Ir para conteúdo

Blade R3

andersondiniz

Postagens recomendadas

Especificações tecnicas

Mó: 48mm 7 faces feita em aço inox 420.

Está é uma mó que tende ao perfil clássico, tanto pata espresso quanto para coados. Ainda sim, da pra extrair bastante acidez/clareza regulando as variaveis da receita.

Por exemplo: tenho usado o range 130-150 clicks para um café com mais clareza nas notas e menos corpo.

sistema de clicks

Cada numero pode ser lido como 5 clicks(0,016mm por ajuste fino), 60 clicks por volta e 180 clicks no total.

Moagem

O blade r3 entrega uma ótima uniformidade na moagem, principalmente se voce usar a tecnica RDT( borrifar agua nos grãos antes de moer), mas já usei grão congelado e realmente diminui bastante a retenção/ fines.

Construção

O corpo do moedor é feito em alumínio (e exige um pouco mais de cuidado, pois amssa fácil) e causa uma boa impressão ao pegar na mão. O copo é magnético e ajuda demais no fluxo de operação durante o dia a dia.

Extras

Ele vem com 5 peneiras e uma tampa magnetica pro compartimento de pó para que você possa peneirar a la Kruve. Nos meus testes, moendo 20g numa moagem com espessura de açucar cristal, usando a peneira de 500microns tira +/- 0.8g de fines. Ainda sim, fazendo testes na v60 no dia a dia não pude notar diferença na extração / paladar(mas também n fiz nenhum teste metódico com extrações lado a lado e cia).

Eu paguei no lançamento R$540(impostos incluidos).

Tabela de granulometria do R3 por clicks.
MHW-3BOMBER-BladeR3-grind-size-chart.thumb.png.e877d393bc33679957b51dcf4c9d6d0c.png

• Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/10/2024 at 13:35, José Eduardo disse:

Deixa o link aqui para a gente!

Esse moedor está na minha lista de desejos rs

Eu já tinha ouvido falar sobre a retenção

No geral, você acha que vale sair de um C2 para um Blade R3? Ou indica outro moedor manual nessa faixa de preço?

Expand  

Cara, depende do preço! Por exemplo, a +/- um mês atrás, o kingrinder k6 saiu mais barato que ele no AliExpress. Neste caso, eu iria de k6 pela segurança e fácil acesso a moagem de referencia para receitas e tal. No mais, eu acredito que o R3 não fique devendo em nada. Uma coisa que reparei esse final de semana é que meu R3 depois de uns 4kg de café moído, está com a moagem ainda mais uniforme, gerando menos fines e retenção. Porém, não estou usando a peneira. 

Levando em conta que o k6 novo parte dos R$800 e o R3 você consegue com frequencia por uns R$500-600, vale a pena. É um moedor bem  feito e de fácil manutenção ( desmontar, montar e recalibrar é muito fácil). Além disso, tem as peneiras que pra quem vai se aprofundar ou fazer experimentos pode ser relevante.

• Curtir 2
Link para o comentário

• 3 weeks later...

Opa, pessoal. Tudo bem?

Hoje apareceu esse moedor sendo vendido e enviado aqui do Brasil (cor preta). Vou deixar o link aqui:

https://s.click.aliexpress.com/e/_mOLbVBm

Pode acabar a qualquer momento.

• Agradeço 2
Link para o comentário

Em 23/10/2024 at 21:48, Fernando Silva disse:

Opa, pessoal. Tudo bem?

Hoje apareceu esse moedor sendo vendido e enviado aqui do Brasil (cor preta). Vou deixar o link aqui:

https://s.click.aliexpress.com/e/_mOLbVBm

Pode acabar a qualquer momento.

Expand  

Tomei a decisão e comprei no mesmo vendedor. Primeira compra no AliExpress. 

Diz que foi enviada do Brasil. Agora é esperar chegar.

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

Em 25/10/2024 at 21:45, Thiago Barcellos disse:

Expand  

Não vai se arrepender brother.

• Agradeço 1
Link para o comentário

Em 25/10/2024 at 21:45, Thiago Barcellos disse:

Expand  

O moedor chegou em 6 dias. Paguei R$ 422,48 no total. Fiz o primeiro café na V60 e já senti diferença ao moer na hora, mesmo sem o filtro de fines. Ainda não consigo falar sobre consistência ou uniformidade da moagem. 

Por enquanto, percebi que consigo girar para alguns cliques antes do zero. Não sei se é normal, mas foi uma primeira impressão. Pelo medo de fazer M* não forcei pra testar. E nem sei se dá pra moer tão fino assim. Kkk

Tinha dúvida se ele serviria para expresso pois é um desejo futuro. O primeiro teste na loja onde eu comprei o café, conseguimos tirar um expresso saboroso. Não deu tempo de ajustar, mas o barista disse que acha que serviria.

Resumindo: A compra no AliExpress chegou e foi enviada do Brasil. Estou feliz com o primeiro contato com o  moedor. Aparentemente ele serve para espresso e para coados.

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 01/11/2024 at 02:06, Thiago Barcellos disse:

O moedor chegou em 6 dias. Paguei R$ 422,48 no total. Fiz o primeiro café na V60 e já senti diferença ao moer na hora, mesmo sem o filtro de fines. Ainda não consigo falar sobre consistência ou uniformidade da moagem. 

Por enquanto, percebi que consigo girar para alguns cliques antes do zero. Não sei se é normal, mas foi uma primeira impressão. Pelo medo de fazer M* não forcei pra testar. E nem sei se dá pra moer tão fino assim. Kkk

Tinha dúvida se ele serviria para expresso pois é um desejo futuro. O primeiro teste na loja onde eu comprei o café, conseguimos tirar um expresso saboroso. Não deu tempo de ajustar, mas o barista disse que acha que serviria.

Resumindo: A compra no AliExpress chegou e foi enviada do Brasil. Estou feliz com o primeiro contato com o  moedor. Aparentemente ele serve para espresso e para coados.

Expand  

Aí sim, experiência boa demais.

Com relação a regulagem do click estar voltando além do zero e só questão de ajuste pra calibrar o zero, isso é normal em moedores com regulagem externa. Eu estou com ele aqui pra testes e devo fazer um vídeo no insta @metodosecafes 

Caso queira referências de ajuste, procure por vídeos de limpeza dos moedores da 1Zpresso no YouTube, a dinâmica e a mesma.

• Curtir 1
Link para o comentário

Hoje 11.11 está por $417 no Ali express com envio do Brasil (acredito que por este motivo o imposto já está incluso) com cupom de $30 (na primeira foto do produto aparecem os cupons). Peguei um para mim e paguei $383,53 no total.

link: 
https://a.aliexpress.com/_mtE9g5w

obs.: lembrar de escolher a entrega partindo do Brasil

Captura de Tela 2024-11-11 à(s) 05.51.54.jpeg.png

• Curtir 2
Link para o comentário

Em 11/11/2024 at 08:53, Mateus Tínel Narde disse:

Hoje 11.11 está por $417 no Ali express com envio do Brasil (acredito que por este motivo o imposto já está incluso) com cupom de $30 (na primeira foto do produto aparecem os cupons). Peguei um para mim e paguei $383,53 no total.

link: 
https://a.aliexpress.com/_mtE9g5w

obs.: lembrar de escolher a entrega partindo do Brasil

Captura de Tela 2024-11-11 à(s) 05.51.54.jpeg.png

Expand  

Opa! Tentei aqui, mas não aparece a opção "Origem Brasil". Tentei pelo site e pelo app.

Link para o comentário

Em 04/11/2024 at 23:20, Bigas disse:

@andersondiniz estou em dúvida justamente entre o jaffee j1 pro e o 3bomber, a diferença entre preços vale a pena, ou o j1 pro já atende muito bem para espresso?

Expand  

Cara, eu gostei mais do R3 pela facilidade pra desmontar e recalibrar. Na minha opinião vale a diferença.

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  Em 01/11/2024 at 06:42, Fernando Silva disse:

Aí sim, experiência boa demais.

Com relação a regulagem do click estar voltando além do zero e só questão de ajuste pra calibrar o zero, isso é normal em moedores com regulagem externa. Eu estou com ele aqui pra testes e devo fazer um vídeo no insta @metodosecafes 

Caso queira referências de ajuste, procure por vídeos de limpeza dos moedores da 1Zpresso no YouTube, a dinâmica e a mesma.

Expand  

Olá Fernando!

Tudo bem? O meu R3 trava a manopla/manivela 3-4 cliques antes do zero. Isso significa que ele trará inconsistência na moagem? Ou seja, se eu moer hoje no clique Y, e amanhã no mesmo clique Y, terei resultados diferentes na moagem? (Não me refiro à bebida em si, mas sim somente na padronização da moagem).

Quem também puder apoiar nessa dúvida, agradeço! Aliás, sugiro até criarmos um grupo no wpp para os usuários do moedor, assim como existem grupos para máquinas de espresso etc.

Abraços!

Link para o comentário

Em 29/11/2024 at 04:23, jean_amann disse:

Olá Fernando!

Tudo bem? O meu R3 trava a manopla/manivela 3-4 cliques antes do zero. Isso significa que ele trará inconsistência na moagem? Ou seja, se eu moer hoje no clique Y, e amanhã no mesmo clique Y, terei resultados diferentes na moagem? (Não me refiro à bebida em si, mas sim somente na padronização da moagem).

Quem também puder apoiar nessa dúvida, agradeço! Aliás, sugiro até criarmos um grupo no wpp para os usuários do moedor, assim como existem grupos para máquinas de espresso etc.

Abraços!

Expand  

Procure o video de manutenção do blade R3 no canal oficial da 3bomber no YouTube. Isso é facil de ajustar

Quanto ao grupo, é uma ótima ideia.

Link para o comentário

Em 29/11/2024 at 04:23, jean_amann disse:

Olá Fernando!

Abraços!

Expand  

Opa, tudo bem?

Se você ajustar o click do seu moedor pro zero vai facilitar calibrar as receitas que você pegar por aí com esse moedor.

E ele não muda a regularem durante as moagens, ao menos comigo esse não acontece rs

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 06/12/2024 at 12:52, elderbernardi disse:

Uma leve contribuição...

Recebi nesta semana, custou menos que R$500,00. Comparando com o meu 1ZPresso X-Pro, posso dizer que a qualidade surpreende. Pontos como a regulagem e o copo magnético são até superiores. Sensorial puxa mais pra corpo e doçura, na minha percepção.

Baita moedor!

Expand  

Exatamente, pensando em pegar um ZP6 pra coados e deixar esse para espresso. Aliás, tenho conseguido clareza nas notas ao usar grãos congelados + moagem média-grossa por volta dos 110 clicks ( 1+10). Depende muito do grão, mas observei que grãos congelados gera pouquíssimos fines se comparado ao grão em temperatura ambiente. De qualquer forma, é realmente um moedor surpreendente pelo preço. 

• Curtir 1
Link para o comentário

• 5 weeks later...

Moedor muito bom e bem preciso.

No espresso utilizo a partir do clique 40, abaixo disso não consegui fazer um bom espresso.

Nos coados, utilizo a partir do 80. Achei as peneiras bem úteis e tiram um boa porcentagem de fines, utilizo na maioria das vezes a de 600 microns. Geralmente fraciono as moagens, para a peneira ser mais efetiva, pois o copo cheio peneira menos.

• Curtir 2
Link para o comentário

Experimente engrossar a moagem la pro click 140 e fazer a moagem em 45°. Eu praticamente nao uso mais a peneira pela trabalheira de ter que moer 2 doses e o resultado fica tão bom quanto. (Cabe adaptacao a tecnica utilizada, visto que, vai interferir bastante no tempo de extração)

Acabei de lembrar que ainda não organizei o post, farei isso esta semana. 

• Curtir 1
Link para o comentário

Olá pessoal

Estou há praticamente 2 meses e meio usando o Blade R3. Estou gostando muito.

Confesso que em poucos cafés senti necessidade de utilizar as peneiras. Até porque normalmente preciso moer 30g pra saciar a sede da minha esposa por café (V60 - 30g - click 133 - 500mL).

Um detalhe: poucas vezes senti acidez desconfortável, talvez por característica do moedor. Mesmo em torras claras e fermentados que ouvi dizer terem acidez mais intensa. Vi alguns vídeos comentando sobre esse ponto e me chamou atenção ao longo do tempo.

Percebi que usando spray de água nos grãos antes de moer, não só reduziu a retenção por estática, mas a moagem ficou visualmente mais uniforme.  Sabem se é característica do moedor?

Por fim, sugiro cuidado com superfícies duras, pois qualquer tombada ou queda pode amassar as bordas do moedor. O meu já tem algumas marcas de guerra. Nada exagerado ou que comprometa até agora.  Mas achei válido compartilhar.

A minha experiência com cafés especiais tem praticamente o mesmo tempo que uso o Blade R3. Continuo aprendendo! Como o amigo @andersondinizcomentou lá atrás, não me arrependi e acho que fiz uma boa escolha. 

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 07/01/2025 at 02:49, Thiago Barcellos disse:

Olá pessoal

Estou há praticamente 2 meses e meio usando o Blade R3. Estou gostando muito.

Confesso que em poucos cafés senti necessidade de utilizar as peneiras. Até porque normalmente preciso moer 30g pra saciar a sede da minha esposa por café (V60 - 30g - click 133 - 500mL).

Um detalhe: poucas vezes senti acidez desconfortável, talvez por característica do moedor. Mesmo em torras claras e fermentados que ouvi dizer terem acidez mais intensa. Vi alguns vídeos comentando sobre esse ponto e me chamou atenção ao longo do tempo.

Percebi que usando spray de água nos grãos antes de moer, não só reduziu a retenção por estática, mas a moagem ficou visualmente mais uniforme.  Sabem se é característica do moedor?

Por fim, sugiro cuidado com superfícies duras, pois qualquer tombada ou queda pode amassar as bordas do moedor. O meu já tem algumas marcas de guerra. Nada exagerado ou que comprometa até agora.  Mas achei válido compartilhar.

A minha experiência com cafés especiais tem praticamente o mesmo tempo que uso o Blade R3. Continuo aprendendo! Como o amigo @andersondinizcomentou lá atrás, não me arrependi e acho que fiz uma boa escolha. 

Expand  

Receita top, qual a temperatura da água e quantidade de despejos? Eu ainda n usei a técnica de dar uma borrifada de água nos graos, ja chegou a desmontar ele todo e conferir se tinha algum ponto de oxidação? Sobre as quedas, infelizmente pelo corpo ser de aluminio é bem sensivel mesmo. Qualquee batidinha e o estrago ta feito. Perdi meu jaffe assim :/

• Agradeço 1
Link para o comentário

Uso a receita do James Hoffman pra não me confundir. Já são muitas variáveis. Kkkk

Em 07/01/2025 at 03:07, andersondiniz disse:

Receita top, qual a temperatura da água e quantidade de despejos?

Expand  

Uso V60 com filtro da Hario.

- 30g de café, click 133.

- 500mL de água 95-97°C em 3 despejos: 0:00 60mL, 0:40 300mL, 1:30 500mL

Sempre faço uma agitação depois do segundo despejo. Dependendo da necessidade faço mais uma depois do terceiro. 

- Encerro a extração quando não tem mais água visível.

Geralmente o café passa em 3:00 a 3:30. Dá uns 420-440 mL de café.

A temperatura da água eu acho que é essa, mas uso chaleira de fogão com termômetro analógico. Então é no olho.

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 07/01/2025 at 03:07, andersondiniz disse:

Eu ainda n usei a técnica de dar uma borrifada de água nos graos, ja chegou a desmontar ele todo e conferir se tinha algum ponto de oxidação? 

Expand  

Eu uso quando lembro. Kkk 

Aprendi a desmontar com vcs aqui. Não vi nenhuma oxidação quando desmontei o moedor pra limpar. Pelo menos por enquanto.

Vocês que usam pra espresso, tem gostado? Dá pra fazer um café honesto com ele?

É o meu próximo passo. comprei o R3 pensando no upgrade futuro. O duro é que já não vejo mais graça nenhuma na nespresso. Tomo as vezes por praticidade e só.  E acho que é um caminho sem volta.

Link para o comentário

Em 07/01/2025 at 03:39, Thiago Barcellos disse:

Eu uso quando lembro. Kkk 

Aprendi a desmontar com vcs aqui. Não vi nenhuma oxidação quando desmontei o moedor pra limpar. Pelo menos por enquanto.

Vocês que usam pra espresso, tem gostado? Dá pra fazer um café honesto com ele?

É o meu próximo passo. comprei o R3 pensando no upgrade futuro. O duro é que já não vejo mais graça nenhuma na nespresso. Tomo as vezes por praticidade e só.  E acho que é um caminho sem volta.

Expand  

Eu vi alguns influenciadores falando que é uma mó que tende para o sensorial clássico, mas da pra extrair bastante acidez/clareza regulando a moagem e os 2 primeiros despejos usando a logica do Tetsu kasuya l. Sobre espresso, infelizmente ainda não tive caixa pra montar meu setup, uma vez que, quero pegar logo uma máquina entusiasta com todas as features para os mais chatos haha. 

Quero explorar os espressos clássicos e modernos e, infelizmente, não é qualquer máquina que te da essa versatilidade. 

Falando nisso, o pirados por café no video review usou nos espressos e disse ser bastante similar ao K6. Acredito que não fique devendo em nada e tem um bom range pra regular qualquer grão.  

• Curtir 1
Link para o comentário

chegou um café aqui pra mim que gera uma quantidade de fines absurda mesmo moendo em 45°. Click 155, peneira 500um e método tetsu com 3 despejos pra menos corpo e mais clareza. Deu uma diferença absurda xicara e quase 1g de fines.

Portanto, a peneira depois de quase 6 meses de uso do r3, acabou de se provar um tremendo salva vidas neste exato momento haha

• Curtir 1
Link para o comentário