Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

A massa da pizza estava boa, Fernando ?

A massa estava boa, mas não estava muito crocante !  Resultado ótimo, só em forno de pedra

Parece interessante Rbcassani, custa quanto ?

 

Fernando, o do Food deve ser igual ao meu, da divolpi.

Não reparei a marca, mas é algo até que simples

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem eu fiz um pão seguindo o vídeo postado aqui antes do tartine bread.

 

ed8eafe924cf941b6b7d8e104b7bdff6.jpg

 

A massa grudou no banetton, quase deu tudo errado. Ainda tenho que implementar melhorias, mas já está bom pra primeira tentativa.

 

df4c44b9362aec552db9bba1a9087f6d.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah... não ficou claro. Não sou nenhum prodígio da panificação. Foi a primeira tentativa do tartine bread

 

:D  :P

 

Já faço pães há muitos anos... e agora parti para a busca da rasca e rasgo perfeitos, com sabores da fermentação natural...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou meu brinquedo novo, como é pesada e robusta, aproveitei tbm para comprar uma forma dupla para bauru, mas é um peso de lascar, quando começar a fazer pão acho que vou tirar esse puxador da tampa da panela, senão irá ficar inclinada no forno caso vá fazer invertido, valeu a dica, aconselho a comprar, acho que é algo pra vida toda :)

Espero que futuramente meus pães saiam como o de vocês, o Victor tbm está mandando muito bem no grupo do face ele posta umas fotos.

 

A45E8656-146E-4A8D-A7AF-CFB09BCD490D_zps

 

 

8B84C0A7-66A7-484C-B20D-05C99363BC47_zps

 

FA84D960-7E01-44D7-BCCE-ED99E2640FBC_zps

 

 

DC4BB0C1-C890-412E-BE37-F296078B9158_zps

 

03F0DFB2-5D29-47F3-9A62-E7375F42C904_zps


Ela é meio oval, não sei se esse formato ficaria estranho o pão, acho talvez o normal seria uma panela redonda, não sei...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou meu brinquedo novo, como é pesada e robusta, aproveitei tbm para comprar uma forma dupla para bauru, mas é um peso de lascar, quando começar a fazer pão acho que vou tirar esse puxador da tampa da panela, senão irá ficar inclinada no forno caso vá fazer invertido, valeu a dica, aconselho a comprar, acho que é algo pra vida toda :)

Espero que futuramente meus pães saiam como o de vocês, o Victor tbm está mandando muito bem no grupo do face ele posta umas fotos.

 

...

 

Ela é meio oval, não sei se esse formato ficaria estranho o pão, acho talvez o normal seria uma panela redonda, não sei...

 

foi essa aqui Roger?

 

http://www.panelamineira.com.br/index.asp?c=produtos&modulo=detalhes&url=16

 

Você poderia nos falar onde comprou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Klause :)

Juba, foi o Klause que deu essa dica valiosa, não sei quanto é o preço em geral, mas não achei cara, o site para compra é esse:

http://paneladeferrofundido.com.br/cacarolas/oval.html

O material dela é muito bom, e é absolutamente tudo de ferro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Klause :)

Juba, foi o Klause que deu essa dica valiosa, não sei quanto é o preço em geral, mas não achei cara, o site para compra é esse:

http://paneladeferrofundido.com.br/cacarolas/oval.html

O material dela é muito bom, e é absolutamente tudo de ferro.

Bacana! Foi a maior?

 

Ah eu as vi numa loja aqui em Campinas. A aba dela deve atrapalhar a fazer invertida no forno, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim foi a de 5 lts, vc fala a aba da panela ou a curvatura da tampa?

Se for a aba da panela, creio que aí vai depender do tamanho do forno, mas ela nem é muito grande não, penso que caberá na maioria dos fornos.

Já aquele puxador da tampa, é de ferro também e parafusado, eu vou retirar ele, apesar da tampa ser um pouco abaloada dá para colocar o pão em cima, só que o fundo do pão irá ficar com uns pequenos furos devido umas saliências que tem na tampa conforme esta na foto 3, não sei se isso é estético ou serve para alguma coisa hehehe, mas qualquer coisa também dá pra ser feito sem ser com a panela invertida

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Paes de hje.

 

Tenho apanhado bastante em que momento fornear os pães, normalmente faço a modelagem final e vai para a geladeira, mas por vezes depois de 3 horas já vejo que passou do ponto, já nos pães de hoje depois de 4 horas ainda dava para segurar mais tempo na geladeira, mas acabei forneando mesmo assim, e ficaram muito bons.

 

Mas os pães tinham uma diferença, os de hoje eu hidratei menos a massa, desta maneira ele se segura mais, já quando a hidratação é mais elevada vejo que a melhor maneira é ticar direto, sem geladeira.

 

image_zpsfwe9isrh.jpeg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, a foto não está das melhores mas com certeza esses pães estão show!

 

Também acho essa parte a mais difícil. A hora de por no forno. "Medo" de por muito cedo, "medo" de por muito tarte =)

 

Estou fazendo diferente. O bulk é na geladeira. Modelo pela manhã, coloco no banneton, e aí espero chegar a hora do forno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu de foto sou ruim mesmo, nunca consigo acertar o angulo, nesta nem o foco acertei, rsrsrs

Eu normalmente estenderia mais, mas devo dizer que ficou bom, cortei quase a pouco o primeiro e esta com o peso perfeito e a textura também.

 

O 2º ficou um pouco mais pesado, mas ainda bom, já o terceiro ficou pesado, depois que corta-lo dou noticias.

O que aconteceu ? Eu estava cansAdo e resolvi apertar e fornear 2 pães de uma vez, só que depois que coloquei os pães é que lembrei que não ia caber a bacia que uso para tampar os pães, ai danou-se, o pão que ficou do lado do vapor do forno ficou bom, já o outro não desenvolveu totalmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Gil.

Vamos aquecer essa panificação em 2016, tá faltando posts por aqui.

 

Eu também tenho apanhado um pouco, meus últimos pães foram dois de semolina e pão de hambúrguer.

Um de semolina saiu até bom, achei que ficou bastante úmido o miolo e o segundo solou.

Os pães de hambúrguer ficaram pesados e não cresceram muito no forno, acho que fermentou demais. A receita é essa: panini per hamburguer

 

Estou com dificuldades de achar cestas para fermentação. O banetton que comprei ano passado nunca chegou e agora com esse dolar não tem como. Nas feiras de artesanato que passei em Natal e João Pessoa não acha cestas de palha no formato de bowl. Só consegui achar uma oval que acho que dá pra quebrar um galho mas vou precisar costurar um tecido nela pois os furos da trama são grandes.

Alguém sabe onde consigo cestas adequadas e qual tecido utilizar para costurar na cesta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou procurar o link de onde comprei os meus, e já veio com roupa.

Hoje cortei os pães, estão perfeitos. Deixei pouco tempo na geladeira, acho que 4/5 horas, no momento que coloquei no forno a impressão era que não era o momento ainda, mas agora vejo que foi o momento perfeito.

 

Tenho deixado a massa crescer umas 3 horas entre a autólise e 3 dobras, faço a mistura do recheio, o pré bombeamento, 40 minutos o boleamento final e vai para o Banetton, e depois disto :

 

Se a massa estiver esparramando eu firnesriavem 1 hora, se estiver firme aí vai depender da temperatura da geladeira para ver por quanto tempo empurrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Klause.

 

Misturo tudo menos o sal e o "recheio", 40 minutos de autolize. Não é necessário fazer a autolize sem o fermento, pode-se fazer já com o fermento incorporado.

 

Misturo o sal a massa, corto e dobro, corto e dobro, como naquele video que voce viu. 40 minutos.

 

Dobro. 40 minutos.

 

Dobro. 40 minutos

 

Coloco o complemento, dobro e já faço. Pre modelgaem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Autólise com o fermento pode ser uma boa. Ontem estreei as farinhas italianas, fiz autólise com a branca e a integral, mas elas absorveram toda a água da receita e não deu o ponto. Acrescentei mais água, 100 g de uma vez, resultado a massa está mega hidratada e esparramando. Hidratação está cerca de 85%, fora o fermento. Se tivesse colocado o fermento ao invés de água extra, teria dado o ponto.

 

Está no segundo crescimento. Forno mais tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...