Ir para conteúdo

Superautomática x Nespresso

Fernandosj

Postagens recomendadas

Olá.

Uma possibilidade, ainda ficando com a Nespresso, seria você utilizar uma cápsula reutilizável, do estilo desta:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3601433371-filtro-de-cafe-com-casca-de-capsula-de-cafe-reutilizavel-de-_JM

Aí é só utilizar com o grão de sua preferência, que vai estar mais fresco e sem aromatizantes. Além disso, você vai poder regular a moagem como preferir.

Mas se a escolha recair mesmo sobre uma superautomática, além das vantagens que mencionei no parágrafo anterior, você vai ter uma praticidade similar à da Nespresso e uma qualidade de café que, ao meu ver, é superior, embora ainda perca de longe para uma semi-automática.

Lembrando que em qualquer equipamento há várias questões de saúde para cuidar, como a limpeza interna, por exemplo.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, valacomum disse:

Olá.

Uma possibilidade, ainda ficando com a Nespresso, seria você utilizar uma cápsula reutilizável, do estilo desta:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3601433371-filtro-de-cafe-com-casca-de-capsula-de-cafe-reutilizavel-de-_JM

Aí é só utilizar com o grão de sua preferência, que vai estar mais fresco e sem aromatizantes. Além disso, você vai poder regular a moagem como preferir.

Mas se a escolha recair mesmo sobre uma superautomática, além das vantagens que mencionei no parágrafo anterior, você vai ter uma praticidade similar à da Nespresso e uma qualidade de café que, ao meu ver, é superior, embora ainda perca de longe para uma semi-automática.

Lembrando que em qualquer equipamento há várias questões de saúde para cuidar, como a limpeza interna, por exemplo.

Saudações!

Muito obrigado! Gostei da ideia da cápsula reutilizável. As de inox seriam as melhores, correto?

Link para o comentário

Amigo, acho que o grande problema das máquinas de cápsula é você ter que ficar comprando as cápsulas, é como uma impressora jato de tinta, que a impressora é barata, mas os cartuchos são caros. A super automática é uma máquina mais cara, mas em compensação você vai economizar muito em cafés depois.

Sobre o alumínio das cápsulas, não acredito que estas grandes marcas iriam oferecer um produto que trouxesse risco a saúde dos consumidores, o que facilmente mancharia suas reputações, agora não sei dizer sobre as cápsulas de terceiros.

Em todo caso iria de superautomática mais pela questão de economia mesmo, e também pela liberdade em relação ao café que você pode consumir.

• Curtir 2
Link para o comentário

Eu tenho uma cápsula reutilizavél daquela topblend e acho uma trabalheira do cão rs

Iria certamente numa superautomatica pensando na praticidade.

• Curtir 2
Link para o comentário

4 horas atrás, Marcão disse:

Amigo, acho que o grande problema das máquinas de cápsula é você ter que ficar comprando as cápsulas, é como uma impressora jato de tinta, que a impressora é barata, mas os cartuchos são caros. A super automática é uma máquina mais cara, mas em compensação você vai economizar muito em cafés depois.

Sobre o alumínio das cápsulas, não acredito que estas grandes marcas iriam oferecer um produto que trouxesse risco a saúde dos consumidores, o que facilmente mancharia suas reputações, agora não sei dizer sobre as cápsulas de terceiros.

Em todo caso iria de superautomática mais pela questão de economia mesmo, e também pela liberdade em relação ao café que você pode consumir.

Legal. E você recomenda alguma máquina? Obrigado

• Curtir 1
Link para o comentário

Olá.

11 horas atrás, Fernandosj disse:

As de inox seriam as melhores, correto?

Sim.

11 horas atrás, Marcão disse:

Sobre o alumínio das cápsulas, não acredito que estas grandes marcas iriam oferecer um produto que trouxesse risco a saúde dos consumidores, o que facilmente mancharia suas reputações

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/05/31/nestle-documento-alimentos-nao-saudavel.htm

6 horas atrás, Fernandosj disse:

recomenda alguma máquina?

Tenho uma Gaggia Cadorna Prestige e gosto bastante dela.

Saudações!

• Curtir 2
Link para o comentário

11 horas atrás, Fernandosj disse:

Legal. E você recomenda alguma máquina? Obrigado

Opa, tranquilo jovem.
Falar de marcas de máquina é igual falar de time de futebol, cada um sempre vai ter suas preferencias, então eu consideraria algumas características na hora de escolher:

O quanto você está disposto a gastar X Quais recursos você deseja.

Se você quiser uma máquina simples de usar, que faça o básico (como uma máquina de cápsula) e não custe tão caro eu certamente ira na Oster Superautomática, é a mais barata da lista, e faz bem o papel em minha opinião. Ela não tem muitas opções de personalizar bebidas, porém se eu quisesse isso, eu iria numa máquina manual, e quem compra uma superautomática, imagino que seja pela praticidade semelhante as cápsulas, no caso da Oster é só apertar um botão pra cada tipo de bebida, tem Espresso curto, Espresso longo, Capuccino, Latte, e Água Quente pra chá.

Você consegue personalizar a moagem, (5 níveis), e o tempo de extração.
Não sei quanto está hoje, mas na época que comprei paguei em torno de R$ 2300, era a opção mais em conta.
Nela você coloca o leite numa jarrinha que sai e dá pra levar na geladeira, a vaporização é automática.

Aí se você quiser uma intermediária tem a opção da Philips/Wallita  5400, mas o valor já é mais caro, na época enquanto a Oster era 2300, a Philips estava em torno de R$ 3500, por isso fui na Oster.

Agora caso quiser ter opção de personalizar tudo, aí tem as Gaggias, só que o valor está bem além disso.
Uma opção muito boa também é a Saeco Lyrika, mas precisava procurar uma que estivesse com preço bom, a Lyrika já é uma máquina comercial, as vezes consegue achar uma usada na casa de uns R$ 3000.

Resumo, é uma questão de o que você quer de recurso vs o quanto você está disposto a gastar.
Se não quiser gastar muito, eu iria na Oster.

Link para o comentário

5 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

Sim.

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/05/31/nestle-documento-alimentos-nao-saudavel.htm

Tenho uma Gaggia Cadorna Prestige e gosto bastante dela.

Saudações!

Opa jovem, tudo bem? Essa reportagem é mais sobre a quantidade de açúcares, gorduras dos alimentos, e realmente alimentos industrializados na maioria das vezes terão alto teor de açúcar adicionados, gorduras e conservantes, a solução seria abandonar produtos industrializados em detrimento de fazer seu próprio alimento, ou comprar de empresas menores focadas em dieta balanceada, sobre isso não tem muito o que discutir mesmo.

Agora o que eu disse sobre não acreditar que iriam manchar a reputação é o caso de usar alumínio nas cápsulas, e esse alumínio de alguma forma ir parar na bebida, por mais que eu não goste de cápsula, imagino que pelo menos o mínimo de segurança deve ter sim, do contrário as agencias reguladoras proibiriam a venda. A verdade é que tem muita coisa que ainda não sabemos as consequências, tem estudos que falam sobre a quantidade de microplásticos encontrados em humanos, o que fazer em relação a isso?

Porque a fonte hoje é imensa: Água engarrafada, Potinhos plásticos, Marmitas, Marmitex, Panelas com antiaderente, Embalgens, e por aí vai, teríamos que abrir mão de tudo isso e muito mais pra tentar cortar um pouco a contaminação, e o que fazer com o que já está na água? Nossos rios e mares já estão contaminados, é uma quantidade imensa de lixo depositado nos rios, e mares, e no final das contas, tudo precisa de água. O problema é muito maior do que imaginamos, mas na situação atual, não sei se tem mais volta.

• Curtir 1
Link para o comentário

Olá.

28 minutos atrás, Marcão disse:

O problema é muito maior do que imaginamos, mas na situação atual, não sei se tem mais volta.

Penso de forma similar, @Marcão. O que eu quis dizer com a reportagem que mencionei é que grandes grupos (Nestlé inclusive) vendem produtos que eles mesmos sabem que não são saudáveis. Embora o foco da reportagem tenha sido o conteúdo vendido, penso que algo parecido deva acontecer com as embalagens.

Saudações!

• Curtir 1
Link para o comentário

3 horas atrás, Marcão disse:

Opa, tranquilo jovem.
Falar de marcas de máquina é igual falar de time de futebol, cada um sempre vai ter suas preferencias, então eu consideraria algumas características na hora de escolher:

O quanto você está disposto a gastar X Quais recursos você deseja.

Se você quiser uma máquina simples de usar, que faça o básico (como uma máquina de cápsula) e não custe tão caro eu certamente ira na Oster Superautomática, é a mais barata da lista, e faz bem o papel em minha opinião. Ela não tem muitas opções de personalizar bebidas, porém se eu quisesse isso, eu iria numa máquina manual, e quem compra uma superautomática, imagino que seja pela praticidade semelhante as cápsulas, no caso da Oster é só apertar um botão pra cada tipo de bebida, tem Espresso curto, Espresso longo, Capuccino, Latte, e Água Quente pra chá.

Você consegue personalizar a moagem, (5 níveis), e o tempo de extração.
Não sei quanto está hoje, mas na época que comprei paguei em torno de R$ 2300, era a opção mais em conta.
Nela você coloca o leite numa jarrinha que sai e dá pra levar na geladeira, a vaporização é automática.

Aí se você quiser uma intermediária tem a opção da Philips/Wallita  5400, mas o valor já é mais caro, na época enquanto a Oster era 2300, a Philips estava em torno de R$ 3500, por isso fui na Oster.

Agora caso quiser ter opção de personalizar tudo, aí tem as Gaggias, só que o valor está bem além disso.
Uma opção muito boa também é a Saeco Lyrika, mas precisava procurar uma que estivesse com preço bom, a Lyrika já é uma máquina comercial, as vezes consegue achar uma usada na casa de uns R$ 3000.

Resumo, é uma questão de o que você quer de recurso vs o quanto você está disposto a gastar.
Se não quiser gastar muito, eu iria na Oster.

Excelente, esclareceu bastante.

• Curtir 1
Link para o comentário

Além da questão de economizar com a compra das cápsulas, uma máquina superautomática te dá a liberdade de escolher qual café consumir, e não fica preso à nespresso. Isso vai te abrir um universo apaixonante.

Eu tive uma Saeco Xsmall por uns 15 anos funcionando perfeitamente. Agora que resolvi me aprofundar no mundo dos cafés especiais que senti a necessidade de mudar para máquinas e métodos mais elaborados.

A Xsmall não tem mais em linha, mas tem a Gaggia Besana que é idêntica, e me parece ser a máquina mais barata da linha. Existe um mundo de máquinas mais complexas, mesmo entre as superautomáticas, uma delas é a Gaggia Magenta que parece ser interessante.

• Curtir 1
Link para o comentário

22 hours ago, Fernandosj said:

Pessoal, boa-tarde. Sou novo no assunto. Tenho uma Nespresso simples e li que acabamos consumindo um pouco do alumínio da cápsula, o que não é saudável, e por isso quero comprar uma superautomatica. Isso confere? E penso numa SAECO...o que me dizem?

Não diria que confere muito, não.
Sim tem um artigo da Unicamp mostrando que se extrai alumínio na bebida quando se usa essas maquinas (provavelmente do selo na parte de cima da cápsula) , mas o mesmo artigo destaca que a quantidade de alumínio que você vai consumir no café por conta disso vai ser algumas ordens de magnitude menor do que seria considerado seguro por órgãos reguladores, então eu não usaria a palavra saudável.

Motivos que eu considero mais razoáveis para trocar pra uma superautomatica incluem não dar seu dinheiro pra Nestle, poder escolher cafés de qualidade muito muito superior mantendo um nível similar de praticidade, produzir menos lixo e, a longo prazo, gastar menos.

• Curtir 1
Link para o comentário

51 minutos atrás, Manoel César Câmara disse:

Além da questão de economizar com a compra das cápsulas, uma máquina superautomática te dá a liberdade de escolher qual café consumir, e não fica preso à nespresso. Isso vai te abrir um universo apaixonante.

Eu tive uma Saeco Xsmall por uns 15 anos funcionando perfeitamente. Agora que resolvi me aprofundar no mundo dos cafés especiais que senti a necessidade de mudar para máquinas e métodos mais elaborados.

A Xsmall não tem mais em linha, mas tem a Gaggia Besana que é idêntica, e me parece ser a máquina mais barata da linha. Existe um mundo de máquinas mais complexas, mesmo entre as superautomáticas, uma delas é a Gaggia Magenta que parece ser interessante.

Obrigado pelas dicas.

49 minutos atrás, Matt__ disse:

Não diria que confere muito, não.
Sim tem um artigo da Unicamp mostrando que se extrai alumínio na bebida quando se usa essas maquinas (provavelmente do selo na parte de cima da cápsula) , mas o mesmo artigo destaca que a quantidade de alumínio que você vai consumir no café por conta disso vai ser algumas ordens de magnitude menor do que seria considerado seguro por órgãos reguladores, então eu não usaria a palavra saudável.

Motivos que eu considero mais razoáveis para trocar pra uma superautomatica incluem não dar seu dinheiro pra Nestle, poder escolher cafés de qualidade muito muito superior mantendo um nível similar de praticidade, produzir menos lixo e, a longo prazo, gastar menos.

Maravilha, muito obrigado.

Link para o comentário

23 hours ago, Favero said:

Eu tenho uma cápsula reutilizavél daquela topblend e acho uma trabalheira do cão rs

Iria certamente numa superautomatica pensando na praticidade.

Concordo, foi nessa de cápsula reutilizável que eu entrei nesse loop infinito do café, primeiro eu adorava café de cápsula, daí eu virei anti-cápsula mas era a máquina que eu tinha, aprendi sobre moer na hora, comprei o primeiro moedor, pela inconsistência nem sempre a Nespresso conseguia passar o café, fora o trabalho todo. Acho que pensar em cápsula reutilizável é um aviso de que você deve partir pra uma máquina que não é de cápsula.

E pensando em praticidade, eu ainda acho a cápsula muito melhor do que a super automática, que exige vários cuidados e/ou manutenção periódica para manter a qualidade e até mesmo o funcionamento. Depende de quanta praticidade a pessoa quer. Para alguns, evitar deixar grãos esquecidos na máquina, e manter ela sempre limpa, já é mais trabalho do que lhes dá prazer.

• Curtir 1
Link para o comentário

1 hora atrás, mgbt disse:

E pensando em praticidade, eu ainda acho a cápsula muito melhor do que a super automática, que exige vários cuidados e/ou manutenção periódica para manter a qualidade e até mesmo o funcionamento. Depende de quanta praticidade a pessoa quer. Para alguns, evitar deixar grãos esquecidos na máquina, e manter ela sempre limpa, já é mais trabalho do que lhes dá prazer.

Ah sim, realmente. Essa parte de ter que ficar colocando tirando os grãos me parece menos interessante do que a ideia da proposta. E também tem o lance do leite, de ter que ficar tirando e colocando na geladeira e tal. Superautomatica com vários poréns rs. Na praticidade nada vence a capsula mesmo. Mas no meu caso eu gosto de algumas etapas, então ano que vem vou para uma semi mesmo, provavel uma gaggia classic tunada. O trabalho do cão da capsula reaproveitável é MUITO inconsistente no resultado.

Link para o comentário

43 minutes ago, valacomum said:

Olá.

Da experiência que eu tenho com superautomática, acho que os cuidados necessários são bem tranquilos. Mas, claro, vai de cada um.

Saudações!

É provável que todos os inscritos aqui no fórum concordem com você, dado o café ser um hobby, mas há aqueles que amam a bebida e detestam se esforçar por ela :P

• Haha 1
Link para o comentário