Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Ficou muito bonito Gil, parabénsss!!!! Logo logo vai montar uma padoca hein rsss

A receita que vc fez é a do livro do Pão Nosso ou desse livro novo que você comprou?? O que fez de diferente para este ficar tão bonito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Receita é do pão Nosso, alguns procedimentos usei do novo livro.

 

Bati 10 minutos em 1ª velocidade na batedeira.

Sal coloquei só no final.

Eram 800 mls água, coloquei 700 , desenvolvi o glúten da massa, e só si acrescentei o restante da água aos poucos.

Deixar descansar +- 4 horas, mas a cada 45 minutos , pegar a massa pelas pontas e dobrar sobre ela mesma, repetir este processo 3 vezes.

Terminado este tempo, colocar com delicadeza a massa na bancada e dividir ou modelar com cuidado para não perder os gazes preso na massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mercado municipal de São João del-Rei. Sempre tem farinha de centeio integral. O cara da loja falou que o pessoal aqui usa muito. Para que ainda não descobri, provavelmente não para pão alemão  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que a umidade da minha cidade é complicada, mas fiquei bem decepcionado esse final de semana saiu dois pães de centeio que estavam MUITO crocantes quando saíram do forno, tanto que dava pra escutar os "crecks" por uns 10 minutos mas era duas na manhã e caí no sono esperando esfriar quando acordei as 8 já era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou realmente pão rústico com casca de meio centímetro. Mas prefiro um pão feito em casa sem casca crocante de um da padaria com toneladas de bromato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Daniel tinha postado um link de um banneton mas não consegui achar, alguem tem um link ?

Não fui eu não Gil, aliás estou querendo comprar um também, só não tinha encomendado ainda pois estava pra me mudar e daí, com a rapidez e eficiência de nossa alfândega, eu ia ter que ficar de plantão na obra pra receber os benditos...

 

Se alguém postar algum link garantido pra comprar vou aproveitar e pedir também. :D

 

Ainda estou um pouco afastado do fórum, não tem sobrado tempo, mas tenho tentado pelo menos ler pra acompanhar o que acontece.

Estou sem cozinha ainda, os móveis estão todos no chão. Espero essa semana conseguir montar a cozinha daí volto a fazer pães e outras coisas mais.

Ainda não li o último livro que comprei sobre pães, ficou na outra casa (junto com quase todos os meus livros). Quero até o fim da semana acabar de trazer as coisas (ainda tem um monte de coisas por lá).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vieram sim :) apesar de terem ficado desaparecidos por 3 dias mas agora já foram todos localizados :D :D :D

 

Hoje foi tão corrido que me dei conta depois das 10h da noite que nem tomei um café sequer :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após dois pães fracasados na panificadora Britânia, minha mulher me mandou fazer um para tirar a limpo se era defeito dela ou da máquina.

 

Preparei uma receita de pão francês, das instruções, tudo direitinho programei a máquina e botei para funcionar.

 

Logo vi que fazia barulho mas a masa não girava. Enfiei a mão e verifiquei que a palheta girava quando sem carga, porém com a masa não conseguia amassar.

 

Fiquei com pena de jogar tudo fora, e decidi tentar: tirei a masa e releguei a máquina, que continuou de onde tinha parado. Eu fui sovando com as mãos, como vi vocês fazerem, durante o tempo que a máquina executava a função de bater, desde que eu não tinha nem ideia do tempo necessário para cada fase.

 

Quando parou, cobri com um pano e aguardei. Quando a máquina recomeçou a bater eu comecei a dobrar o pão, isso tinha visto na TV, e fiquei dobrando até que a máquina parou de bater.

 

Ai, tirei a palheta de bater e coloquei a masa de volta na máquina. Ficou um bom tempo, deixando crescer, até ascender o forno e asar o pão.

 

Minha mulher jura que foi o melhor pão que essa máquina já fez !

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, talvez a correia esteja muito frouxa e, quando dá o torque com carga, fica pulando dentes e não gira o batedor.

 

Uma vez troquei a correia que tinha estourado de uma máquina dessas da Britânia da minha sogra (é uma com 2 batedores), é relativamente fácil de mexer, só fazer com calma que tem uns encaixes chatos de soltar pra abrir a carcaça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem tive um ataque novamente, rodei 4 massas de pão integral ao mesmo tempo, complementados com nozes, outros com passas, outros viraram o Andino, uma maravilha se tivesse lembrado que minha esposa usaria o forno hoje e eu não poderia usa-lo, enfim uns assados antes da hora, outros serão assados depois, embora feios, todos ficaram saborosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...