oalexpassos Postado 14 de Agosto Denunciar Share Postado 14 de Agosto Opa gente! Estou com uma dúvida que deve ser bem besta, mas preciso tirar. Comprei uma Philco 15 bar e estou fazendo alguns testes de espresso. Por hora com o moedor da Cadence até chegar meu moinho que comprei no AliExpress (peguei indicação no canal do Não Sou Barista). Entendi as proporções de 1:1 1:3 etc. A dúvida porém é que estou tirando sempre 2 espressos ao mesmo tempo em duas xícaras. Estou usando a proporção de 18,5g de café e deixando 37g de café em cada xícara. Porém estou na dúvida se isso seria a proporção certa para 1:2, visto que passou +/- 75g de água pelo porta filtro. Ou se para ser 1:2 teria que ser somente 37g de água em apenas uma xícara com a mesma quantidade de café. Se puderem ajudar eu agradeço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bassarisse Postado 14 de Agosto Denunciar Share Postado 14 de Agosto Olá amigo, você está certo em duvidar! Para o cálculo do ratio do espresso você tem que considerar o total extraído, não quanto saiu de uma das pontas do porta-filtro. Ou seja, a soma do peso que foi para as 2 xícaras. No seu caso, foi um ratio de 1:4 mesmo. O cesto é pressurizado? Se sim, ratios maiores são necessários mesmo, a depender do café. 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 14 de Agosto Denunciar Share Postado 14 de Agosto Reiterando o colega acima, o ratio é a proporção entre a quantidade de café moído no porta-filtro e a quantidade total de café que foi extraída, independente de onde foi parar o café ou como foi dividido. A água que ficou no meio do caminho não conta, mas somente aquilo que foi pesado na balança, ou seja, o que foi para a xícara. 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
oalexpassos Postado 14 de Agosto Autor Denunciar Share Postado 14 de Agosto 3 horas atrás, bassarisse disse: Olá amigo, você está certo em duvidar! Para o cálculo do ratio do espresso você tem que considerar o total extraído, não quanto saiu de uma das pontas do porta-filtro. Ou seja, a soma do peso que foi para as 2 xícaras. No seu caso, foi um ratio de 1:4 mesmo. O cesto é pressurizado? Se sim, ratios maiores são necessários mesmo, a depender do café. Muito obrigado pela ajuda!! Estou usando um cesto não pressurizado de 2 cups que comprei no AliExpress. Vou testar fazer dois cafés, um em cada xícara, para aí sim ter 1:2. Obrigado novamente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Sakuma Postado 17 de Agosto Denunciar Share Postado 17 de Agosto Em 14/08/2024 at 12:51, oalexpassos disse: Muito obrigado pela ajuda!! Estou usando um cesto não pressurizado de 2 cups que comprei no AliExpress. Vou testar fazer dois cafés, um em cada xícara, para aí sim ter 1:2. Obrigado novamente. Qual moedor comprou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas