Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Eu comi dele e está bom, minha mãe achou que ficou meio seco por dentro e a casca meio dura, ainda da pra ficar um tiquinho melhor rsss, ele é um pão digamos meio "azedo" então para quem experimenta pela primeira vez vai estranhar um pouco, já que o outro que compramos em panificadora é puro farinha, sal, açucar e gordura, esse é bem natural, apenas farinha, fermento e sal rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Isto mesmo. Mas ele tem um sabor diferente, com o qual você se acostuma (sinto a acidez do meu, mas não me incomoda - mais - o azedo, você percebe outros sabores com o tempo), aliás, e depois quando come lado-a-lado com uma fatia de pão industrializado tem vontade de sentar no chão e chorar pelo do saquinho....

 

O meu não fica seco, fica mesmo com aquela textura de meio úmido. Ficou de novo. A casca dura é meio padrão deles, a minha é que ainda não fica dura o suficiente (com tendência a amolecer nos dias subsequentes).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tinha reparado nesse tal banneton, que coincidência!

 

Deixo o levain para os profissionais. Dá trabalho demais esse bicho! A escola/padaria do Shimura é relativamente perto de casa, fica no mesmo bairro, mas nunca fui lá. Preciso conhecer a parada e comprar pão de verdade.

 

Roger, eu comprei a xícara justamente pela estrela vermelha, companheiro!!! Hehehe  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkk !!!!  :lol: :lol: :lol:  Deixa disto...

Ana,

 

Vou passar a receita dedicada a tua pessoa !

 

PÃO COM BLOQUEIO DE FERMENTAÇÃO DE 12h

 

500g de farinha de trigo

100g de pasta madre ativa

50g de pasta de fermento biológico seco ativado por 6 horas em farinha de trigo e água ( preparar o fermento assim: 3g de fermix + 150g de farinha + água o quanto baste para uma massa mole esperar crescer por 6h para utilizar)

1% de Sal (não peso, mas é a medida padrão para pães salgados) 

Bater a metade da farinha(250g) com água até obter uma massa mais pra mole por 3min ( usar batedor gancho na batedeira planetária). Deixar descansar por 1h.

Agregar os dois fermentos nesta massa, ir batendo e depois ir agregando o restante da farinha(250g) + água + sal para dar o ponto de massa mais pra mole até atingir o ponto de véu

 

Deixar crescer por 1 hora

Levar para a geladeira para bloquear a fermentação por 12 h

Tirar da geladeira, esperar 3 horas para a massa esquentar e crescer um pouco

Dar forma ao pão e enviar para a forma de crescimento já citada neste tópico

Quando dobrar o volume (3h aproximadamente) desinforme e asse em forno com vapor por 30min e depois mais uns 50 min sem vapor ( pode ser assado dentro da panela de ferro para simular o vapor por 40min e o restante do tempo com a panela destampada)

 

Boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Valeu!  :wub:

 

Rogerio Shimura trabalha desta forma, envelopando com a espátula.

 

É uma grudunhice, ainda mais a 80% de hidratação.

 

Coisa mais linda assando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por causa da hidratação elevada, mas promete aqueles buracos no miolo, além do gosto lácteo característico do bloqueio de fermentação de 12h.....  Vou lá extrair um espresso Irmãos Moscardini para acompanhar  e depois posto a foto da fatia -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Já olhei várias por aqui, aqui perto de casa tem UM MONTE de lojas de tijolos, churrasqueiras, pedra refratária, lareiras e também os acessórios para este universo todo.

 

Espiei algumas, mas nenhuma olhou para mim e eu disse: - É VOCÊ!

 

Tenho que voltar a namorar algumas para escolher. Só sei que algumas chegam a custar mais de 100 reais. E vou precisar tirar os cabinhos de madeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já olhei várias por aqui, aqui perto de casa tem UM MONTE de lojas de tijolos, churrasqueiras, pedra refratária, lareiras e também os acessórios para este universo todo.

 

Espiei algumas, mas nenhuma olhou para mim e eu disse: - É VOCÊ!

 

Tenho que voltar a namorar algumas para escolher. Só sei que algumas chegam a custar mais de 100 reais. E vou precisar tirar os cabinhos de madeira.

Isto mesmo ! Tire os cabos de madeira e tampe o furo de cima com um parafuso... Verá que teus pães irão crescer mais, casca mais brilhante e "pururuca"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Alguma sugestão de tamanho? Meu banneton é de 10", 25 cm, mas obviamente a massa se acomoda onde for colocada. Vi medidas em litros, preciso ver quanto daria isto em diâmetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Rogerim, você que costuma só ler a 1ª linha dos posts (aham), ele JÁ passou a receita. Do cascudo, né? Pois o segundo que ele mostrou hoje é OUTRA receita.

 

O cascudinho precisa da panela, ou melhor, com ela vai ficar mais próximo deste resultado. Não sei se rola certinho apenas com o fermento natural. Pelo menos não com o meu CULT 4.0, o do Fernando parece ser bem mega-power-poderoso!

 

Aqui, Rogerim (povo que não pesquisa, viu): http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1234-pao-e-cafe/?p=56631

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahah o tópico está muito grande e preciso tirar um dia pra ler ele inteiro, por isso não estou lendo todas as msg não :( E o que eu fiz só tem mais um pedacinho heheheheh acho que vou dar mais uma alimentada no bichinho hoje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Alimente. Mal não faz. Mangia che te fa bene, fermento.

 

E Rogerim: faz só UMA semana que eu consegui arrastar nosso mestre dos pães Fernando para cá. Até então ele estava perdido pelo Clube, escondendo estas preciosidades de nós. Portanto, as receitas dele estão todas com certeza apenas nas duas últimas páginas do tópico...  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, algo como esta seria boa? 10 cm de altura são suficientes?

 

http://www.paneladeferrofundido.com.br/produto/Ca%E7arola-Al%E7a-de-Ferro-e-Tampa-de-Ferro-4%2C0--litros.html

 

Esta é de mesmo diâmetro (25 cm), mas 11,5 cm de altura. Melhor uma mais alta, não?

 

um abraço

 

Ana, 

 

Minha panela está com os seguintes dizeres no fundo " Fundição Santana LTDA / Cláudio - MG n° 26 / Tel 037 3381 1486 "

 

OBS: O ideal seria 11 cm de altura, mais que isto vai ser uma panela muito grande para uso caseiro...imagina o peso, e as vezes não vai entrar no forno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Fernando, ambas tem 25 cm de diâmetro e uma tem 10 e a outra 11,5 cm de altura. Portanto o diâmetro é o mesmo (preciso somar ainda as alças), mas não muda de uma para a outra, só a altura que não é problema (estou usando a grade debaixo).

 

Vou ver se descubro alguma equivalência de números entre elas. Imagino que seu fogão seja maior, de 6 bocas. O meu só tem 4.

 

Obrigada. Um beijo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, topa o desafio: vamos ver que faz o primeiro pão (pelo que li, você ainda não fez, né?)!

 

DESAFIO ACEITO!

 

Eu aposto que você faz o pão primeiro! E você? Aposta em quem? kkkkkkkkk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...