Ir para conteúdo

Receita para baixo amargor na Aeropress


m.gbt

Postagens recomendadas

Eu tive que achar uma solução para conseguir consumir um café amargo que eu comprei em quantidade :lol:

Esse café quando coado sempre ficou amargo demais, mesmo fazendo algo exagerado, como Clever com água a 80 graus (tentando fazer a infusão compensar a baixa temperatura).

Por outro lado, no espresso se sai muito bem, o que me levou a observar que o curto tempo de contato com a água quente parece benéfico pra esse café.

Por fim, eu ia passar uns dias fora, sem uma chaleira boa para coados, então decidi pela Aeropress e pensei nesse método para poder usar água fervendo, sem precisar esperar um tempo arbitrário para esfriar.

 

Com as observações acima, somando ao meu gosto, acabei chegando numa receita fácil de fazer sem equipamentos, onde tenho prazer de tomar esse café, e imagino que funcione para outros cafés e pessoas com gosto similar ao meu.

  1. eu bebo muito mais coados, espresso não é todo dia que faço, e quando faço, quase sempre é adicionando água
  2. eu não gosto de café pelando, pra mim uns 70 graus é uma ótima temperatura para apreciar o sabor
  3. eu gosto da praticidade da Aeropress, e nunca peso a quantidade de água, mas gostei do café em todas as minhas tentativas. Você pode pesar se preferir!

 

Receita:

  1. coloque pelo menos uns 200ml de água para ferver
  2. deixando a Aeropress no modo invertido, acrescentar a quantidade de pó fino a gosto. Eu uso 14g, e o pó sugiro um pouco mais grosso do que o padrão de café moído de mercado, alguns até se referem como "moagem para Aeropress" embora o método permita qualquer moagem.
  3. o pulo do gato: acrescentar água filtrada em temperatura ambiente, até mais ou menos o número 3 da Aeropress (ou seja, em torno de 1/4 do volume máximo, o que dá ali pelo número 3. Vamos deixar em infusão nessa água por 1-2 minutos, tempo suficiente para se preparar para os próximos passos
  4. mexa bem o café com água dentro da Aeropress
  5. feche a tampa da Aeropress com o filtro de papel
  6. faça um "swirl" com a Aeropress (movimento circular mantendo ela invertida, buscando agitar a borra) e vire a Aeropress sobre a xícara
  7. esse é o passo mais estranho: com cuidado, remova o êmbolo. O "swirl" foi para desgrudar café da borracha, mas mesmo assim pode ter um pouco ali; o cuidado é só para não fazer sujeira
  8. deve ter passado 1-2 minutos, acrescente agora a água fervida, eu vou até quase encher a Aeropress. Quanto menos água, menos quente vai ficar o resultado
  9. imediatamente, recoloque o êmbolo e faça o processo de pressão para finalizar sua extração.
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse método que você usou é interessante, mas pareceu equivalente ao de reduzir drasticamente a temperatura para não extrair o café além do que se quer. Talvez desse para fazer um Cold Brew com ele também, mas sem deixar tanto tempo em infusão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cold Brew é uma bebida para se tomar gelada. Normalmente a extração fica entre 12-16h, a depender do gosto de cada um. Nesse seu caso, eu pensaria em algo em torno de 8h ou talvez menos. Mas só faz sentido se tu curtir um Cold Brew, o que não é o caso. Mas o resultado que tu conseguiu com a AeroPress foi bem legal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • m.gbt changed the title to Receita para baixo amargor na Aeropress

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...