Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Pooo meu, vcs são muito sacanas heheheheh ficou um espetáculo Sergio, parabéns!!! em janeiro depois que passar essas festividades vou tentar começar do zero, criando o fermento e claro contanto com a ajuda de vocês :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fermento natural e panela de ferro fazem uma diferença enorme. Até as tentativas que não deram certo são melhores do que qualquer pão de padaria. Vale a pena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gillll outros tempos, agora essa ferramenta de conquista é tão fácil, banal, que vc chega e fala: e ai?? ela responde: vamos!  Mundo mudou muito e tenho ótimas recordações dos anos 80 e 90 principalmente na parte cultural.

Agora voltando aos pães, comprei aquele forno da Brastemp o Gourmand é de 67 litros, tem alguns recursos tais como assar com convecção de ar, é de 2350w e chega a temperatura de 200º diz que é o único forno sem necessidade de pré-aquecimento e também tem uma função chamada fermentação que deixa a temperatura ideal para o pão fermentar, o pré-aquecimento terei de fazer em função da panela de ferro, função pão e pizza onde o forno ajusta a temperatura e o tempo ideal para pizzas e pães, mas vocês acham que essa temperatura é suficiente para assar?? Infelizmente ele não tem o vapor, o que eu tinha a gás achava bem fraco e acho que era um dos motivos para não conseguir bons resultados e fora o fato de não ter a panela de ferro também.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que por convecção é mais eficiente, mas só 200 C !?

 

Não sei se mesmo com a panela dará certo nessa temperatura baixa, só testando.

 

Ou vc pode abrir esse forno e hackear o "pid" =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, rsrsrsr , é no meu tempo era difícil.

 

Eu tenho o "fogão" BRASTEMP GOURMAND, também com convecção e vapor, o vapor é dispensável , até hoje não me acertei com ele.

Agora o meu forno vai a 250ºC, embora se você deixar a 200ºC e ligar a ventoinha vai funcionar como um forno turbo de padaria que por conta da conveção trabalha em uma temperatura mais baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu imaginei que era até 200º, ainda não o instalei, como disse só vou começar a mexer com pães lá para janeiro, olhei o manual meio por cima na internet e não achei onde falava a temperatura, só vi em um site que dizia q era 200º.

Qual temperatura que vocês acham ideal para o assamento,  de inicio 250º e após uns 20 mins abaixa para uns 200º?

É mais vantajoso o uso dessa ventoinha para convecção ou assar sem esse ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No nosso Brastemp eu começo com 230 (panela fechada) e depois 200 (panela aberta). Mas tenho a menor ideia quais são as temperaturas reais no forno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger,

 

 

No meu caso eu uso pedra e tampo com uma bacia de inox ( claro que não ia ser de plástico), e deixo o forno a 250 ºC, ligado uma resistência superior e uma inferior, depois de 20 minutos tiro a "tampa" e continuo com os 250 ºC até pegar uma cor, +- 10/15 minutos, dai abaixo para 220 ºC e deixo +- 10 minutos.

 

Quando uso o turbo: quando na retirada da tampa a temperatura cai muito ai ligo o turbo para compensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, já contei uma vez. Nada de pré-assar.

 

1. Troquei o injetor do forno por um com furo maior.

2. Modifiquei e consigo ligar a resitência superior (grill) em paralelo com o gás (de fábrica não dá).

3. A pedra fica na prateleira superior, mais perto do grill.

4. Ligo tudo e pré-aqueço uns 25-30 minutos.

 

Passa dos 300 C tranquilo pois meu termômetro de ponteiro ultrapassa a marca de 300 e dá batente. Imagino chegar nos 350 C. Sempre esqueço de medir a pedra com o termômetro infra-vermelho.

 

Aí vai que vai! Mas com certeza a janela de vidro da porta vai estourar um dia. É esse modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço pizzas nesse tempo tambem.Há alguns anos comprei uma pedra de pizza no sam's club de Goiânia. Quando faço pizzadas coloco a pedra no forno e aqueço por uns 40 minutos. Meu forno é elétrico desses normalzinho. Asso direto na pedra ,alguns minutos e está pronto! O segredo pras pizzas é a pedra.Compre uma e seja feliz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já consegui assar em menos de 3 minutos nos tempos áureos do mru forno à gás reduzindo o volume com tijolos refratários e usando pedra. Mas a cobertura nunca assa como em forno à lenha, que lida muito melhor com a umidade. Mas a sua ficou bonita. Acho que no limite do possível nesse tipo de forno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil,

 

Não hidrato, apenas borrifo água antes de jogar a chia (facilita grudar na superfície do pão)

Outra coisa, poderia ter assado mais, mas a pressa não permitiu... Tenho ainda um pão italiano pra assar  -_- 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana Fernando! Usou essa chapa assando os 2 ao mesmo tempo?

 

Passa dos 300 C tranquilo pois meu termômetro de ponteiro ultrapassa a marca de 300 e dá batente. Imagino chegar nos 350 C. Sempre esqueço de medir a pedra com o termômetro infra-vermelho.

Hj lembrei. 396 C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...