Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Olá,

 

Minha mulher começou a falar de comprar uma maquina de fazer pão, e como não sou simpático a ideia tentei fazer-la mudar de intenção, a solução mais fácil  foi eu voltar a fazer nossos pães, isso depois de muitas reclamações: "que você ficou preguiçoso, não faz mais pães, alias nem cozinhar cozinha mais..."e vai longe.

 

Resolvi voltar a panificar com o pé direito, comprei o livro Pão Nosso do Luiz Américo Camargo a duas semanas e comecei a preparar meu levain.

No meio do processo tive que viajar ( 4 dias) e deixei a missão de alimentar o filhote com a mulher, ela não teve duvidas, colocou a criança de 3 dias na geladeira e esperou eu voltar. Achei que teria que recomeçar o processo, mas que nada, alimentei o levain com um pouco mais de frequência e o danado se desenvolveu que é uma beleza!

Hoje dei como finalizada essa primeira cria, estou com 600g de levain de farinha integral e 200 de farinha branca descansando na geladeira. Sábado faço as primeira tentativas.

 

Olhei esse post e são 107 paginas até agora, acredito que tenha muita coisa para ler!

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu Zé, boa sorte.

Não esqueça que temos um post só de receitas também.

Este levain é imortal, eu deixo as vezes até um mes na geladeira sem alimentar, tiro as partes feias e alimento umas 3 vezes direto fora da geladeira, e lá esta ele, novo de novo, ou seria velho de novo, rsrsrsr

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber da resistencia dele Gilberto, é minha primeira experiência com levain, antes só havia usado o biológico.

 

Estava justamente agora olhando as receitas, tem bastante coisa boa lá.

 

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zê, assim como você comecei faz pouco tempo. Tentei ler as 192093432 de páginas aqui desse tópico mas acabei desistindo. A melhor dica que te dou é começar a leitura com o livro Pão Nosso. Lá tem tudo que você precisa pra fazer um pão legal e daí se surgir alguma dúvida é só postar aqui que a galera te ajuda. Além do conhecimento, os equipamentos são muito importantes também, não deixe de providenciá-los. No começo o que mais ajuda é a panela de ferro, com ela é difícil errar.

 

Pra ilustrar um pouco do que estou falando segue o pão que saiu ontem. Fermentação natural, com bloqueio de 12 horas na geladeira, misto de farinha integral grossa e farinha integral fina e enriquecido com azeitonas pretas e alecrim: 

 

16947642922_4ee5a84233.jpg

 

16923010886_63b969c677.jpg

 

16948960395_bd77287c59.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol:  :D   Deve ter ficado muito bom ! Usou alecrim fresco ? Mandou muito bem neste pão !

Alecrim, é pra quem possui personalidade bem definida. Gostei da ousadia, fiquei com vontade de provar...

Vou dar meus "pitacos": Sugestão de harmonização - Café orgânico da Unique e, uma leve passada de cream cheese :ph34r:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, 

 

Vou na sua sugestão, vou seguir o livro e ir postando as duvidas por aqui.

 

E la vai a primeira:

 

Ontem refresquei o fermento, ele está bem forte, com + ou - duas horas quase dobrou de tamanho e ficou bem areado, preparei duas massas na sequencia, uma com farinha integral e branca e outra com farinha branca.

Preparei a massa usando as proporções do livro, uma medida de fermento, 2 de agua e três de farinha, fiz as duas fermentações, a massa cresceu bastante (mais que o dobro) mas ficou demasiadamente mole, não deu para modelar, mesmo usando mais farinha na bancada, e é essa a duvida, essa massa fica mole assim mesmo,  e é esse o motivo de usar a panela ou forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os pães ficaram cascudos por fora, macios e úmidos por dentro e com o sabor "azedo" característico.

 

Usei o forno de casa que é novo, preciso doma-lo ainda, é daqueles duplos e usei o menor, então assou mais por baixo que por cima. Mais uma coisa para aprender.

 

xk0OuJFl.jpg

 

Fiquei animado a continuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando da última vez que eu fiz essa receita usei alecrim fresco e achei que o sabor ficou muito intenso, com muita personalidade  :lol:. Dessa vez usei uma mistura que tenho de alecrim seco com sal grosso, moí 10g e acrescentei durante a sova. Acho que se tivesse acrescentado só o alecrim seco (sem o sal) junto com a azeitona teria ficado melhor. 

 

@Seu Zé, outra dica. Se tiver um pouco de paciência, veja os vídeos da HowCast sobre panificação. Lá tem várias dicas de como manipular a massa, fazer cortes, dar forma ao pão etc. São coisas que dificilmente você conseguirá aprender somente lendo um livro. Segue link: http://www.howcast.com/guides/1058-How-to-Make-Bread

 

E depois de ver as fotos do Gil me deu uma vontade grande de comprar um banneton.... já tinha largado mão desse trem, aff :(  

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fui fazer nova tentativa, meu levain estava ressecado, o pote em que guardei não fecha de maneira hermética então a geladeira roubou  muito da umidade dele.

 

Deixei na temperatura ambiente, alimentei, mas ele estava bem fraquinho...

 

Usei assim mesmo para fazer um branco com gergelim, abaixo o resultado:

 

 

3actooO.jpg

 

eRINZ1Vl.jpg

 

 

Já mudei o modo de guardar, para semana nova tentativa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava sumidasso do fórum, pois estou bastante ocupado e não estou tomando café ultimamente devido a combinação de gastrite e esofagite e outras coisas mais.

 

Como estou começando a me aventurar no sourdough, estou eu aqui nesse tópico para aprender alguma coisa.

 

Fiz um fermento com farinha de centeio integral há uns 2 meses, mas minhas tentativas têm sido bastante frustradas. Os 4 pães que tentei até agora resultaram em um tijolo cascudo escuro, miolo pesado e sabor hiper azedo.

 

Comecei a ler o livro Pão Nosso, vamos ver se consigo algum resultado diferente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Klause, tenho seguido as orientações do Pão Nosso e dicas desse post, e tenho conseguido texturas e sabores ótimos, ainda não cheguei onde quero, pães alem de gostosos bonitos, mas sei que sem pressa chego lá.

 

Abaixo sequencia da tentativa desse fim de semana, um pão branco e um com bacon. 

Dessa vez fiz duas alimentações como o Gilberto sugeriu e deixei menos tempo crescendo, com o menor tempo o sabor "azedo", ficou mais suave e agradável.

Ainda não acertei no corte e no forno, os pães ficaram bem saborosos e areados, mas assaram de forma desigual, embaixo já estavam bons e não chehgaram a dourar. O som de oco neles foi perfeito.

 

 

oAOtg5pl.jpg

 

LdAQKMsl.jpg

 

DlTvi3Hl.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reinicie meu fermento seguindo as orientações do Pão Nosso (nada que eu não já tenha lido na por aí)

Dessa vez vou tentar com farinha de tigro integral ao invés de centeio.

 

De qualquer forma creio que meu erro tem sido em esperar muito na fermentação e usar o fermento muito depois da alimentação, como disse Seu Zé.

 

Meu objetivo é chegar em um pão 100% sem farinha de trigo "moderna", usando centeio moído na hora e outros grãos. Sonho em conseguir grãos ancestrais do trigo (espelta, khorasan) e conseguir fazer pães super saudáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...