pedrograssi Postado 24 de Julho Denunciar Share Postado 24 de Julho Olá, pessoal! Sou novato nesse assunto. Cansei de consumir Nespresso e resolvi subir o nível. Assisti muitos vídeos do canal "Não sou Barista" no youtube e optei por uma Tramontina Breville Infuser e o moedor separado da Tramontina Breville tb. Estou apanhando bonito. Estou com dois problemas: 1. Café extremamente molhado ao final da extração. Já li o tópico sobre esse tema e vou tentar adotar as soluções mais comuns para esse problema (Aumentar a quantidade de café no filtro e, se preciso, aumentar a grossura do pó. 2. O que mais me preocupa e estou torcendo para ter relação com o primeiro problema é que o manômetro da maquina não se move indicando pressão quando uso o filtro não pressurizado. Inicialmente achei que a maquina estava com problema, mas usando o filtro pressurizado vi que o manômetro funciona normalmente. Vou aumentar a quantidade de café e retorno aqui para falar o que aconteceu, mas peço a ajuda dos senhores caso alguem também tenha a Breville e já tenha passado por isso ou saiba o que esta acontecendo. Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MatheusK01 Postado 24 de Julho Denunciar Share Postado 24 de Julho Pedro, bom dia! Tenta utilizar 18g-20g de café. É possível utilizares a "lâmina" que vem como a máquina para teres um parâmetro. Ela deve encostar (ou quase) no café. A regulagem interna do breville vem por padrão em 6. Recomendo alterares para 5. Na regulagem externa tenta entre os cliques 1 a 6. Boa sorte 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 24 de Julho Denunciar Share Postado 24 de Julho 1 hora atrás, pedrograssi disse: Olá, pessoal! Sou novato nesse assunto. Cansei de consumir Nespresso e resolvi subir o nível. Assisti muitos vídeos do canal "Não sou Barista" no youtube e optei por uma Tramontina Breville Infuser e o moedor separado da Tramontina Breville tb. Estou apanhando bonito. Estou com dois problemas: 1. Café extremamente molhado ao final da extração. Já li o tópico sobre esse tema e vou tentar adotar as soluções mais comuns para esse problema (Aumentar a quantidade de café no filtro e, se preciso, aumentar a grossura do pó. 2. O que mais me preocupa e estou torcendo para ter relação com o primeiro problema é que o manômetro da maquina não se move indicando pressão quando uso o filtro não pressurizado. Inicialmente achei que a maquina estava com problema, mas usando o filtro pressurizado vi que o manômetro funciona normalmente. Vou aumentar a quantidade de café e retorno aqui para falar o que aconteceu, mas peço a ajuda dos senhores caso alguem também tenha a Breville e já tenha passado por isso ou saiba o que esta acontecendo. Obrigado Acho que você já sacou parte do problema. Ou a moagem está muito grossa ou a dose está muito baixa ou ambos. A água passa tão fácil pelo bolo a ponto de criar pouca resistência e daí a pressão não sobe. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
pedrograssi Postado 24 de Julho Autor Denunciar Share Postado 24 de Julho Feedback da primeira tentativa após as correcções: 1. Ajustei a moagem do café conforme o MatheusK01 sugeriu. Mudei para 5 a regulagem interna do moedor Breville e 6 a regulagem externa (botão). 2. Aumentei a quantidade para 18g de café moído. Tenho dificuldade de acomodar tudo isso no filtro duplo original da Breville. É difícil acomodar tudo sem derrubar quando acaba de sair do moedor, da impressão que não vai caber e para ficar na altura certa (usando aquele cartão de aço que vem junto como gabarito) tem que apertar um pouco mais forte do que eu estava apertando inicialmente, mas deu certo. Acredito que chegando o funil e o WDT que comprei e estou esperando chegar, tudo ficara mais fácil. 3. Sucesso, parcial! O manômetro marcou pressão (12h) e consegui extrair 40ml em 30 segundos (5 segundo de pré infusão e 25 segundos extração) na primeira tentativa. Acho que acabou extraindo demais e ficou amargo. O bolinho final ficou seco mas grudou no chuveiro quando tirei o porta filtro ( o que é compatível com super extração / pó fino demais que expande, certo?) 4. Para segunda tentativa do dia, aumentei o moinho para 7 na regulagem externa, mas acho que tive que acabar prensando demais para caber os 18/20g do pó... Tive até que passar aquele cartão nivelador que vem com a maquinha e descartar um pouco de pó (mesmo apertando bem). Melhorou um pouco, mas o café saiu com leve dificuldade (fazendo aquela barriga para dentro no café que escorre) e o gosto ainda estava puxando para amargo. Considerações: 1. estou usando café 3 corações em grãos do mercado com torra para Expresso (Data Fab. Fevereiro 2024) o que com ctz esta prejudicando muito a experiência, mas era o único que tinha disponível aqui na minha cidade para iniciar as tentativas assim que a maquina chegou. Na próxima semana devo receber um bom café de torra recente que comprei da Amado Grão de Cuiabá (Rubens Vuolo) e dai vou eliminar essa variável. 2. Devo receber também os acessórios para facilitar a colocação do café no filtro, o que acredito que também ira contribuir para melhorar a extração. Dai vai ser questão de fazer esse ajuste fino na moagem e na pressão. Obrigado pela ajuda até agora... Vou relatando o que vai acontecer com os upgrades. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 24 de Julho Denunciar Share Postado 24 de Julho Tenta um café com torra mais recente e de boa qualidade. O Torra Fresca costuma ter um bom custo-benefício. O funil e o WDT ajudam bastante mesmo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 25 de Julho Denunciar Share Postado 25 de Julho Ola, Solução para bolo de café colado após retirada do porta filtro. Terminou a extração a válvula solenóide está aberta liberando a pressão. Você tem cerca de 30s para retirar o porta filtro . Após isso ela se fecha e faz vácuo na retirada do PF e pode reter o bolo de café. Se você prestar atenção após a extração cerca 39 s depois você ouve um "tump" baixinho que é a válvula fechando. Para pressão como já disseram esqueça café de supermercado. Café de qualidade com menos de 30 dias de torra. Breville é uma máquina excelente. Bons cafés ! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas