Ir para conteúdo

Tramontina Breville

Zecapires

Postagens recomendadas

Tenho uma cafeteira breville Tramontina. A alguns anos a mesma começou a ter um fluxo de água descontínuo, espirrando. Ultimamente não dá os estágios da infusão ( pré e extração). Tirei a solenóide, fiz limpeza, tirei a bomba, fiz limpeza e nada. Acredito que alguma dessas duas estão com defeito. Se alguem puder me ajudar com uma dica ou orientação, agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, válvula solenóide , quando falha a bobina com atração fraca normalmente ela fica ruidenta com um "buzzzz" . Sugiro que você retire o conjunto aplique voltagem e sopre pra testar o funcionamento. Uma evidência que ela está ok é se sair a água pelos detarminados lugares, tipo na estação só pelo o grupo, na vaporização só pela vareta  e etc. Se tiver voltímetro meça as tensões nas válvulas e na bomba. Observe se I ruido da bomba é constante , use o filtro cego pra testar pressão da bomba. Ela vaporiza normalmente? Com um ruido de "tuc tuc" em ritmo bem lento? 

Bons cafés ! 

• Curtir 1
Link para o comentário

Fiz a troca da bomba, coloquei uma ulka para Saeco e Gaggia ( única que encontrei com as mesmas especificidades). Deu uma melhorada com a pressão retomando. Embora irregular, o barulho metálico continua. Acredito que deva ser a solenóide. Tá difícil encontrar 110v. Se alguém puder indicar, agradeço. 

Link para o comentário

Olá,

Você tem conhecimentos de eletronica? Sabe o que é ponte retificadora , corrente ac e DC? 

Caso saiba e queira experimentar tenho uma modificação em mente que pode ser que solucione o problema sem troca da válvula . 

Bons cafés 

• Curtir 1
Link para o comentário

,@Zecapires. Hum. Meio complicado, mas enfim ...

Essas válvulas operam com AC de 129 ou 220v . AC tem seu meio ciclo positivo e meio negativo. Durante essa transição a corrente é zero e então a válvula tende a fechar sib ação da mola. Daí vem o buzz. 

Agora se alimentar com DC isso não ocorre. So que você não pode aplicar a mesma quantidade de DC na válvula pois ela vai esquentar e queimar a bobina. Você teria de experimentar qual a tensão de DC que mantém a válvula acionada e sem esquentar. Acredito que sera por volta de 50volts . 

Por isso é que acho que só com conhecimento você estaria seguro de fazer a modificação .

Bons cafés ! 

Link para o comentário

2 horas atrás, eldermarco disse:

Pesquisando rapidamente eu encontrei essa aqui, mas bastante cara ao meu ver:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2715905080-valvula-solenoide-p-cafeteira-tramontina-by-breville-127v-_JM

Estou com esse problema de buzz metálico.

Achar uma assistência técnica no RJ é difícil.

Algum tutorial de troca da solenóide?

Link para o comentário

10 minutos atrás, rodrigomanoel disse:

Estou com esse problema de buzz metálico.

Achar uma assistência técnica no RJ é difícil.

Algum tutorial de troca da solenóide?

Talvez no YouTube, mas eu não tenho. No RJ tem a assistência técnica da Tramontina na zona sul , se eu não me engano. Dá uma olhada no site deles para ver isso.

• Agradeço 1
Link para o comentário

@Zecapires

Chatgpt também aponta a mesma solução . So Que acha por volta de 70% da tensão original . Deve ficar ok de 50 a 70v pra solenóide 110v.

What Happens if You Supply 110V DC to an AC Solenoid:

1. Overheating: AC solenoids are designed to operate with current oscillations, which help manage heat dissipation. With DC, the current is constant, and the coil will overheat, potentially damaging the solenoid.

2. Buzzing Stops Temporarily: Since DC creates a steady magnetic field, it won’t cause the buzzing sound, but the solenoid may not operate properly or burn out due to overheating.

Reducing DC Voltage:

If you must use DC power, you will need to significantly reduce the DC voltage. A rough estimate is that the DC voltage should be around 70% of the AC voltage rating. For a 110V AC solenoid, the equivalent DC voltage would be around 70-80V DC.

However, it’s better to use a solenoid designed for DC or use a rectifier to convert AC to DC properly if you want to avoid compatibility issues.

Link para o comentário