ter em qualquer maquina e sua importância.

Tipo aquele das medidas do PF de cada uma.

 

Quanto mais eu leio sobre as maquinas, mais coisas estranhas vão surgindo... Válvula solenoide, dosimetria, PF, ??A, P??...

 

No caso dos moinhos até que deu p entender e fazer um resumão de cabeça porque não tem tantas variáveis:

Elétrico ou manual

Lamina ou Mós,

Regulagem só macro ou Macro e micro.

Primeira linha Eletricos: Mahlkönig, Rancilio ou Baratza(os mais básicos tem que abrir p regular) Krups (é dificil de achar), nemox

Manual Hario, Porlex

Não serve para espresso:cuisinart

 

Com isso já sei qual moinho vou comprar e quando (depois da maquina por uma questão de logística e custo de frete).

 

Mas no caso das maquinas comprei uma Viva Gaggia porque estava de graça, mas já sei que vou precisar de outra e estou há 2 dias lendo tudo que posso no fórum, mas fico cada dia mais confuso. Por exemplo a Gaggia tem uma linha com caldeira de alumínio que é problema.

Se tivesse um resumão do que pode ou não ter nas maquinas e qual a sua importância/uso/necessidade de forma bem especifica já seria um caminho para pesquisarmos sozinhos nas especificações da maquina o que procuramos.

 

De tudo que li até agora, só o que entendi é que devo procurar maquina com PF não pressurizado de 58mm.

Nem sobre marca consegui ter uma idéia, Vou descobrindo as marcas por acaso nos comentários dos classificados.

 

Também seria bom ter um resumo do kit básico do barista domestico:

Tamper

porta borra... etc

 

Com isso na leitura obrigatória, acho que elimina muitas dúvidas.

 

Pensei em postar uma 2 duvida para iniciantes:

1 Quais as marcas de moinhos que vocês conhecem?

2 Quais as marcas de maquinas que você conhecem?

Devo?

 

Depois vou perguntando: e os modelos que vocês conhecem? p que serve isso? e aquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Alemanha existe um site, o Kaffeewiki, que tem todas essas informações. O site explica diferenças tecnicas, p.ex. o que é um dual boiler e o que uma maquina SBDU, e tem listas de vantagens e disvantagens para cada equipamento. Sei, é em alemão, mas talvez com Google Tradutor ...

 

http://www.kaffeewiki.de/index.php?title=Hauptseite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...