Ir para conteúdo

Sugestão de tópico


tpv-rs

Postagens recomendadas

Acho que seria legal elencar algumas características básicas para constar junto ao nome de cada máquina e facilitar a comparação direta, algo desse tipo (algumas informações chutadas, só pra ilustrar a ideia):

 

 

INICIANTE

 

Chef Crema (fora de linha)

- Caldeira de alumínio

- PF de alumínio

- Válvula Solenoide

- Filtro 51mm pressurizado

Prós: Bom custo/benefício, com válvula solenoide que facilita a limpeza.

Contras: PF com tamanho não-comercial dificulta adaptação de filtros não-pressurizados. Carcaça e encaixe do PF de plástico ABS, sem aquecedor de xícaras.

 

Chef Crema Silver (R$200,00 ~ R$300,00)

- Caldeira de aluminio

- PF de alumínio

- Filtro 58mm pressurizado

Prós: Ótimo custo/benefício, PF com tamanho comercial facilita a adaptação de filtros não-pressurizados. Aquecedor de xícaras.

Contras: Carcaça e encaixe do PF de plástico ABS, não tem válvula solenoide.

 

 

INICIADO

 

Gaggia Espresso Dose (R$900,00 ~ R$1.200,00)

- Caldeira de inox

- PF de latão cromado

- Filtro 58mm pressurizado

- Dosagem volumétrica

Prós: PF de tamanho comercial facilita a utilização de filtros não pressurizados. Aquecedor de xícaras.

Contras: Não tem válvula solenoide. Carcaça de plástico ABS.

 

Gaggia Baby Class (R$1.200,00 ~ R$1.700,00)

- Caldeira de alumínio

- PF comercial de latão cromado

- Válvula Solenoide

- Filtro 58mm pressurizado

Prós: PF comercial facilita a utilização de filtros não pressurizados. Possui válvula solenoide e aquecedor de xícaras. Carcaça de inox.

Contras: Sem dosagem volumétrica e pré-infusão.

 

Gaggia Baby Twin (R$1.700,00 ~ R$2.000,00)

- Caldeira de alumínio

- Termobloco para vaporizador

- PF comercial de latão cromado

- Válvula Solenoide

- Dosagem volumétrica

- Filtro 58mm pressurizado

Prós: Termobloco para o bico de vapor reduz a variação de temperatura na caldeira ao texturizar leite. Pré-infusão programável. Carcaça de inox.

Contras: Não possui bico de água quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito o pessol abraçou de vez a ideia =D

 

Minhas idéias sobre o tópico são:

- Ser fixo, afinal é para ser a primeira leitura que de quem está inciando, então deve estar sempre na primeira página.

- Informações simples.

- Atualizado, claro.

 

Acho que seria perfeito usar o modelo que o Mortari acabou de postar.

 

Creio que deva aparecer a faixa de preço, pq é normal aparecer pessoas dizendo que quer uma máquina de tal forma, aí varios postam modelo, reviews e etc, aí dps a pessoa volta no tópico e fala que pode gastar no máximo R$400, sendo que os modelos apresentados custam bem mais que isso. Entao, colocando as faixas já facilita muito para o iniciante começar a criar as dúvidas em função da gama de opçoes que o topico mostrar.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que dez linhas por máquina seria o limite máximo pra manter a coisa organizada e funcional. Informações mais específicas no tópico próprio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em casos como, por exemplo, aquecedor de xícaras, devemos informar quando ele é só cosmético e não cumpre a função, que é o caso de praticamente todas as máquinas de entrada. Advertência semelhante em relação ao braço de vapor, que na maioria é ridículo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou um pouco mais radical. Acho que deve constar somente a faixa de preço prós e contras e talvez uma avaliação geral de 0 a 10. Informações como material de caldeira, solenóide, etc tendem a confundir o iniciante muito mais do que ajudar, tirando o foco do essencial. Quanto a diâmetro de PF, já há um tópico de medidas de tampers para a maior parte das maquinas que entrarão no ranking...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em avaliações, poderíamos montar quesitos para os colegas irem postando as notas e de tempos em tempos eu atualizo com a media.

 

Exemplo:

 

Qualidade do café

Robustez

Facilidade de uso

Acabamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez essa abordagem seja mais útil mesmo. Detalhes nos tópicos específicos das máquinas.

 

Minha única crítica é que traz uma subjetividade imensa pra classificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E bem a idéia do Wiki.

Poderiam ser colocados os campos, que iriam sendo completados pelos usuários no esquema wiki: o texto passa por correção e aprovação de um petit comité para depois ser publicado no Wiki.

 

O preço novo e usado acho interessante, características técnicas interessam muito em maquinas mais sofisticadas.

 

Abaixo um link para o Wiki da Rocket, esta em alemão mas acho que para visualizar a estrutura.

 

 

http://www.kaffeewiki.de/index.php?title=Rocket_R58

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu penso como Leo, informação demais é difícil para o usuário novo decifrar no início. Neste sentido - o usuário que está começando - a divisão em categorias talvez funcione melhor. Um pequeno resumo (informações técnicas linkadas aos tópicos específicos) e faixa de preço (não sei se vale a pena descrever a forma de compra, isto foi feito muitas vezes nos tópicos próprios, talvez colocar links para lá ou links externos para lojas).

 

Uma postagem fechada, atualizada semanalmente pelo Leo. Mas precisaremos de um tópico a ser completado sempre e que alimentará a tabela fechada.

 

Da questão da nota, é um problema, subjetivo demais, quem nunca lidou com outras máquinas não tem parâmetro de comparação e muitas vezes acaba super-avaliando a sua própria.

 

Bem lembrado por Cabral, as automáticas precisam entrar. Assim como cafeteiras elétricas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita e Rodrigo,

 

A nota é subjetiva sim, mas a meu ver ainda menos do que uma descrição aberta...Há ainda a vantagem de termos quesitos padronizados para serem respondidos, diferentemente da situação em cada um escreve o que acha importante sobre sua máquina.

 

Tenho também esperanças que com o passar do tempo o acúmulo de notas diferentes sobre um mesmo equipamento leve a média para um valor mais próximo do real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso revisarei minha sugestão para os seguintes quesitos, com as devidas explicações:

 

Qualidade na xícara (qualidade final do café em termos de aromas, sabores, corpo, etc);

Facilidade de uso (facilidade com que se consegue extrair bons cafés na máquina sem necessidade de artifícios);

Consistência (capacidade de produzir bons shots um após o outro sem perder os ajustes ou sem grandes variações na qualidade da bebida);

Robustez (resistência geral do equipamento a desgaste e a quebras);

Custo/benefício (percepção de valor que o equipamento entrega com relação ao que custa).

 

Proponho que vocês façam sugestões de quesitos novos (preferencialmente com explicações conforme fiz) e também votem nos quesitos acima. Com isso podemos chegar em uma lista dos itens mais votados e daí eleger cinco ou seis quesitos (mais que isso talvez atrapalhe).

 

O que me dizem?

 

EDITADO: Se estiverem de acordo com essa primeira ideia criarei um tópico em forma de enquete para isso...

Editado por leonardopm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não lembro se é no Coffeegeek que eles tem dois critérios que eu acho interessantes:

 

Morning after: esse poderia ser englobado, com alguma adaptação, para a facilidade de uso

Cappuccino lovers: legal esse critério, que diz respeito à facilidade com que a máquina vaporiza o leite com consistência cremosa e uniforme.

 

Adaptando para o nosso problema, a capacidade de vaporizar é um item que de alguma forma haveria de existir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso revisarei minha sugestão para os seguintes quesitos, com as devidas explicações:

 

Qualidade na xícara (qualidade final do café em termos de aromas, sabores, corpo, etc);

Facilidade de uso (facilidade com que se consegue extrair bons cafés na máquina sem necessidade de artifícios);

Consistência (capacidade de produzir bons shots um após o outro sem perder os ajustes ou sem grandes variações na qualidade da bebida);

Robustez (resistência geral do equipamento a desgaste e a quebras);

Custo/benefício (percepção de valor que o equipamento entrega com relação ao que custa).

 

Proponho que vocês façam sugestões de quesitos novos (preferencialmente com explicações conforme fiz) e também votem nos quesitos acima. Com isso podemos chegar em uma lista dos itens mais votados e daí eleger cinco ou seis quesitos (mais que isso talvez atrapalhe).

 

O que me dizem?

 

EDITADO: Se estiverem de acordo com essa primeira ideia criarei um tópico em forma de enquete para isso...

Leo,

 

Em relação à qualidade na xícara só estaremos analisando um do "Ms". E o moedor? o a miscela (blend)? e a mão do barista? Se colocar uma rocket na minha mão, com café pelé já moído vai sair uma droga, não acha?

 

Minha sugestão seria itens mais diretos e sem tantas variáveis.

 

- "Nível" da máquina: de entrada, amadora, prosumer, etc..

- Preço (custo/benefício também é muito subjetivo, vai depender da conta bancária e da empolgação caféistica de cada um)

- Estabilidade térmica ou controle de temperatura (PID, necessidade de "surfar")

- Controle de pressão (sim ou não, facilidade de mudança)

- Tempo de aquecimento ou Tempo total de uso em um shot: aquecimento + extração + limpeza.

- Durabilidade (enfatizando os componentes da máquina, plástico, inox, etc)

 

Enfim, são minhas sugestões.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, parece mais sobre um site complexo de avaliações! :)

 

Pois é, até parei de comentar pq não estava entendendo mais nada hahah

 

Uma idéia para colocar mais parâmetros da máquina seria adotar o código "spoiler" nao encontrei essa funcionalidade nesse fórum, não sei se é fácil implementar. Mas basicamente é a palavra "spoiler" sendo que qdo o usuário clica nela, ela se expande como se fosse uma citação, dessa forma os parâmetros avançados ficariam "escondidos" e o tópico mais limpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Acho que todos contribuíram, mas como o "projeto" é direcionado aos iniciantes, podemos ouvi-los um pouco mais sobre o que seria ou não viável para alguém que chega ao mundo do café. Tiago, nosso parâmetro, já sinalizou que algumas sugestões fogem do vocabulário de um jovem padawan.

 

Tiago, ajude-nos por favor:

 

O exemplo que você desenhou ajuda um iniciante?

As categorias propostas pelo Rodrigo seriam interessantes?

Dentro do seu exemplo, um roteiro com questões similares para padronizar resultados seria eficiente?

Das demais sugestões, o que você considera interessante para quem começa (e não sabe quase nada do repertório técnico)? Alguma sugestão extra?

 

Ah, recurso de spoiler creio que não temos. Temos, Ruston?

 

Finalizando: quando começamos?

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não, Thiago, tô achando muito técnica sua proposta.

 

Talvez Anita esteja certa, devemos ouvir o que os iniciantes acham.

 

Até agora só tenho certeza de uma coisa, tem que ser simples e fácil de entender...

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita Leo,

 

Compliquei? Minha intenção foi exatamente oposta.

 

Realmente posso ter elucubrado demais, porém a intenção foi ir no sentido de ser mais direto, sendo o "guia" mais objetivo, e as questões de preferência pessoal, gosto, habilidade, paladar ficariam onde já estão, espalhadas pelo CDC.

 

Ouvir os iniciantes será de grande valia, com certeza. Não sei se essa tarefa é fácil, pois as dúvidas são quase intermináveis, tanto pros novatos quanto pra os mais experientes.

 

Ah, e minhas idéias eram sugestões isoladas, não seriam o tópico inteiro. Disse aquilo no sentido de aproveitarmos a(s) mais interessante (s) e útil (eis)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita Leo,

 

Compliquei? Minha intenção foi exatamente oposta.

 

Realmente posso ter elucubrado demais, porém a intenção foi ir no sentido de ser mais direto, sendo o "guia" mais objetivo, e as questões de preferência pessoal, gosto, habilidade, paladar ficariam onde já estão, espalhadas pelo CDC.

 

Ouvir os iniciantes será de grande valia, com certeza. Não sei se essa tarefa é fácil, pois as dúvidas são quase intermináveis, tanto pros novatos quanto pra os mais experientes.

 

Ah, e minhas idéias eram sugestões isoladas, não seriam o tópico inteiro. Disse aquilo no sentido de aproveitarmos a(s) mais interessante (s) e útil (eis)

 

kkkkkk, eita digo eu, agora lascou...

 

Vamos ver se as próximas opiniões ajudam. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pensando aqui, acho que talvez seria interessante criar 2 tópicos.

 

Um tópico seria com cafeteiras para iniciantes de fato, ou seja, que custam até uns 800 reais. Geralmente as pessoas que compram cafeteiras nesse nicho, não estão preocupadas em tirar um espresso de alta qualidade, aproveitando todas as qualidades e detalhes do café. Geralmente sequer possuem ou desejam adquirir um moinho no curto prazo. Ou seja, não tem por que abordar muitos detalhes técnicos. E, caso a pessoa fique interessada, terá o tópico específico da cafeteira para isso.

 

Então, usando o exemplo do Mortari, e mesclando com a idéia do Rodrigoks (concordo que falar sobre o vaporizador é importante, eu mesmo comprei a cafeteira com a intenção de fazer cappuccinos, raramente faço espresso puro.)

 

Então, ficaria +ou- assim (inventei as características, inclusive a cafeteira)

 

 

Cafeteira genérica (R$200,00 ~ R$300,00)

- Filtro 58mm pressurizado: tamanho comercial, facilita a compra de filtros não-pressurizados

- Aquecedor de xícaras: não aquece de fato, mas é útil para manter as xícaras aquecidas

- Vaporizador: Com um pouco de treino, é possível deixar o leite cremoso

 

De forma geral, é uma cafeteira fácil de ser manipulada.

 

Prós: Ótimo custo/benefício, facilidade no uso para pessoas sem prática, é fácil encontrar peças de reposição.

Contras: Carcaça e encaixe do PF (evitar siglas) porta filtro de plástico ABS, não tem válvula solenoide, não possui saída de água.

 

 

Aí o segundo tópico seria com cafeteiras acima dessa faixa de preço, onde gerlmente é para pessoas que já possuem conhecimento sobre o mundo do café, possuem moinhos, etc. Nesse caso, seria interessante ter um detalhamento maior e mais técnico. Ou então coloca tudo no mesmo tópico, e se for viável implementar o recurso "spoiler", e deixar as informações avançadas escondidas.

 

Anita, nao entendi essa parte

"Dentro do seu exemplo, um roteiro com questões similares para padronizar resultados seria eficiente?"

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Tiago, foi uma sugestão de Leo: questionário com quesitos padronizados.

 

Relembro que não importa qual seja a cafeteira, é necessário um moinho. Ele não é exatamente opcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como botar na cabeça de quem quer comprar uma máquina de expresso de menos de 500 reais que o moedor é obrigatório. Eu já desisti, e talvez faça parte da jornada da pessoa gastar essa grana na máquina, tentar pó já moído velho ou "recente", moedores de lâmina, e depois, na marra, entenderem que o próximo passo é o moedor... Muitos guardam a máquina de reserva ou levam pro trabalham ou dão para um parente, acaba não sendo "dinheiro jogado fora".

 

Se for para falar desse assunto, talvez o que valha é o tópico, também fixo, chamado de "Lição de equipamentos nº 1" ou "Equipamentos 101", explicando as diferenças de máquinas, necessidade do moedor etc. E o tópico de resumo de opções de compra de máquinas é um tópico de resumo de opções de compra de máquinas.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria esse o questionario?

