Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Olá colegas do Clube, estou de férias finalmente e decidi aprender algo novo nesse ínterim. Já tenho novas companhias em casa, essas que residem dentro do meu forno e em alguns dias estarão prontos para serem utilizadas nos pães que pretendo assar. Esse esquema de fermento natural é bárbaro, tenho lido muito, muito a respeito nos últimos dias e cada dia fico mais fascinado. 

 

Bem, dito isso, venho procurar a ajuda de vocês. Gostaria de indicações de receitas mais simples para inaugurar oficialmente a padaria daqui de casa. Tem alguma do caderno de receita que indicam para um iniciante como eu? Nunca preparei um pão na vida. Além disso se tiverem algum material mais completo, que resume (ou não) algumas técnicas básicas de panificação caseira eu ficaria muito agradecido. O tópico aqui tem excelentes informações, mas buscá-las no meio de 102 páginas entre off topics e informações menos relevantes é uma atividade exaustiva. 

 

De já agradeço pessoal! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase um mês sem sovar um pão integral.

 

Fiz só as baguettes rústicas há uns 15 dias quando a equipe inteira do SStR veio aqui.

 

Estava com crise de abstinência já. Nunca entendo porque abandonamos bons hábitos.

 

Hoje foi particularmente terapêutico: azeitonas apanhou até.

 

Até lembrei de lavar as azeitonas. Falta enxugá-las.

 

Crescimento fase I. Depois banneton.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pão de azeitonas, deve ficar bom ^_^

 

Por aqui nada de pães ainda, cantucci tem de monte :P

 

Banneton, encomendei acho que já faz mais de um mês, 2 ou 3 já nem lembro. Mas acho que deve chegar só lá pra fevereiro... Sabe como é, aquele carro amarelo nessa época do ano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha que interessante, fermentação natural e utilizam a mesma massa madre há 60 anos

 

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/como-sao-feitos-os-panetones-e-chocotones-da-bauducco#1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, enquanto o fermento não fica pronto vou lendo as receitas e decidindo com qual começar. Acho que de inicio tentarei O Pão Mais Fácil do Mundo do caderno de receita, pois se não conseguir começar por ele já vou desistir da panificação de uma vez.... rs rs rs  :lol:

 

Estou seguindo a receito do Rodrigo para a Pasta Madre, está no terceiro dia e já alimentei 4 vezes. O trem anda meio descontrolado, acho que vou colocar na geladeira, pois está dobrando de tamanho muito rapidamente.

 

Agora as perguntas. Qual tempo recomendado para desenvolver a cultura antes de utilizá-la pela primeira vez? Preciso esperar mesmo os sete dias que o Rodrigo sugere? 

 

Anita, o que seria um Banneton?

 

16042051942_fdcfd16e10_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, tenta a receita 9 do caderno. Faz só a receita da massa e molda como pãezinhos.

 

É uma masssa bem hidratada, recomendo o uso de raspador de massa. Você encontra o respador em lojas de artigos para panificação/doces.

 

Ainda não consegui mandar o material pra você dar uma olhada pois a NET agora decidiu que não posso mais acessar o fórum de casa. Sempre que tento acessar retorna erro 404, pelo 3g está normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, uma correção: minha nova forminha É de madeira. ;)

 

#sónosapatinho

Legal! Onde vc comprou? As formas são diferentes em regiões diferentes.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, devem ser da região de Brandenburg ou mesmo do quaterão holandês de Potsdam. O último é um paraiso para quem gosta de coisas artesanais bem feitas (e caras).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkk, ok, então pode ser de qualquer lugar no mundo. Esse pessoal do novo mundo que não liga para o origem das coisas ... Rsrs

Aproveitando a viagem do Bernardo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, podes ficar tranquilo, não é antigo, mais é artesanal e entalhado a mão, na forma tradicional, como deve ser :-)

Anita vai ter o trabalho adicional de preparar as formas com gordura e demais.

E que em Berlin somente podes achar destas no KaDeWe, e já esgotaram; voaram todas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem, claro! Outra coisa que não pode perder em Berlin são os pães turcos recheados com espinafre e queijo ... Que saudade! Alias vou testar se não posso fazer esses com queijo canastra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, não precisa cobrar. Estava escrevendo a receita ontem e agora já esta no caderno de receita.

Com todas as dicas quente e mais as minhas notas, afinal agora já fiquei super experiente em fazer cantucci :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...