Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Guest Anita

Para os médicos do Clube (e nutricionista, se houver algum/alguma):

 

duas nutricionistas recomendaram hoje no Instagram REDUZIR (pois elas não vão conseguir convencer ninguém a abandonar mesmo) o consumo de café expresso por dia, pois ele contém gordura saturada, o que não acontece nos filtrados, cuja gordura é retida em boa parte pelos filtros.

 

Este alarme procede? Pelo que pesquisei rapidamente na net (não sei a confiabilidade das fontes), os textos confirmam sobre esta gordura, mas os índices me pareceram tão mínimos que para prejudicar alguém a pessoa teria que ingerir litros diariamente de expresso.

 

Este estudo é de 2005, suponho haver algo mais atual, mas confirma que no coado há menos gordura, enquanto que no expresso a nutricionista confirma que os valores são mínimos: http://www.news.med....a+emagrecer.htm

 

Este outro médico (não conheço) mais uma vez afirma que o coado ok e que deve-se evitar (boa sorte para ele para prescrever isto) o expresso, pois aumenta as taxas de colesterol: http://www.flumignan...TER_ALIMENT.htm

 

Por outro lado o café é um bom antioxidante e seu consumo está associado a outros benefícios, em estudos diversos.

 

Quanto seria uma taxa prejudicial, afinal?

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou médico, mas parece que a máxima aristotélica da moderação aqui se aplica. Espresso é uma gota d'água na ingesta de alimentos diária, e acredito que se a pessoa tiver o colesterol em níveis normais, pouca ou nenhuma diferença deve haver em beber café coado ou espresso.

 

Outra coisa é quando a pessoa tiver colesterol em níveis de risco, em que talvez deva se prestar atenção não apenas ao café, mas muito mais em todo o farnel ingerido no dia-a-dia, bem como em hábitos de vida saudáveis, como prática de exercícios físicos.

 

Com a palavra, a junta médica do CdC.

 

(ps: café espresso não pode, mas chocolate com moderação pode? francamente, é ilógico)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gordura saturada?

 

Lembro de pesquisas sobre algo como as gorduras do café ajudarem no aumento do colesterol, por algum processo no organismo. Acho que isso foi o que motivou o cara da Aeropress a criar o produto, pois ele queria um café concentrado mas filtrado por papel. Mas não sei se é algo simples como "quantidade de gordura consumida".

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gordura saturada?

 

Lembro de pesquisas sobre algo como as gorduras do café ajudarem no aumento do colesterol, por algum processo no organismo. Acho que isso foi o que motivou o cara da Aeropress a criar o produto, pois ele queria um café concentrado mas filtrado por papel. Mas não sei se é algo simples como "quantidade de gordura consumida".

 

Márcio.

 

Ora, se não é a quantidade de gordura saturada, é algo que está na gordura do café ou associado a ela, pois ele diz que coado é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Até onde sei um café espresso tem cerca de 2 calorias, mesmo fossem saturadas, não acredito que alguém beba o suficiente para causar algum aumento significativo de peso ou colesterol.

 

Eu também acho. Só considerei meio alarmista duas nutricionistas fazerem esta recomendação. Que níveis será que elas estão contando, de gordura por café ou de ingestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde sei um café espresso tem cerca de 2 calorias, mesmo fossem saturadas, não acredito que alguém beba o suficiente para causar algum aumento significativo de peso ou colesterol.

 

Também acho, a menos que a influência no aumento do colesterol venha de outra substância contida no café, e não meramente da gordura em si. Mas teria que ser algo que fosse retido por um filtro de papel (pra justificar a teoria deste senhor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o devido respeito as citadas profissionais, este tipo de afirmação deve estar baseada em pesquisa com resultados que confirmem estatisticamente a tese levantada e dados devidamente publicados em publicação cientifica da área. Do contrario não passa de uma opinião.

 

Faz anos que tomo estatinas para controlar o colesterol, mas somente agora - quando passei a beber mais espresso que nunca - é que meu colesterol baixou muito.

 

Presumo que o motivo foi que, por indicação medica passei a evitar glúten, com o perdi um pouco de peso e não por causa do espresso.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu não sou nutricionista, mas sou engenheira de alimentos, trabalhei com pesquisa de óleos e gorduras e nunca ouvi falar na bebida café como grande fonte de gordura. O grão do café possui uma boa quantia de óleos, mas não acredito que a pequena porcentagem que vai para o nosso cafezinho seja prejudicial.

Se a maior parte dos óleos do café fossem de cadeias saturadas, teríamos muitos problemas de entupimento com o porta-filtro do espresso :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Boa contribuição, Andreia.

 

Complexo duas nutricionistas fazerem uma afirmação destas aparentemente sem muita base concreta... ainda mais quando profissionais assim tem muitos seguidores/seguidoras que se baseiam em suas informações técnicas.

 

um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artigo muito melhor, mas que corrobora alguns dados citados nos artigos que a Anita listou. A ponderação final do Dráuzio Varella é excelente. Acho muito desses médicos que estão sempre na TV uns charlatões egocêntricos, mas o Dráuzio é uma das exceções. Ele é o cara, e não tem papas na língua.

 

http://drauziovarella.com.br/drauzio/cafe-e-ataque-cardiaco/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Rô: muito bom!

 

Aparentemente as mulheres estão mais protegidas. O bom é que menciona o turco, que também não é filtrado como o expresso (com uma barreira restritiva), mas o consumo do turco deve ser menor tanto aqui quanto na Finlândia, do estudo.

 

Ele no entanto finaliza falando em 5 cafés por dia, sem especificar de qual tipo (coado, expresso, turco ou outros).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um detalhe que não diz se a pesquisa aborda, e que pode influir no resultado: o número de lattes que quem toma espresso também toma. Mas provavelmente a pesquisa deve levar em conta o consumo de leite gordo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse artigo Dráuzio fala que, para os homens, até cinco cafezinhos por dia tem menos morte por infarte que os abstêmios; que somente a partir do sétimo é que os abstemios levam vantagem: presumivelmente por causa do cigarro e do sedentarismo (tomando tanto cafe não deve sobrar muito tempo para academia), não do café.

 

Para mulheres que tomam café, qualquer quantidade foi sempre menor a incidência de infartes que para as abstêmias.

 

Em síntese, cafezinho liberado enquanto não de azia nem perturbe o sono :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o dado que diz que aumenta o colesterol ruim está lá. Em tese, a pesquisa leva em conta também o consumo de cigarros, álcool e o sedentarismo, então não dá pra dizer que não pode medir a influência da variável consumo de café em relação ao aumento de colesterol.

 

Sugere, porém, que o efeito no colesterol é bem pequeno. Talvez quase irrelevante no contexto de uma dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O efeito do café é bem mais complexo do que o conteúdo de gorduras saturadas possa sugerir.

 

Os estudos sugerem que o café não filtrado aumenta os níveis de lipídeos sanguíneos de alguma maneira.

Meta análise de 1999.

http://aje.oxfordjou.../4/353.abstract

 

Mas o café diminui a probabilidade de diabetes tipo 2.

http://www.ncbi.nlm....7?dopt=Abstract

 

Doença de Parkinson.

http://jama.jamanetw...rticleid=192731

 

Pouco efeito na pressão arterial.

http://www.ncbi.nlm....3?dopt=Abstract

 

Não está associado a risco aumentado de doença coronária.

http://www.ncbi.nlm....pubmed/18707777

 

E, por último, saiu um artigo ano passado que mostrou uma correlação entre o consumo de café e diminuição da mortalidade.

http://www.nejm.org/...6/NEJMoa1112010

 

Por mim só a parte do Parkinson já era suficiente para tomar café :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, minha musa do CDC,

 

Estamos na era da internet globalizada nas mídias sociais sem freio! onde todos são corajosos, inteligentes, destemidos, bonitos e experts.

 

O cara que eu conheço que mais toma café é o nosso oráculo Ale Velloso, quem já o viu pessoalmente tem certeza que essas "nutricionistas de instagram" (se me permite a alfinetada) não sabem o que estão falando.

 

E quem falou que gordura saturada é ruim? Ela é ruim em excesso, assim como quase tudo na vida. Nosso corpo precisa de gordura pra sobreviver, pra PENSAR. Essas duas precisam de uma gordurinha pra parar de falar besteira.

 

Desculpe se fui rude, e não me levem a mal as nutricionistas, já fui apaixonada por uma.

 

Citando meu pai: "tudo demais é muito".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oba, uma opinião médica.

 

Obrigada pela contribuição, doutor.

 

E falando em especialização médica, você devia checar o tópico da padoca: os infectados pelo vírus ruivo aumentaram exponencialmente.

 

Beijo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi que o vírus ruivo se alastra rapidamente, pelo ar, pela água, pelo café e aparentemente pelo pão...

 

Há boatos sobre uma vacina experimental sendo testada numa cidade do triângulo mineiro...

 

Mas a panificadora eu não compro nem a pau juvenal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Vacina, em Minas? Mas lá é o marco zero da doença...

 

Até os fortes e experientes caíram. Bernardo já foi. Pedro Ivo até ontem resistia (resistia CONTRA a oposição em casa... ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs são muito engraçadinhos..... não existe vacina para conter a felicidade não!!!!

 

Vamos gastar galera.... pão quente é tão bom quanto café!

 

Ai se eu ganhasse uma comissãozinha destas empresas....

 

Já foram umas 8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E será que os efeitos do café arábica são diferentes que do robusta? As composições dos grãos não são iguais. Perguntando de outra forma, será que café de mais qualidade tem os mesmos impactos na saúde que o café comercial comum, que é o que a maioria das pesquisas deve medir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E será que os efeitos do café arábica são diferentes que do robusta? As composições dos grãos não são iguais. Perguntando de outra forma, será que café de mais qualidade tem os mesmos impactos na saúde que o café comercial comum, que é o que a maioria das pesquisas deve medir?

Boa pergunta. Nunca vi nada sobre a diferença das espécies, um assunto bem específico.

 

Quando a panificadora vou colocar mais lenha. Tenha uma Philco Cake & Nuts, faz bolo e pudim que é uma beleza.

 

maquina-de-pao-e-bolo-philco-cake-nuts-220-volts-1154-4048716-G.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E será que os efeitos do café arábica são diferentes que do robusta? As composições dos grãos não são iguais. Perguntando de outra forma, será que café de mais qualidade tem os mesmos impactos na saúde que o café comercial comum, que é o que a maioria das pesquisas deve medir?

Mais uma: será que os benefícios e malefícios do consumo de café são os mesmos no cultivo tradicional e orgânico? Será que, além da forma de extração, o perfil de torra não pode alterar características químicas do café que influenciariam nesses estudos? Qual será o café (espécie, variedade, forma de cultivo, perfil de torra, forma de extração etc.) utilizado em cada um dos estudos? Certamente não é o mesmo em todos e, sendo assim, será que o café que está na nossa xícara dará os mesmos resultados que o do estudo em particular?

 

Eu, particularmente, não esquento muito a cabeça com isso, até porque se fosse me preocupar, o cafezinho estaria numa posição bem baixa na lista de coisas que eu teria que mudar. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs são muito engraçadinhos..... não existe vacina para conter a felicidade não!!!!

 

Vamos gastar galera.... pão quente é tão bom quanto café!

 

Ai se eu ganhasse uma comissãozinha destas empresas....

 

Já foram umas 8

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Quem começou foi a Anita, eu só não quis perder a piada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente as coisas não estão muito boas pra quem consome quantidades excessivas de café preparados principalmente da forma Turca e expressa. Dando uma olhada em alguns artigos específicos e material técnico pude me aprofundar um pouco mais no conteúdo. O café torrado apresenta uma boa variedade de gorduras. Desde as tais gorduras saturadas referidas no titulo, ácidos graxos livres( estes como sendo de grande importância para formação do aroma e corpo do cafe) e esteres insaponificáveis. Estes tendo como principais representantes o cafestol e o caveol e sendo possivelmente os principais responsáveis pela elevação das taxas de colesterol sanguínea. Autores mensuraram de 60-150mg de lipídios e até 10 mg cafestol/caveol em 150 ml da bebida preparada na forma de expresso. Ao contrario a bebida preparada na forma coada apresenta em torno de 7 mg de lipídios para cada 150ml. Altores constataram que para cada 10mg cafestol ingerido por dia leva a um acréscimo de colesterol no soro em 5mg/dL. Fato interessante foi a redução em 40% nas taxas de colesterol e 7% em doenças cardiovasculares durante o período de 25 anos em regiões da escandinava atribuída a mudança da ingestão de café fervido para café coado. Outro detalhe importante que verifiquei em alguns artigos é que o Arábica apresenta mais lipídios e esteres insaponificáveis que o.Robusta .

Espero ter contribuído para sanar suas duvidas Ana.Tentei ser o menos técnico possível e trazer as informações importantes de forma clara e de fácil entendimento.

Att: Anderson Winicius

Farm. Bioquimico

CRF- Ce 3610

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...