Espressodameianoite Postado 23 de Julho Denunciar Share Postado 23 de Julho Olá, meus amigos! Peço que analisem minha situação e depois respondam minhas 2 perguntas se souberem, por gentileza Minha situação é: começo a estudar todo dia às 7 da manhã com mais 9 pessoas da minha turma e comecei a levar café para nós. Quando eu faço só para mim, eu faço com café de qualidade, em grãos, moendo na hora, com o método V60, com todo o ritual certinho e tal, mas eu já vi que pra fazer de grande quantidade (eu preciso de 1L) não dá pra fazer assim, especialmente sendo o V60 02. Eu já tentei fazer com o melitta mas obviamente demorou muito pra passar, e quando tentei fazer novamente com a granulometria mais grossa o tempo ficou ok (3 minutos e pouco) mas ele ficou fraco. Dito isso, comecei a apelar pro método do coador de pano filtrando o café "cozido", ou seja, quando a água ferve eu desligo o fogo, coloco ele na água e mexo um pouco, espero 2 minutos e daí passo ele pelo coador. Comecei tentando usar café de qualidade, que é o do meu uso pessoal, mas achei desperdício porque esse método não extrai nenhuma qualidade dele (café bom não aceita desaforo), só serviu pra deixar ele fraco. Então passei a usar café de mercado mesmo, esses mais tradicionais, e ficou com mais cara de café "do povo" kkk mas ainda não consegui acertar bem uma receita, então gostaria de perguntar 2 coisas: 1) Existe alguma forma de eu fazer café de qualidade de grande quantidade (1L) usando os métodos melitta ou V60 sem que pra isso eu precisasse fazer simultaneamente 2 ou mais receitas ou fazer 2 ou mais receitas em sequência com o café ficando de fato bom? Teria algo diferente que eu poderia tentar nesse sentido? 2) Considerando um cenário no qual eu vá ficar com esse método criminoso de fazer café que eu falei por último, qual seria uma boa receita ou quais seriam boas dicas pra eu conseguir de fato extrair um café minimamente aceitável dele (um que agrade ao gosto do brasileiro médio kkk)? Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Caio Soares Postado 23 de Julho Denunciar Share Postado 23 de Julho Esse vídeo me ajudou a fazer café em grande quantidade, mas comigo o resultado foi OK, nada excepcional. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 23 de Julho Denunciar Share Postado 23 de Julho 11 horas atrás, Espressodameianoite disse: Existe alguma forma de eu fazer café de qualidade de grande quantidade (1L) usando os métodos melitta ou V60 sem que pra isso eu precisasse fazer simultaneamente 2 ou mais receitas Pega essa dica do mestre @Allexlimaa2, postada hoje, fazendo café de litro no melittão: café no "melitrão". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 23 de Julho Denunciar Share Postado 23 de Julho Opa, tudo bem? Além do Melitta 103, para evitar desperdício, atingindo certa constância, e já que citou o corpo, isto é, que em um dos casos o café ficou fraco, o que acha da Prensa Francesa de um litro? A infusão pode ser mais amigável, por ser homogênea, entregando um bom corpo. Para ajudar na limpeza e caso incomodem os resquícios de café na bebida final, é possível fazer uma gambiarra com filtro de papel, mas há nisso um custo. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 23 de Julho Denunciar Share Postado 23 de Julho Olá. Qual o nível de exigência dos demais convivas, @Espressodameianoite? Se for alto, a sugestão da prensa francesa de 1L é muito boa. Ou uma cafeteira italiana grande (12 xícaras). Mas, se não for muito alto, uma cafeteira elétrica pode ser um jeito rápido e prático de fazer uma grande quantidade de café de uma vez só. Claro que não vai ter a mesma qualidade de métodos mais elaborados, mas agrada a maioria das pessoas e poupa um tanto de trabalho. E, mesmo sendo uma mera cafeteira elétrica, o fato de usar um grão de qualidade, com torra fresca e recém moído já deixa o café bem acima da média do que se encontra país afora. Saudações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Espressodameianoite Postado 24 de Julho Autor Denunciar Share Postado 24 de Julho @Caio Soares Pois é, eu já tinha visto esse vídeo e me baseei nele pra fazer minha receita, mas é meio que o que você falou, ficou aceitável mas... bleh, inclusive em termos de corpo, já que ele ficou razoavelmente fraco. Fazer no mellita em quantidades normais (30g\450mL ou algo assim) entrega um ótimo café, bem extraído, com várias notas e tudo mais, mas expandir essa receita pra 1000mL me parece que sub-extrai ele, eu sinto como se estivesse desperdiçando café bom, até por isso que comecei a tentar usar os de mercado mesmo, porque pensando na variável custo, já que usando um café bom ele fica bleh, é melhor usar um ruim logo kkk @raphaelanjos1 Muito obrigado pelo vídeo! Não tinha visto ainda, mas ele meio que cai na mesma coisa que o colega @Caio Soares comentou. Talvez o problema seja que eu é que esteja fazendo algo errado kkk @Octávio e @valacomum Muito obrigado pelas sugestões! Eu nunca utilizei nenhum desses métodos e tenho curiosidade. A grande questão é o custo kkk minha ideia inicial era responder à pergunta "como que eu conseguiria fazer 1 litro de café que fique bom ou pelo menos aceitável com os métodos que eu já tenho atualmente, que são mellita, v60 ou coador de pano?". Por isso até apelei pra "cozinhar" o café tradicional de mercado, que daí ele fica mais a cara do café "normal" mesmo, já que usar café de qualidade moído na hora por esse método só serve pra fazer ele perder todas as qualidades dele. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Espressodameianoite Postado 24 de Julho Autor Denunciar Share Postado 24 de Julho Mas assim, pensando então em trocar o método pra conseguir atingir esse meu objetivo, eu estaria certo em pensar que a melhor opção seria a prensa francesa de 1L? Porque eu entendo que ela seria o melhor pra eu ter pra fazer os meus cafés especiais pra quando eu quiser pra uso pessoal mesmo, já que a cafeteira elétrica eu imagino que não sirva pra fazer um bom café especial (não haveria controle do despejo da água, do tempo dos ataques e tudo mais) e a cafeteira italiana eu nunca vi pessoalmente e não sei direito como funciona mas to achando essa quantificação volumétrica dela muito confusa kkk "12 xícaras" é muito subjetivo, não sei quantos mL dá isso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 24 de Julho Denunciar Share Postado 24 de Julho Olá. 2 horas atrás, Espressodameianoite disse: eu estaria certo em pensar que a melhor opção seria a prensa francesa de 1L? Se você não se incomodar com a limpeza das partes da prensa e se você e os demais gostarem do café feito nela, sim, a prensa francesa é uma ótima opção. 2 horas atrás, Espressodameianoite disse: a cafeteira elétrica eu imagino que não sirva pra fazer um bom café especial (não haveria controle do despejo da água, do tempo dos ataques e tudo mais) Justamente por isso eu frisei que a cafeteira elétrica comum é uma opção apenas pela questão da praticidade, desde que atenda o nível de qualidade esperado pelos "clientes". Eu, pelo menos, só me esmero em fazer café para visita se for alguém que aprecie uma boa xícara. Se não for o caso, a cafeteira elétrica me poupa o trabalho e ainda preserva a amizade. 2 horas atrás, Espressodameianoite disse: a cafeteira italiana eu nunca vi pessoalmente e não sei direito como funciona A cafeteira italiana é bem simples. Complicado é gastar para comprá-la e depois descobrir que não foi a melhor escolha. Antes de comprar qualquer método, é sempre bom provar o café, caso seja possível. 2 horas atrás, Espressodameianoite disse: "12 xícaras" é muito subjetivo, não sei quantos mL dá isso São 600 mililitros. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 24 de Julho Denunciar Share Postado 24 de Julho 4 horas atrás, Espressodameianoite disse: Mas assim, pensando então em trocar o método pra conseguir atingir esse meu objetivo, eu estaria certo em pensar que a melhor opção seria a prensa francesa de 1L? Porque eu entendo que ela seria o melhor pra eu ter pra fazer os meus cafés especiais pra quando eu quiser pra uso pessoal mesmo, já que a cafeteira elétrica eu imagino que não sirva pra fazer um bom café especial (não haveria controle do despejo da água, do tempo dos ataques e tudo mais) e a cafeteira italiana eu nunca vi pessoalmente e não sei direito como funciona mas to achando essa quantificação volumétrica dela muito confusa kkk "12 xícaras" é muito subjetivo, não sei quantos mL dá isso A capacidade do método acaba limitando um pouco a versatilidade de preparo, por óbvio no que concerne ao que passa do limite, mas também à quantidade razoavelmente menor que o limite. Em outras palavras, por conta da dinâmica da temperatura principalmente, pouca quantidade de café em uma Clever (tipo uma prensa + melitta) de 500 ml não terá necessariamente o mesmo efeito em uma Clever de 300 ml, são necessárias adaptações. Além da questão prática/limpeza, ainda mais evidente no caso da Prensa. De todo modo, a prensa apresenta uma constância que ajuda a resolver esses dilemas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas