Anderson Sartori Postado 3 Maio 2013 Denunciar Share Postado 3 Maio 2013 Pessoal, Resolvi abrir este tópico inédito, porque já fiz algumas experiências com café coado adicionando especiarias. Os turcos são um bom exemplo. Bom, vamos a algumas delas: 1 - Café com cardamomo: Outro dia estava pesquisando o uso do cardamomo na culinária e resolvi adicionar as sementes levemente amassadas junto ao pó de café. O resultado me surpreendeu pelo aroma e sabor. Senti uma leve sensação de refrescância, se posso dizer assim, na boca como resultado. 2 - Café com anis: Notei um pouco de elevação da doçura do café, nada que tirasse o sabor original do mesmo. 3 - Café com canela: Utilizar a canela moída por cima do café pronto já é mais tradicional, mas adicionar o pau de canela no preparo, muda a história. Notei que prevaleceu mais o aroma da canela, até porque para se tirar o sabor real da canela, teria de submetê-la a uma temperatura bem maior do que a que foi proporcionada. Bom, aí foram minhas experiências com a bebida. Espero para usar ainda a noz-moscada e outras... Ah, e o gengibre também, quase ia esquecendo. Detalhe: em todos eles não utilizei açúcar e usei um pouco do café da Fazenda Pessegueiro que adquiri em uma viagem. Fica aí a dica e espero os comentários. Abraço, Anderson Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Maio 2013 Denunciar Share Postado 3 Maio 2013 O que eu faço regularmente é tomar ´chimarrão com anis estrelado, e fica muito bom. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Maio 2013 Denunciar Share Postado 3 Maio 2013 Muito bom, Anderson. Dá para comprar o pó já pronto com estas especiarias (o Martins Café tem), mas fazer em casa com temperos frescos é show de bola, típico slow food. Só confirmando: você coloca os temperos no meio do pó no coador, correto? Usou Melitta para uma vazão mais lenta e os temperos impregnarem bem? Temos em algum lugar no Clube um café com pimenta, dê uma pesquisada, tem um vídeo em alemão mostrando o processo. Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Maio 2013 Denunciar Share Postado 3 Maio 2013 O anis libera rapidamente seus óleos aromáticos na água. Sei isso por causa do chimarrão. Pra especiarias mais resistentes ao processo, uma alternativa a ser estudada é fervê-los junto com a água e preparar o café como de costume. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Maio 2013 Denunciar Share Postado 3 Maio 2013 Entendi, Rodrigo. E imagino para quem curta um gostinho mais forte, o pau de canela pode até ficar dentro do bule. Mesmo assim, talvez usar um pequeno. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Sartori Postado 3 Maio 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Maio 2013 @Rodrigoks - também gosto de apreciar no chimarrão como bom gaúcho. Ótimo. @Anita - Isso mesmo. Coloco as especiarias no meio do pó e usei Melitta. Vou pesquisar esse com pimenta, deve ser ardido... hehehe Abraço, Anderson Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 3 Maio 2013 Denunciar Share Postado 3 Maio 2013 3 - Café com canela: Utilizar a canela moída por cima do café pronto já é mais tradicional, mas adicionar o pau de canela no preparo, muda a história. Notei que prevaleceu mais o aroma da canela, até porque para se tirar o sabor real da canela, teria de submetê-la a uma temperatura bem maior do que a que foi proporcionada. Anderson, Não sei como estava a temperatura do seu café nem que tipo de canela usou. Sei que uma vez fui a uma cafeteria onde se servia o famoso "Canelinha" que é um espresso que vem com um pau de canela no pires. Tive a infeliz ideia de mexer o café com o pau da canela e o resultado foi um soco no estômago, o café ficou quase inbebível de tanta canela... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Sartori Postado 3 Maio 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Maio 2013 Anderson, Não sei como estava a temperatura do seu café nem que tipo de canela usou. Sei que uma vez fui a uma cafeteria onde se servia o famoso "Canelinha" que é um espresso que vem com um pau de canela no pires. Tive a infeliz ideia de mexer o café com o pau da canela e o resultado foi um soco no estômago, o café ficou quase inbebível de tanta canela... Utilizei a temperatura padrão para o café, água quase formando as bolhas na chaleira. Engraçado, pois aos locais em que pude degustar um "Canelinha" vem sempre com a canela no fundo da xícara e uma pitada por cima. Nunca vi a rama da canela dentro da xícara. Com tempo maior de imersão no café, a rama resolveu abraçar o seu café e torná-lo mais "atraente". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Maio 2013 Denunciar Share Postado 3 Maio 2013 Eu sempre mexo um pouco com a rama, Leo, mas como não mexo para dissolver nada, dou só umas voltinhas e gosto do resultado. Por isto imagino que uma rama menor, talvez umas lascas de casca, imersas no bule, o sabir fique mais diluído. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Freires Postado 26 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2013 Up no tópico.... Falaram em: Pimenta; Anis; Canela; Cardamomo Noz Moscada Alguém tem experiência com outras especiarias? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 26 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2013 O de pimenta e bem completo, são das mais fortes que existem, a matéria é interessante. Tem ainda o café correto (com grapa), com cognac, o irlandês e vários outros com álcool, não exatamente especiarias mas com o mesmo propósito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 20 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2013 Fiquei curioso em saber qual seria o resultado de se colocar um pouco de cardamomo no filtro de expresso. Experimentei e não gostei do resultado. Mesmo com um quantidade ínfima da especiaria o cardamomo esconde o café. Imagino que a pressão também tenha o potencializado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Tem uma cafeteria na França, de frente pro museu do Louvre, famosa por seu expresso com raspas de limão. Se é bom, não sei, nunca fui pra Paris. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Espresso com raspas de limão é um clássico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cletus Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Achei isso aí http://myspresso.blogspot.com.br/2012/03/receita.html ainda não testei, mas com certeza vou verificar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Esse ano me deu uma vontade de ir a Paris, igual ano passado.. Deu aquela vontade.. Pena que não deu dinheiro.... 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Fontes Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Todo ano tenho vontade de conhecer a Europa e os EUAs, mas to igual a você, Ricardo. Dá a vontade, mas não dá o dinheiro! Já o café com limão dá pra fazer! Vou testar esses dias! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Kkkkkkkkk, nem precisava comprar nada né Bruno, só ir estaria bem, estou igual. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Coado com especiarias virou expresso com limão... Enfim, já tomei com cardamomo e não gostei. Principalmente porque tomei num restaurante egípcio e eles costumam adoçar o café. Esse na verdade foi o principal problema pra mim. Acho café adoçado nojento. Na Índia tomam até água com cardamomo. Eu uso mais no arroz. Jogo um ou dois em uma xícara. Fica bom. Se for arroz basmati então, nem se fala. Melhor que ir a Paris é fazer uma rota Burundi-Ruanda-Kenya-Etiópia. Se bem que deve ser um horror a infraestrutura. Bom só pra ver que existe coisa pior que o Brasil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Quando fui à Paris ainda não tinha interesse pelo café. Acabei tomando um Starbucks no Louvre. Que por sinal achei horrível. =P Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Fontes Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Eu gostei do café com cardamomo que gostei. Faço a maioria das vezes coado, apesar de não ter me acertado muito no método (coado é o menos saboroso que consigo fazer). Mas achei legal a ideia. Já a patroa não gosta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Que bom que você gostou do café que você gostou. rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Deve dar pra fazer no expresso também. Aí talvez fosse melhor abrir as bagas e colocar só a semente preta junto com o pó. Eu tenho cardamomo aqui. De repente faço agora, só pra contar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Fiz. Usei o filtro triplo, que quase nunca uso (acho que foi a terceira vez ever). Usei dois cardamomos. Pra não dizer que não senti nenhum gosto, ficou um certo retrogosto bem efêmero logo no primeiro gole. Nos outros, confesso que realmente não notei. Ah, não parece toranja. Fiz assim, ó: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Achei que moía isto aí para extrair melhor.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Moer ? Como ? Só se usar um pilão , se usar um moedor ele vai pegar o cheiro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 De fato, moído deve impregnar melhor, tanto o café como o moinho. A vida como ela é. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Tem tanto moinho manual aí. Reserva um só para moer cardamomo ue.. Kkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 2 Março 2014 Denunciar Share Postado 2 Março 2014 Bem, eu tenho um moinho manual de pimenta... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 6 Março 2014 Denunciar Share Postado 6 Março 2014 Eu já fiz moído. Usei bem menos que isso e o cardamomo escondeu o sabor do café. Não impregnou o moedor manual. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas