valacomum Postado 13 de Outubro Denunciar Share Postado 13 de Outubro Olá. Das que eu vi aqui em Curitiba, a Font Life – da Baggio & Baggio, com fonte em Quitandinha/PR –, é a que se enquadra melhor nos padrões para café. Seguem alguns dados do rótulo, em mg/L: Bicarbonato: 42,12 Cálcio: 5,971 Magnésio: 2,088 Fluoreto: 0,08 (fluoretada na fonte) Resíduo de evaporação a 180°C: 85,5 Outros parâmetros: pH: 6,55 a 25°C Condutividade elétrica: 85,3 μS a 25°C Uso do galão de 10L no meu filtro de barro e gosto bastante do resultado na xícara. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 13 de Outubro Denunciar Share Postado 13 de Outubro 20 horas atrás, valacomum disse: Olá. Das que eu vi aqui em Curitiba, a Font Life – da Baggio & Baggio, com fonte em Quitandinha/PR –, é a que se enquadra melhor nos padrões para café. Seguem alguns dados do rótulo, em mg/L: Bicarbonato: 42,12 Cálcio: 5,971 Magnésio: 2,088 Fluoreto: 0,08 (fluoretada na fonte) Resíduo de evaporação a 180°C: 85,5 Outros parâmetros: pH: 6,55 a 25°C Condutividade elétrica: 85,3 μS a 25°C Uso do galão de 10L no meu filtro de barro e gosto bastante do resultado na xícara. Saudações! A dureza dessa água ainda tá um pouco abaixo do ideal. Experimentei várias, inclusive com dureza e alcalinidade ideais, todas deixaram algum amargor na boca, e para café não seria nada legal, até a Passa Quatro que o Não Sou Barista recomenda. A única que eu achei que ficou perfeito e não senti absolutamente nenhum amargor foi a Água Prata 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 13 de Outubro Denunciar Share Postado 13 de Outubro 25 minutos atrás, willm20 disse: A única que eu achei que ficou perfeito Aí entra o fator subjetivo. Se essa é a Água (com " a " maiúsculo mesmo) para você, que venham muitas xícaras de felicidade! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 13 de Outubro Denunciar Share Postado 13 de Outubro 39 minutos atrás, valacomum disse: Aí entra o fator subjetivo. Se essa é a Água (com " a " maiúsculo mesmo) para você, que venham muitas xícaras de felicidade! Exatamente, pra ver como o fator água também é tão subjetivo! Mas recomendo que teste a Água Prata só pra ver 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 14 de Outubro Denunciar Share Postado 14 de Outubro Só lembrando que não existe um valor absoluto ideal de dureza e alcalinidade. Principalmente dureza, possui uma faixa bem ampla que funciona para café. Vai depender do café sendo usado e do paladar da pessoa. Tem gente em campeonato usando água zerada, por exemplo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 19 de Outubro Denunciar Share Postado 19 de Outubro Em 13/10/2024 at 19:10, willm20 disse: Mas recomendo que teste a Água Prata só pra ver Olá. Acabei de fazer um teste usando 3 águas diferentes, @willm20, sem passar pelo filtro de barro. Procurei manter inalteradas ao máximo as demais variáveis. Usei um catuaí vermelho da Mogiana, torrado em 04/10, torra médio-escura (Agtron 50), que comprei no Café do Mercado, no Mercado Municipal de Curitiba. Moí no K6 (click 90) e preparei na moka de 1 xícara da Bialetti com 8,6g de café, 70mL de água na parte de baixo e 10mL na parte de cima. Temperatura ao servir na xícara (Sofia alta) em torno de 65°C. Tive que fazer um após o outro para poder usar o mesmo equipamento, então não pude fazer um teste às cegas. Usei um gole de água gaseificada São Lourenço para limpar a boca antes de cada prova. Minhas impressões de não Q-Grader: Visual: sem diferenças perceptíveis. Aroma: Levemente chocolate em todos. Paladar: mais para castanhas com as 2 da Font Life, mais para amora com a Prata. Meu veredito: notável que a água faz diferença, mas todas as 3 que usei entregaram boas xícaras, cada uma com seu perfil. Claro que no dia a dia não preparo meu café com toda essa precisão na cafeteira italiana. Exceto pelo moedor, todo o resto vai pelo "olhômetro". Água até encostar na válvula, pó até preencher o filtro etc. Saudações! 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 20 de Outubro Denunciar Share Postado 20 de Outubro 11 horas atrás, valacomum disse: Olá. Acabei de fazer um teste usando 3 águas diferentes, @willm20, sem passar pelo filtro de barro. Procurei manter inalteradas ao máximo as demais variáveis. Usei um catuaí vermelho da Mogiana, torrado em 04/10, torra médio-escura (Agtron 50), que comprei no Café do Mercado, no Mercado Municipal de Curitiba. Moí no K6 (click 90) e preparei na moka de 1 xícara da Bialetti com 8,6g de café, 70mL de água na parte de baixo e 10mL na parte de cima. Temperatura ao servir na xícara (Sofia alta) em torno de 65°C. Tive que fazer um após o outro para poder usar o mesmo equipamento, então não pude fazer um teste às cegas. Usei um gole de água gaseificada São Lourenço para limpar a boca antes de cada prova. Minhas impressões de não Q-Grader: Visual: sem diferenças perceptíveis. Aroma: Levemente chocolate em todos. Paladar: mais para castanhas com as 2 da Font Life, mais para amora com a Prata. Meu veredito: notável que a água faz diferença, mas todas as 3 que usei entregaram boas xícaras, cada uma com seu perfil. Claro que no dia a dia não preparo meu café com toda essa precisão na cafeteira italiana. Exceto pelo moedor, todo o resto vai pelo "olhômetro". Água até encostar na válvula, pó até preencher o filtro etc. Saudações! Perfeito @valacomum Vc teria a composição da água Font Life pra postar aqui? Vai atualizando a gente aqui dos resultados que ir obtendo depois Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 20 de Outubro Denunciar Share Postado 20 de Outubro Olá. 6 horas atrás, willm20 disse: Vc teria a composição da água Font Life pra postar aqui? Segue foto do rótulo da garrafa de 510mL da Font Life. Saudações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 20 de Outubro Denunciar Share Postado 20 de Outubro 1 hora atrás, valacomum disse: Olá. Segue foto do rótulo da garrafa de 510mL da Font Life. Saudações! Obrigado. Tem uma ótima composição, só que estou com dificuldade de encontrar ela pra vender aqui em SP Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas