Ir para conteúdo

Qual água engarrafada você está usando?

Postagens recomendadas

Olá.

Das que eu vi aqui em Curitiba, a Font Life – da Baggio & Baggio, com fonte em Quitandinha/PR –, é a que se enquadra melhor nos padrões para café. Seguem alguns dados do rótulo, em mg/L:

Bicarbonato: 42,12

Cálcio: 5,971

Magnésio: 2,088

Fluoreto: 0,08 (fluoretada na fonte)

Resíduo de evaporação a 180°C: 85,5

Outros parâmetros:

pH: 6,55 a 25°C

Condutividade elétrica:  85,3 μS a 25°C

Uso do galão de 10L no meu filtro de barro e gosto bastante do resultado na xícara. 

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

Das que eu vi aqui em Curitiba, a Font Life – da Baggio & Baggio, com fonte em Quitandinha/PR –, é a que se enquadra melhor nos padrões para café. Seguem alguns dados do rótulo, em mg/L:

Bicarbonato: 42,12

Cálcio: 5,971

Magnésio: 2,088

Fluoreto: 0,08 (fluoretada na fonte)

Resíduo de evaporação a 180°C: 85,5

Outros parâmetros:

pH: 6,55 a 25°C

Condutividade elétrica:  85,3 μS a 25°C

Uso do galão de 10L no meu filtro de barro e gosto bastante do resultado na xícara. 

Saudações!

A dureza dessa água ainda tá um pouco abaixo do ideal. Experimentei várias, inclusive com dureza e alcalinidade ideais, todas deixaram algum amargor na boca, e para café não seria nada legal, até a Passa Quatro que o Não Sou Barista recomenda. A única que eu achei que ficou perfeito e não senti absolutamente nenhum amargor foi a Água Prata

• Curtir 1
Link para o comentário

39 minutos atrás, valacomum disse:

Aí entra o fator subjetivo. Se essa é a Água (com " a " maiúsculo mesmo) para você, que venham muitas xícaras de felicidade!

Exatamente, pra ver como o fator água também é tão subjetivo!

Mas recomendo que teste a Água Prata só pra ver

• Curtir 1
Link para o comentário

Só lembrando que não existe um valor absoluto ideal de dureza e alcalinidade. Principalmente dureza, possui uma faixa bem ampla que funciona para café. Vai depender do café sendo usado e do paladar da pessoa. Tem gente em campeonato usando água zerada, por exemplo.

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 13/10/2024 at 19:10, willm20 disse:

Mas recomendo que teste a Água Prata só pra ver

Olá. 

Acabei de fazer um teste usando 3 águas diferentes, @willm20, sem passar pelo filtro de barro. Procurei manter inalteradas ao máximo as demais variáveis. Usei um catuaí vermelho da Mogiana, torrado em 04/10, torra médio-escura (Agtron 50), que comprei no Café do Mercado, no Mercado Municipal de Curitiba. Moí no K6 (click 90) e preparei na moka de 1 xícara da Bialetti com 8,6g de café, 70mL de água na parte de baixo e 10mL na parte de cima. Temperatura ao servir na xícara (Sofia alta) em torno de 65°C. Tive que fazer um após o outro para poder usar o mesmo equipamento, então não pude fazer um teste às cegas. Usei um gole de água gaseificada São Lourenço para limpar a boca antes de cada prova. Minhas impressões de não Q-Grader:

Visual: sem diferenças perceptíveis.

Aroma: Levemente chocolate em todos.

Paladar: mais para castanhas com as 2 da Font Life, mais para amora com a Prata.

Meu veredito: notável que a água faz diferença, mas todas as 3 que usei entregaram boas xícaras, cada uma com seu perfil.

Claro que no dia a dia não preparo meu café com toda essa precisão na cafeteira italiana. Exceto pelo moedor, todo o resto vai pelo "olhômetro". Água até encostar na válvula, pó até preencher o filtro etc.

Saudações!

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

11 horas atrás, valacomum disse:

Olá. 

Acabei de fazer um teste usando 3 águas diferentes, @willm20, sem passar pelo filtro de barro. Procurei manter inalteradas ao máximo as demais variáveis. Usei um catuaí vermelho da Mogiana, torrado em 04/10, torra médio-escura (Agtron 50), que comprei no Café do Mercado, no Mercado Municipal de Curitiba. Moí no K6 (click 90) e preparei na moka de 1 xícara da Bialetti com 8,6g de café, 70mL de água na parte de baixo e 10mL na parte de cima. Temperatura ao servir na xícara (Sofia alta) em torno de 65°C. Tive que fazer um após o outro para poder usar o mesmo equipamento, então não pude fazer um teste às cegas. Usei um gole de água gaseificada São Lourenço para limpar a boca antes de cada prova. Minhas impressões de não Q-Grader:

Visual: sem diferenças perceptíveis.

Aroma: Levemente chocolate em todos.

Paladar: mais para castanhas com as 2 da Font Life, mais para amora com a Prata.

Meu veredito: notável que a água faz diferença, mas todas as 3 que usei entregaram boas xícaras, cada uma com seu perfil.

Claro que no dia a dia não preparo meu café com toda essa precisão na cafeteira italiana. Exceto pelo moedor, todo o resto vai pelo "olhômetro". Água até encostar na válvula, pó até preencher o filtro etc.

Saudações!

Perfeito @valacomum

Vc teria a composição da água Font Life pra postar aqui? 

Vai atualizando a gente aqui dos resultados que ir obtendo depois

Link para o comentário