Ir para conteúdo

Coado com especiarias...


Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Resolvi abrir este tópico inédito, porque já fiz algumas experiências com café coado adicionando especiarias. Os turcos são um bom exemplo.

Bom, vamos a algumas delas:

 

1 - Café com cardamomo: Outro dia estava pesquisando o uso do cardamomo na culinária e resolvi adicionar as sementes levemente amassadas junto ao pó de café. O resultado me surpreendeu pelo aroma e sabor. Senti uma leve sensação de refrescância, se posso dizer assim, na boca como resultado.

 

2 - Café com anis: Notei um pouco de elevação da doçura do café, nada que tirasse o sabor original do mesmo.

 

3 - Café com canela: Utilizar a canela moída por cima do café pronto já é mais tradicional, mas adicionar o pau de canela no preparo, muda a história. ;) Notei que prevaleceu mais o aroma da canela, até porque para se tirar o sabor real da canela, teria de submetê-la a uma temperatura bem maior do que a que foi proporcionada.

 

Bom, aí foram minhas experiências com a bebida. Espero para usar ainda a noz-moscada e outras... Ah, e o gengibre também, quase ia esquecendo.

 

Detalhe: em todos eles não utilizei açúcar e usei um pouco do café da Fazenda Pessegueiro que adquiri em uma viagem.

 

Fica aí a dica e espero os comentários.

 

Abraço,

Anderson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Muito bom, Anderson. Dá para comprar o pó já pronto com estas especiarias (o Martins Café tem), mas fazer em casa com temperos frescos é show de bola, típico slow food.

 

Só confirmando: você coloca os temperos no meio do pó no coador, correto? Usou Melitta para uma vazão mais lenta e os temperos impregnarem bem?

 

Temos em algum lugar no Clube um café com pimenta, dê uma pesquisada, tem um vídeo em alemão mostrando o processo.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O anis libera rapidamente seus óleos aromáticos na água. Sei isso por causa do chimarrão. Pra especiarias mais resistentes ao processo, uma alternativa a ser estudada é fervê-los junto com a água e preparar o café como de costume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Entendi, Rodrigo. E imagino para quem curta um gostinho mais forte, o pau de canela pode até ficar dentro do bule. Mesmo assim, talvez usar um pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 - Café com canela: Utilizar a canela moída por cima do café pronto já é mais tradicional, mas adicionar o pau de canela no preparo, muda a história. ;) Notei que prevaleceu mais o aroma da canela, até porque para se tirar o sabor real da canela, teria de submetê-la a uma temperatura bem maior do que a que foi proporcionada.

 

Anderson,

 

Não sei como estava a temperatura do seu café nem que tipo de canela usou. Sei que uma vez fui a uma cafeteria onde se servia o famoso "Canelinha" que é um espresso que vem com um pau de canela no pires. Tive a infeliz ideia de mexer o café com o pau da canela e o resultado foi um soco no estômago, o café ficou quase inbebível de tanta canela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson,

 

Não sei como estava a temperatura do seu café nem que tipo de canela usou. Sei que uma vez fui a uma cafeteria onde se servia o famoso "Canelinha" que é um espresso que vem com um pau de canela no pires. Tive a infeliz ideia de mexer o café com o pau da canela e o resultado foi um soco no estômago, o café ficou quase inbebível de tanta canela...

 

Utilizei a temperatura padrão para o café, água quase formando as bolhas na chaleira. Engraçado, pois aos locais em que pude degustar um "Canelinha" vem sempre com a canela no fundo da xícara e uma pitada por cima. Nunca vi a rama da canela dentro da xícara. Com tempo maior de imersão no café, a rama resolveu abraçar o seu café e torná-lo mais "atraente". :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu sempre mexo um pouco com a rama, Leo, mas como não mexo para dissolver nada, dou só umas voltinhas e gosto do resultado. Por isto imagino que uma rama menor, talvez umas lascas de casca, imersas no bule, o sabir fique mais diluído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

O de pimenta e bem completo, são das mais fortes que existem, a matéria é interessante.

 

Tem ainda o café correto (com grapa), com cognac, o irlandês e vários outros com álcool, não exatamente especiarias mas com o mesmo propósito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Fiquei curioso em saber qual seria o resultado de se colocar um pouco de cardamomo no filtro de expresso. Experimentei e não gostei do resultado. Mesmo com um quantidade ínfima da especiaria o cardamomo esconde o café. Imagino que a pressão também tenha o potencializado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Todo ano tenho vontade de conhecer a Europa e os EUAs, mas to igual a você, Ricardo. Dá a vontade, mas não dá o dinheiro!

 

Já o café com limão dá pra fazer! :D Vou testar esses dias!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coado com especiarias virou expresso com limão...

Enfim, já tomei com cardamomo e não gostei. Principalmente porque tomei num restaurante egípcio e eles costumam adoçar o café. Esse na verdade foi o principal problema pra mim. Acho café adoçado nojento. Na Índia tomam até água com cardamomo. Eu uso mais no arroz. Jogo um ou dois em uma xícara. Fica bom. Se for arroz basmati então, nem se fala.

Melhor que ir a Paris é fazer uma rota Burundi-Ruanda-Kenya-Etiópia. Se bem que deve ser um horror a infraestrutura. Bom só pra ver que existe coisa pior que o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei do café com cardamomo que gostei. Faço a maioria das vezes coado, apesar de não ter me acertado muito no método (coado é o menos saboroso que consigo fazer).

 

Mas achei legal a ideia. Já a patroa não gosta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve dar pra fazer no expresso também. Aí talvez fosse melhor abrir as bagas e colocar só a semente preta junto com o pó. Eu tenho cardamomo aqui. De repente faço agora, só pra contar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz.

Usei o filtro triplo, que quase nunca uso (acho que foi a terceira vez ever). Usei dois cardamomos. Pra não dizer que não senti nenhum gosto, ficou um certo retrogosto bem efêmero logo no primeiro gole. Nos outros, confesso que realmente não notei.

Ah, não parece toranja.

Fiz assim, ó:

 

2014-03-02+16.24.00.jpg

2014-03-02+16.27.10.jpg

2014-03-02+16.30.10.jpg

2014-03-02+16.30.52.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...