Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Rogerio, excelente pão.

Quanto ao crescer eu acho que teria que crescer mais, não só o seu, o meu , da Anita, você vê pelo corte que ele não expandiu, ou o corte foi feito com uma faca cega ou o fermento não estava com toda aquela força, acho que teremos que fazer igual ao Fernando, que chega a refrescar por 2 dias fora da geladeira até sentir que o fermento esta forte, mas refrescar em uma proporção menor como faz o Fernando , tipo 100 grs de fermentão, 100 grs de farinha, 80 ml de água.

 

Dá uma lido no tópico no início para lembrar como ficou o Fermentão do Rodrigo, um verdadeiro bicho, precisou chamar o bombeiro para acabar com o monstro, o nosso tem que ficar forte igual.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Anita eu pensei nisso, coloquei em uma assadeira meio grande e o pão espalhou bem, fiquei imaginando se em uma mais estreita ele ficaria mais alto e cheio, o sabor está bom, sem muita acidez pronunciada, um cheiro bom (sem ser aquele cheiro meio de azedo forte) porém ele foi feito de farinha branca e o miolo está meio escuro, não sei se é normal, mas a casca está realmente muito dura tendo dificuldade até para cortar com uma faca de serra e eu to até com medo de lascar um dente, no Lollapalooza foi um pedaço de um dente comendo uma costela de porco la dentro hehehehehe

Eu acho que essa casca ainda pode dar uma melhorada, ela está bem grossa mesmo, talvez brincando com a temperatura do forno, tentar assar ele de forma mais lenta com menos força, não sei.

Não foi o de nozes pq fui olhar e não tinha nozes em casa e como na quinta já viajo nem fui atras para comprar

 

Roger,

 

Miolo meio escuro normalmente é indício que não cresceu... Neste caso, como não ficou azedo, parece que deveria ter sovado mais e deixado mais tempo fermentando.Detalhe: O pão deve dobrar de volume antes de ir para o forno. :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da próxima vez vou tentar fazer isso Gil e Fernando, tirar da geladeira 100g e alimentar 3x ao dia por dois dias e ver se ele fica com mais força, testes e testes até dar certo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Gil e Fernando: obrigada pelas orientações.

 

Realmente o bicho dobrou no banneton, esparramou na pedra quente, mas não cresceu mais no forno.

 

Vou dar um pouco mais de ração pro bicho na hora do próximo.

 

Likes virtuais pra cada um.

 

beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Gui, a quota começa a contar em algum horário obscuro que só Deus sabe. Deve ter ido quase toda ontem à noite. #umabsurdo

 

FORA que a minha quota é menor que a de vocês meninos... #mesintoexcluída

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil e Fernando: obrigada pelas orientações.

 

Realmente o bicho dobrou no banneton, esparramou na pedra quente, mas não cresceu mais no forno.

 

Vou dar um pouco mais de ração pro bicho na hora do próximo.

 

Likes virtuais pra cada um.

 

beijos

Ana,

 

Tentando simplificar...

 

Ótimo ! ;)  Só fique de olho na temperatura ambiente... Se estiver muito frio, faça as três alimentações com menos farinha. O segredo é observar em quanto tempo o fermento chega a dobrar de volume...Dobrando de volume, já é possível alimentar novamente. Importante: Fermento muito ativo também acaba acarretando pães com acidez muito baixa, apesar de crescer absurdamente (particularmente sinto que perde a graça, assim como o café zerado de acidez ).

 

Lembra que citei no início: Cor, textura, aroma, acidez, etc e tal....Tudo deve ser levado em consideração  :rolleyes: 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sim. Devo panificar na sexta. Mas quero alimentar o monstrinho pelo menos umas duas vezes amanhã durante o dia, tipo ministrar umas vitaminas para ele crescer fortinho. Dar um Toddynho, entende? :)

 

Porque dobrar ele dobra toda vez. Ainda mais o integral. Mas agora com a temperatura mais amena demora mais este crescimento e fico com receio de ficar sem sabor como falou nosso guru dos levedos. Luiz falou a mesma coisa no curso, do ciclo de crescimento do fermento, que depois daquele pico ele perde um pouco da força.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para alimentar 3x por dia, como vocês fazem?? só vai acrescentando farinha e misturando daí?? se depois de dois dias alimentando 3x ao dia e for fazer o pão não precisa descartar daí né??? tenho uma dó de jogar qualquer comida fora que vocês não tem ideia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cês num tem receitinha fácil com pó Royal aí não?!  :ph34r:

 

Miyamoto,

 

Segue a receita com pó royal que vc pediu (agora não existe mais desculpas para fazer pão)

 

Pão de cerveja

 

400g de farinha

15g de pó royal

15g de açucar

350ml de cerveja (usar uma latinha de itaipava ou bohemia). Não use outra cerveja que vai ficar amargo !

 

Misturar todos os ingredientes secos e peneirar numa vasilha...Adicionar a cerveja e mexer rapidamente com uma colher (máximo 2min para não acabar com as bolhas de CO2)

Verter em uma forma de bolo inglês já untada com manteiga e farinha, levar ao forno que já deve estar pré aquecido antecipadamente(15min). Assar com temperatura de  230°C  por 45 min aproximadamente.

 

Pronto !

Detalhe: Este pão deve ser consumido no dia, pois vai amargando com o passar do tempo.

 

Receita adaptada do site:  www.vivalafocaccia.com  (Pane alla birra fatto in casa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando.. Eu tava criando um jeito de enrolar... Aí você me aparece com umas destas! kkkkkkkkkkkk  :lol:

 

Mas ainda posso usar uma desculpa! Não tenho forma de bolo inglês!  ^_^

 

:lol:  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando.. Eu tava criando um jeito de enrolar... Aí você me aparece com umas destas! kkkkkkkkkkkk  :lol:

 

Mas ainda posso usar uma desculpa! Não tenho forma de bolo inglês!  ^_^

 

:lol:  :lol:  :lol:

Já ouviu falar em bolo de xícara ? Pronto, faz o pão numa xícara de capuccino... É só dividir a receita em 6 xícaras !!! :D

Brincadeira  !!! Vai quebrar a xícara ....Não faça !!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu pensei a mesma coisa, Fernando, só não falei porque vai ter doido que vai enfiar a caneca no forno e não pode. Quem aguenta este tipo de quentura são as canecas da Le Creuset, mas as comuns só podem mesmo no microondas (desde que não tenham pintura metalizada).

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei a mesma coisa, Fernando, só não falei porque vai ter doido que vai enfiar a caneca no forno e não pode. Quem aguenta este tipo de quentura são as canecas da Le Creuset, mas as comuns só podem mesmo no microondas (desde que não tenham pintura metalizada).

 

Beijo

Ana,

 

Fiz a edição do texto para evitar maluquice ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ana,

 

Fiz a edição do texto para evitar maluquice ...

 

:D  :D  :D  :D  :D

 

Rindo muito aqui. Por que você viu, né, Fernando? The Flash falou EXATAMENTE do que mencionamos.

 

Melhor prevenir. Do que catar cacos de louça de dentro do forno.

 

Mas a Le Creuset pode. A revista Espresso fez o teste.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oooo nominho feio que foram dar para esses produtos "Le Creuset"  Em Maringá tem uma casa da luz vermelha e a tia que é dona é conhecida como "Cartucheira" essa Le Creuset me passou a mesma imagem, só que em Francês  rssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não frequentei não, mas tenho amigos lá que me disseram  :ph34r: achei um sarro esse nome aí "Cartucheira" e estou falando a verdade hein :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...