Ir para conteúdo

Cafés Canephoras


Yago Condé

Postagens recomendadas

Comprei uns cafés na Fuzz por recomendação do amigo @raphaelanjos1, dentre eles, 2 são canephoras. Comprei para testar e queria saber umas dicas de preparo ou qualquer informação sobre, não achei quase nada pelo fórum. ( tem problema falar que é horrível não tá hahahhahahahah)

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Yago Condé disse:

Comprei uns cafés na Fuzz por recomendação do amigo @raphaelanjos1, dentre eles, 2 são canephoras. Comprei para testar e queria saber umas dicas de preparo ou qualquer informação sobre, não achei quase nada pelo fórum. ( tem problema falar que é horrível não tá hahahhahahahah)

Obrigado

Vai no vídeo que o @raphaelanjos1 deixou aí acima. Não olhe o Canephora como Arabica porque a dinâmica de preparo é diferente, ou seja, você tem uma curva de extração diferente.

O arábica que te entrega doçura no meio, o canephora, no fim. 
E quem fala que canephora é ruim é porque não sabe preparar. #faleitoleve 

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Olá.

 

2 horas atrás, Fernando Silva disse:

Não olhe o Canephora como Arabica porque a dinâmica de preparo é diferente

 

Exato. Mal comparando, seria como pensar em limonada (ou caipirinha) feita com limão Taiti × limão rosa × limão siciliano. Você pode ter preferência por algum deles, mas não deve esperar resultados de um, usando o outro. Muito menos dizer que o siciliano é ruim porque não tem o mesmo gosto do limão Taiti...

 

2 horas atrás, Fernando Silva disse:

E quem fala que canephora é ruim é porque não sabe preparar

 

Aqui eu faço uma ressalva: para alguns métodos, como o V60 ou Melitão, isso está correto, pois é possível manipular muitas variáveis, tais como temperatura da água e momentos de despejo. Porém, isso é uma meia verdade quando se trata de métodos como a cafeteira italiana (moka), que é menos flexível quanto a mexer com variáveis.

Em tempo: uso canephora da Venturim e também costumo preparar na Moka. Quando faço espresso, normalmente faço um blend com arábica na proporção de 1:8, o que agrada meu paladar e dá uma bela crema.

Saudações!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, uma outra observação: nos espressos, gosto de esperar pelo menos 15 dias para começar a utilizar os cafés dessas variedades. E uns 20 dias para congelar. Nos coados, gosto de esperar também 20 dias de torra para começar a provar, mas acho que o auge deles chega por volta dos 30 dias.

Gosto de trabalhar o espresso com 1:3 (lungo), utilizo sempre o filtro de single shot, onde coloco de 10-12g, a depender do café, teste da moeda etc. Curto prolongar bastante o tempo de extração com esses cafés, as vezes passando de 60 segundos. Abuso da pré-infusão (uns 15 segundos, geralmente fico entre 5-10), faço uma moagem mais fina e vou diminuindo os perfis de pressão. Após a pré-infusão, gosto de ir até 10 bar, depois 9 e finalizo em 8. Mas isso só vai ser possível se sua Philco tiver dimmer e manômetro, vale a pena.

Caso não tenha essas mods ainda, faz pré-infusão com o bico vaporizador mesmo ou desarmando a máquina no inicio. Daí é só moer um pouco mais fino que de costume pra alongar o tempo também. Geralmente esses cafés da Fuzz já me pedem uma moagem mais fina para manter o tempo de sempre, alongando então, mais fino ainda.

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/08/2024 at 22:33, Yago Condé disse:

Comprei uns cafés na Fuzz por recomendação do amigo @raphaelanjos1, dentre eles, 2 são canephoras. Comprei para testar e queria saber umas dicas de preparo ou qualquer informação sobre, não achei quase nada pelo fórum. ( tem problema falar que é horrível não tá hahahhahahahah)

Obrigado

Eu comprei um box da Fuzz do com esse tipo de café. Minha experiencia foi péssima no geral. Havia um com sensorial "bolo de cenoura". Cara, eu joguei fora, dizer que era horrível é elogio. rs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2024 at 11:36, raphaelanjos1 disse:

Ah, uma outra observação: nos espressos, gosto de esperar pelo menos 15 dias para começar a utilizar os cafés dessas variedades. E uns 20 dias para congelar. Nos coados, gosto de esperar também 20 dias de torra para começar a provar, mas acho que o auge deles chega por volta dos 30 dias.

Gosto de trabalhar o espresso com 1:3 (lungo), utilizo sempre o filtro de single shot, onde coloco de 10-12g, a depender do café, teste da moeda etc. Curto prolongar bastante o tempo de extração com esses cafés, as vezes passando de 60 segundos. Abuso da pré-infusão (uns 15 segundos, geralmente fico entre 5-10), faço uma moagem mais fina e vou diminuindo os perfis de pressão. Após a pré-infusão, gosto de ir até 10 bar, depois 9 e finalizo em 8. Mas isso só vai ser possível se sua Philco tiver dimmer e manômetro, vale a pena.

Caso não tenha essas mods ainda, faz pré-infusão com o bico vaporizador mesmo ou desarmando a máquina no inicio. Daí é só moer um pouco mais fino que de costume pra alongar o tempo também. Geralmente esses cafés da Fuzz já me pedem uma moagem mais fina para manter o tempo de sempre, alongando então, mais fino ainda.

Quando você faz a pré-infusão, considera o tempo desse processo? Ou apenas a partir da queda do café na xícara?

Uma 2ª dúvida, como seria o processo com o bico vaporizador? Eu desligo o fluxo de água e ligo o vaporizador, abrindo toda a válvula para despressurizar por alguns segundos? Achei interessante, pois estou com uma BCF33 (Britânia) originalzinha. Ela é quase idêntica à Philco 15 Bar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardo Sakuma disse:

Uma 2ª dúvida, como seria o processo com o bico vaporizador? Eu desligo o fluxo de água e ligo o vaporizador, abrindo toda a válvula para despressurizar por alguns segundos? Achei interessante, pois estou com uma BCF33 (Britânia) originalzinha. Ela é quase idêntica à Philco 15 Bar. 

Dá uma olhada nesse vídeo aqui, ele elabora bem o surf de temperatura e a pré-infusão usando o bico nessas máquinas.

Como a minha Philco tem dimmer e manômetro instalados eu faço o seguinte: deixo o dimmer regulado previamente em 9 bar, inicio a extração e quando começa a surgir o café no fundo do porta-filtro, volto o dimmer praticamente todo (fechando o fluxo de água) e aí sim conto minha pré-infusão, ou seja espero o bolo estar totalmente hidratado. Geralmente  vai de 5-10s para surgirem os pontos de café (depende da moagem), aí faço de 5-10s dessa pré-infusão (depende do café) e depois libero a extração normalmente na pressão que eu quero.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, raphaelanjos1 disse:

Dá uma olhada nesse vídeo aqui, ele elabora bem o surf de temperatura e a pré-infusão usando o bico nessas máquinas.

Como a minha Philco tem dimmer e manômetro instalados eu faço o seguinte: deixo o dimmer regulado previamente em 9 bar, inicio a extração e quando começa a surgir o café no fundo do porta-filtro, volto o dimmer praticamente todo (fechando o fluxo de água) e aí sim conto minha pré-infusão, ou seja espero o bolo estar totalmente hidratado. Geralmente  vai de 5-10s para surgirem os pontos de café (depende da moagem), aí faço de 5-10s dessa pré-infusão (depende do café) e depois libero a extração normalmente na pressão que eu quero.

Valeu! Vou dar uma olhada mais tarde no vídeo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @valacomum falou, a concentração de cafeína nos canephoras realmente são mais altas e para quem está acostumado com o arábica é um "baque" mesmo.

A dinâmica da extração nos filtrados segue o seguinte fluxo: amargor (ao longo de toda extração) > acidez > doçura. Aqui pode usar água com temperaturas mais altas e moagens mais finas para estender o tempo. Geralmente a extração que me agrada vai entre 4:00 e 4:30, variando a proporção entre 1:16, 1:17 e testando pra ver como se comporta.

:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, obrigado aos amigos que deram inúmeras dicas no tópico, segui a recomendação de extração do @Fernando Silva e do @raphaelanjos1, café passando em torno de 4 minutos e ficaram muito bons. O manga com leite, conillon fermentado, ficou absurdamente gostoso, aroma de manga verde, ácidez média e corpo alto. Já o Melão e Vinho Branco, robusta amazônico, traz um fresco na boca, lembra quando você toma um gole de espumante gelado, gostoso também, vale mais pela experiência que pelo sabor. 

Os amigos da Fuzz mandaram uma receita base para v60, vou colocar aqui jaja. 

Em resumo, recomendo os cafés canephoras da Fuzz, tem um valor alto, inegável, mas vale o teste, ampliar o sensorial.

Bons cafés. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...