Gilberto Postado 15 Abril 2014 Denunciar Share Postado 15 Abril 2014 Rogerio, excelente pão. Quanto ao crescer eu acho que teria que crescer mais, não só o seu, o meu , da Anita, você vê pelo corte que ele não expandiu, ou o corte foi feito com uma faca cega ou o fermento não estava com toda aquela força, acho que teremos que fazer igual ao Fernando, que chega a refrescar por 2 dias fora da geladeira até sentir que o fermento esta forte, mas refrescar em uma proporção menor como faz o Fernando , tipo 100 grs de fermentão, 100 grs de farinha, 80 ml de água. Dá uma lido no tópico no início para lembrar como ficou o Fermentão do Rodrigo, um verdadeiro bicho, precisou chamar o bombeiro para acabar com o monstro, o nosso tem que ficar forte igual. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 15 Abril 2014 Denunciar Share Postado 15 Abril 2014 Então Anita eu pensei nisso, coloquei em uma assadeira meio grande e o pão espalhou bem, fiquei imaginando se em uma mais estreita ele ficaria mais alto e cheio, o sabor está bom, sem muita acidez pronunciada, um cheiro bom (sem ser aquele cheiro meio de azedo forte) porém ele foi feito de farinha branca e o miolo está meio escuro, não sei se é normal, mas a casca está realmente muito dura tendo dificuldade até para cortar com uma faca de serra e eu to até com medo de lascar um dente, no Lollapalooza foi um pedaço de um dente comendo uma costela de porco la dentro hehehehehe Eu acho que essa casca ainda pode dar uma melhorada, ela está bem grossa mesmo, talvez brincando com a temperatura do forno, tentar assar ele de forma mais lenta com menos força, não sei. Não foi o de nozes pq fui olhar e não tinha nozes em casa e como na quinta já viajo nem fui atras para comprar Roger, Miolo meio escuro normalmente é indício que não cresceu... Neste caso, como não ficou azedo, parece que deveria ter sovado mais e deixado mais tempo fermentando.Detalhe: O pão deve dobrar de volume antes de ir para o forno. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 15 Abril 2014 Denunciar Share Postado 15 Abril 2014 Cês num tem receitinha fácil com pó Royal aí não?! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 15 Abril 2014 Denunciar Share Postado 15 Abril 2014 esse fermento de bolinha do supermercado é fácil. Mistura na água morna, espera uns poucos minutos e aí mistura na farinha. Tipo prensa francesa. Pedra de 100. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 15 Abril 2014 Denunciar Share Postado 15 Abril 2014 Xiii.. Entendi nada.. Explica isto aí? Fermento de bolinha? Pedra de 100? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 15 Abril 2014 Denunciar Share Postado 15 Abril 2014 Da próxima vez vou tentar fazer isso Gil e Fernando, tirar da geladeira 100g e alimentar 3x ao dia por dois dias e ver se ele fica com mais força, testes e testes até dar certo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 15 Abril 2014 Denunciar Share Postado 15 Abril 2014 Gil e Fernando: obrigada pelas orientações. Realmente o bicho dobrou no banneton, esparramou na pedra quente, mas não cresceu mais no forno. Vou dar um pouco mais de ração pro bicho na hora do próximo. Likes virtuais pra cada um. beijos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 15 Abril 2014 Denunciar Share Postado 15 Abril 2014 Nuss! De manhã ainda e já era a cota de likes da Ana.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 15 Abril 2014 Denunciar Share Postado 15 Abril 2014 Gui, a quota começa a contar em algum horário obscuro que só Deus sabe. Deve ter ido quase toda ontem à noite. #umabsurdo FORA que a minha quota é menor que a de vocês meninos... #mesintoexcluída Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 15 Abril 2014 Denunciar Share Postado 15 Abril 2014 Gil e Fernando: obrigada pelas orientações. Realmente o bicho dobrou no banneton, esparramou na pedra quente, mas não cresceu mais no forno. Vou dar um pouco mais de ração pro bicho na hora do próximo. Likes virtuais pra cada um. beijos Ana, Tentando simplificar... Ótimo ! Só fique de olho na temperatura ambiente... Se estiver muito frio, faça as três alimentações com menos farinha. O segredo é observar em quanto tempo o fermento chega a dobrar de volume...Dobrando de volume, já é possível alimentar novamente. Importante: Fermento muito ativo também acaba acarretando pães com acidez muito baixa, apesar de crescer absurdamente (particularmente sinto que perde a graça, assim como o café zerado de acidez ). Lembra que citei no início: Cor, textura, aroma, acidez, etc e tal....Tudo deve ser levado em consideração 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Certo. Captei vossas mensagens, nosso guri da home panification. Obrigada, um beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Anita, como o Fernando falou antes, não precisa ser 3 vezes ao dia, nem precisa ser por 2 dias necessáriamente, a partir do momento que você ver que ele dobrou "rápido" já esta bom para usar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Sim. Devo panificar na sexta. Mas quero alimentar o monstrinho pelo menos umas duas vezes amanhã durante o dia, tipo ministrar umas vitaminas para ele crescer fortinho. Dar um Toddynho, entende? Porque dobrar ele dobra toda vez. Ainda mais o integral. Mas agora com a temperatura mais amena demora mais este crescimento e fico com receio de ficar sem sabor como falou nosso guru dos levedos. Luiz falou a mesma coisa no curso, do ciclo de crescimento do fermento, que depois daquele pico ele perde um pouco da força. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Se for para alimentar 3x por dia, como vocês fazem?? só vai acrescentando farinha e misturando daí?? se depois de dois dias alimentando 3x ao dia e for fazer o pão não precisa descartar daí né??? tenho uma dó de jogar qualquer comida fora que vocês não tem ideia... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Roger, não necessariamente terá que ser 3 x ao dia , depende do crescimento, a proporção será menor , tipo 50 grs de fermentão, 50 grs de farinha, 40 ml de água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Cês num tem receitinha fácil com pó Royal aí não?! Miyamoto, Segue a receita com pó royal que vc pediu (agora não existe mais desculpas para fazer pão) Pão de cerveja 400g de farinha 15g de pó royal 15g de açucar 350ml de cerveja (usar uma latinha de itaipava ou bohemia). Não use outra cerveja que vai ficar amargo ! Misturar todos os ingredientes secos e peneirar numa vasilha...Adicionar a cerveja e mexer rapidamente com uma colher (máximo 2min para não acabar com as bolhas de CO2) Verter em uma forma de bolo inglês já untada com manteiga e farinha, levar ao forno que já deve estar pré aquecido antecipadamente(15min). Assar com temperatura de 230°C por 45 min aproximadamente. Pronto ! Detalhe: Este pão deve ser consumido no dia, pois vai amargando com o passar do tempo. Receita adaptada do site: www.vivalafocaccia.com (Pane alla birra fatto in casa) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Fernando.. Eu tava criando um jeito de enrolar... Aí você me aparece com umas destas! kkkkkkkkkkkk Mas ainda posso usar uma desculpa! Não tenho forma de bolo inglês! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 DOMINGO!! Agora ninguém mais neste Clube tem desculpa para não panificar. Nosso mestre dos levedos salvou vocês. Valendo a caneca do CdC. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Fernando.. Eu tava criando um jeito de enrolar... Aí você me aparece com umas destas! kkkkkkkkkkkk Mas ainda posso usar uma desculpa! Não tenho forma de bolo inglês! Já ouviu falar em bolo de xícara ? Pronto, faz o pão numa xícara de capuccino... É só dividir a receita em 6 xícaras !!! Brincadeira !!! Vai quebrar a xícara ....Não faça !!!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Eu pensei a mesma coisa, Fernando, só não falei porque vai ter doido que vai enfiar a caneca no forno e não pode. Quem aguenta este tipo de quentura são as canecas da Le Creuset, mas as comuns só podem mesmo no microondas (desde que não tenham pintura metalizada). Beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 O pior é que eu vi um vídeo no YouTube que o sujeito faz bolo de caneca no microondas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Eu pensei a mesma coisa, Fernando, só não falei porque vai ter doido que vai enfiar a caneca no forno e não pode. Quem aguenta este tipo de quentura são as canecas da Le Creuset, mas as comuns só podem mesmo no microondas (desde que não tenham pintura metalizada). Beijo Ana, Fiz a edição do texto para evitar maluquice ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Não sei se adiantou a edição. O Miyamoto só lê a primeira linha dos posts!!! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Kkkkkkkkkk Eu li pô! :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Leu só depois que viu meu post. CERTEZA! HEHEHE Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Ana, Fiz a edição do texto para evitar maluquice ... Rindo muito aqui. Por que você viu, né, Fernando? The Flash falou EXATAMENTE do que mencionamos. Melhor prevenir. Do que catar cacos de louça de dentro do forno. Mas a Le Creuset pode. A revista Espresso fez o teste. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Oooo nominho feio que foram dar para esses produtos "Le Creuset" Em Maringá tem uma casa da luz vermelha e a tia que é dona é conhecida como "Cartucheira" essa Le Creuset me passou a mesma imagem, só que em Francês rssss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Rogerim: não me diga que você frequenta tais lugares. Oferece um café pras primas, é? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Não frequentei não, mas tenho amigos lá que me disseram achei um sarro esse nome aí "Cartucheira" e estou falando a verdade hein Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 :) Beijo sabor queijo (para harmonizar com seus 84 cafés) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas