Ir para conteúdo

Aeropress e a crema


Postagens recomendadas

Fala-se muito que a cafeteira chamada “aeropress” é muito próxima do espresso, mas não faz crema. Creio, pois, que não é bem assim. 

É natural que o aeropress não deposite uma crema na xícara. Isso ocorre porque a crema que se forma na extração se produz no momento em que você põe água nessa cafeteira e agita para que faça infusão. Desse modo, a crema forma-se dentro do aeropress e não na xícara. Quando você põe o café produzido na xícara, ele não tem mais a crema, ela se foi. No entanto, ela existiu. 

Seja como for, eu consegui produzir crema. Coloquei 30 gramas de bom café no aeropress e, em seguida, água até encher. Não mexi e, assim que a água foi colocada, já pressionei o êmbolo. A crema se formou nesse pressionar e se depositou na xícara.

A relação entre o volume de água e o peso do café também é importante aí. O espresso tem uma relação de 25ml para 7 gramas ou 50 ml para 7g. Trata-se de uma alta concentração de café. Se se quiser, então, um café feito na aeropress que imite o espresso, é preciso respeitar essa concentração 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Gustavo. Penso que tanto com a Moka quanto com a Aeropress existe um apelo de se emular o espresso. Vira até uma tendência de marketing, com acessórios (prismo, filtros de metal) e variações (válvulas para moka, por ex.) produzidas para cristalizar este intento. E embora o resultado possa ser esteticamente sedutor, e em termos de sabor mesmo, com bom corpo, o produto sempre será uma alusão, pois no espresso a coisa é totalmente diferente, com sua dinâmica de extração a operar em parâmetros totalmente diferentes e peculiares. Sem falar na textura e aspecto da crema do espresso de fato.  Sendo assim, de minha parte diria que é legal o exercício, mas com a consciência de que é uma mera e imperfeita aproximação. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Parabéns pelo feito, @Gustavo Adolfo Ramos Mello. Se puder, poste um vídeo com o processo.

Para meu singelo paladar, tanto a moka quanto a AP entregam bons cafés, mas vou mais na linha do que @Octávioexpôs. 

Aliás, dos equipamentos que comprei, uma de minhas maiores decepções foi a Bialetti Brikka. Vendida justamente com este apelo da emulação de espresso, ela produz uma falsa crema que não dura o tempo de despejar o café na xícara. Quanto ao paladar, a bebida em si sai como a de qualquer outra moka; até aí, sem problema. A questão é que o comercial dela é uma promessa que não consegue cumprir.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...