Ir para conteúdo

Dúvida sobre ratio


Postagens recomendadas

Opa gente! Estou com uma dúvida que deve ser bem besta, mas preciso tirar. Comprei uma Philco 15 bar e estou fazendo alguns testes de espresso. Por hora com o moedor da Cadence até chegar meu moinho que comprei no AliExpress (peguei indicação no canal do Não Sou Barista). Entendi as proporções de 1:1 1:3 etc. A dúvida porém é que estou tirando sempre 2 espressos ao mesmo tempo em duas xícaras.

Estou usando a proporção de 18,5g de café e deixando 37g de café em cada xícara. Porém estou na dúvida se isso seria a proporção certa para 1:2, visto que passou +/- 75g de água  pelo porta filtro. Ou se para ser 1:2 teria que ser somente 37g de água em apenas uma xícara com a mesma quantidade de café. Se puderem ajudar eu agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, você está certo em duvidar!

Para o cálculo do ratio do espresso você tem que considerar o total extraído, não quanto saiu de uma das pontas do porta-filtro. Ou seja, a soma do peso que foi para as 2 xícaras. No seu caso, foi um ratio de 1:4 mesmo.

O cesto é pressurizado? Se sim, ratios maiores são necessários mesmo, a depender do café.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reiterando o colega acima, o ratio é a proporção entre a quantidade de café moído no porta-filtro e a quantidade total de café que foi extraída, independente de onde foi parar o café ou como foi dividido. A água que ficou no meio do caminho não conta, mas somente aquilo que foi pesado na balança, ou seja, o que foi para a xícara.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, bassarisse disse:

Olá amigo, você está certo em duvidar!

Para o cálculo do ratio do espresso você tem que considerar o total extraído, não quanto saiu de uma das pontas do porta-filtro. Ou seja, a soma do peso que foi para as 2 xícaras. No seu caso, foi um ratio de 1:4 mesmo.

O cesto é pressurizado? Se sim, ratios maiores são necessários mesmo, a depender do café.

Muito obrigado pela ajuda!! Estou usando um cesto não pressurizado de 2 cups que comprei no AliExpress. 

Vou testar fazer dois cafés, um em cada xícara, para aí sim ter 1:2. Obrigado novamente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2024 at 12:51, oalexpassos disse:

Muito obrigado pela ajuda!! Estou usando um cesto não pressurizado de 2 cups que comprei no AliExpress. 

Vou testar fazer dois cafés, um em cada xícara, para aí sim ter 1:2. Obrigado novamente. 

Qual moedor comprou? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...