Ir para conteúdo

Você cortaria este shot em que momento?


Quando parar este single?  

29 votos

  1. 1. Você cortaria este single em que momento do vídeo?

    • Entre 15 e 18s
      0
    • Entre 19 e 22s
      3
    • Entre 23 e 26s
      10
    • Entre 27 e 30s
      8
    • Entre 31 e 34s
      6
    • Entre 35 e 38s
      2
    • Entre 39 e 42s
      0
    • Depois de 42s
      0


Postagens recomendadas

Também comprei um Melitta 100 (diz que é para 4 cafezinhos) e estou gostando bastante.

Desde que o cafe ocupa relativamente mais espaço no filtro, fica mais fácil de controlar o tempo de extração que no 101, permitindo fazer filtragens mais rápidas e em dossagens mais assemelhadas com as do Aeropress.

Foi bem mais baratinho (R$7,40) que o Pharos mas nem por isso deixa de ser um novo prazer :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você observar com muita atenção verá que entre os 30 e 34 segundos ocorre uma mudança de consistência no fio de café, que começa a perder opacidade e se tornar translúcido. Esse a meu ver é o melhor indicativo visual nessa circunstancia em que é difícil ter uma precisão na avaliação das cores, já que o vídeo não tem uma qualidade tão boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, para concorrer com as frases de Marcio vai esta:

 

"Quem sabe não usa arame". :-)

 

Bernardo,

 

Eu sequer uso maquina de espresso. Costumo colocar um punhado de grãos na boca, mastiga-los e depois coloco 30ml de água fervente na boca, faço uns bochechos e está pronto...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que é macho !

 

Mas ... Você não deve receber muitas visitas para o café, hein ?

 

:lol::D:lol:

 

Eu tava pensando isso pouco antes de ler seu post!

 

:)

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você observar com muita atenção verá que entre os 30 e 34 segundos ocorre uma mudança de consistência no fio de café, que começa a perder opacidade e se tornar translúcido. Esse a meu ver é o melhor indicativo visual nessa circunstancia em que é difícil ter uma precisão na avaliação das cores, já que o vídeo não tem uma qualidade tão boa...

 

Já que você abriu o jogo, vou comentar sobre a extração também... :(

 

O meu ponto de corte seria o mesmo se eu pudesse ver apenas uma vez o vídeo. Porém como pode se ver mais de uma vez, optei por votar no intervalo imediatamente anterior, que contém o segundo 30. A partir daí dá pra ver, com algum cuidado, que o café começa a ficar mais ralo.

 

Por incrível que pareça, a enquete está mais interessante do que eu pensava, com resultados bastante heterogêneos. Pra minha surpresa, há sete votos no intervalo 23-26s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve um experimento desse tipo (no livro de Rao ou no HB, não lembro direito) com baristas profisionais, onde foram medidos os sólidos totais, etc., etc., para avaliar o que indicaria o melhor o momento de parar a extração, se o olho e experiência do barista ou a balança (numa percentagem de extração fixa).

Ganhou a balança, não foi disparado mas a diferença foi boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a balança deve ser um controle melhor. Resta saber o que pode se aplicar desse experimento para a prática doméstica, que comumente conta com equipamentos sub-ótimos (máquinas, moedores, etc.) em relação aos profissionais. Explicando melhor: dependendo da máquina e do moedor, a utilização pode ter de ser diferente da preconizada como ideal. Explicando ainda mais, a TDS em equipamento sub-ótimo pode ser menor que seria o esperado para determizada razão de extração.

 

O Jim Schulman, em conhecido ensaio sobre a TDS na extração do espresso, afirma que cortar o shot no ponto de blonding tem pouquíssima diferença na concentração de sólidos em relação ao peso. Agora isso é a conclusão a que chegou o JS, não sei se é tão fácil pra qualquer um identificar o ponto de blonding com tanta acuidade.

 

http://www.coffeecuppers.com/Espresso.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, é mesmo engraçado...

 

Só tem 2 votos para cortar entre 19 e 22s e um deles é meu. Mais precisamente, eu pararia no ponto EXATO dos 22s. Primeiro eu até marquei a escala seguinte, mas aos 23s a textura já sai do ponto do ristretto. E eu sou "ristretto-maníaco" :wub: de carteirinha assinada e filigranada. Não sei de quem é o outro voto pelo "corte prematuro" da extração, mas deve ter sido o Márcio... :lol::D:lol:

 

Vale contar que o operador começa a "tirada" mais ou menos aos 4s da gravação, então cortar aos 22s é até "demorado" em termos de ristretto... B)

 

Abraços restritivos a todos e Carpe Coffea!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale contar que o operador começa a "tirada" mais ou menos aos 4s da gravação, então cortar aos 22s é até "demorado" em termos de ristretto... B)

 

Ô, Cabral! Ristrettos bem tirados costumam demorar mais que 18s, ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Votei entre 35 e 38. Talvez parasse com uns 33 ou 34, quando ele passou da cor de amêndoa p/ sorvete de creme, mas mantive o voto.

 

Uma coisa que nunca testei mas ainda quero fazer é pegar vários copinhos descartáveis e ir extraindo sequencialmente em cada um deles, p/ entender como o sabor do extraído vai evoluindo ao longo da extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Ô, Cabral! Ristrettos bem tirados costumam demorar mais que 18s, ou não?

 

Sim.

 

A solução de "parar antes" pode ser mais fácil de implementar para ter os ristrettos sem mexer na moagem, porém o correto mesmo é ajustar moinho/dose para extrair o ristretto nos mesmos 25 ou 30 segundos que um espresso normal, do contrário termina-se com um ristretto subextraido...

 

Na pratica eu acho mais fácil mexer na dose do que na moagem, até porque o aumento da dose diminui o fluxo e aumenta a taxa de extração para um mesmo volume, ambos fatores que direcionam a extração para a faixa do ristretto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Sim.

 

A solução de "parar antes" pode ser mais fácil de implementar para ter os ristrettos sem mexer na moagem, porém o correto mesmo é ajustar moinho/dose para extrair o ristretto nos mesmos 25 ou 30 segundos que um espresso normal, do contrário termina-se com um ristretto subextraido...

 

Na pratica eu acho mais fácil mexer na dose do que na moagem, até porque o aumento da dose diminui o fluxo e aumenta a taxa de extração para um mesmo volume, ambos fatores que direcionam a extração para a faixa do ristretto.

 

Sim, concordo com o Leo, mas aquela dose não parece ter sido preparada pra um ristretto, que significa justamente restrito, ou seja, o pó deveria oferecer maior resistência à passagem da água... Ao meu gosto, são de 15 a 18ml (ou 30~35ml com filtro "duplo") em torno de 28~30s pra ficar "no ponto". Eu costumo usar um pouco de sobredosagem e aumento a pressão do tamping pra chegar no meu gosto. Mas com o "bolo normal", ou com capsulas (argh!), o jeito é parar entre 15s e 18s pra só sair a primeira parte da extração. Fica concentrado e mais oleoso, mas o "frutado" tende a sumir nessa "técnica" meio gambiarrenta.

 

Considerando a cor do fluxo que aparece no vídeo, eu só gostaria de provar do que saiu nos primeiros 18s da extração... dali pra frente não tá mais na minha "predileção", mas confesso que já fiz e bebi muitos espressos fora de meus próprios "padrões de preferência"... :rolleyes:

 

Abraços restritivos :D e Carpe Coffea!

 

Cabral

 

PS: depois de dias sem acessar, brincando de trazer os tópicos mortos de volta à vida - isso é ressurreição ou zumbificação? :blink:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...