_takechiya Postado 5 de Maio Denunciar Share Postado 5 de Maio Bom dia galera. Tenho notado algo estranho com cafés novos, com a mesma receita e a mesma moagem o café passa em tempos diferentes em dias diferentes. Via de regra mantenho a temperatura igual também. Estou fazendo sempre no V60, já ouvi falar que esse é um problema pro espresso mas não achei que seria no coado também. São torras médias. Geralmente pra ajustar o resultado anterior eu preciso AFINAR a moagem, o que pra mim é contra-intuitivo. Isso acontece de verdade ou tem algum erro no preparo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 5 de Maio Denunciar Share Postado 5 de Maio Olá. Acontece exatamente como você descreveu, @_takechiya. Dê uma olhada neste tópico, que trata exatamente deste assunto: Saudações! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Valeri Postado 7 de Maio Denunciar Share Postado 7 de Maio Em 05/05/2024 at 10:20, valacomum disse: Olá. Acontece exatamente como você descreveu, @_takechiya. Dê uma olhada neste tópico, que trata exatamente deste assunto: Saudações! Não só o tempo da torra do café acaba trazendo a necessidade de afinar a moagem, mas também o tempo entre o preparo de um café e outro. O motivo disso é a concentração de gases (CO2) que influencia na absorção da água e na velocidade de percolação da água. Experimente fazer o mesmo café com a mesma receita no mesmo dia. De manhã você vai notar que a água vai descer mais rápido (maior concentração de gases) e ao fazer a tarde, o tempo do preparo irá aumentar (menos gases). Ou seja, para manter o mesmo sabor do café feito pela manhã ao fazer café a tarde você terá de engrossar a moagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 7 de Maio Denunciar Share Postado 7 de Maio Afinar ou engrossar, @Valeri? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Valeri Postado 7 de Maio Denunciar Share Postado 7 de Maio 1 hora atrás, valacomum disse: Afinar ou engrossar, @Valeri? Depende do momento que você faz o café e se gostou do resultado. Primeiro, ao abrir pela primeira vez o pacote, eu mantenho a moagem fixa durante dois dias para estabilizar a quantidade de gases que é maior ao abrir o pacote. Após observar as diferenças de sabor e tempo para a água descer entre manhã e tarde do segundo dia, eu posso afinar a moagem para passar mais devagar se eu achar que o café pela manhã está sub-extraido ou posso manter a moagem se achar que está bem extraído. Se a tarde eu quiser manter o mesmo tempo que a água demorou a passar pelo café de manhã, eu engrosso a moagem, pois nesse período (tarde) irá haver menos gases no pacote de café e a água irá demorar mais a passar pelo café moído. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas