Ir para conteúdo

Qual água engarrafada você está usando?

Postagens recomendadas

Em 08/01/2026 at 09:22, Wilian Domingues disse:

Aqui é filtro de barro com vela stefani tripla ação

A todos que contribuíram para a discussão, agradeço, mas deixo minha dúvida e peço ajuda:

Eu também sempre tive filtro de "barro" da Cer. Stéfani.
Mas quando recebi a Gaggia Classic, percebi a formação de material orgânico nas mangueiras do reservatório, a de drenagem (bomba) e a de retorno. Não sei do que se trata, se são fungos, bactérias ou ambos. É uma película esverdeada que se forma por dentro. Estou precisando fazer a remoção física com papel cozinha úmido enrolado em uma haste que alcance toda a extensão dos tubos.

Uso a máquna 1x ao dia. As perguntas que considerei:

- vocês deixam o reservatório cheio o tempo todo, trocando a água e o lavando periodicamente? Ou fica seco enquanto não em uso?
- será que a exposição à luz solar indireta - ou o oposto, usar "capa" que cobre a máquina - influencia nessa proliferação?
- alguém realiza higienização nesses dutos, de vez em quando? Se sim, física, química ou ambos?

Tô é perdido... ninguém nunca relatou problema parecido...  :(
De antemão, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, fcsouza disse:

- vocês deixam o reservatório cheio o tempo todo, trocando a água e o lavando periodicamente? Ou fica seco enquanto não em uso?

Sempre deixo seco após o uso. A limpeza periódica tem o reforço de um "banho" com lâmpada UV.

- será que a exposição à luz solar indireta - ou o oposto, usar "capa" que cobre a máquina - influencia nessa proliferação?

Até onde eu sei, deve-se evitar a exposição à luz solar.

- alguém realiza higienização nesses dutos, de vez em quando? Se sim, física, química ou ambos?

Onde possível, faço a limpeza com papel toalha. E a descalcificação faz o resto do serviço nas áreas remotas.

• Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites