Ir para conteúdo

Fiz o ajuste de OPV para 9bar na Breville trocando a mola

gtnardy

Postagens recomendadas

Bom dia pessoal, gostaria de compartilhar também minha aventura atualizando o OPV da minha Breville Infuser para 9 bar com a alteração da mola do OPV.

Acompanhando os topicos relacionados, me deu vontade de tentar também:

Disclaimer: por maior cuidado que pude tentar ter, as duas presilhas inferiores da parte de trás quebraram ao abrir, acho que são praticamente o selo de garantia natural da maquina indo embora rsrs...

Primeiro eu tinha tentado apenas ajustar o OPV por desrosquear ele, porém para alcançar 9 bar eu precisaria deixá-lo quase totalmente desrosqueado e não preso pela presilha externa, o que estava me deixando com medo de escapar e vazar agua por todo lado, além de que em meus testes percebi que o manômetro ficava oscilando/vibrando um pouco, parecia instável.

Então fui em uma loja de molas da minha cidade e perguntei se tinham uma mola de compressão de inox parecida com a original da máquina (Comprimento 15mm, Diâmetro do fio: 0.5mm, Diâmetro externo: 5mm), eles tinham duas mais ou menos iguais, uma um pouco maior e outra um pouco menor. Comprei as duas por R$ 2,00 cada para testar.

Elas eram muito mais fortes que a da máquina, então praticamente precisei cortar pela metade, além de que não encaixam perfeitamente no OPV, mas depois de cortar varias voltas e fazer varios testes, cheguei em um tamanho adequado em que eu pude apertar bem a valvula do OPV de modo que estivesse firme e pudesse ser presa pela presilha externa corretamente e que alcançasse os 10/11 bar estáticos (com a vedação para backflush no portafiltro).

Mola da direita original, e da esquerda a comprada e modificada, ela ficou muito menor que a original, o que não foi um problema pois eu só pude rosquear mais fundo o OPV que compensava.

esquerda mola cortada e modificada - direita mola original

Eu pude notar que realmente há um ruido diferente quando se está nessa pressão, mas nada que me incomode ou que seja muito absurdo.

O resultado final foi uma extração que começa com 10 bar e depois de alguns segundos (20) desce para uns 9 bar (abruptamente), não sei realmente se é um comportamento normal. Além de que quando desce para os 9 bar o ruído caracteristico some (da para perceber no video a seguir).

Ainda estou ajustando a moagem e pensando se devo ajustar mais o OPV para a extração começar em 9 bar. Aceito sugestões e opiniões, se tiverem duvida estou aberto também para responder!

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, a pressão estática sugiro deixar por volta de 10 a 11 bar. Na extração vai estar por volta de 9b. É normal começar com 10 e ir baixando. Ocorre que com a água passando no café vai deteriorando e oferecendo menos resistência. Não sei a razão mas observei que com 18g isso ocorre mais que com 16g.

Bons cafés! 

• Curtir 2
Link para o comentário

Opa, parabéns pela modificação.

Sobre a mola, eu só daria uma conferida se é inox 304, para grau alimentício. Claro, se tu for paranóico assim como a minha pessoa. :D

Sobre quebrar as presilhas, é o que tu falou, aquilo foi pensado para quebrar mesmo. No meu caso eu quebrei uma só, que não fez qualquer diferença no encaixe.

Sobre a pressão, eu achei estranho cair de forma tão abrupta, mas eu também não vejo qualquer problema nisso, considerando o seu vídeo. No meu caso, ela começava perto de 10 bar e terminava perto de 8bar. Não é uma boa ideia setar essa pressão em 9bar, a menos que você queira que ela caia para pressões menores no final.

Sobre os ruídos, a máquina faz um ruído diferente mesmo e depois de algum tempo e pesquisar bastante eu me convenci que era algo normal.

E por último, a moagem tende a ser mais fina depois dessa modificação. O café muda bastante e fica bem mais equilibrado.

• Curtir 1
Link para o comentário

9 hours ago, Pedro Freire said:

Olá, a pressão estática sugiro deixar por volta de 10 a 11 bar. Na extração vai estar por volta de 9b. É normal começar com 10 e ir baixando. Ocorre que com a água passando no café vai deteriorando e oferecendo menos resistência. Não sei a razão mas observei que com 18g isso ocorre mais que com 16g.

Bons cafés! 

Obrigado pela dica, mas interessante que notei que durante a extração, não desceu muito comparado com o estático, deixei 10 bar estático e na extração começou nos mesmos 10 e depois de um tempo desceu para os 9.

Link para o comentário

9 hours ago, eldermarco said:

Opa, parabéns pela modificação.

Sobre a mola, eu só daria uma conferida se é inox 304, para grau alimentício. Claro, se tu for paranóico assim como a minha pessoa. :D

Sobre quebrar as presilhas, é o que tu falou, aquilo foi pensado para quebrar mesmo. No meu caso eu quebrei uma só, que não fez qualquer diferença no encaixe.

Sobre a pressão, eu achei estranho cair de forma tão abrupta, mas eu também não vejo qualquer problema nisso, considerando o seu vídeo. No meu caso, ela começava perto de 10 bar e terminava perto de 8bar. Não é uma boa ideia setar essa pressão em 9bar, a menos que você queira que ela caia para pressões menores no final.

Sobre os ruídos, a máquina faz um ruído diferente mesmo e depois de algum tempo e pesquisar bastante eu me convenci que era algo normal.

E por último, a moagem tende a ser mais fina depois dessa modificação. O café muda bastante e fica bem mais equilibrado.

hehe, na hora da compra eu perguntei se era inox, duas vezes e a vendedora confirmou, mas não perguntei se era 304, qualquer coisa agora que vi que é facil eu compro uma nova se achar uma ideal.

sim de cair a pressão eu percebo que fica oscilando de tempos em tempos, parece algum funcionamento da bomba, cai pra 9, volta pra 10, mas se não estou enganado sempre foi assim como padrão

e sim a moagem tem que ficar bem mais fina mesmo, interessante pois eu supunha que teria que deixar mais grossa pois teria menos pressão...

Link para o comentário

Gravei alguns videos hoje pela manhã:

Com filtro cego, está ajustado assim, 10, com pequenas oscilações:

Durante a extração fica assim, começando em 9, descendo até 8 e depois dá um pulo para 7:

@Pedro Freire acha que devo soltar mais o OPV para começar em 10, assim vai abaixando para 9?

• Curtir 1
Link para o comentário

Essa parte do ajuste da OPV pode incluir um pouco do gosto pessoal. Na época eu fiz vários testes e acabei gostando mais quando deixei a pressão máxima em 10 bar. Durante a extração ela caiu para 9 e depois para 8 bar. 

Link para o comentário

Eu consegui chegar nessa pressão sem trocar a mola, mas ficou no limite do ajuste. Minha extração com moagem mais fina começa com 10 até 11 bar e depois cai pra 9 mas de maneira não abrupta. Extrações que começam com 9 geralmente saem com um tempo mais curto e ficam meio sub extraídas, creio se ajustar a mola conseguirei os 9 com uma moagem mais fina e num tempo maior. Só não sei se fará tanta diferença assim.

Link para o comentário

Olá. Parabéns! Depois da substituição da mola, como ficou o descarte da água? Quando testei, desperdiçava muita água, mas só folguei a mola desatarraxando. Tenho uma Brevile escostada. De repente, dou vida nova a ela para ficar de backup, em vez de anunciar.

Link para o comentário

• 2 weeks later...
On 8/20/2024 at 11:53 AM, Leo1311 said:

Olá. Parabéns! Depois da substituição da mola, como ficou o descarte da água? Quando testei, desperdiçava muita água, mas só folguei a mola desatarraxando. Tenho uma Brevile escostada. De repente, dou vida nova a ela para ficar de backup, em vez de anunciar.

Eu praticamente agora tenho que despejar a bandeja todo dia, ela aguenta fazer 2x ou 3x espressos até encher, mas isso não me incomodou em nada.

Link para o comentário