Ir para conteúdo

Moedor Baratza Encore x Baratza G385 Black Maestro Plus


Flokos_X

Postagens recomendadas

Oi pessoal

 

Apesar de fuçar há algum tempo no fórum, esse é meu primeiro post. Venho de uma Delonghi EC 200 que eu sempre gostei, mas adquiri uma Gaggia Twin baby e queria comprar um moedor, mas, apesar de sair lendo um monte de post sobre moedor, não tenho ainda uma certeza sobre qual comprar.

 

Pensei em um BARATZA MAESTRO Conical Burr Coffee Grinder por ser um dos poucos que encontrei em 220v, mas parece que é um modelo antigo.

 

 

Vi tambem Baratza Encore e Baratza G385 Black Maestro Plus, ambos em 110v, que não é a voltagem da minha região.

 

 

Caros colegas cafeinólogos, alguma sugestão/desaprovaçao entre esses tres? Alguma indicaçao de outro moedor em torno de 200 dolares que sirvam para espresso?

 

 

 

Bruno Lima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Flokos_X

 

O modelo Maestro não é mais fabricado em qualquer de suas versões. Foi substituído pelo Encore.

Todos os moinhos Baratza produzidos para os mercados norte, centro e sul americanos são montados para tensões 110 a 127 V.

Para alguns mercados asiáticos, são montados para tensão de 230 V.

 

Todavia, pela baixa potência nominal do motor que é de 130 W, um pequeno transformador dará conta da transformação da tensão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Daí Pessoal

 

Está é minha primeira postagem. Sou iniciante na arte do café. Tenho uma Gaggia Color que não gosto muito.. mas o meu pesadelo é meu moedor de lâminas que paguei míseros R$ 119,00. Não consigo tirar sequer um café descente, ora sai água muito rápido, ora praticamente nem sai café pela granulagem ser diferente. Cronometro a moagem mas praticamente não adianta.

 

Por favor, me ajudem, não sei que moedor comprar... Pensei no Rocky ou num baratza, o que fariam? Trocariam de máquina também?

 

Obrigado

 

Alexandre Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve xará.

 

Moinho bom é tão importante quanto bons grãos recém torrados. Com esta dupla, mesmo máquinas mais simples produzirão doses decentes e saborosas.

E por certo máquinas mais sofisticadas proverão espressos ainda melhores, mais facilmente e também frequentemente.

 

Em função do orçamento, priorize o moinho e com o que restar, a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Gaggia color é uma boa máquina, capaz de prover bons cafés,

com um bom moedor você será capaz de acertar com sua máquina...

Tanto o Rocky quanto os moedores da baratza são capazes de moer café adequadamente para sua máquina.

Abraços,

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera

 

1 - Meu objeto de consumo é uma maquina expresso Rancílio Silvia. Sendo assim gostaria de comprar um moinho que desse para a minha Gaggia Color e depois fosse perfeita para quando trocasse minha máquina. Existe algum moinho que seja coringa? ou seja, serve para qualquer tipo de máquina ou para a Silvia tem algum mais indicado?

 

2 - Pedindo pela amazon ou outro site, pago algum valor adicional por vir de fora do pais? É fácil de ser sobretaxado pela receita? Alguma sugestão?

 

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ser sobre-taxado é difícil, ser taxado é praxe... Escrevi ontem mesmo num outro tópico que alguém considera importar: "Sempre que for comprar com envio pelos Correios (USPS americano, entregue aqui pela ECT, exceto a opção Global Priority do USPS), conte com 99% de certeza de pagar os 60% de imposto (aqui em Sampa não costumam cobrar ICMS), se for abaixo de 500 dólares. Se for acima de 500, conte com DSI, cobrança de ICMS etc. Se for courier (DHL/Fedex/UPS) conte com os 60% + ICMS, ou seja, praticamente 92-95% do valor do produto, mas normalmente não cobram imposto sobre o frete."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Alexandre, a Silvia pede um bom moinho. Algum da linha Baratza, pelo menos o Rocky da própria Rancilio, talvez o Bezzera. Há outros, mas começam a ficar mais caros.

 

Baratzas (incluindo o Vario) e o Rocky atendem qualquer máquina. Do Bezzera Rodrigo pode te falar melhor.

 

Não adianta gastar muita grana numa máquina como a Silvia e não ter um moinho adequado para ela, que é bem exigente quanto à moagem.

 

Márcio já explicou das taxas (normais, de praxe. Sobretaxa acho difícil, pois legalmente você pode importar o moinho e pagar os impostos devidos, não há porque haver sobretaxa). Conte com elas.

 

MAS faça as contas. Tanto os Baratzas quanto o Rocky tem para vender no Brasil (na Café Expresso Brasil). Com o valor do dólar na estratosfera e os tributos, pode valer a pena comprar aqui mesmo na Expresso Brasil. Além de contar com assistência técnica e garantia.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser saber mais sobre o Bezzera, neste post tem tudo, inclusive detalhes sobre a importação, etc.

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/620-bezzera-bb005/page__hl__%2Bbezzera+%2Bbb005__fromsearch__1

 

Quanto a dar conta de uma futura Sílvia, sem dúvida, não deve haver diferença nesse sentido ao mudar da Gaggia Color pra Silvia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rodrigo

 

Estou com uma dúvida, sei que pode me ajudar. Na sua ultima postagem escreveu "não deve haver diferença nesse sentido ao mudar da Gaggia Color pra Silvia". Poderia detalhar melhor para mim? Pois a leitura que fiz seria que não teria vantagem alguma saindo da Gaggia Color para a Silvia.. Acredito no teu discernimento e no conhecimento que possui.

