Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

E lá fui eu de novo..

 

Resfresquei o fermento ontem à noite.. Hoje de manhã.. E acabei de preparar a massa.. Vamos ver se desta vez vai...  ^_^

 

Vou fazer na panela de inox...  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui vai sair pão branco de fermento natural, acabei de modelar. Hoje vai sem ser na forma de pão, vamos ver se sai um pão ou uma coisa esparramanda não identificável. :P

A primeira fermentação foi ótima, dobrou de tamanho em 4 horas.

Pela manhã ate me assustei com o fermento, estava cheio de bolhas (como uma espuma) na superfície.

 

Devo fazer também um de fermento biológico, tem que agradar gregos e troianos por aqui... :)

 

Não fiz o semi integral, acabei fazendo sorvete mas vou postar no outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveita e lê o livro Gil, o meu já está na transportadora. E é a que entrega mais rápido por aqui...

Chega ao absurdo de enviarem um dia a noite de São Paulo e eu receber no dia seguinte antes das 9 da manhã por aqui :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maltadas no forno. Miyamotoram e ficaram super-hidratadas. Minhas telhas não são fechadas nas pontas, foi um tal de fazer cambalacho com papel alumínio para vedar, pois a massa safada (como diria Burny) queria fugir pela esquerda (e pela direita).

 

Notícias finais mais tarde. Antes, outro jacu coffee.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ser até dobrar de tamanho, se passa muito disso não cresce bem depois. Depende da temperatura ambiente. Hoje não está muito quente aqui e em 4 horas já estava o dobro do tamanho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso. Todos os padeiros dizem isto: que a massa cresce até um limite, depois ela começaria a recuar (inclusive a acidez característica fica menos evidente no sabor).

 

Como diria o Fê, Gui: algumas coisas não dá para explicar. Observar quando cortar a fermentação você só vai saber com a prática. Eu agora consigo perceber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As estruturas (alvéolos) ficam muito grandes e a massa não consegue segurar. As paredes dos buraquinhos começam a ceder com o peso da massa (em linhas simples é esta a explicação). Aprendi com a @loucosporpao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo Anita, era isso que já tinha lido várias vezes mas agora não lembrava pra dizer.

Vou ver como está meu pão, se cresce pra cima ou pros lados...

 

E aproveitar também e abrir um pacote que chegou agora a pouco, sei que tem um livro sobre pães e uma certa pipoqueira :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltinha das telhas no forno (mudança de lado) e mais vapor.

 

O cheiro do malte defumado está assassino. Comecei com a receita do Fê: 40 g de malte. Aumentei para 50. E a de hoje tem 60 g. Penso que vai chegar no perfume que eu quero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não é esse de ontem não, é o outro que acho que foi o Gil que comentou também no começo da semana ou na semana passada. :)

O de ontem foi pra transportadora hoje, segunda ou terça deve chegar por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PRONTAS!!

 

Também, pra variar, cresceram pros lados. Apesar de curado outra vez as telhas recentemente, o pão gruda. Só sai após pequena discussão e uma faca apontada para ele. Por conta disto a segunda (que entrou depois) ficou mais no forno e assou demais.

 

Mas a primeira ficou linda! Victor vai ganhar uma bonitona.

 

Provei agora quente... sente o drama da manteiga escorrendo, ó... *suspiro*

 

Acho que 60 g de malte defumado ficou perfeito. Os mais ousados podem chegar a 70 g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve chegar antes Ana, quando comprei na amazon chegou no dia seguinte a postagem. O que chegou aqui hoje foi o Pães, da publifolha.

Estou fazendo a primeira receita dele, pão de forma branco com fermento biológico. Já moldei e daqui a uns 40 min vai pro forno.

 

O outro já está pronto e ficou muito bom, apesar de não ter ficado cascudo :( e, claro, queria que tivesse sido maltado mas ainda não criei coragem de pagar os quase 30 reais de frete da lamas pra encomendar 200 ou 300g de malte...

 

Não tirei fotos ainda, vou providenciar e depois posto aqui dos dois. Posso dizer que cresceu bem quando assou (pra cima e não só pros lados)

 

O sorvete ficou tão bom que acabou antes de dar tempo de tirar fotos ou acabar de congelar... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anita, legal depois a gente combina. Se der tudo certo você traz pra mim :) :) :)

 

@Myiamoto, mas ele está crescendo ou ficou como o de ontem? Forno forte acho que não é o problema, acho que fraco é pior pra esse tipo de pão.

 

@Gilberto, não comecei a ler, apenas abri e fui direto procurar uma receita com fermento biológico para testar. Apesar que hoje o branco de levain teve uma aceitação melhor. Daqui a pouco converto o povo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...