Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

O seu também achata um pouco Ana?  :o

 

E pergunta:

 

A receita do semi-integral do Pão Nosso pede mais farinha branca do que integral... Tipo.. Só 30% integral..  :P

 

Então, seria melhor converter o fermento em branco para fazer este pão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim. Mas pode ter vídeo ou texto ou foto. Ou todos combinados.

 

Sugiro colocar principalmente os videos do making off como o da bolinha. Vai ser um sucesso.

 

E se quiser personalizar a url, custa 30 dilmas por ano (futuros aécios?). Nem precisa de host, a url apenas redireciona para o tumblr.

 

Depois você pode aproveitar o mesmo blog para as vendas e propagandas do Gil Uno.

 

Algo tipo http://www.gilpaoecafe.com.br

 

ou

 

http://www.padocadogil.com.br

 

ou

 

http://www.gilpadeiro.com.br

 

ou

 

http://www.cafedogil.com.br

 

(Ou algo que inventar)

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui, quando super-hidrata ele achata MUITO. É um perrengue quando jogo na pedra, ele começa a escorrer pros lados e a panela invertida não cabe. Maior transtorno. Por isto agora quando está muito mole só vou de forma. Algumas receitas já são assim (no livro, aveia e mel, pode ver, é quando ele ensina a usar a forma).

 

Gui, é assim mesmo. Por isto digo que o pão é SEMI-integral.

 

Mas eu prefiro com o fermento de integral, pão bem mais aromático que com o fermento branco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica que a @loucosporpao me passou agora pouco depois de ver que meu pão ficou cascudo, mas cresceu pouco:

 

hidratar bastante o pão no forno (vaporizar várias vezes), para manter a superfície maleável, principalmente nos 10 minutos iniciais. Pois se ela assar logo e formar casca, o pão fica contido na casquinha dura cedo demais e não consegue expandir para cima.

 

#ficaadica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ter que ler o livro umas 3 vezes para absorver tanta informação, mas no método basico de mistura que é o nosso, ele recomenda 4/5 minutos para mistura e mais 6 minutos em 1ª velovidade para desengolvimento do gluten, se for na mão, ..... sempre controlando para que a temperatura da massa fique entre 23 / 25º C, se necessário iniciar o processo com água gelada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí estão as fotos dos dois pães.
O de levain, gigantesco, pois fiz um pão de 1 kg... :o
 
k0gsE9El.jpg
 
z9BTTEml.jpg
 
O de forma com fermento biológico, ainda resfriando. Não provei, apenas cortei para foto  :) 
 
bYzY2Bol.jpg
 
IAIMhs3l.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, não rola uma visita nesta #loucosporpao ?

Só marcar e falo com a Clau, Gil.

 

Mas antes disto podemos ir à Requinte, Marco já chamou mais de uma vez. Ele falou para eu ir lá um dia fazer cantucci com ele (é uma receita de biscotti). Fica na ZL. Ele vai ficar feliz com a visita. Ainda mais se levarmos um café bonito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz que legal Anita, podemos marcar.

Daniel seus pães estão show de bola, estou fazendo 2 de forma do mesmo livro, o branco e o integral, o de centeio não deu para fazer pois minha farinha de centeio estava cheio de caruncho.

 

Outra coisa que fala no livro é sobre a modelagem do pão no processo que fazemos, como o crescimento é lento quando for fazer as dobras para fazer um filão , por exemplo, tem que fazer com suavidade e travar bem as dobras feitas para aprisionar o ar dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem procurei a receita ainda. É uma dequelas coisas que a gente sempre fala que vai fazer e nunca faz.

Apesar que acho que tem uma receita em algum livro que ultimamente, mas a crise da síndrome está grave e tenho comprado livros que mal folheio. :(

 

Mas posta no caderno sim Ana, quem sabe daí me animo e faço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, eu também sou assim, tenho um caminhão de livros e acabo não conseguindo ler, mas um pouco é culpa do próprio livro, este novo que é bem didático, explica de fato, este estou decorando.

 

Mas eu me consolo quando vejo a biblioteca da Rita Lobo, milhares de livros de culinária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior é que é assim mesmo. Tenho livros que comprei e ainda estão com o plástico, e tantos outros que nunca fiz nada deles. Daí chega um livro novo e aquele acaba focando pra trás. Mas também é culpa minha, não organizei os livros de culinária todos juntos daí tem uns desgarrados em prateleiras erradas. Coisa que vai ser resolvida agora que todos terão de sair das prateleiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil: a visita aos @loucosporpao não vai rolar. Ela trabalha em casa e o marido não quer visitas lá.

 

Por outro lado o Marco da Requinte já topou nos receber. Vamos lá fazer cantucci com ele e aproveitar para perguntar de levain, baguette, do que você quiser, pois eles fazem de tudo naquele lugar.

 

Cantucci são 2 dias, pois no primeiro você faz e assa, deixa descansar, no dia seguinte fatia e volta ao forno para tostar.

 

Faremos tipo um intensivão de panificação com ele.

 

Eu sugeri a ele duas tardes, início de novembro. Quando é melhor para você?

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza. Novembro seria legal, dezembro é enlouquecedor.

 

Tenho uma prova dia 13 acho, veja quando você pode e a gente bate as agendas.

 

O Marco sabe TUDO de levain, vou levar um pezinho dos meus pra gente testar lá com um forno megapower.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Estou trabalhando com o Marco para tentar melhorar meu pão de levain, ele me mandou umas leituras, mas ainda não tive tempo.

 

Ele está cheio de provas finais na faculdade em novembro, vamos ter que cavar 2 buracos ali. Vamos agendar.

 

beijim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...