 

Desde já agradeço a sua ajuda mestre.

 

Vamos continuar juntos rumo ao melhor espresso possível.

 

 

Alexandre Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Alexandre, entendo que Rodrigo refira-se ao moinho, isto é, o Baratza tanto dá conta da Gaggia quanto dará da futura Silvia. Neste sentido você não perceberá mudanças.

 

Há um vídeo da Gail falando de um Baratza, não lembro se o Encore, pareado com a Silvia e atendendo bem. Se ele atende a Silvia, mais exigente, tira a Gaggia de letra.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Certo, Alexandre. Boa sorte.

 

Vamos só desfazer a confusão de nomes:

 

fabricante Rancilio da (cafeteira) Silvia e do (moinho) Rocky.

 

Fabricante Baratza do (moinho) Preciso, (moinho) Encore e do (moinho) Vario. Há ainda o (moinho) Vario W.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

E depois ainda me ocorreu o novo, o Baratza Forté (mais caro e modelo inovador para a linha da Baratza).

 

Obrigada por completar, Alex. Tá certo o nome do bichinho novo?

 

Um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana.

 

Sim, a grafia está correta.

Apesar que ainda não está disponível para comercialização e portanto não é (ainda) integrante da linha de moinhos da Baratza. Houve atraso do lançamento, que agora está previsto para o final de agosto. Como a carteira de pedidos está grande, creem que as entregas estarão regularizadas a partir de novembro/13, quando os pedidos pendentes deverão já ter sido atendidos.

Recebi esta semana (17/07) a Reseller Newsletter na qual explica-se a nomenclatura adotada para este futuro moinho em suas 2 versões.

 

Forté-AP (all purpose) - para todas granulometrias, dotado de discos de lâminas cerâmicos

Forté-BG (brew grinder) para granulometrias mais grossas (não indicado para espressos), dotados de discos de lâminas metálicos (aço)

 

Reproduzo extrato da informação..

 

The Forté

We have made a name change to the Forté to eliminate confusion - the Forte-AP (all purpose) with ceramic burr and the Forté-BG (brew grinder) with a steel burr for all brewing methods except espresso.

 

We have had a small number of Fortés out testing at some cafes and sellers in the US. We continue to get feedback and make appropriate revisions and improvements to it, before it goes out for general release. The feedback has been incredibly positive. Jeff Taylor at PTs said

 

"The Forté-BG is outstanding on our bar! Solid construction, holdsgrind partical size consistently with a consistent dose that's fast and quiet. We're thrilled with it so far. Can't wait to get the rest of them in place."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alex: será q essa distinção entre esses 2 moinhos não pode ser entendida como a baratza afirmando q o método de extrassão "expresso" exige tecnologia e resultados muito específicos? Não sendo possível associar, com perfeição múltiplas granulometrias numa mesma máquina? fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim e não, Luiz.

 

Esse novo moinho AP usa as mesmas mós do Vario, de cerâmica. Essas mós funcionam para espresso e outras granulometrias, mas muitos usuários reclamam que gera muito particulado para coado e prensa. Funcionará, mas talvez com a qualidade inferior.

 

O BG usa as mós de metal que a Baratza revende da Ditting, e que dá bons resultados com pouco particulado, portanto sendo difícil de usar para expresso. É comum os moedores grandes, para volume, terem a mesma característica - até moem fino como talco, mas não têm uma distribuição adequada para espresso.

 

Ou seja, é verdade que em geral um moedor muito bom para expresso pode não ser bom para coado etc, e alguns moinhos excelentes para coado etc, com poucos particulados, não são adequados para expresso. Mas não são excludentes, só não ideais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio e Alexandre,

 

Considerando que um dono de cafeteria não deve ser menos habilidoso que um barista amador, o fato da Baratza não ter mantido a solução DIY de troca das laminas do Vario e optado por já fornecer os Forté prontos com o perfis de lamina adequados a cada metodo me faz suspeitar que possam haver outras diferenças de projeto além das laminas...

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Leonard.

Como vão as pequenas?

 

Os Forté são voltados para o uso no "ponto de dose". Assim, o empresário, ao adquirir um equipamento, na maioria das vezes o faz com finalidade específica.

O desenvolvimento do Forté deveu-se à observação de que o Vario-W estava ocupando um "vazio" na oferta de modelos de moinhos para o ambiente comercial com utilização centrada nas extrações filtradas que vem ganhando espaço nos últimos 18 meses. Acontece que o Vario-W foi concebido para o uso doméstico.Daí a Baratza ter decidido criar o Forté nas 2 versões para enfim oferecer produtos originalmente concebidos para o uso comercial.

Leve em consideração que a maioria das cafeterias, potenciais compradoras de Forté, já possuem moinhos dedicados para espresso em suas operações, mas agora, com a introdução em seus cardápios da oferta de novos métodos de extrações, buscarão opções de moinhos para este fim.

 

Além da diferença do material dos discos de lâminas a outra única diferença é o preço, justamente em função do tipo de material dos discos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente as cafeterias sérias usam Bunn ou similares pra outras extrações que não espresso. Obviamente que o Forté é muito mais portátil e é uma opção que está aparecendo agora. Quanto à comparação de custo, não sei dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Rô, já vi boas cafeterias usando até o Krups 2 para os coados.

 

A previsão de preço do Forté é de 899 dólares. Sensível diferença de Vinólia para um Krups. Meio inviável para uma cafeteria pequena ou que esteja começando.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...