 

Nesse caso revisarei minha sugestão para os seguintes quesitos, com as devidas explicações:

 

Qualidade na xícara (qualidade final do café em termos de aromas, sabores, corpo, etc);

Facilidade de uso (facilidade com que se consegue extrair bons cafés na máquina sem necessidade de artifícios);

Consistência (capacidade de produzir bons shots um após o outro sem perder os ajustes ou sem grandes variações na qualidade da bebida);

Robustez (resistência geral do equipamento a desgaste e a quebras);

Custo/benefício (percepção de valor que o equipamento entrega com relação ao que custa).

 

Seria interessante unir esse questionario com os detalhes simples que mostrei no último post.

Mas, sinceramente, eu não saberia descrever os ítens "Qualidade na xícara" e "consistência" em relação a minha cafeteira.

 

Seria bom ter mais pessoas iniciantes para dar opiniões tb =/

 

Anita, concordo que o moinho é fundamental. No entanto, a maioria dos iniciantes não possuem, e demoram um bom tempo até resolver adquirir um. Eu mesmo, tenho a cafeteira a 6 meses e não tenho moinho, tento comprar café uma vez por semana ou a cada 15 dias. Atualmente estou a caça da escolha de um moinho, e o grande número de informações sobre modelos me deixaram confuso, foi isso que me motivou a criar esse tópico =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Tiago, já palpitei demais aqui, vou voltar para o dicionário, que está pedindo minha atenção. Preencherei com o maior prazer e com o que eu souber qualquer modelo que vocês definirem.

 

O Clube é um espaço de troca E aprendizagem. Se o objetivo é ajudar (e de certa forma ensinar) quem está começando, é importante ficar claro que o moinho é imprescindível. Assusta no começo, eu sei. Há exatos 2 anos passei pelo mesmo no HT e se o pessoal (muitos estão agora aqui no CdC) não tivesse insistido, eu teria comprado só a cafeteira sem entender a importância do moinho. Exige gastar mais, lotar mais uns porquinhos, mas faz parte desta brincadeira chamada café, que nem sempre é barata.

 

Bons trabalhos para vocês!

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tópico será sobre máquinas, mas acho que deve ficar claro, em letras garrafais, que o moinho é essencial. Não dá pra ser opcional, não é acessório, não é frescura. Assim como café de qualidade.

 

Concordo com o Márcio, é difícil mesmo de colocar essa ideia em algumas pessoas, mas se o compromisso do fórum é com o café de qualidade, colocar moinho como opcional está fora de questão.

 

Pois se formos por esse caminho pode ter gente comprando Rocket, Rancilio, Gaggia, Nuova Simoneli, ECM, La Pavoni e usando café santa clara premium moído. Os mais experientes que recomendaram boas máquinas (e caras) vão ser amaldiçoados por gerações. :(

 

Ana, vale a pena pagar o que pagou na ruiva, colocar PID e tirar um shot com café pelé, velho e moído há meses?

 

Discussão parecida já houve em outro tópico, cada um toma o café que quiser ao preço que quiser/puder pagar. Mas insisto na busca pela bebida de qualidade.

 

Então moinho e café minimamente bom e fresco são obrigatórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como botar na cabeça de quem quer comprar uma máquina de expresso de menos de 500 reais que o moedor é obrigatório. Eu já desisti, e talvez faça parte da jornada da pessoa gastar essa grana na máquina, tentar pó já moído velho ou "recente", moedores de lâmina, e depois, na marra, entenderem que o próximo passo é o moedor... Muitos guardam a máquina de reserva ou levam pro trabalham ou dão para um parente, acaba não sendo "dinheiro jogado fora".

 

Realmente é difícil esse entendimento. E até é normal, afinal com todo o marketing que tem a nespresso hoje em dia, as pessoas tem uma pré-compreensão de que é a máquina que "faz" boas bebidas. Daí pra enfiar na cabeça que não basta a máquina e que vai ter que gastar num moedor que não faz nada além de moer (ou seja, ainda vai ter que aprender a preparar a bebida, apesar do moedor) e que custa provavelmente tão caro ou mais que a máquina, precisa quase uma lobotomia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...