Leonam Prado Postado 28 de Junho Denunciar Share Postado 28 de Junho Bom dia a todos, sou iniciante no mundo do café e estou com uma dúvida sobre minha receita de V60 pois acho que ela está passando muito rápido. A receita consiste em 14g de café (moagem média, click 14 do Timemore C3) para 200ml de água (95 °C), faço uma pré-infusão de 50 ml por 30 segundos, depois adiciono mais 50 ml até os 1:00 e por fim adiciono os 100ml faltantes. A extração está durando entre 2:20 e 2:30, porém no tutorial da receita ela passa em 3:00. Gostaria de saber o que pode está afetando o meu tempo de extração pois tenho receio do meu café não estar sendo extraído completamente. Também aceito sugestões de receitas! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 29 de Junho Denunciar Share Postado 29 de Junho Opa, boa tarde! É difícil de descobrir exatamente o que está ocorrendo sem alguns teste. Num primeiro momento, eu tentaria adicionar alguma agitação ou afinar a moagem em 1 ou 2 cliques e ver o que acontece. Eu costumo utilizar a receita do Scott Rao ou essa aqui que é uma adaptação da receita do James Hoffmann. Costumo fazer o blooming (primeiro despejo) com 3-4 vezes o peso do café e fazer o Rao Spin (agitação feita pelo Scott no video acima). Se o café foi agitado com facilidade, 3x o peso OK, se não vou para 4x. Depois costumo dividir o restante em 2 partes iguais e promovo uma agitação mais simples ao final do último despejo. Geralmente com esse tipo de receita, meu café extrai entre 3 e 4 minutos. Quando percebo que usando somente 3x no peso do café no blooming não foi suficiente para mixar bem, promovo agitação novamente após o segundo despejo. A dica principal é ir treinando para aprender como e quando fazer bom proveito da agitação e ajustar de acordo com o seu paladar. O principal é você gostar do seu café, ele passando em 2 ou em 5 minutos. Considere futuramente adquirir um Hario Mugen. O conceito dele é utilizar apenas 1 despejo, utilizando toda a água de uma vez só e sem agitação manual. É bem fácil ajustar as receitas nele. É a minha escolha nos dias mais preguiçosos ou corridos. Bons cafés! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 29 de Junho Denunciar Share Postado 29 de Junho Em 28/06/2024 at 18:03, Leonam Prado disse: Bom dia a todos, sou iniciante no mundo do café e estou com uma dúvida sobre minha receita de V60 pois acho que ela está passando muito rápido. A receita consiste em 14g de café (moagem média, click 14 do Timemore C3) para 200ml de água (95 °C), faço uma pré-infusão de 50 ml por 30 segundos, depois adiciono mais 50 ml até os 1:00 e por fim adiciono os 100ml faltantes. A extração está durando entre 2:20 e 2:30, porém no tutorial da receita ela passa em 3:00. Gostaria de saber o que pode está afetando o meu tempo de extração pois tenho receio do meu café não estar sendo extraído completamente. Também aceito sugestões de receitas! É difícil reproduzir totalmente uma receita, já que não dá para controlar todas as variáveis que estavam presentes na receita original. Você deve ver cada uma como um ponto de partida para você. No seu caso, eu acho que a variável principal deve ter sido o café, se não foi o mesmo. Alguns cafés passam bem mais rápido que outros. Não quer dizer que a extração ficou ruim. Tu precisa experimentar e ver se está bom para você. Se achar mesmo assim que precisa extrair mais dele, você tem algumas opções que pode escolher. Entre elas: - Fazer uma moagem mais fina; - Aumentar a temperatura da água; - O número de despejos; - Fazer a agitação que o colega mencionou (Rao Spin); - Aumentar a dose de café; E por aí vai. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danilo Viana Postado 30 de Junho Denunciar Share Postado 30 de Junho On 6/28/2024 at 6:03 PM, Leonam Prado said: Bom dia a todos, sou iniciante no mundo do café e estou com uma dúvida sobre minha receita de V60 pois acho que ela está passando muito rápido. A receita consiste em 14g de café (moagem média, click 14 do Timemore C3) para 200ml de água (95 °C), faço uma pré-infusão de 50 ml por 30 segundos, depois adiciono mais 50 ml até os 1:00 e por fim adiciono os 100ml faltantes. A extração está durando entre 2:20 e 2:30, porém no tutorial da receita ela passa em 3:00. Gostaria de saber o que pode está afetando o meu tempo de extração pois tenho receio do meu café não estar sendo extraído completamente. Também aceito sugestões de receitas! Eu uso uma receita bem parecida, tento padronizar a extração em 3 minutos com cafés novos e aí mirar em torno de 2:30~2:45 quando quero uma bebida mais ácida e 3:30~4:00 quando quero extrair um pouco mais do café. É tentativa e erro mesmo hahaha Como mencionado pelos colegas, é muito complicado replicar 100% uma receita, já que muitos fatores são diferentes. A ideia é ter uma base e ir adaptando ao seu paladar. Se com esse tempo, o café entrega uma bebida que te agrada, ótimo, mas sempre vale testar alterar alguns pontos. Sugiro mexer em uma variável por vez, pra ficar mais fácil padronizar e identificar o que te agradou na receita adaptada. Pontos que podem te dar uma receita com extração mais longa (alguns já mencionados pelos amigos): - Alongar a fase de pré-infusão para 45 segundos ou até 1 minuto; - Moer mais fino; - Aumentar o volume de água; - Espaçar a receita com mais despejos; - Adicionar agitação; - Aumentar a dose de café; Vai testando, mas sempre adaptando ao seu paladar e ao grão. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonam Prado Postado 30 de Junho Autor Denunciar Share Postado 30 de Junho 21 horas atrás, raphaelanjos1 disse: Opa, boa tarde! É difícil de descobrir exatamente o que está ocorrendo sem alguns teste. Num primeiro momento, eu tentaria adicionar alguma agitação ou afinar a moagem em 1 ou 2 cliques e ver o que acontece. Eu costumo utilizar a receita do Scott Rao ou essa aqui que é uma adaptação da receita do James Hoffmann. Costumo fazer o blooming (primeiro despejo) com 3-4 vezes o peso do café e fazer o Rao Spin (agitação feita pelo Scott no video acima). Se o café foi agitado com facilidade, 3x o peso OK, se não vou para 4x. Depois costumo dividir o restante em 2 partes iguais e promovo uma agitação mais simples ao final do último despejo. Geralmente com esse tipo de receita, meu café extrai entre 3 e 4 minutos. Quando percebo que usando somente 3x no peso do café no blooming não foi suficiente para mixar bem, promovo agitação novamente após o segundo despejo. A dica principal é ir treinando para aprender como e quando fazer bom proveito da agitação e ajustar de acordo com o seu paladar. O principal é você gostar do seu café, ele passando em 2 ou em 5 minutos. Considere futuramente adquirir um Hario Mugen. O conceito dele é utilizar apenas 1 despejo, utilizando toda a água de uma vez só e sem agitação manual. É bem fácil ajustar as receitas nele. É a minha escolha nos dias mais preguiçosos ou corridos. Bons cafés! Boa tarde amigo, muito obrigado pela resposta, pretendo fazer grande proveito das informações que você me transmitiu. Irei testar as receitas que você me passou além de ajustar a minha própria com suas dicas. Hoje mesmo testei uma moagem mais fina e senti que o café ficou mais intenso. Se não for muito incomodo eu tenho mais uma dúvida, eu devo considerar que a extração acabou quando o gotejamento cessa por completo ou assim que ele fica extremamente lento já posso retirar e considerar a extração finalizada? Obrigado pela resposta e bons cafés! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 30 de Junho Denunciar Share Postado 30 de Junho 59 minutos atrás, Leonam Prado disse: Boa tarde amigo, muito obrigado pela resposta, pretendo fazer grande proveito das informações que você me transmitiu. Irei testar as receitas que você me passou além de ajustar a minha própria com suas dicas. Hoje mesmo testei uma moagem mais fina e senti que o café ficou mais intenso. Se não for muito incomodo eu tenho mais uma dúvida, eu devo considerar que a extração acabou quando o gotejamento cessa por completo ou assim que ele fica extremamente lento já posso retirar e considerar a extração finalizada? Opa, por nada! A extração finaliza quando o gotejamento cessa, mas não precisa esperar 100%, quando o gotejamento ficar muito fraquinho e lento, pode interromper. Interromper o processo ajuda até a "salvar" alguns cafés por aqui. Quando eu noto que moí fino demais ou agitei demais a ponto da extração passar de 4 minutos, eu costumo interromper. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danilo Viana Postado 30 de Junho Denunciar Share Postado 30 de Junho 4 hours ago, Leonam Prado said: Boa tarde amigo, muito obrigado pela resposta, pretendo fazer grande proveito das informações que você me transmitiu. Irei testar as receitas que você me passou além de ajustar a minha própria com suas dicas. Hoje mesmo testei uma moagem mais fina e senti que o café ficou mais intenso. Se não for muito incomodo eu tenho mais uma dúvida, eu devo considerar que a extração acabou quando o gotejamento cessa por completo ou assim que ele fica extremamente lento já posso retirar e considerar a extração finalizada? Obrigado pela resposta e bons cafés! Uma dica é vc tentar padronizar o momento que vai considerar que acabou. Aqui eu considero que terminou quando a parte de cima do bolo/borra de café seca (imagem anexa, print do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=izuLR5k3Xn8). 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 30 de Junho Denunciar Share Postado 30 de Junho 1 hora atrás, Danilo Viana disse: Aqui eu considero que terminou quando a parte de cima do bolo/borra de café seca Idem aqui. Quando deixo de ver água acima do pó de café, é hora de retirar o porta-filtro, homogeneizar a bebida na jarra e saborear o café. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas